Bodas de prata: veja o significado, como organizar e decorar

Por -

25 anos. Um quarto de século. 9125 dias juntos e muita história para contar – e relembrar. Os casais que completam 25 anos de casados, ou as tradicionais bodas de prata, são uma inspiração para os mais jovens e merecem uma comemoração especial.

Se você e seu parceiro estão alcançando esse momento memorável ou você conhece algum casal que esteja, não perca as próximas linhas desse post. Vamos te ajudar a realizar uma celebração de bodas de prata inesquecível. Acompanhe com a gente:

Significado das Bodas de Prata

A prata é um dos metais mais maleáveis que existe, no entanto, ele também é muito resistente, durável e possui um brilho e beleza muito apreciado e valorizado, sendo um dos principais elementos de joias e outros objetos preciosos.

Todas essas características da prata fizeram com que ela se transformasse no símbolo 25 anos de casados. Trocando em miúdos, a prata representa a resistência e a flexibilidade que o casal precisa ter para tornar a união duradoura e cada vez mais sólida. E, tudo isso, é claro, sem abrir mão do romantismo, do brilho e da beleza do amor.

A palavra ‘bodas’ deriva do latim “votum” e significa promessa. Ou seja, ao comemorar uma boda de casamento, o casal refaz seus votos e assume mais uma vez o compromisso firmado.

As bodas de prata, assim como as de ouro, tem origem na Alemanha de séculos atrás. A história conta que os casais que completavam a marca dos 25 ou 50 anos de casados eram homenageados publicamente e recebiam coroas de prata ou ouro, dependendo do tempo de casado.

Esse antigo hábito alemão ganhou o mundo e de lá para cá novas bodas foram incorporadas, como as bodas de algodão, barro e cerâmica, por exemplo.

Atualmente, as bodas de papel marcam o primeiro ano de casado, enquanto as bodas de Jequitibá simbolizam a união mais duradoura que pode existir: 100 anos de história.

Ideias de como comemorar as bodas de prata

As bodas de prata podem ser comemoradas de inúmeras maneiras, tudo vai depender do estilo de vida do casal, das preferências de cada um e do quanto será possível desembolsar para esse momento. Vamos citar abaixo algumas ideias de como comemorar as bodas de prata para você já ir pensando qual delas se encaixa melhor com o perfil de vocês ou do casal que você deseja presentear:

1. Jantar romântico

Um jantar romântico é a maneira mais simples, doce e quem sabe até mais econômica de celebrar esse marco na vida do casal. O jantar pode acontecer em um restaurante bacana ou ser preparado em casa, caso um dos parceiros se sinta à vontade para bancar o chef.

Uma comemoração desse tipo deve ser regada a um ambiente intimista, de preferência com luzes de velas, flores e música suave.

2. Viagem a dois

Viajar é sempre bom, especialmente quando o motivo é para celebrar as bodas de prata. Para isso, escolha um roteiro que tenha a cara do casal. Nessa dica, duas opções são interessantes: visitar uma cidade ou país desconhecido pelos dois ou retornar ao local da lua de mel. Imagine voltar ao cenário onde tudo começou? Seria incrível também!.

3. Experiência inesquecível

Para quem deseja comemorar as bodas de prata de uma maneira autêntica pode apostar em algo inusitado e criativo, como voar de balão, saltar de paraquedas, fazer mergulho ou viajar para algum lugar paradisíaco. O importante aqui é explorar possibilidades que fujam completamente da rotina do casal dando um novo gás ao relacionamento.

4. De volta ao passado

A ideia aqui é comemorar as bodas de prata em algum lugar que marcou a história do casal. Pode ser no parque em que se conheceram, assistindo novamente ao show da banda que vocês curtiam juntos, indo ao restaurante do primeiro encontro ou no cinema onde rolou o primeiro beijo. Tente recriar esse momento marcante na vida dos dois. Vale até apostar em um traje parecido ou um acessório de época para aguçar ainda mais esse retorno ao passado.

5. Presente para eternizar a data

Outra opção é marcar as bodas de prata com um presente que eternize o momento. Pode ser um anel, um colar ou pingente feito com o material e que seja trocado pelos dois. Ou quem sabe radicalizar um pouquinho e fazer uma tatuagem que simbolize o casal? Já pensou?. Existem diversas opções de presentes, basta um pouco de criatividade para surpreender o parceiro.

O presente também pode servir de acompanhamento para qualquer uma das ideias acima.

