Cortina de vidro: o guia completo para o envidraçamento de sacadas

Conheça mais sobre o envidraçamento de sacadas e ambientes com acesso a áreas externas.

Por -

A cortina de vidro — nome popular para o envidraçamento de sacadas é uma excelente opção para isolar e proteger o ambiente contra ruídos, chuva, vento, poeira e o frio. Esta proteção pode ser o item que falta para que você possa curtir a sacada como um espaço de convivência completo. Por ser um investimento considerável, outro benefício agregado é a própria valorização do imóvel, seja na hora de alugar ou na hora de vender.

Tipos de cortina de vidro

Este tipo de envidraçamento é instalado com perfis de alumínio, permitindo que o vidro deslize com facilidade. Os perfis geralmente recebem uma pintura eletroestática na cor branca.

Basicamente, existem dois tipos de vidros que podem ser usados nas cortinas de vidro: o laminado e o temperado. Vejamos as principais diferenças entre eles:

Vidro laminado

Usado em parabrisas da maioria dos veículos, ele é fabricado com duas ou mais placas de vidro fixados por uma película intermediária. Ao quebrar, os pedaços ficam presos nesta película. A sua resistência a ventos e a pressão é menor do que a do vidro temperado, portanto, deve-se atentar as normas e critérios de acordo com a região do país, assim como a altura da unidade.

Vidro temperado

O vidro temperado tem se mostrado o mais adequado para edificações em regiões com ventos fortes, além de poder ser protegido por uma camada de película de segurança incolor. Seu processo de fabricação envolve um choque de temperaturas que aumenta a sua resistência, chegando a ser até seis vezes mais resistente do que um vidro laminado.

Para fazer a escolha certa, peça a avaliação da sua unidade para a empresa que fará a instalação, assim como as películas de proteção fornecidas.

Fechamento automático

Com a evolução dos fabricantes e da própria tecnologia, surgiu no mercado nacional o fechamento elétrico acionado por controle remoto para as cortinas de vidro. No vídeo abaixo, a empresa mostra como é o funcionamento do sistema HautomaticS:

Posso aplicar uma película no vidro?

A aplicação de películas deve seguir as normas do condomínio, quando houver. Geralmente a película de cor transparente é aceita como proteção dos raios UV — a maioria dos empreendimentos usa a cor transparente para os vidros.

A cortina de vidro cumpre um papel no isolamento acústico?

Sim, as cortinas de vidro não só ajudam a amenizar o barulho externo como reduzem a incidencia de calor no ambiente interno — uma reclamação comum entre a maioria dos proprietários de apartamentos.

Normas e especificações do condomínio

Para padronizar a aparência das fachadas, os condomínios tem estabelecidos padrões de aplicação para as cortinas de vidro em relação ao seu material, cor, tamanho e outras especificações. Por isto, por precaução, recomanda-se a consulta ao síndico para que a sua unidade atenda aos requisitos necessários e evite maiores transtornos.

Profissionais e fornecedores

A escolha da empresa para fazer a instalação deve ser meticulosa — além do preço, deve-se considerar a reputação, tradição e a disponibilidade de arquitetos e engenheiros para emitir os documentos necessários para regularizar a alteração da unidade, assim como atender a todos os requisitos técnicos para ter uma instalação segura e duradoura.

Outro item importante é verificar a garantia de cada item instalado, além dos painéis de vidro, os perfis de alumínio, eventuais rachaduras que podem aparecer e a dificuldade no deslize e no funcionamento das peças.

Ao avaliar os fornecedores, procure se informar sobre as reclamações existentes em sites especializados para fazer a escolha certa.

60 ambientes fechados com cortina de vidro para você se inspirar

Agora que você já conhece as principais características do envidraçamento de vidro em varandas e sacadas, acompanhe agora a galeria que selecionamos para facilitar a sua visualização. Continue navegando para ver todas as imagens:

Imagem 1 – Ganhe um novo espaço em seu apartamento com o fechamento da sacada.


Dessa forma você garante a proteção e a limpeza contra a chuva e poeiras durante o ano inteiro. É ideal para transformar a sacada em uma área social com espaço gourmet para receber os amigos e os familiares.

Imagem 2 – As cortinas desempenham um ótimo papel de vedação.


Monte um escritório particular em sua casa com uma vista inspiradora!

