Brincadeiras para festa do pijama: dicas para deixar a noite das crianças mais animada

Por - Atualizado em:

Um dos eventos favoritos das crianças é chamar os amigos para dormirem em casa ou ir à casa de um deles para passar a noite. As festas do pijama são muito comuns, especialmente no período do ensino fundamental, como uma forma de celebração do aniversário.

Para garantir que a noite não seja entediante, é preciso preparar algumas brincadeiras de festa do pijama. Por isso, preparamos uma lista com dicas de jogos e atividades para realizar com as crianças em noites especiais como essa.

1. História Improvisada

História

Essa brincadeira é muito simples e engraçada, só precisa de uma sacola com alguns objetos, como peças de roupa, itens de higiene, comida e outros. Depois disso, é só formar um círculo com as crianças.

Elas devem escolher quem irá começar a brincadeira, um personagem, um lugar e uma situação. Feito isso, a criança que começou o jogo deve tirar um objeto de dentro da sacola, sem ver o que é, e tentar encaixar aquilo na história.

Cada participante só tem direito de montar uma frase por vez. Dessa maneira, a história vai sendo contada no sentido que as crianças preferirem (horário ou anti-horário). Essa brincadeira de festa do pijama garante muitas risadas.

2. Oficina de Culinária

Uma atividade clássica das festas do pijama é a oficina de culinária. É quando as crianças podem se sentir verdadeiras chefes e aprender algumas coisas básicas da cozinha.

No entanto, para facilitar essa atividade é preciso deixar os ingredientes preparados, assim acidentes podem ser evitados e a diversão será garantida. Algumas dicas do que preparar são:

  • Mini pizzas: para preparar esse lanche não é preciso muito. A massa da pizza pode ser feita em casa, comprada pronta ou substituída por pão de forma. Mostre então como espalhar o molho pela superfície com uma colher.

Depois é só distribuir o queijo ralado sobre o molho e colocar o recheio que cada uma gostar, como tomate, azeitona, presunto, calabresa e orégano. Levando a mini pizza para o forno ou para o micro-ondas.

  • Decoração de cupcake: separe os bolinhos preparados previamente, bem como os ingredientes que servirão para fazer a cobertura. Mostre às crianças como passar a cobertura fina e então deixe que elas decorem os bolinhos com granulado, pastilhas de chocolate ou outros ingredientes que sirvam como cobertura.

3. Jogos de tabuleiro

Jogos de tabuleiro

Uma forma de entretenimento que utiliza lógica e concentração são os jogos de tabuleiro. Ludo, Banco Imobiliário e Damas são alguns exemplos.

Esse formato de jogo é ótimo para criar conexões, pois, exige um tempo maior de interação entre as crianças.

4. Adivinhação por desenho

Brincadeiras de adivinhação são sempre muito divertidas. Já existem jogos do tipo que vem em caixas, mas é possível preparar essa versão do jogo com apenas algumas folhas de sulfite e lápis ou caneta, para fazer os desenhos.

Em uma das folhas, escreva alguns temas como personagens, desenhos, alimentos e afins. Recorte cada uma das palavras, dobre-as e coloque-as em uma sacola. Então separe as crianças em times e as instrua a não fazer desenhos muito óbvios.

A cada rodada, uma criança de cada time tem que adivinhar o que seu parceiro está desenhando. Para dar uma adrenalina maior ao jogo, uma dica é usar um cronômetro ou limitar o número de chances.

5. Mímica

A mímica é uma clássica brincadeira de festa do pijama e funciona da mesma forma que a adivinhação por desenho. Porém, dessa vez, ao invés de desenhar, as crianças terão que fazer gestos ou ações para que seus parceiros de equipe descubram o que ele quer dizer.

Não vale falar ou emitir sons, porque isso será considerado trapaça. Além disso, é necessário que as crianças entrem em consenso sobre o tema, assim não será preciso dar dicas.

6. Gato Mia

Gato Mia

O Gato Mia se parece muito com Cobra Cega e Marco Polo, mas diferente desses dois jogos, ele é feito no escuro! Para realizar essa brincadeira, primeiro é necessário mover os móveis de um dos quartos para que tenha bastante espaço livre para a circulação.

Para começar, é preciso escolher um pegador, que deverá ficar esperando do lado de fora enquanto os outros se escondem. Depois disso, o pegador entra no ambiente escuro e deve encontrar alguém para ser o próximo pegador.

