Salas de estar pequenas: 77 belos projetos para se inspirar

Veja a seleção do Decor Fácil com 77 fotos de salas de estar pequenas para você se inspirar.

Por -

Para muitas pessoas decorar uma sala de estar pequena é uma tarefa muito difícil, mas atualmente os apartamentos possuem cada vez menos espaços e vem com a intenção de integrar com a sala de jantar. Mas com algumas dicas é possível ter um ambiente agradável com móveis práticos e essenciais pro dia a dia.

Para começar é fundamental ter em mãos as medidas do espaço para começar a planejar a sua sala. Após isso, é preciso ter em mente que devido ao seu tamanho é essencial que tenha poucos móveis no local. Por isso se quiser decorar utilize prateleiras ou nichos nas paredes com tintura em tons claros para sensação de amplitude. Com as salas integradas tome cuidado com as mesas de jantar, o ideal é que seja de um tamanho que permita a circulação em volta dela.

O sofá claro e com braços estreitos harmonizam no visual, e se não houver espaço para mesa de centro utilize banquetas baixas para apoiar objetos decorativos (revistas, copos, vasos etc.). Lembre-se também que a estante do chão ao teto deixa o ambiente pesado, por isso é indicado um móvel baixo com espaço para apoiar pufes caso recebe mais visitas combinando com prateleiras soltas na parede. Para a televisão o recomendável para economizar espaço são os painéis na parede, apoia-las em bancadas baixas ou embutir direto na parede.

Para os fundos da sala que possuem uma janela ou porta para sacada, pode ser muito valorizada com uma cortina bonita ou então com cor de parede em tons fortes para a decoração ficar com mais personalidade.

Inspirações de salas de estar pequenas decoradas com muito estilo

Inspire-se em algumas salas pequenas que o Decor Fácil separou para você:

Imagem 1 – Aposte em cores claras para deixar o ambiente mais limpo.

O estilo de decoração escandinavo, assim como o minimalista, foca nas cores claras para ter uma sensação de amplitude maior. Neste projeto vemos exatamente esta abordagem, com as cores claras, a sala que é pequena pode parecer maior do que realmente é. Esta é uma das técnicas utilizadas para se decorar espaços pequenos: usar de artimanhas visuais para mudar a percepção que as pessoas tem do ambiente.

Imagem 2 – Para aproveitar ainda mais o espaço, escolha um rack e painel com armários para armazenar objetos.

Em ambientes pequenos, aproveite os espaços aéreos para utilizar nichos ou pequenos armários. Desta forma ganhamos espaço para guardar diversos tipos de objetos, além de dar outra cara para a decoração. Neste projeto, o painel com rack leva utiliza esta abordagem de uma forma equilibrada, sem deixar o ambiente carregado.

Imagem 3 – Sala com um sofá baixo que ocupa pouco espaço no sentido vertical.

Uma outra forma de aumentar a sensação de amplitude no ambiente é deixando as paredes limpas, sem quadros ou objetos que ocupem muito espaço vertical. Nesta proposta, o sofá da sala é baixo e ajuda a manter a parede limpa. Nela, somente o papel de parede com uma ilustração suave, uma forma de quebrar a monotonia. Com todas as cores neutras, é interessante escolher objetos decorativos com cores mais vivas, como vasos, almofadas, lustres, porta-revistas e outros.

Imagem 4 – Utilize uma cartela de cores coerente ao escolher móveis e objetos.

Escolher várias cores diferentes para os objetos decorativos requer equilíbrio e criatividade. Neste sentido, utilize também os tons pastéis que estão em alta na decoração na hora de planejar. Nesta sala de estar: cortina rosa clara, quadro verde, almofadas amarelas e vermelhas, puff de centro azul navy, tapete listrado preto e branco e sofá azul cinza. Tudo isto sem perder a característica clean das paredes brancas.

Imagem 5 – Decoração da sala pequena com estilo clássico e móveis de madeira escura.

Imagem 6 – Escolha o estilo minimalista para decorar uma sala de estar pequena.

A decoração com estilo minimalista pode ser uma excelente escolha ao decorar ambientes pequenos, isto por ter como característica o uso da praticidade e da funcionalidade utilizando poucos objetos decorativos e móveis. As paredes claras com pisos de madeira ou laminados com tons leves deixam o ambiente com um aspecto mais natural, quebrando a neutralidade do branco. Nesta proposta, há poucos quadros e elementos nas prateleiras, e mesmo assim eles tem tonalidades suaves para não se destacarem muito da cor da parede.