Imagem 3 – Elas ampliam e integram melhor os ambientes.


Nesse projeto, os materiais utilizados devem seguir a mesma proposta da arquitetura da casa. As cortinas de vidro conseguiram unir a estética e a funcionalidade sem atrapalhar no conceito da residência.

Imagem 4 – Elas promovem uma visão parcial do exterior.


Este tipo de cortina de vidro é ideal para quem quer fechar o ambiente, mas sem perder a brisa e o vento fresco.

Imagem 5 – Outra proposta é o modelo de cortina articulada.


Seguindo um sistema parecido com as portas sanfonadas, as cortinas de vidro articuladas também são uma das queridinhas na decoração.

Imagem 6 – Existem também aquelas que giram sobre o próprio eixo.


Esse sistema possui a abertura parcial, é mais indicada para quem procura uma estética na fachada.

Imagem 7 – A principal vantagem é a vista completa que ela oferece.

Imagem 8 – Deixe a sua casa arejada!

Imagem 9 – As cortinas nas varandas oferecem conforto e praticidade.

Imagem 10 – O modelo retrátil é o mais utilizado nas sacadas de apartamentos.


Esse modelo permite a abertura total da cortina de vidro por meio de um trilho deslizante. Após serem totalmente abertas, as placas de vidro ficam juntas, estanques e seguras, ocupando um espaço mínimo.

Imagem 11 – Além disso, elas podem fazer parte da composição da fachada de uma residência.

Imagem 12 – O trilho e o caixilho possuem um visual discreto.

Imagem 13 – Que tal um pátio central integrado a vários cômodos da residência?


Essa ideia deixou a casa mais aconchegante e integrada. Ela saiu do óbvio com as piscinas voltadas para o quintal. Desta forma todos os moradores podem observar a área de lazer na maioria dos cômodos da residência.

Imagem 14 – As cortinas de vidro podem cobrir do piso ao teto.

Imagem 15 – Elas também servem como divisórias ou como porta de entrada.

Imagem 16 – Elas podem ser instaladas antes ou depois do eixo do guarda-corpo nas sacadas, de acordo com a especificação do condomínio.


Antes de instalar uma cortina de vidro em seu apartamento, verifique as regras do seu condomínio. Elas vão determinar o modelo de vidro que deverá ser colocado — os tradicionais são os transparentes, mas dependendo da fachada, pode ser uma outra tonalidade específica como os vidros opacos, verdes, azuis, fumês e etc.

Imagem 17 – Opte por um modelo que acompanhe o estilo da casa.

Imagem 18 – Cortinas de vidro em sacadas curvilíneas.

Imagem 19 – Elas ampliam e estendem o visual.

Imagem 20 – Elas ainda promovem uma vista exuberante em seu apartamento.


Com o metro quadrado cada vez mais alto, é preciso otimizar todo espaço em que o apartamento oferece. As varandas podem ser aproveitadas como um novo ambiente a partir do fechamento em vidro.

Imagem 21 – Integre o interno e o externo com as cortinas de vidro.

Imagem 22 – Iate com cortinas de vidro.

Imagem 23 – A instalação requer cuidados específicos para sacadas curvas.

Imagem 24 – Cortina de vidro na área externa.


Você pode inserir a cortina de vidro em uma das paredes da sala de estar, como mostra este projeto por exemplo. Desta maneira, você terá um lindo visual do seu quintal, especialmente nos onde a incidência de luz é mais intensa.

Imagem 25 – Ela possui um sistema excelente para grandes vãos.

Imagem 26 – As cortinas de vidro também podem ser utilizadas em projetos comerciais.

Imagem 27 – Uma ótima solução para ampliar o seu espaço de convivência.

Imagem 28 – Quarto com cortina de vidro.


Para uma casa com um pavimento, todos os ambientes voltados para o quintal podem usufruir desse sistema com cortinas de vidro. Para maior privacidade, como nos quartos, opte por algum modelo de cortina blackout ou persiana.

Imagem 29 – Cortina de vidro com desenho de sacada irregular.

Imagem 30 – A vantagem é que a cortina proporciona o uso diferenciado ao longo do dia e da noite.


Com as cortinas de vidro é possível deixar o vão aberto durante o dia, ainda mais quando se possui uma vista privilegiada.

