Cuba para banheiro: o guia completo para escolher a sua

Veja o nosso guia completo sobre cubas usadas em banheiros e lavabos.

Por -

As cubas costumam ser escolhidas durante a compra dos materiais de construção para reforma do banheiro ou do lavabo — e elas podem fazer toda a diferença no estilo visual do ambiente, sendo por exemplo, o ponto principal de destaque da bancada. Elas são encontradas em diversos formatos, cores,  tamanhos e podem ser fabricadas com diversos materiais. Neste artigo, vamos explorar cada um deles.

Principais tipos de cubas que podem ser instaladas em banheiros

Conheça agora as principais características e as diferenças entre cada tipo de cuba — assim, você poderá fazer uma escolha mais apurada entre os modelos que mais se adequam ao seu projeto de banheiro:

Cubas de embutir

Entre um dos modelos mais populares, a cuba de embutir é uma opção mais econômica e que tem uma instalação prática na bancada da pia. Neste caso, a cuba é fixada por baixo das bordas da pedra da bancada. Geralmente, a parte inferior é fechada com armários mas em alguns casos ela pode ficar aberta com a cuba aparente.

Cubas de apoio

A cuba de apoio é um dos modelos que tem ganhado destaque, principalmente pela grande variedade de modelos com design diferenciado.

Para a instalação deste tipo de cuba é necessário um furo para o escoamento da água. Em relação a torneira, alguns modelos são embutidos na bancada e precisam de mais um furo, outros são fixados na parede do banheiro, de acordo com a hidráulica.

Um requisito importante que deve ser atentado é em relação a altura da bancada que deve ser mais baixo do que o normal, assim a cuba fica na altura certa, ao alcance das mãos.

Cubas de sobrepor

O modelo de sobrepor é ideal para quem não quer ocupar muito espaço abaixo da bancada. Similar a cuba de embutir, a de sobrepor se encaixa na bancada pela parte superior, mantendo suas bordas aparentes. Nestes casos, a bancada deve ser maior que a própria cuba e não é muito recomendada para banheiros pequenos.

Cubas de semi encaixe

As cubas de semi encaixe são modelos ideais para serem instalados em bancadas mais estreitas — ela é elegante e tem somente a parte de trás fixada, a parte frontal fica aparente e ressalta na bancada, criando um efeito diferenciado.

Para este tipo de modelo, recomenda-se o uso das torneiras de bica alta. A cuba de semi encaixe é mais apropriada para lavabos, onde só se lavam as mãos — o que acontece é que ao lavar o rosto, a água escorre pelos braços, molhando o chão com mais facilidade e demasia.

Cubas de parede

Este é um modelo que se encaixa diretamente na parede, sem o uso de uma bancada de pedra. Em alguns casos não há o uso de gabinetes e os sifões ficam aparentes no visual do banheiro. A torneira de bica baixa é recomendada e é geralmente fixada na própria cuba.

Cubas de piso

Este tipo de cuba é uma tendência moderna e é fixada no piso, com uma instalação próxima a parede. O escoamento da água pode ser feito inclusive pelo piso e neste caso, requer a adaptação do projeto para contemplar esta possibilidade.

Cubas esculpidas

As cubas esculpidas são geralmente feitas sob medida ao projeto do banheiro, usando a própria pedra da bancada. Nela é feito um rasgo para o escoamento da água. É uma solução super moderna e elegante, porém, com alto custo e manutenção. Os materiais utilizados podem ser o silestone, nanoglass, mármore, granito e outros.

Veja nosso post sobre modelos de cubas esculpidas

Os materiais mais escolhidos para a fabricação das cubas

As cubas utilizadas em banheiros podem ser fabricadas com diferentes materiais, conheça os principais que podem ser encontrados a venda no mercado:

Vidro

As cubas feitas com vidro devem ser utilizadas em lavabos para um uso mais simples, pois elas podem riscar com o tempo. A transparência do vidro é um efeito interessante que deixa o ambiente com aparência limpa.

Veja mais modelos de cubas de vidro no nosso post

Louça ou porcelana

A louça é certamente o material mais difundido e popular para cubas com uso constante, se você não quer errar, esta é a escolha certa para a grande maioria dos banheiros.

Acrílico

O acrílico, além do efeito transparente, pode ser feito com uma determinada cor — ele tem efeitos semelhantes ao vidro, apesar de ser mais resistente. No entanto, ele também pode riscar e seu uso deve ser mais básico.

Madeira

As cubas fabricadas com madeira são feitas especialmente para este fim, com a impermeabilização certa, suportando o contato direto com a água. Consulte os fabricantes que tem tradição neste tipo de produto.

Inox

Geralmente encontrada na maioria das cozinhas, as cubas de aço inox também ganharam espaços em banheiros com formatos diferenciados. Ela é moderna e elegante e pode se adequar a diversos estilos de decoração.

Cobre

O cobre é um material diferenciado para se utilizar na cuba, estes modelos remetem ao estilo de decoração industrial e tem uma pegada rústica. Elas são geralmente encontradas em banheiros de áreas públicas e em estabelecimentos comerciais, mas podem fazer parte do banheiro residencial também.

