100 cozinhas com ilha central: os melhores projetos com fotos

Confira nossa seleção com 100 fotos de cozinhas com ilhas centrais para servir de inspiração no seu projeto.

Por -

A cozinha com ilha central é muito procurada por pessoas que querem ter um elemento prático dentro desse ambiente sem deixar de lado o aspecto moderno ou contemporâneo. A referência para esse tipo de cozinha vem do estilo americano, que possui uma arquitetura com ambientes amplos e com uma apropriação de espaço prático para o dia-a-dia.

Dicas essenciais antes de projetar uma cozinha com ilha

Para que a escolha da ilha da cozinha seja adequada ao seu espaço é preciso seguir algumas dicas importantes:

Tamanho do ambiente: é preciso pensar na circulação em volta da ilha, assim como na distância em relação ao restante dos móveis. Não é recomendável instalar ilhas em apartamentos pequenos, onde geralmente não há espaço suficiente para tal. O tamanho mínimo recomendado para a circulação confortável ao redor é de 0,70m.

Atributos e altura: O modelo pode depender do gosto dos moradores: com ou sem cooktop, com ou sem coifa, com espaço para preparo de alimentos, com pia ou apenas uma bancada para refeição e outros atributos. O importante é seguir um padrão de altura que é de 0,90m a 1,10m para que as atividades sejam feitas com conforto.

Armazenamento: Aproveitar o espaço que ela ocupa com gavetas e armários embutidos é uma ótima forma para guardar itens de cozinha. Você pode alternar estes compartimentos de várias formas, como por exemplo: os armários de um lado e banquetas de outro para que fique funcional e bonito.

Iluminação: A iluminação é outro ponto importante que deve seguir a essa lista de detalhes. Para qualquer função que exercer sobre essa bancada é preciso que tenha luz direta sobre ela. Os pendentes são os mais utilizados nessa parte de decoração e no mercado existem vários modelos e tamanhos.

Materiais: eles devem seguir a mesma linha e estilo que o restante da cozinha. Para quem quer utilizar a ilha central para cocção, é preciso evitar o uso da madeira sobre a bancada, este material não é apropriado para esse tipo de uso. O ideal é revestir com pedra ou aço inoxidável, materiais mais práticos para fazer a limpeza e ideal para cozinhar.

Projetos incríveis de cozinhas com ilhas centrais.

Colocamos aqui algumas dicas importantes para essa tendência que vem com tudo em projetos residenciais. Confira agora algumas ideias e referências para se inspirar no projeto da sua cozinha:

Imagem 1 – Estreita com dupla de banquetas.

Em uma cozinha americana pequena com decoração clean, a ilha central é estreita e retangular com espaço inferior para abrigar as banquetas metálicas com assento preto. A luminária superior realça a iluminação na ilha, seguindo o mesmo formato retangular.

Imagem 2 – Central com estrutura metálica e vidro.

Em um projeto de cozinha com estilo eclético e jovial, onde há elementos da cultura popular como posters e quadros, a ilha central segue a mesma proposta com a paleta de cores semelhante a dos armários e da parede da bancada.

Imagem 3 – Ilha central com nichos e espaços inteligentes.

Esta proposta tem espaços embutidos como nichos que podem ser utilizados para guardar objetos decorativos. Neste exemplo, um dos nichos foi usado para guardar alguns brinquedos da criança, mas poderia ser para qualquer outro objeto de decoração.

Imagem 4 – Ilha central móvel com rodinhas.

Uma proposta com o modelo ideal para quem gosta de mobilidade. Aqui a ilha central é estreita e comporta três cadeiras com conforto, o espaço inferior aberto pode ser usado para guardar objetos variados. As rodinhas permitem que ela se mova facilmente de acordo com a necessidade da ocasião.

Imagem 5 – Ilha central que segue a proposta da cozinha com estilo escandinavo.

Neste projeto de cozinha, a ilha central tem uma estrutura metálica pintada de branco na lateral que serve de suporte para a pedra da bancada. Seguindo o estilo que pede um toque rústico, as banquetas são de madeira clara com assento branco, em harmonia com a decoração.

Imagem 6 – Ilha central extensa com coifa, cooktop, pia e banquetas.

Neste ambiente que reforça a tonalidade branca e as cores claras da madeira, a ilha central é extensa: com duas pias, fogão, coifa embutida no teto e três banquetas. A proposta ainda permite abrigar mais pessoas, ideal para quem gosta de ter amigos e convidados por perto.

Imagem 7 – Modelo que respeita a cartela de cores do ambiente.