Imagem 31 – Piscina coberta com cortinas e cobertura de vidro.

Imagem 32 – Instale a cortina de vidro em algum cômodo da residência.


Caso sua casa seja de dois ou mais pavimentos, opte por instalar a cortina de vidro no quarto principal, onde a vista é o grande diferencial. Ainda mais se no entorno da edificação houver a presença de ruídos, a cortina de vidro garante noites de sono mais tranquilas.

Imagem 33 – Cortina de vidro com pé direito alto.

Imagem 34 – Varanda gourmet com cortina de vidro.

Imagem 35 – As folhas ficam recolhidas ocupando um espaço mínimo.

Imagem 36 – O vidro deixa o ambiente clean e a fachada moderna.

Imagem 37 – Também é possível utilizar a cortina de vidro como decoração interna no seu lar.


Crie paredes com a cortina de vidro entre a sala e a sala de jantar, como mostra o projeto, dando um ar diferenciado em seu ambiente, resultando em uma decoração totalmente moderna.

Imagem 38 – Complemente com a persiana para deixar o ambiente mais privativo.

Imagem 39 – Com a cortina de vidro instalada é possível utilizar o espaço da sacada com segurança.


Para quem possui crianças ou até quem tem medo de altura, as cortinas de vidro vão levar mais segurança aos moradores. Você também ganha um espaço a mais na sacada, já que o vão próximo do guarda-corpo estará protegido.

Imagem 40 – Sala de estar com cortina de vidro.

Imagem 41 – Nesse projeto podemos ver três modelos de cortinas.

Imagem 42 – Expande algum ambiente de sua casa.

Imagem 43 – Proteja sua sacada com a cortina de vidro.

Imagem 44 – Elas ainda possuem a função de divisória.

Imagem 45 – Substitua a alvenaria por uma cortina de vidro.


Para projetos em residências na praia ou campo, essa é uma ótima alternativa para usufruir melhor a vista da área exterior.

Imagem 46 – Sacada com fechamento de vidro.

Imagem 47 – Os painéis de vidro deslizam sobre um trilho.

Imagem 48 – O bacana é que elas permitem a ampla iluminação natural dentro do ambiente.


O vidro é um material versátil e elegante na decoração. Por isso que ao instalar uma cortina de vidro, cria-se um ambiente elegante, sem atrapalhar na decoração.

Imagem 49 – Cortina e cobertura de vidro cobrem a varanda da casa.

Imagem 50 – Cortina de vidro na sacada com formato em L.

Imagem 51 – Varanda com área gourmet fechada com o envidraçamento.

Imagem 52 – Nesse sistema, as folhas de vidro percorrem sobre o trilho e permanecem organizadas nesse eixo.


Esse sistema chamado de Stanley depende do tamanho do vão, onde é possível acrescentar mais trilhos por onde as folhas de vidro podem percorrer. A abertura fica quase completa, já que as folhas se escondem atrás de um painel fixo.

Imagem 53 – Ela cria uma varanda externa na casa.


A maioria dos projetos de casas possuem uma varanda ou um quintal muito amplo, onde muitas vezes são deixados de lado. Solucione esse problema com as cortinas de vidro, onde elas levam a proteção adequada e também permitem um uso diário para esse ambiente.

Imagem 54 – As cortinas de vidro se abrem para a área de lazer.

Imagem 55 – Deixe seu cantinho de descanso mais aconchegante com as cortinas de vidro.


Para quem mora em grandes metrópoles, o ideal é optar pelo vidro para cumpri o papel do isolamento acústico, reduzindo o barulho do exterior.

Imagem 56 – Elas fazem um lindo cenário de fundo no ambiente.

Imagem 57 – Você pode redistribuir os painéis de acordo com a sua necessidade.


O bacana desse sistema é a incidência uniforme da entrada de luz e do vento. Com os painéis deslizantes, você esta no controle.

Imagem 58 – Aqui o fechamento segue a partir do guarda-corpo.

Imagem 59 – Cortina de vidro acima do guarda-corpo.

Imagem 60 – Elas também podem ser usadas em áreas internas.


Quando inseridas em ambientes internos elas promovem a circulação de ar e iluminação. Nesse projeto, por se tratar de uma área com churrasqueira, há a necessidade de bloquear essa passagem para que a circulação de ar não avance para outros ambientes da casa.