Imagem 7 – Crie um contraste para destacar um determinado atributo da decoração.

A combinação de cores contrastantes pode ser utilizada para destacar um determinado objeto ou característica da decoração. Neste exemplo, o sofá, os quadros e os outros objetos ficam em destaque ao serem posicionados em frente a uma parede com a cor grafite escura.

Imagem 8 – Combine a sala com um pequeno cantinho para os estudos.

Sobrou um pequeno espaço? Esta proposta agrega uma prateleira com vidros e um aparador usado como mesa para o computador.

Imagem 9 – Projeto que escolhe uma cor vibrante para destacar-se em um ambiente com tons claros.

Neste projeto, a cor roxa foi escolhida para contrastar com os tons suaves do piso, parede e do teto. Na iluminação, a clarabóia permite uma ampla entrada de luz natural bem no centro da sala.

Imagem 10 – Um projeto de sala pequena com destaque para a iluminação.

A iluminação é um fator que influencia diretamente na sensação de amplitude de qualquer ambiente. Seja ela natural ou não, recomenda-se que ela seja ampla, principalmente para ambientes pequenos que precisam aproveitar cada espaço. Em salas com pouca iluminação externa, é interessante considerar o uso de um projeto dedicado neste sentido.

Imagem 11 – Aproveite cada centímetro com o uso de móveis estreitos.

Em ambientes restritos, escolha móveis estreitos para manter uma circulação mínima, como nesta sala com sofá e rack pequeno. Desta forma o acesso a varanda fica livre.

Imagem 12 – Recorra aos móveis baixos como os sofás e mesas de centro.

Em uma sala estreita, procure por móveis que sejam compatíveis com o espaço disponível. Neste exemplo não há um uso de racks e a TV esta embutida na parede. Outra opção é escolher por móveis baixos para deixar o espaço vertical mais aberto e limpo.

Imagem 13 – Sala pequena que delimita o espaço com um sofá em L.

Neste projeto, a proposta é avançar com sala para fora do alcance da parede. Para tanto, foi escolhido um sofá em L que delimita o espaço disponível. Na ausência de paredes e com um vão disponível, pode-se utilizar esta abordagem.

Imagem 14 – Sala pequena simples com sofá no chão e prateleiras.

Imagem 15 – Sala de estar com cores sóbrias.

Com tonalidades de cinza escuro, tanto na parede como no sofá, esta sala tem destaque das cores nos objetos decorativos. Os quadros são diferentes uns dos outros. Além disso as almofadas, o vaso e a poltrona de couro também deixam o ambiente mais vivo.

Imagem 16 – Sala de estar moderna.

Imagem 17 – Mais uma inspiração de sala de estar com o estilo minimalista.

Móveis de madeira clara com espessuras finas são encontrados em projetos de decoração com o estilo minimalista.

Imagem 18 – Abuse do branco para manter o ambiente ainda mais limpo.

Uma grande inspiração para os fãs do estilo clean: o branco esta fortemente presente nesta sala, tanto nas paredes, no teto e no rack. Escolha uma iluminação adequada para destacar estes atributos.

Imagem 19 – Um ambiente que aproveita toda a iluminação natural.

Em uma casa de campo moderna, a escolha da decoração da sala é feita com móveis de madeira, que juntos com o sofá de couro, remetem ao aspecto rústico da localização.

Imagem 20 – Escolha uma mesa de centro pequena para ganhar espaço de circulação.

Em uma sala pequena com decoração elegante, foi escolhida uma mesa de centro metálica mais estreita para manter a circulação ao redor possível. A cor bege esta presente neste ambiente, tanto no papel de parede escolhido como na cortina.

Imagem 21 – Ouse e escolha cores inusitadas para deixar o ambiente ainda mais marcante.

Em um projeto de sala com cores neutras e detalhes metálicos, o sofá verde fica em evidência e pode ser uma cor diferente para ser utilizada na decoração. Há ainda uma belíssima pintura e um lustre central diferenciado, repleto de penas.

Imagem 22 – Sala com móveis clássicos para quem gosta do estilo.

Uma sala pequena com móveis mais clássicos. Neste projeto há uma grande ênfase nas estampas presentes na cortina, nas almofadas e até no tapete.