Nesta cozinha, a ilha central segue as cores da bancada com pedra branca e base de madeira escura, comportando até cinco banquetas do lado externo. Há ainda duas cubas com torneira regular e monocomando.

Imagem 8 – Cozinha com ilha central grande.

Um projeto de cozinha com pedras e paredes brancas em contraste com armários e gabinetes pretos. Aqui a ilha central é grande com espaço de armazenamento, banquetas, cooktop com coifa e pia.

Imagem 9 – Ilha central estreita com coifa.

Em um projeto de cozinha que foca nas tonalidades do cinza, a ilha segue o mesmo estilo e tem duas belas banquetas de madeira.

Imagem 10 – Ilha de madeira em projeto de cozinha no estilo industrial.

Em uma proposta com a pegada do estilo industrial, há a grande presença da madeira nos armários com tonalidades de azul. A ilha central possuí armários e prateleiras, além da pia e uma bancada generosa que abriga os moradores e há sobra de espaço para trabalhar com ingredientes.

Imagem 11 – Projeto de cozinha moderna que foca no branco com toques de madeira.

Em um projeto de cozinha moderna com ampla iluminação, seja natural ou artificial, a ilha central possui uma cuba com torneira, armários inferiores e uma bancada estendida que comporta as banquetas abaixo dela, uma maneira de ganhar espaço quando necessário.

Imagem 12 – Projeto de cozinha minimalista com ilha central.

O minimalismo é elegante e prega por poucos detalhes de traços e superfícies. Para acrescentar um toque de cor, a ilha tem banquetas com assento verde, assim como o vaso de flores.

Imagem 13 – Em ambientes extensos, use a ilha com a mesa de jantar.

Em uma proposta de cozinha moderna extensa, a ilha central foi projetada junto com a mesa de jantar, comportando quatro cadeiras. Na bancada da ilha há ainda o cooktop com coifa embutida no teto e gavetas inferiores para guardar utensílios.

Imagem 14 – Uma cozinha eclética tem a ilha como mesa.

Este projeto de cozinha com cores ecléticas e divertidas tem uma ilha central que tem a função principal de mesa, comportando 6 banquetas altas. Pode ser utilizada também como um espaço auxiliar na cozinha.

Imagem 15 – Cozinha moderna com ilha central estreita.

Neste projeto de cozinha com o espaço mais restrito, a melhor escolha foi por uma ilha central estreita, mantendo um bom espaço de circulação em ambos os lados.

Imagem 16 – Projeto de ilha central móvel.

Outro belo exemplo que permite a mobilidade total da ilha central da cozinha através das rodinhas.

Imagem 17 – Use uma cor diferente para destacar a ilha central.

Em uma proposta de cozinha com cores uniformes, a ilha central foi escolhida para ser o destaque do ambiente com a cor azul marinho em sua base.

Imagem 18 – Cozinha ampla que combina o preto, o branco e os tons claros da madeira.

Neste projeto há uma grande ilha central com pedra, cuba e mesa de madeira, comportando 6 banquetas ou mais se necessário.

Imagem 19 – Proposta de ilha central extensa.

Em um ambiente aberto com a cozinha e a sala de jantar, a ilha central foi projetada com uma extensão bem grande, porém, estreita. A iluminação é o diferencial desta proposta, deixando em evidência a ilha e as banquetas.

Imagem 20 – Cozinha com ilha central pequena.

Mesmo em ambientes bem restritos, a ilha pode fazer parte do projeto com medidas pequenas. Aqui ela comporta duas banquetas e serve de apoio para a cozinha.

Imagem 21 – Projeto de cozinha que foca no branco com ilha central pequena.

Nesta proposta, a ilha comporta três banquetas confortáveis e sua bancada tem a mesma pedra do restante da cozinha.

Imagem 22 – Projeto de cozinha com amplo espaço e ilha central confortável.

Uma proposta de ilha central perfeita para ter refeições mais rápidas: além do espaço para as banquetas, há o cooktop com coifa.

Imagem 23 – Projeto que combina o cinza, branco e os tons de madeira.

Imagem 24 – Projeto de cozinha com duas ilhas.

Em espaços amplos, alguns projetos optam por ter duas ilhas diferentes, neste caso, uma para refeição e outra como pia.

Imagem 25 – Cozinha contemporânea com ilha central pequena.

Imagem 26 – Um projeto de cozinha minimalista com ilha multifunção.

Uma das principais dicas é usar o espaço ocupado pela ilha como armazenamento. Nesta proposta, além de abrigar as banquetas, esta ilha comporta a adega de vinhos.

Imagem 27 – Cozinha com projeto no estilo industrial e ilha com banquetas.

Neste projeto, a ilha central tem uma bancada de madeira em L, deixando as banquetas organizadas da mesma forma ao redor.