A criança que tem que encontrar os outros pode dizer “gato mia”, então todos devem imitar o miado de um gato.

Quando o pegador encontrar um dos amigos, esse amigo deve miar, tentando disfarçar a sua voz, para que o pegador tente adivinhar quem é. Se ele acertar, a pessoa encontrada se torna o novo pegador. Se errar, o jogo recomeça com o mesmo pegado.

7. Caça ao tesouro

Caça ao tesouro

Preparar uma caça ao tesouro é uma ótima maneira de divertir as crianças. Essa brincadeira de festa do pijama é excelente para trabalhar o raciocínio e o trabalho em equipe das crianças.

Para realizar essa atividade, é preciso preparar alguns cartões, que podem ser feitos de cartolina ou sulfite, e alguns brindes. Após esconder os brindes e espalhar as pistas pela casa, duas no mínimo, basta dividir as crianças em duas equipes.

Entregue a pista número 1 para as duas equipes e deixe que as crianças descubram as outras, sempre supervisionando os grupos para não correr nenhum acidente. Além disso, uma dica de brinde é um pote de doces, com bombons e balas.

8. Ninja

Essa brincadeira de festa do pijama faz qualquer criança se sentir como um ninja. Para essa atividade é necessário ter cordas ou barbante em casa, além de uma tesoura para cortar esses materiais.

Depois de preparar o material, basta prender os barbantes em um corredor, de maneira que crie obstáculos. Então, formando uma fila, cada criança terá sua vez de desviar dos barbantes para cruzar o corredor. Elas podem passar se arrastando ou pulando.

Para tornar a brincadeira mais desafiadora, peça a elas que tentem não encostar no barbante.

9. Stop

O Stop é uma brincadeira muito popular entre as crianças. Conhecida também pelo nome de Adedonha, esse jogo exige um repertório vasto dos mais diversos temas.

Para essa brincadeira é necessário apenas folha, pode ser sulfite ou de caderno, e um lápis ou caneta. Com esses materiais, as crianças montam uma tabela de até dez categorias, que podem incluir nome, comida, programas de TV, lugares e outras.

Em seguida, os pequenos mostram a quantidade de dedos que desejarem e um deles irá somá-los.  Cada número equivale a uma letra do alfabeto, então se a soma der 5, a letra escolhida será E.

Dessa maneira, todas as categorias devem ser preenchidas com palavras que começam com a letra E. Cada coluna preenchida conta 10 pontos. Caso a palavra seja repetida por outro amiguinho, a palavra passa a valer 5 pontos.

10. Show de talentos

Show de talentos

Um show de talentos sempre anima as festas do pijama. A ideia é simples e só precisa que um lugar seja preparado, pode ser a sala de estar, com cadeiras ou outros locais para sentar.

Cada criança apresenta algo que gosta de fazer, como cantar, dançar, fazer mágica, atuar ou outra coisa que gostaria de apresentar. Os aplausos dos amigos são o prêmio e todos saem ganham.

Para deixar tudo ainda mais divertido, é recomendado avisar aos pais dos convidados que enviem uma fantasia ou brinquedo para a apresentação de seus filhos.

11. Dança das cadeiras

Outra brincadeira clássica e popular entre as crianças, a dança das cadeiras não precisa de muita coisa, apenas do móvel que nomeia o jogo e de um aparelho que reproduza músicas.

As cadeiras devem ser posicionadas em duas fileiras que ficam uma de costas para a outra. Além disso, elas devem estar em menor número em relação às crianças. Então, se 6 crianças participarem, deve haver apenas 5 cadeiras.

Depois disso, as crianças se posicionam em fila, próximas às cadeiras, e quando a música começar elas devem girar em tornos dos móveis. Quando a música parar, a criança que não estiver sentada fica de fora da próxima rodada.

O jogo acaba quando uma das duas últimas crianças sentar na última cadeira.

Tem mais alguma ideia de brincadeira de festa do pijama?

Quando for realizar uma festa do pijama, é importante preparar as atividades com antecedência e perguntar aos pais se os filhos possuem alguma restrição alimentar ou se algum comportamento deve ser observado.

Além disso, é importante ter o contato dos pais de todos os convidados em caso de emergência.

Gostou das dicas de brincadeira de festa do pijama? Tem mais alguma sugestão? Escreva nos comentários!