Imagem 23 – Acrescente um toque de personalidade com objetos decorativos.

Os objetos decorativos dizem muito sobre os donos da casa. Acrescente o seu toque pessoal usando fotografias, pinturas, quadros, abajures, almofadas e tapetes com desenhos e estampas que lhe agradem. Lembre-se sempre de manter a harmonia e não deixe o ambiente pesado.

Imagem 24 – Aposte nas cores neutras com pequenos detalhes de cor em objetos decorativos.

As cores neutras nunca saem de moda e permitem que o protagonismo das cores seja destinado aos objetos decorativos. A vantagem é que ambientes assim são mais flexíveis e podem mudar de cara de acordo com a vontade dos moradores.

Imagem 25 – Pequenos quadros podem deixar um ambiente neutro com toque de cor.

Neste projeto de uma sala de estar simples com poucas cores, os diferentes formatos de quadros foram escolhidos dar mais alegria e movimento a decoração.

Imagem 26 – O uso de tons claros nas paredes, piso e no rack aumentam a sensação de amplitude desta sala pequena.

Para montar um ambiente clean, escolha poucos objetos e móveis. Mantenha as cores neutras para aumentar a sensação de amplitude no ambiente. Neste projeto, vemos exatamente esta abordagem na decoração.

Imagem 27 – O papel de parede acrescenta um toque de sofisticação a qualquer ambiente.

Neste ambiente com ampla iluminação natural e cores claras, o papel de parede foi escolhido para acrescentar um toque de cor com estampas e cores suaves na parede. A luminária de coluna é uma outra opção bacana para se utilizar no canto da sala e há uma infinidade de modelos com formatos e cores distintas disponíveis para venda.

Imagem 28 – Sala de estar em um apartamento do tipo loft.

Imagem 29 – Sala de estar pequena com espelho.

imagem (1)

A decoração de ambientes pequenos requer truques e artimanhas que disfarcem a falta de espaço. Uma das abordagens interessantes e que deve ser sim considerada é o uso de espelhos nas paredes. Eles refletem parte do ambiente, dando a impressão de continuação a primeira vista.

Imagem 30 – Um projeto de sala de estar pequena que é integrada à sala de jantar

imagem (2)

Imagem 31 – Decoração de sala de estar pequena com duas cadeiras e sofá sem braço.

imagem (3)

Em uma sala de estar com pé direito alto e paredes de tijolinhos, foi escolhido um revestimento específico para uma das paredes com a tonalidade azul e preta. O que deixou o ambiente mais marcante foi a cor vermelha, utilizada no vaso, nas cadeiras e nas almofadas do sofá.

Imagem 32 – Um belo projeto de sala de estar pequena integrada à sacada.

imagem (4)

Imagem 33 – Decoração de uma sala de estar pequena sem mesa de centro.

imagem (5)

A mesa de centro certamente pode ser uma aliada para posicionar objetos decorativos e como suporte para copos e alimentos. No entanto, há quem prefira deixar este espaço livre para a circulação das pessoas, principalmente em salas que tem uma porta direcionada para a varanda (configuração muito comum em apartamentos).

Imagem 34 – Projeto de sala de estar com poltrona amarela em destaque e mesa de centro transparente.

imagem (6)

Imagem 35 – Proposta de sala de estar pequena com bancada lateral e sofá retrátil

imagem (7)

Imagem 36 – Decoração da sala de estar com mesa de centro baixa e espelhada.

imagem (8)

Sala com parede de tijolinhos, sofá cinza e mesa espelhada: para trazer mais cor e vida a este projeto, foram escolhidas combinações de cores mais psicodélicas, tanto no puff, no quadro e nas almofadas.

Imagem 37 – Sala de estar com bancada pequena e estante de livros.

imagem (9)

Imagem 38 – Sala de estar pequena com estilo feminino.

imagem (10)

Para as mulheres: acrescente objetos com características e cores do universo feminino para ter uma sala muito mais delicada.

Imagem 39 – Sala de estar pequena com pufes coloridos.

imagem (11)

Imagem 40 – Sala de estar pequena com sacada fechada.

imagem (12)

Uma solução boa para quem tem pouco espaço é a partir da união da sacada com a sala. Alguns condomínios permitem esta alteração e pode ser uma forma de ganhar um espaço extra. Além do revestimento que pode ser contínuo no piso, este exemplo optou por um piso de madeira diferente da sala.

Imagem 41 – Sala de estar pequena integrada à cozinha americana.

imagem (13)

Em muitos projetos de apartamentos não há espaço dedicado, separado por paredes entre a sala e a cozinha. Por isto, é importante criar uma separação menor com uma bancada.

Imagem 42 – Sala pequena com TV embutida em painel laqueado.

imagem (14)

Uma projeto decorado com tons de bege e cinza. Nesta sala há um belo rack com puffs de couro.

Imagem 43 – Sala de estar pequena com sofá em L

imagem (15)

Imagem 44 – Sala de estar com estilo rústico

imagem (16)

Imagem 45 – Mais um exemplo de sala de estar com home office

imagem (17)

Imagem 46 – Projeto de sala de estar pequena sem televisão.

imagem (18)

Imagem 47 – Sala de estar pequena com painel divisório.

imagem (19)

Na falta de espaço para paredes, principalmente em pequenos apartamentos do tipo studio, o móvel pode ser utilizado como uma suave divisão entre o quarto e sala.

Imagem 48 – Sala de estar pequena com sofá azul claro.

imagem (20)

Um projeto de sala de estar que foca nos tons pastéis. O azul claro marcante do sofá combinado com almofadas rosas, amarelas e brancas.

Imagem 49 – Sala de estar pequena com prateleiras na parede.

imagem (21)

Uma sala de estar integrada a sala de jantar. Aqui o rack tem pega toda a extensão da parede e junto com as prateleiras, serve como apoio para diversos objetos decorativos.

Imagem 50 – Sala de estar pequena com bancada divisória de ambiente.

imagem (22)

Um belo projeto no qual a divisão do ambiente se da pela bancada, o painel esta suspenso e cobre boa parte da visão entre a sala e a cozinha.

Imagem 51 – Sala de estar pequena com sofá para dois lugares.

imagem (23)

Imagem 52 – Sala de estar pequena com painel de madeira.

imagem (24)

Imagem 53 – Sala de estar pequena com bancada estreita atrás do sofá.

imagem (25)

Imagem 54 – Sala de estar pequena com decoração branca.

imagem (26)

Imagem 55 – Sala de estar pequena com decoração preta.

imagem (27)

Imagem 56 – Sala de estar pequena com nichos decorativos.

imagem (28)

Imagem 57 – Sala de estar pequena com decoração cinza.

imagem (29)

Imagem 58 – Sala de estar pequena com bancada branca e amarela.

imagem (30)

Imagem 59 – Sala de estar pequena com decoração de quadros.

imagem (31)

Imagem 60 – Sala de estar pequena com mesa lateral e central estilo minimalista.

imagem (32)

Imagem 61 – Sala de estar pequena com sofá baixo e sem braços.

imagem (33)

Imagem 62 – Sala de estar pequena com sofá estampado e parede colorida.

imagem (34)

Imagem 63 – Sala de estar pequena com móveis baixos.

imagem (35)

Imagem 64 – Sala de estar pequena com sofá em couro.

imagem (36)

Imagem 65 – Sala de estar pequena com circulação no entorno dos móveis.

imagem (37)

Imagem 66 – Sala de estar pequena com sofá encostado em bancada de cozinha.

imagem (38)

Imagem 67 – Sala de estar pequena com pufes fazendo papel de mesa central.

imagem (39)

Imagem 68 – Sala de estar pequena com estilo moderno.

imagem (40)

Imagem 69 – Sala de estar pequena com pufes embaixo da bancada da TV.

imagem (41)

Imagem 70 – Sala de estar pequena em apartamento do tipo loft.

imagem (42)

Imagem 71 – Sala de estar pequena com estilo jovial.

imagem (43)

Imagem 72 – Sala de estar pequena com decoração em tons neutros.

imagem (44)

Imagem 73 – Sala de estar pequena com parede personalizada.

imagem (45)

Imagem 74 – Sala de estar pequena com painel espelhado para TV.

imagem (46)

Imagem 75 – Sala de estar pequena com espaço para escritório.

imagem (47

Imagem 76 – Sala de estar pequena com bancada para refeição.

imagem (48)

Imagem 77 – Sala de estar pequena com painel branco e prateleiras embutidas em vidro.

imagem (49)

Imagem 78 – Sala de estar pequena com nicho saindo da coluna cobrindo até a bancada da cozinha.

imagem (50)