Altura de bancada de cozinha: como calcular e as principais medidas

Por - Atualizado em:

Existe uma altura ideal para a bancada de cozinha? Sim, existe. E essa altura está diretamente relacionada com a altura média dos moradores da casa. 

De modo geral, o que todo mundo espera de uma bancada de cozinha é um espaço confortável e funcional para realização das tarefas diárias, além de um design bonito e um material prático de limpar e higienizar. 

Por isso, continue acompanhando esse post para descobrir como ter a bancada de cozinha ideal para sua casa.

Altura ideal para bancada de cozinha

Bancada da pia

A bancada da pia é o lugar onde se lava louça e onde as refeições são preparadas. 

Por isso, ela precisa ter uma altura confortável para a pessoa que a utiliza com maior frequência, especialmente porque essa é a bancada que se passa mais tempo. 

Ou seja, a bancada não pode ser nem tão baixa, a ponto da pessoa ficar curvada, nem tão alta, de modo que os ombros fiquem levantados na hora do uso.

A altura padrão da bancada da pia varia entre 85 cm a 93 cm de altura, contados a partir do piso. 

No entanto, essa altura ainda pode variar para mais ou para menos, de acordo com a altura das pessoas da casa. Por isso, o ideal é fazer a medição para simular a altura ideal da bancada e somente depois realizar o projeto.

Bancada de apoio para refeições

Outro tipo de bancada muito comum nas cozinhas é aquela usada para pequenas refeições. Conhecida como bancada de lanche ou bancada de apoio, esse tipo de bancada é projetada para ser usada por uma pessoa sentada em uma banqueta alta. 

Aqui, a altura dos moradores não interfere no projeto da bancada. O que deve ser considerado é a altura das banquetas. 

Em geral, a altura das banquetas vendidas por aí costuma ser de 90cm. Dificilmente você encontrará modelos mais baixos, a não ser aquelas com ajuste de altura. 

Por isso, a altura ideal para a bancada de lanches é de 1,05m ou no máximo 1,10m. Mas para facilitar sua vida na hora de achar as banquetas, o melhor mesmo é apostar na altura de 1,05m.

Bancada em estilo mesa

Existe ainda outro tipo popular de bancada de cozinha: a de estilo mesa. Esse modelo de bancada é projetado para funcionar como uma mesa com cadeiras. 

Portanto, a altura indicada para esse modelo é entre 70cm e 75 cm contados a partir do piso. 

Essa é a medida padrão ideal para ser usada com qualquer tipo de cadeira.

Altura x comprimento x profundidade

Além da altura da bancada também é importante considerar as medidas de comprimento e profundidade, dessa forma você garante todo o conforto e a funcionalidade que a sua cozinha precisa ter. 

Confira a seguir as medidas ideais para cada tipo de bancada de cozinha:

Medidas para bancada da pia de cozinha

O comprimento da bancada da pia da cozinha depende, sobretudo, do tamanho do espaço que você tem disponível. 

Mas, o ideal é que ela tenha, no mínimo, 1,20m, tamanho suficiente para acomodar louças, alimentos e realizar as tarefas sem dificuldades. 

Uma dica para quem tem pouco espaço é planejar uma bancada em L, assim é possível aproveitar melhor a área da cozinha e ganhar uma bancada maior para atividades.

A largura, no entanto, deve seguir, em primeiro lugar, as dimensões dos eletrodomésticos que serão utilizados. 

Por isso, antes de qualquer coisa é importante já ter em mente quais serão os eletros da cozinha. 

Escolha, por exemplo, o modelo do cooktop, do forno embutido e se a cozinha terá maquina de lavar louça. 

Contudo, via de regra, a profundidade da bancada costuma variar entre 52cm e 62 cm, a não ser que você deseje móveis com uma profundidade maior.

Bancada para refeições rápidas

O comprimento da bancada de refeições precisa respeitar o espaço necessário para cada pessoa que irá utilizar o espaço. 

Em média, devem ser destinados cerca de 60 cm para que cada indivíduo possa fazer o seu lanche sem atrapalhar a pessoa ao lado. Portanto, uma bancada para duas pessoas deverá ter, no mínimo, 1,20m, enquanto uma bancada para três pessoas precisa ter cerca de 1,80m para ser confortável e funcional.

A profundidade desse tipo de bancada também é importante. A medida utilizada geralmente é a de um prato comum. Ou seja, cerca de 25 cm a 28 cm. 

Fora isso, também considere cerca de quatro centímetros de limite entre a borda e o prato. Sendo assim, a profundidade da bancada deve atingir uma medida mínima de 36cm.

Mas se você deseja que a bancada para lanches seja ainda mais funcional no dia a dia, considere uma profundidade mínima de 50 cm, medida ideal para acomodar, além dos pratos, os copos e algumas travessas ou bandejas.

Outro detalhe importante: na hora de posicionar a bancada, lembre-se de manter uma área livre para as pernas. Caso contrário, o espaço se tornará desconfortável e incômodo. 

O ideal é considerar uma área mínima de 25 cm para acomodar as pernas de quem está sentado.

Bancada estilo mesa

A bancada estilo mesa é a única que possui medidas de profundidade e comprimento livres. 

Você pode definir essas medidas a partir do espaço que tem disponível e do estilo que deseja criar no ambiente. 

Lembrando que as mesas quadradas ocupam uma área maior, enquanto as mesas retangulares são indicadas para ambientes no mesmo formato.

Dicas extras na hora de escolher a bancada da cozinha

  • Prefira materiais impermeáveis ou com baixa capacidade de absorção, como é o caso do granito e das pedras sintéticas, como as de quartzo. O mármore, especialmente os de tons mais claros, pode manchar com facilidade, uma vez que são porosos;
  • As bancadas de madeira são lindas, mas exigem manutenção e limpeza frequente para não se deteriorarem. Considere sua disposição para mantê-las sempre em dia;
  • Tenha uma área molhada para a pia. Essa pequena divisão de espaço faz muita diferença na funcionalidade da bancada no dia a dia;
  • A borda da pia, conhecida também como pingadeira, precisa avançar, no mínimo, 3cm para evitar que a água escorra pelos móveis e eletrodomésticos;
  • A rodapia, um frontão utilizado entre a bancada e a parede, impede que água e outros líquidos escorram por trás da bancada, molhando a parede e os móveis. As mais tradicionais possuem entre 5cm e 10cm, já as mais modernas e utilizadas no momento chegam a medir 18cm de altura;
  • Acessórios de embutir na bancada, como lixeiras, escorredores e tábuas facilitam o dia a dia, mas precisam ser planejados com antecedência para serem incluídos no inicio do projeto;
  • Para complementar o espaço da bancada de refeições escolha banquetas confortáveis e de material fácil de limpar. Nada de pelúcia na cozinha, ok?

Anotou todas as dicas? Então agora é só planejar a bancada da cozinha do jeitinho que você sempre sonhou.