Imagem 28 – Proposta de cozinha com estilo escandinavo e ilha central pequena.

Nesta proposta encantadora de cozinha com o estilo escandinavo, a ilha central comporta gavetas que podem ser usadas para armazenar utensílios da cozinha. Acima há a cuba com torneira.

Imagem 29 – Cozinha com ilha central e mesa no estilo escandinavo.

Aqui a ilha segue o mesmo estilo dos armários da bancada da cozinha. A mesa foi anexada a ilha.

Imagem 30 – Proposta de ilha central de concreto com mesa de madeira anexada.

Imagem 31 – Projeto de cozinha preto e branco com ilha central.

Imagem 32 – Um projeto com ilha extensa e estreita seguindo o mesmo estilo de decoração do ambiente.

Imagem 33 – Projeto de cozinha contemporânea com ilha central.

Imagem 34 – Um projeto com o estilo de decoração industrial.

Imagem 35 – Um belo projeto de cozinha charmosa com ilha central.

Um projeto elegante e clean com foco no branco e na madeira. As pastilhas azuis deixam o ambiente mais divertido junto com os objetos decorativos.

Imagem 36 – Projeto de cozinha contemporânea com ilha pequena central.

Imagem 37 – Nesta proposta, a ilha central foi montada ao redor de uma coluna.

Imagem 38 – Um projeto de cozinha clean com pé direito alto e ilha pequena.

Aqui a ilha pequena comporta duas banquetas e tem um cooktop no topo.

Imagem 39 – Projeto de cozinha minimalista com ilha central e mesa de madeira.

Imagem 40 – Nesta cozinha moderna a ilha central tem cooktop e coifa.

Imagem 41 – Cozinha grafite e branca: aqui a ilha tem azulejos com diferentes desenhos.

Imagem 42 – Projeto de cozinha de madeira escura com ilha.

Um projeto de cozinha com foco na madeira onde a ilha central comporta três banquetas confortáveis, assim como o cooktop na bancada.

Imagem 43 – Cozinha cinza com ilha branca.

Imagem 44 – Minimalismo em destaque.

Nesta proposta, a ilha central segue o mesmo estilo de decoração do ambiente. São poucos os detalhes visuais e a ilha é limpa e branca.

Imagem 45 – Grande ilha para as refeições.

Imagem 46 – Iluminada por lustre.

Imagem 47 – Cozinha moderna com ilha estreita.

Um projeto de cozinha moderna onde a ilha central é extensa e comporta duas cubas.

Imagem 48 – Ilha com banquetas modernas.

Imagem 49 – Projeto de cozinha clean com ilha.

Imagem 50 – Projeto com cimento queimado em destaque e aço corten cinza na parede.

Imagem 51 – Projeto de cozinha com ilha central branca e gavetas roxas.

imagem (1)

Imagem 52 – Projeto de cozinha no estilo industrial com ilha central, cooktop e coifa.

imagem (2)

Imagem 53 – Proposta de cozinha com ilha central laqueada branca com mesa para refeição.

imagem (3)

Imagem 54 – Projeto com ilha central revestida em pedra branca para refeição.

Residencia Moderna

Imagem 55 – Projeto de cozinha onde a ilha central tem detalhes metálicos.

imagem (5)

Imagem 56 – Cozinha com ilha central em madeira na cor natural e branca com banquetas

imagem (6)

Imagem 57 – Cozinha com ilha central com fogão e gavetas embutidas.

imagem (7)

Imagem 58 – Cozinha com ilha central na cor preta.

imagem (8)

Neste projeto, o preto é o protagonista em todas as portas dos armários, na ilha e na mesa. Para contrastar, há alguns nichos, pedra na bancada e cadeiras na cor branca.

Imagem 59 – Projeto com ilha central para cozinhas pequenas.

imagem (9)

Imagem 60 – Projeto de cozinha com ilha central ampla e estilo moderno.

imagem (10)

Imagem 61 – Proposta de cozinha com ilha central branca para o estilo de decoração industrial.

imagem (11)

Imagem 62 – Proposta de cozinha com ilha central com pia e cooktop com suporte para coifa em todo balcão.

imagem (12)

Imagem 63 – Projeto de cozinha com ilha central preta e mesa embutida em madeira laqueada amarela.

imagem (13)

Imagem 64 – Cozinha com ilha central com gaveteiros em madeira e bancada revestida em pedra preta.

imagem (14)

Imagem 65 – Proposta de cozinha com ilha central de madeira ampla com cadeiras.

imagem (15)

Imagem 66 – Projeto de cozinha onde a ilha central tem a bancada revestida em laca cinza e banquetas altas.

imagem (16)

Imagem 67 – Proposta de cozinha com ilha central no estilo minimalista.

imagem (17)

Imagem 68 – Projeto de ilha central com luminárias pendentes sobre a bancada.

imagem (18)

Imagem 69 – Projeto de cozinha com ilha central preta com bancada em alumínio.

imagem (19)

Imagem 70 – Um projeto com ilha central em madeira laqueada na cor roxa.

imagem (20)

Imagem 71 – Projeto de cozinha com ilha central longa no estilo clean.

imagem (21)

Imagem 72 – Cozinha com ilha central com pia e servindo como mesa de refeições

imagem (22)

Imagem 73 – Cozinha com ilha central Branca com bancada para preparar alimentos e banquetas em acrílico transparente

imagem (23)

Imagem 74 – Cozinha com ilha central com estrutura metálica preta, tampo em madeira e base laqueada amarela.

imagem (24)

Imagem 75 – Projeto de cozinha com ilha central preta com banquetas brancas.

imagem (25)

Imagem 76 – Proposta de cozinha com ilha central cinza e bancada elevada de madeira para as refeições.

imagem (26)

Imagem 77 – Cozinha com ilha central e espaço inferior para as banquetas.

imagem (27)

Imagem 78 – Proposta de cozinha com ilha central preta e branca.

imagem (28)

Imagem 79 – Cozinha com ilha central no estilo rústico com poltronas estampadas nas banquetas.

imagem (29)

Imagem 80 – Cozinha com ilha na lateral.

imagem (30)

Imagem 81 – Projeto de ilha central com espaço para guardar itens e utensílios de cozinha.

imagem (31)

Imagem 82 – Ilha central dividindo a sala de estar e a cozinha.

imagem (32)

Imagem 83 – Cozinha com ilha central dividindo a sala de estar e a cozinha.

imagem (33)

Imagem 84 – Cozinha com ilha central preta com espaço para seis banquetas e luminária de cristal pendente sobre a bancada.

imagem (34)

Imagem 85 – Cozinha com ilha central em madeira e forno embutido. Sob ela, há um painel de madeira ripada.

imagem (35)

Imagem 86 – Cozinha com ilha central em cimento com banquetas brancas.

imagem (36)

Imagem 87 – Cozinha com ilha central em madeira e bancada em pedra.

imagem (37)

Imagem 88 – Proposta de ilha central com forro em madeira para suporte de iluminação.

imagem (38)

Imagem 89 – Cozinha com ilha central com mesa de refeição rebaixada.

imagem (39)

Imagem 90 – Cozinha com ilha central e mesa de jantar extensa.

imagem (40)

Imagem 91 – Cozinha com ilha central em madeira laqueada na cor cinza.

imagem (41)

Imagem 92 – Cozinha com duas ilhas centrais.

imagem (42)

Imagem 93 – Ilha central com pia e espaço amplo para refeição e preparo de alimentos.

imagem (43)

Imagem 94 – Cozinha com ilha onde há uma bancada para refeição sem cooktop.

imagem (44)

Imagem 95 – Cozinha com ilha central em pedra branca.

imagem (45)

Imagem 96 – Cozinha com ilha central com banquetas baixas e altas.

imagem (46)

Imagem 97 – Cozinha com ilha central com decoração em cores neutras.

imagem (47)

Imagem 98 – Cozinha com ilha central com pia, fogão e pendentes pequenos sobre a bancada.

imagem (48)

Imagem 99 – Cozinha com ilha central com armários embaixo da bancada.

imagem (49)

Imagem 100 – Cozinha com ilha central onde há uma bancada em mármore com banquetas estofadas.

imagem (50)

Vamos aproveitar e ressaltar as principais vantagens de se ter uma ilha central em uma cozinha:

  • Integração e proximidade: a ilha ajuda a unir os espaços, substituindo ou aproximando a sala de jantar, proporcionando uma nova experiência no ambiente.
  • Mais espaço: com a presença da ilha central, é possível evitar o uso de paredes e planejar espaços de circulação. Além disso, o espaço da ilha pode ser usado para cortar ingredientes e até mesmo cozinhar, dependendo do projeto.
  • Armazenamento extra: muitas propostas utilizam o espaço inferior da ilha para criar espaços de armazenamento de utensílios de cozinha, pratos, vasos, copos, vinhos e outros objetos.
  • Refeições rápidas: a ilha permite que se tenha um espaço dedicado a refeições rápidas, sem necessitar de uma mesa de jantar para tal.

Aproveite todas essas dicas e referências para planejar o seu próprio espaço com ilha central!