Festa de Bodas de Prata

E, por fim, um dos modos mais tradicionais de comemorar as bodas de prata é com uma festa. Afinal, comemorar a dois é maravilhoso, mas dividir essa felicidade com os amigos e familiares é ainda melhor. Por isso, anote as dicas abaixo caso pretenda fazer uma festa de bodas de prata.

1. Onde e como fazer

A festa de bodas de prata geralmente é algo intimista, com bem menos convidados que um casamento. Assim, vocês não precisam se preocupar com um local muito grande para a festa, vale inclusive fazer algo em casa mesmo.

Uma comemoração de bodas de prata ao ar livre também é bem vinda, especialmente à noite para ser banhada pelo luar. Sabia, inclusive, que a prata é o metal que está relacionado com a lua? Pois é, chame a magia do luar para festejar com vocês.

Comece a planejar as bodas de prata com pelo menos um ano de antecedência, principalmente se a intenção for renovar os votos na igreja, assim vocês garantem a reserva da data.

Os convites podem começar a ser entregues com um mês antes da celebração. Aqui, você tem duas opções: versão impressa ou online. As duas formas podem ser utilizadas e a online é a melhor delas, caso deseje economizar um pouco com os preparativos.

Na hora de pensar a lista de convidados não exagere. Chame apenas aqueles que fazem parte da história de vocês, isso inclui filhos, netos – que a essa altura já devem existir – pais, irmãos, amigos e outros parentes próximos.

2. Como decorar

A cor da decoração das bodas de prata é unânime: prata e branco. Para trazer a cor do metal para a festa invista em objetos metálicos – que não precisam necessariamente ser de prata – balões nessas cores e flores brancas.

Lembre-se também de contar a história de vocês na decoração da festa, especialmente com o uso de fotos. É possível criar um varal de fotos, um painel ou colocá-las como enfeite na mesa dos convidados.

As lembrancinhas das bodas de prata também entram na decoração. Você pode pensar em lembrancinhas comestíveis, como chocolate, geleias e conservas ou investir em lembrancinhas práticas e decorativas, como chaveirinhos, sachês perfumados ou aromatizadores de ambiente.

O bolo também é parte importante da festa e geralmente ele vem nas cores da decoração. A maior parte dos bolos de bodas de prata é feito com pasta americana, mas você pode optar por uma cobertura de chantilly branco, por exemplo.

3. O que servir

Os comes e bebes de uma festa de bodas de prata irão variar de acordo com o tipo de celebração proposta. Uma festa durante o dia, antes da hora do almoço, pode oferecer aos convidados um brunch, com pães, doces, bolos e sucos.

Já se a intenção for servir um almoço, você pode optar por um churrasco – para uma celebração mais descontraída – ou um buffet de massas e saladas.

Outra opção é servir um coquetel. Mas nesse caso, o melhor horário é à tardinha. Opte pelas finger foods, tipos de aperitivos que podem ser comidos com a mão, sem a necessidade de pratos e talheres. Para um jantar, a opção pode ser semelhante ao almoço, mas com um pouco mais de sofisticação.

Entre as bebidas, você deve incluir sucos, refrigerantes, água, coquetéis alcoólicos e não alcoólicos, cerveja e espumante ou vinho para brindar.

4. Que roupa usar

As bodas de prata são uma festa de renovação de votos e não um casamento. Portanto, a celebração dispensa o uso de roupas exageradas e pomposas. Para a mulher, o mais comum é um vestido cinza ou prata que pode ser longo ou curto dependendo do tipo de festa e do horário. Para o homem, um terno ou calça com camisa já são suficientes.

5. Presente para bodas de prata

O que dar de presente para um casal que está comemorando bodas de prata? O mais usual é presenteá-los com objetos que simbolizam a cor da boda. Nesse caso, podemos incluir louças, vasos, porta retratos, canetas gravadas com o nome de cada um. Uma roupa de cama em tons de prata ou roupões de banho também são boas opções de presente para o casal.

Seja um jantar a luz de velas ou uma festa de arrasar, as bodas de prata devem ser comemoradas com muita alegria. E para deixar você ainda mais no clima desse momento, selecionamos 60 imagens de bodas de prata para você se inspirar na hora de organizar e planejar a sua. Espia só:

60 imagens de bodas de prata para você se inspirar

Imagem 1 – Uma mesa enorme para acolher todos os que fizeram parte dos 25 anos de história do casal.

Uma mesa enorme para acolher todos os que fizeram parte dos 25 anos de história do casal

Imagem 2 – Taças decoradas que aqui servem como castiçais para a festa de bodas de prata.

Taças decoradas que aqui servem como castiçais para a festa de bodas de prata

Imagem 3 – Corações prateados para decorar o bolo!

Corações prateados para decorar o bolo!

Imagem 4 – Espátulas pratas especiais para o momento de cortar o bolo.

Espátulas pratas especiais para o momento de cortar o bolo

Imagem 5 – Branco e prata no convite de 25 anos de casados; não poderia ser mais apropriado para a ocasião.

Branco e prata no convite de 25 anos de casados; não poderia ser mais apropriado para a ocasião

Imagem 6 – Símbolo do infinito como marca das bodas de prata; a inscrição “love” e “forever” deixam o acessório ainda mais especial.

Símbolo do infinito como marca das bodas de prata; a inscrição “love” e “forever” deixam o acessório ainda mais especial

Imagem 7 – O cenário rústico contou com mesa e cadeiras prateadas para se adequar ao tema da festa.

O cenário rústico contou com mesa e cadeiras prateadas para se adequar ao tema da festa

Imagem 8 – Fotos em preto e branco para contar a história do casal durante a festa de 25 anos.

Fotos em preto e branco para contar a história do casal durante a festa de 25 anos

Imagem 9 – Para fugir um pouquinho do tradicional branco e prata, um toque de rosa e azul.

Para fugir um pouquinho do tradicional branco e prata, um toque de rosa e azul

Imagem 10 – Talheres de…prata! Lógico!

Talheres de...prata! Lógico!

Imagem 11 – Bela e delicada composição de flores brancas e cinzas para as bodas de 25 anos.

Bela e delicada composição de flores brancas e cinzas para as bodas de 25 anos

Imagem 12 – Toalha de paetês pratas para decorar a mesa da festa.

Toalha de paetês pratas para decorar a mesa da festa

Imagem 13 – Corações e estrelas prateadas para abrilhantar a festa: os balões são opções bonitas, econômicas e criativas de decoração.

Corações e estrelas prateadas para abrilhantar a festa: os balões são opções bonitas, econômicas e criativas de decoração.

Imagem 14 – Ideia de lembrancinha de bodas de prata: caixinha de chá.

Ideia de lembrancinha de bodas de prata: caixinha de chá

Imagem 15 – Biscoitinhos da sorte embrulhados em papel prateado: será que os convidados terão a sorte de um amor duradouro também?

Biscoitinhos da sorte embrulhados em papel prateado: será que os convidados terão a sorte de um amor duradouro também?

Imagem 16 – Cervejas personalizadas para os convidados levarem como lembrancinha das bodas de prata

Cervejas personalizadas para os convidados levarem como lembrancinha das bodas de prata

Imagem 17 – Um belo, metálico e charmoso sapato para as bodas de prata.

Um belo, metálico e charmoso sapato para as bodas de prata

Imagem 18 – Decoração semelhante a de um casamento; uma opção para o casal que não teve a festa que sonhava.

Imagem 19 – Um bolo simples, mas dentro da proposta das bodas de prata.

Um bolo simples, mas dentro da proposta das bodas de prata

Imagem 20 – Gotas de prata com sabor de chocolate.

Gotas de prata com sabor de chocolate

Imagem 21 – Bodas de prata decorada com os enfeites de natal, porque não?.

Imagem 22 – Ao ar livre, as bodas de prata ganham um estilo campestre super romântico.

Ao ar livre, as bodas de prata ganham um estilo campestre super romântico

Imagem 23 – Velas em tom de prata: luxuosas e cheias de charme.

Velas em tom de prata: luxuosas e cheias de charme

Imagem 24 – Família do futuro: inspiração futurista para uma comemoração de bodas de prata.

Família do futuro: inspiração futurista para uma comemoração de bodas de prata

Imagem 25 – As iniciais do casal marcando o topo do bolo.

Imagem 26 – Toalha prateada e cadeiras de acrílico: uma decoração sofisticada para a festa de bodas de prata.

Toalha prateada e cadeiras de acrílico: uma decoração sofisticada para a festa de bodas de prata

Imagem 27 – Torre de taças com espumante para brindar o casal.

Torre de taças com espumante para brindar o casal

Imagem 28 – Primeiro vem o amor, depois a sobremesa; ao menos é o que diz a experiência do casal que completa 25 anos de união.

Primeiro vem o amor, depois a sobremesa; ao menos é o que diz a experiência do casal que completa 25 anos de união

Imagem 29 – Bolo espatulado e decorado com flores e frutas silvestres.