Artesanal

As cubas artesanais são modelos completamente personalizados e com efeitos únicos. Elas podem ser compostas por diversos materiais como a cerâmica, barro, vidro e outros. São indicadas para lavabos residenciais.

Principais formatos de cubas disponíveis

Além de todos estes materiais, as cubas podem ser fabricadas com diferentes formatos. Conheça agora os principais formatos de cuba para banheiros:

Retangular

O modelo retangular de cuba é moderno e imponente, sendo indicado para banheiros com bancadas grandes pois elas costumam ocupar um bom espaço.

Quadrada

O modelo quadrado segue a mesma estética do retangular, no entanto, ela pode se encaixar em bancadas um pouco menores.

Oval ou redonda

O formato oval ou arredondado é o mais escolhido para a maioria das cubas, elas se encaixam a uma ampla gama de bancadas mais simples e podem ser usadas como cuba de apoio, ocupando pouco espaço, sendo aplicável em pequenos lavabos.

Com formatos diferenciados

Que tal inovar na decoração do banheiro? Os modelos de cuba podem ser encontrados com formatos diferenciados e personalizados.

60 fotos de banheiros com diferentes tipos e estilos de cubas instaladas

Para facilitar a sua visualização de todos os modelos diferentes de cubas, separamos algumas referências de projetos de banheiros. Se inspire navegando na galeria de imagens:

Imagem 1 – Bancada com duas cubas esculpidas.


Para banheiros compartilhados entre duas pessoas, a instalação de duas cubas pode ser prática no uso do dia a dia.

Imagem 2 – Cuba retangular de apoio.


A cuba de apoio é posicionada sobre a bancada, por isso é comum que ela fique mais alta com isso é ideal a instalação de uma torneira que tenha a altura adequada para o uso.

Imagem 3 – Cuba redonda de semi encaixe.


Para banheiros pequenos a alternativa é usar uma bancada estreita com uma cuba de semi encaixe pequena. A torneira fixada na parede também ocupa menos espaço sobre a bancada.

Imagem 4 – Cuba moderna de vidro.


O vidro é uma opção para aqueles que procuram um banheiro a longo prazo, por ser um material atemporal e compor com vários estilos de decoração.

Imagem 5 – O modelo retangular pode dar lugar para mais torneiras.


Aproveite modelos extensos para deixá-la com um visual de cuba dupla.

Imagem 6 – A cuba preta leva todo charme para o banheiro.


Os modelos redondos são clássicos, mas podem variar com as cubas ovais que permitem um aspecto mais contemporâneo.

Imagem 7 – Cuba retangular esculpida.

Imagem 8 – A cuba pode ser embutida para ter a mesma altura da bancada.


Para usar o monocromatismo com a decoração clean, opte pela cuba de sobrepor da mesma cor da bancada.

Imagem 9 – O mais comum é esculpir a cuba com o mesmo material da bancada.

Imagem 10 – Cuba pequena esculpida.

Imagem 11 – Se quer um banheiro clean, opte pela bancada e a cuba na cor branca.

Imagem 12 – Misture dois modelos diferentes em uma mesma bancada.


Para um banheiro de casal, não há necessidade de seguir o mesmo modelo de cuba, mas também precisa haver algo em comum entre as peças. Seja no material, no formato, na cor, nas torneiras ou nos acabamentos.

Imagem 13 – A cuba de semi encaixe é ideal para bancadas mais estreitas.


Veja que a bancada sempre necessita ser menor para que crie esse feito de semi encaixe.

Imagem 14 – Cuba redonda de porcelana.

Imagem 15 – A cuba oval é uma outra opção para quem possui uma bancada estreita.


O formato oval da cuba de apoio branca é uma opção tradicional e ideal para lavabos com estilo clássico.

Imagem 16 – Cuba e bancada no mesmo nível de altura.

Imagem 17 – Banheiro amarelo com cuba de resina.

Imagem 18 – A madeira é um material pouco visto nas cubas, mas o resultado fica incrível.


É importante verificar se o material da cuba para o banheiro é resistente a água contínua, para não danificar a peça.

Imagem 19 – Para um banheiro no estilo retrô, fique com o clássico!

Imagem 20 – A cor apesar de clássica inovou em um formato diferente que garante estilo a bancada do banheiro.

Imagem 21 – Para dar um toque de cor, a cuba em resina pode ser o destaque na decoração.


Se quiser dar personalidade, mas sem precisar ousar nas cubas lisas coloridas, o modelo opcional é o acrílico colorido.

Imagem 22 – Cuba esculpida com caimento lateral.


É possível escolher o caimento da água em cubas esculpidas. O bacana para bancadas longas é o caimento lateral, se ela for pequena, escolha o caimento tradicional.

Imagem 23 – A cuba de semi encaixe é mais indicada para lavabos, devido ao seu posicionamento mais ousado.

