Closet: 105 fotos e modelos para todos os estilos

Saiba como decorar um closet com todos os estilos: do casal ao infantil. Confira!

Por -

Se você deseja ter um closet ou está pensando em repaginar o seu, este post vai te ajudar com dicas preciosas. Esse espaço do quarto – que pode ser grande ou pequeno – deve ser sinônimo de funcionalidade, conforto e praticidade. Portanto, é preciso se atentar a alguns detalhes para que o seu closet seja capaz de oferecer tudo isso para você.

Vamos começar falando sobre como esse espaço deve ser. Acompanhe.

Planeje o espaço e organize suas coisas

Antes de tudo defina para quem o closet será montado. Para uma mulher? Um homem? Uma criança? Um casal? Responder essa primeira pergunta é essencial, ela irá conduzir todo o planejamento do seu closet.

Para você entender melhor a importância desse item, vamos exemplificar. Uma mulher possui, por exemplo, vestidos longos, bolsas e acessórios que um homem ou uma criança não possui e, consequentemente, precisará de espaços diferenciados para acomodar essas peças. Por outro lado, uma criança precisa ter suas roupas à mão, portanto os nichos devem respeitar sua altura. Um homem precisa de um local especial para acomodar gravatas, ternos e chapéus, por exemplo. Respondida a pergunta, podemos pular para a próxima etapa.

Separe agora todas as peças que você possui. Faça pilhas de camisetas, casacos, roupas íntimas, acessórios, sapatos, enfim, tudo o que você tiver. Visualize bem e anote tudo. Com essas informações, você irá planejar e definir a quantidade de araras, gavetas, nichos e suportes necessários para acomodar todas as peças.

Verifique as condições do local que abrigará o seu closet

Depois de cumprida as tarefas acima, verifique onde seu closet será montado e se ele realmente atende as suas necessidades de espaço. Cheque também as condições de ventilação, umidade e iluminação do local. Esses itens são importantes para garantir a preservação de suas roupas. Caso encontre problemas de umidade, por exemplo, resolva imediatamente para não correr o risco de ter peças manchadas e cheirando a mofo.

Capriche na iluminação

A iluminação é fundamental para a funcionalidade do seu closet. Opte pelas luzes brancas que não irão te confundir na hora de escolher a roupa. As luzes amareladas podem facilmente sabotar sua decisão, já que alteram a percepção das cores.

Além da iluminação principal, você pode instalar luzes indiretas dentro dos nichos. Elas irão te ajudar a encontrar mais facilmente o que precisa, sem contar que deixam o ambiente muito mais bonito.

Os espelhos também são interessantes para compor o closet. Multifuncionais, os espelhos decoram, ampliam o ambiente e, claro, te auxiliam na hora de decidir qual peça usar.

Priorize o conforto e o aconchego

Imagine, por exemplo, calçar um sapato em pé ou sem apoio? Desconfortável não é mesmo? Por isso, invista em tapetes confortáveis, puffs e outros objetos que tragam conforto para você na hora de se vestir.

Dicas de organização para o seu closet

  • Fácil visualização: organize suas roupas de modo que elas sejam facilmente localizadas dentro do closet. Você pode, inclusive, modificar o seu closet a cada estação do ano, deixando, por exemplo, no verão, saias, shorts e camisetas à mão. Já no inverno, inverta a ordem e coloque à disposição casacos e cachecóis.
  • Cabides, gavetas ou prateleiras: camisas, ternos, vestidos e outras peças que amassam com facilidade devem ser preferencialmente penduradas em cabides. Roupas menores e mais casuais podem ser dispostas em gavetas ou prateleiras. Leve em consideração as características de cada peça na hora de guardá-la no closet.
  • Organize por cor: na hora de pendurar as roupas nas araras ou colocá-las nos nichos, separe as peças por cor. Fica mais fácil de encontrar o que precisa e ajuda a deixar o visual do seu closet mais bonito.
  • Peças íntimas: pequenas e chatas de guardar, as peças intimas são as que mais sofrem com a falta de organização. Para resolver esse problema, conte com a ajuda de organizadores. Você os encontra facilmente em lojas de utilidades domésticas. Caso prefira, você mesmo pode fazer seu organizador com canos de PVC, funciona muito bem também
  • Joias e bijuterias: a forma mais interessante de organizar suas joias e bijuterias no closet é com a ajuda de araras e ganchos. Dessa forma, você evita que elas se enrosquem umas nas outras e as mantem de forma visível, sempre à mão. Para as pulseiras e anéis a dica é colocá-los em rolos de papelão ou outros suportes apropriados.
  • Bolsas e mochilas: se possível, destine um espaço do seu closet para bolsas e mochilas. As que você utiliza com frequência podem ficar penduradas em ganchos, as demais acomode em prateleiras, assim você evita o desgaste das alças.
  • Peças pouco usadas: todo mundo tem uma roupa ou um sapato que só utiliza em eventos especiais. Para não deixar essas peças estorvando o closet, coloque-as em caixas na parte mais alta do closet.
  • Sapatos: os sapatos ocupam muito espaço, por isso é importante saber guardá-los de modo inteligente. Hoje em dia, há uma série de suportes e compartimentos especiais só para eles. Verifique o espaço que você tem disponível no seu closet e escolha o tipo que se adapta melhor ao ambiente. Pode ser na vertical, pendurado na parede, em nichos ou dentro de caixas.

Como decorar o closet

A decoração do closet deve ser pensada para não atrapalhar a movimentação dentro dele. Para um closet pequeno, opte por trazer a decoração nos elementos citados anteriormente, como o espelho ou o tapete.

Mas se ainda tiver um espacinho na parede, pode pendurar um quadro bonito. Um canto vazio pode ser ocupado por um vaso de planta. Outra ideia é usar luminárias e lustres que se encaixam com o estilo do seu closet. Busque uniformizar o closet com uma cor só, especialmente se ele for pequeno, nesse caso valorize os tons mais claros.

Cestos e caixas organizadoras também podem contribuir com a decoração do closet. Outro item funcional e que valoriza a decoração são os cabideiros, você pode utilizar aqueles modelos de chão ou optar pelos que são fixados na parede. Use a criatividade na hora da decoração, mas tenha sempre em mente que o closet é um espaço funcional e não deve receber objetos demais sem necessidade.

Veja também: closet planejado, closets pequenos, modelos de closets.

105 ideias de closet para se inspirar

Quer se inspirar um pouquinho antes de correr para fazer o seu closet? Então confira as imagens que selecionamos. Tem closet pequeno, closet feminino, closet masculino, closet de casal, closet simples, closet luxuoso…escolha o seu e divirta-se!

Imagens e fotos de closet de casal

Imagem 1 – Um lado para ele, um lado para ela.

Um lado para ele, um lado para ela no closet

Imagem 2 – Tábua de passar retrátil: praticidade para o dia a dia dentro do closet

Tábua de passar retrátil

Imagem 3 – Poltrona confortável para auxiliar na troca de roupa.

Poltrona confortável no closet

Imagem 4 – Closet de andares: muita roupa e muito espaço.

Closet de andares

Imagem 5 – Closet de cores sóbrias decorado com vasos.

Closet de cores sóbrias

Imagem 6 – Porta de correr otimiza o espaço do closet.

Porta de correr no closet

Imagem 7 – Portas de madeira vazadas: opção para visualizar as peças e ventilar o ambiente ao mesmo tempo.

Portas de madeira vazadas

Imagem 8 – Lembre-se de manter os cabides altos o suficiente para não amassar as peças.

Lembre-se de manter os cabides altos o suficiente para não amassar as peças

Imagem 9 – Espelho ao fundo traz profundidade ao closet.

Espelho ao fundo traz profundidade ao closet

Imagem 10 – Prateleiras só para os sapatos.

Prateleiras só para os sapatos

Imagem 11 – Closet com iluminação natural.

Closet com iluminação natural

Imagem 12 – Espaço para guardar todas as coisas do casal.

Espaço para guardar todas as coisas do casal

Imagem 13 – Closet decorado com vaso de planta.

Closet decorado com vaso de planta

Imagem 14 – Closet com porta de vidro de correr: charme e elegância para o ambiente.

Closet com porta de vidro de correr

Imagem 15 – A decoração do closet de casal deve valorizar o gosto de ambos.

decoração do closet de casal

Imagens e fotos de closet feminino

Veja mais dicas sobre o closet feminino aqui.

Imagem 16 – Closet cor-de-rosa com detalhes pra lá de luxuosos.

Closet cor-de-rosa com detalhes pra lá de luxuosos

Imagem 17 – Cantinho especial para fazer a maquiagem e para guardar acessórios

Cantinho especial para fazer a maquiagem

Imagem 18 – Closet feminino simples e funcional: araras, prateleiras e um enorme espelho.

Closet feminino simples e funcional

Imagem 19 – Sapatos organizados um a um nas prateleiras.

Sapatos organizados no closet

Imagem 20 – Gaveta para acessórios: organizadores ajudam na visualização das peças.

Gaveta para acessórios

Imagem 21 – Closet todo branco com cestos de vime para compor a decoração.

Closet todo branco

Imagem 22 – Closet feminino com ganchos e suportes para organizar bolsas e acessórios.

Closet feminino com ganchos e suportes

Imagem 23 – Frisos dourados para deixar o closet sofisticado.

Frisos dourados para deixar o closet sofisticado

Imagem 24 – Na hora da maquiagem, um puff confortável e uma mesa decorada com flores.

Puff no closet

Imagem 25 – Papel de parede valorizou o closet pequeno e garantiu o toque de estilo e personalidade.

Papel de parede valorizou o closet pequeno

Imagem 26 – Espelho muito bem iluminado.

Espelho muito bem iluminado

Imagem 27 – Detalhes para valorizar o closet feminino.

Detalhes para valorizar o closet feminino

Imagem 28 – Closet feminino clean e elegante.

Closet feminino clean e elegante

Imagem 29 – Closet com porta espelhada.

Closet com porta espelhada

Imagem 30 – Closet com pia e torneira.

Closet com pia e torneira

Imagem 31 – Closet sem marcenaria: faça você mesmo utilizando organizadores.

Closet sem marcenaria

Imagens e fotos de closet masculino

Imagem 32 – Closet masculino em preto e branco.

Closet masculino em preto e branco

Imagem 33 – Closet masculino em formato de corredor.

Closet masculino em formato de corredor

Imagem 34 – Closet masculino de cores neutras.

Closet masculino de cores neutras

Imagem 35 – Compartimentos e divisórias são muito importantes para manter tudo organizado.

Compartimentos e divisórias no closet

Imagem 36 – Closet em preto e cinza; destaque para o forro de madeira.

Closet em preto e cinza

Imagem 37 – Closet fica mais aconchegante com iluminação indireta dos nichos e prateleiras.

Closet com iluminação indireta

Imagem 38 – Preto é a cor preferida nos closets masculinos.

Preto é a cor preferida nos closets masculinos

Imagem 39 – Balcão no meio do closet expõe acessórios do dono.

Balcão no meio do closet

Imagem 40 – Tapete de formas geométricas conduz até o closet.

Tapete de formas geométricas

Imagem 41 – Closet masculino planejado com araras, gavetas e prateleiras.

Closet masculino planejado

Imagem 42 – Iluminação especial para os sapatos.

Iluminação especial para os sapatos

Imagem 43 – Closet masculino com estrutura de aramado.

Closet masculino com estrutura de aramado

Imagem 44 – Porta de vidro deixa o closet à mostra para o quarto.

Porta de vidro deixa o closet à mostra para o quarto

Imagem 45 – Closet masculino de linhas retas e visual moderno.

Closet masculino de linhas retas

Imagem 46 – Caixas e gavetas mantem esse closet masculino organizado.

Imagens e fotos de closet infantil

Imagem 47 – Roupas penduradas no cabide na altura da criança.

Roupas penduradas no cabide

Imagem 48 – Closet infantil azul pastel.

Closet infantil azul pastel

Imagem 49 – Closet infantil com espaço para brinquedos, canetinhas e lápis de cor.

Closet infantil com espaço para brinquedos

Imagem 50 – Closet infantil branco com detalhes em dourado.

Closet infantil branco

Imagem 51 – Closet infantil também deve valorizar espaço para acessórios.

Closet infantil

Imagem 52 – Ursinhos de pelúcia ajudam a compor a decoração do closet infantil.

Ursinhos de pelúcia no closet

Imagem 53 – Closet infantil com espelho e caixinhas divertidas para os acessórios.

Closet infantil com espelho

Imagem 54 – Closet infantil de cores neutras.

Closet infantil de cores neutras

Imagem 55 – Nesse closet de menino, o vermelho contrasta com o azul.

Nesse closet de menino, o vermelho contrasta com o azul

Imagem 56 – Adesivos dourados deixam o closet alegre.

 Adesivos dourados deixam o closet alegre

Imagem 57 – Caixas organizadoras são ótimas para closets infantis.

Caixas organizadoras são ótimas para closets infantis

Imagem 58 – Closet de menino decorado com o esporte preferido.

Closet de menino decorado com o esporte preferido

Imagem 59 – Closet infantil de aramado.

Closet infantil de aramado

Imagem 60 – A brincadeira não fica de fora nem no closet.

A brincadeira não fica de fora nem no closet

Imagens e fotos de closet pequeno

Imagem 61 – Em closets pequenos, a área central deve ser mantida sempre livre.

Em closets pequenos, a área central deve ser mantida sempre livre

Imagem 62 – Closet pequeno utilizando só uma parede.

Closet pequeno utilizando só uma parede

Imagem 63 – Closet pequeno aproveitando a parede do teto até o chão.

Closet pequeno aproveitando a parede do teto até o chão

Imagem 64 – Closet estreito e comprido.

Closet estreito e comprido

Imagem 65 – Closet pequeno só com prateleiras.

Closet pequeno só com prateleiras

Imagem 66 – Araras e gavetas para organizar o closet.

Araras e gavetas para organizar o closet

Imagem 67 – Tudo escondido nesse closet.

Tudo escondido nesse closet

Imagem 68 – Cor branca valoriza o espaço pequeno, o preto dá o toque de sofisticação.

Cor branca valoriza o espaço pequeno

Imagem 69 – Planejar o espaço é fundamental para que o closet pequeno seja funcional.

Planejar o espaço é fundamental para que o closet pequeno seja funcional

Imagem 70 – Aproveite as paredes vazias para pendurar peças e acessórios.

Aproveite as paredes vazias para pendurar peças e acessórios

Imagem 71 – Espelhos ajudam a criar profundidade e amplitude em closets pequenos.

Espelhos ajudam a criar profundidade e amplitude em closets pequenos

Imagem 72 – Cuidado com objetos no chão, eles podem atrapalhar a circulação.

Cuidado com objetos no chão, eles podem atrapalhar a circulação

Imagem 73 – Closet pequeno fechado com cortina.

Closet pequeno fechado com cortina

Imagem 74 – Prateleiras permitem acomodar muitas peças em pouco espaço.

Prateleiras permitem acomodar muitas peças em pouco espaço

Imagem 75 – Mesmo com pouco espaço, não se esqueça de priorizar o conforto do seu closet.

não se esqueça de priorizar o conforto do seu closet

Imagem 76 – Porta de correr é a melhor opção para closet pequeno.

Imagens e fotos de closet luxuoso

Imagem 77 – Um closet só para sapatos.

Um closet só para sapatos

Imagem 78 – Prateleiras que parecem vitrines luxuosas.

Prateleiras que parecem vitrines luxuosas

Imagem 79 – Não é uma loja, é um closet.

Não é uma loja, é um closet

Imagem 80 – Detalhes luxuosos.

Detalhes luxuosos no closet

Imagem 81 – Closet todo de vidro: cortina garante a privacidade.

Closet todo de vidro: cortina garante a privacidade

Imagem 82 – Closet de estilo vitoriano: glamour e elegância.

Closet de estilo vitoriano: glamour e elegância

Imagem 83 – Closet com porta de vidro articulada.

Closet com porta de vidro articulada

Imagem 84 – Exposição de sapatos.

Exposição de sapatos

Imagem 85 – Cabine de banho no meio do closet.

Cabine de banho no meio do closet

Imagem 86 – Closet com espaço de sobra.

Closet com espaço de sobra

Imagem 87 – Um closet de realeza.

Um closet de realeza

Imagem 88 – Madeira de tom escuro traz glamour ao closet.

Madeira de tom escuro traz glamour ao closet

Imagem 89 – Iluminação é um detalhe importante para valorizar o closet.

Iluminação é um detalhe importante para valorizar o closet

Imagem 90 – Portas de vidro deixam o closet refinado e de aparência delicada.

Portas de vidro deixam o closet refinado e de aparência delicada

Imagem 91 – Closet com vista privilegiada.

Closet com vista privilegiada

Imagens e fotos de closet aramado

Veja mais fotos e dicas de closet aramado aqui.

Imagem 92 – Closet aramado com prateleiras de vidro.

Closet aramado com prateleiras de vidro

Imagem 93 – Aramado deixa o closet mais descontraído e jovial.

Aramado deixa o closet mais descontraído e jovial

Imagem 94 – Prateleiras de aramado permitem respiro para as roupas.

Prateleiras de aramado permitem respiro para as roupas

Imagem 95 – Closet aramado é uma opção bonita e econômica.

Closet aramado é uma opção bonita e econômica

Imagem 96 – Sapatos sustentados pelo aramado na parede.

Sapatos sustentados pelo aramado na parede

Imagem 97 – Aramado bronze: luxo e glamour para o closet.

Aramado bronze: luxo e glamour para o closet

Imagem 98 – Closet simples com araras.

Closet simples com araras

Imagem 99 – Aramado branco para seguir a proposta clean do closet.

Aramado branco para seguir a proposta clean do closet

Imagem 100 – Aramado preto com madeira traz sofisticação ao closet.

Imagem 101 – Closet de aramado aberto no quarto.

Closet de aramado aberto no quarto

Imagem 102 – Opção para acomodar os sapatos no closet: deixe-os embaixo das roupas.

Opção para acomodar os sapatos no closet: deixe-os embaixo das roupas

Imagem 103 – Aramado: para descontrair a seriedade do ambiente.

Aramado: para descontrair a seriedade do ambiente

Imagem 104 – Closet estiloso com aramado azul turquesa.

Closet estiloso com aramado azul turquesa

Imagem 105 – Ideia simples para um closet: aramado e cortina.

Ideia simples para um closet: aramado e cortina