Bolo espatulado e decorado com flores e frutas silvestres

Imagem 30 – O Chevron, tão em alta ultimamente, foi usado aqui na cor prata para decorar o centro de mesa.

O Chevron, tão em alta ultimamente, foi usado aqui na cor prata para decorar o centro de mesa

Imagem 31 – Branco e prata: uma combinação clean, leve e elegante.

Branco e prata: uma combinação clean, leve e elegante

Imagem 32 – Para os casais que pretendem reviver a emoção do casamento podem investir em uma grande celebração de bodas de prata.

Para os casais que pretendem reviver a emoção do casamento podem investir em uma grande celebração de bodas de prata

Imagem 33 – Fitas vermelhas para contrastar os balões prata.

Fitas vermelhas para contrastar os balões prata

Imagem 34 – E que tal criar uma decoração de bodas de prata com letreiro luminoso?

E que tal criar uma decoração de bodas de prata com letreiro luminoso?

Imagem 35 – Barrinhas de chocolate como lembrancinha de bodas de prata.

Barrinhas de chocolate como lembrancinha de bodas de prata

Imagem 36 – Latinhas com guloseimas também são bem vindas.

Latinhas com guloseimas também são bem vindas

Imagem 37 – A festa vai ser em casa? Então repense a decoração, trocando as capas das almofadas por modelos que se alinhem com a proposta metálica dos 25 anos.

A festa vai ser em casa? Então repense a decoração, trocando as capas das almofadas por modelos que se alinhem com a proposta metálica dos 25 anos

Imagem 38 – Um bom espumante para celebrar toda a história construída pelo casal.

Um bom espumante para celebrar toda a história construída pelo casal

Imagem 39 – A lembrancinha também é uma forma delicada de se despedir dos convidados.

A lembrancinha também é uma forma delicada de se despedir dos convidados

Imagem 40 – Balões branco e prata para combinar com as flores da mesma cor.

Balões branco e prata para combinar com as flores da mesma cor

Imagem 41 – Bodas de prata na beira da piscina.

Bodas de prata na beira da piscina

Imagem 42 – A decoração de papel também tem potencial para fazer bonito nas bodas de prata.

A decoração de papel também tem potencial para fazer bonito nas bodas de prata

Imagem 43 – Deixe os “25” em evidência.

Deixe os 25 em evidência

Imagem 44 – Velinhas acesas pela festa.

Velinhas acesas pela festa

Imagem 45 – O arco de flores é a moldura perfeita para esse bolo prata de seis andares.

Imagem 46 – Cadeiras prateadas.

Imagem 47 – E logo na entrada da festa as fotos, muitas fotos do casal.

Imagem 48 – Globos prateados para um festa de bodas de prata no clima dos anos 70.

Imagem 49 – Aqui, os corações não são vermelhos.

Aqui, os corações não são vermelhos

Imagem 50 – Quadrado e com quatro andares: uma versão diferente e moderna para o bolo de bodas de prata.

Quadrado e com quatro andares: uma versão diferente e moderna para o bolo de bodas de prata

Imagem 51 – Biscotinhos prateados com o nome do casal: um charme só.

Biscotinhos prateados com o nome do casal: um charme só

Imagem 52 – Hummm…docinhos! Eles não podem faltar e devem vir, claro, na cor da festa.

Hummm...docinhos! Eles não podem faltar e devem vir, claro, na cor da festa

Imagem 53 – E o que acha de Cupcakes?

E o que acha de Cupcakes?

Imagem 54 – 25 anos contabilizados segundo a segundo.

25 anos contabilizados segundo a segundo

Imagem 55 – Convite de bodas de prata: simples, objetivo e, acima de tudo, bonito.

Convite de bodas de prata: simples, objetivo e, acima de tudo, bonito

Imagem 56 – Coloque suas peças de prata na decoração da festa.

Coloque suas peças de prata na decoração da festa

Imagem 57 – Rosas, românticas e delicadas para decorar com glamour e elegância as bodas de prata.

Rosas, românticas e delicadas para decorar com glamour e elegância as bodas de prata

Imagem 58 – Em meio ao branco e prata, um toque quente e acolhedor de vermelho.

Imagem 59 – Canecas com mensagens criativas e divertidas também farão sucesso entre os convidados

Canecas com mensagens criativas e divertidas também farão sucesso entre os convidados

Imagem 60 – Um pouco de dourado para iluminar ainda mais a festa de 25 anos de casados.

Um pouco de dourado para iluminar ainda mais a festa de 25 anos de casados