Imagem 24 – Cuba triangular de cerâmica.


Um modelo ousado para quem quer fugir do tradicional, sem deixar a modernidade de lado.

Imagem 25 – A cuba de piso dispensa bancada e pode ser ideal para banheiros contemporâneos.

Imagem 26 – O formato da cuba seguiu a uniformidade da bancada.


As cubas quadradas ou retangulares são modernas, mas ocupam mais espaço na bancada. Escolha este modelo caso haja um espaço grande.

Imagem 27 – O modelo esculpido é uma tendência na decoração e ressalta a elegância no banheiro.

Imagem 28 – Além da peça transparente, encontramos os modelos translúcidos e coloridos com resina.

Imagem 29 – Cuba com saboneteira.

Imagem 30 – Modelo de cuba clássica embutida na bancada.


Para destacar a cuba, escolha um acabamento diferente para a bancada.

Imagem 31 – Modelo de cuba esculpida.

Imagem 32 – Esse modelo esculpido é feito de pedra.

Imagem 33 – Para um banheiro moderno, deixe a cuba suspensa com a torneira fixada na parede.


Para um banheiro clean, opte por um ponto de destaque no ambiente. Como por exemplo, uma parede com algum revestimento de efeito decorativo.

Imagem 34 – Além de ser uma peça única, ela leva muito charme devido ao seu escoamento diferenciado com o rasgo na pedra.

Imagem 35 – A cuba de porcelana é uma peça exclusiva e escultural para seu banheiro.

Imagem 36 – O inox é ideal quando a proposta é um ambiente moderno e futurista.


O material é bonito, no entanto, necessita de cuidados para não riscar.

Imagem 37 – Se inspire em um modelo ousado com uma cuba nada convencional.


O formato triangular é bem diferente e exige uma bancada longa ou com o mesmo formato.

Imagem 38 – A cuba de louça ou porcelana pode ser uma obra de arte com desenhos.

Imagem 39 – Cuba redonda de apoio.

Imagem 40 – Para dar mais charme a bancada, tente alongar a borda e o frontão.

Imagem 41 – Pia esculpida na cor vermelha.

Imagem 42 – A cuba de chão deve seguir o mesmo estilo do restante dos equipamentos sanitários.


Alguns modelos de cuba de piso podem vir com a abertura para a torneira ser fixada diretamente nela. Em outros casos, a torneira pode ser fixada na parede, de acordo com a distância.

Imagem 43 – Cuba para um banheiro com estilo escandinavo.

Imagem 44 – O lavatório de coluna também é um modelo clássico na decoração, mas é possível inovar com a escolha de torneiras diferentes.

Imagem 45 – A cuba preta deixa o banheiro elegante e sofisticado.


Para quem possui pouco espaço, opte pelo modelo reto para instalar torneiras diretamente na cuba.

Imagem 46 – A cuba de apoio ocupa um certo espaço da bancada, por isso utilize o espaço abaixo da bancada para armazenar suas coisas.

Imagem 47 – A cuba rosa deixou este banheiro com mais personalidade.

Imagem 48 – Cubas de apoio em cerâmica.


O modelo com o recorte mais baixo na frente deixa a altura um pouco mais favorável para lavar as mãos.

Imagem 49 – O modelo em acrílico é uma versão translúcida que pode ser usado em substituição ao vidro.

Imagem 50 – Uma ideia para quem gosta de ousar: bancada de madeira, acabamento de pedra e cuba redonda de apoio.

Imagem 51 – Misture dois materiais brincando com tonalidades diferentes.


Por ser uma cuba de apoio, é recomendável uma torneira alta.

Imagem 52 – Outra opção elegante é a combinação da bancada São Gabriel com uma cuba de madeira.

Imagem 53 – Para dar destaque a bancada, opte pela cuba embutida.


O modelo embutido é o mais econômico entre todos.

Imagem 54 – Se inspire em um estilo moderno e jovial para seu banheiro.

Imagem 55 – Bancada branca com cuba de semi encaixe.


É comum a escolha do modelo de semi encaixe em bancadas de mármore, granito e silestone.

Imagem 56 – Cuba de piso feita de concreto.

Imagem 57 – Realce a decoração do banheiro com uma cuba colorida.


As cores desse banheiro dão um toque de ousadia para o ambiente.

Imagem 58 – O contrário também vale para um banheiro colorido, que pode ter uma peça neutra.

A cor escura é capaz de destacar uma bancada com uma cor diferente, principalmente quando for em tons coloridos como esse banheiro azul.

Imagem 59 – A cuba de porcelana pode ser uma obra de arte em seu banheiro.

Imagem 60 – A cuba cinza é outra tendência na decoração.

Para destacar ainda mais as bordas da cuba de sobrepor, opte por uma bancada com um material ou acabamento diferente.

Onde comprar cubas na internet?

Agora que você já sabe a diferença entre a maioria dos modelos de cubas existentes, você pode pensar em comprar a sua. Existem diversas lojas que oferecem o produto com diferentes características e preços — confira agora algumas sugestões: