Como arrumar cama de casal: veja dicas essenciais e passo a passo

Por - Atualizado em:

Uma cama bem arrumada deixa qualquer quarto com um toque especial de conforto e aconchego. Não há nada como chegar em casa após um dia cansativo de trabalho e encontrar uma cama linda e toda organizada, não é mesmo? E não precisa nem ser algo muito luxuoso, cheio de almofadas, travesseiros e edredons.

Com alguns truques muito simples de como arrumar cama de casal, a sua cama pode ficar super bem arrumada e dar um toque ainda mais especial à decoração do seu quarto!

A cama é a peça principal de todo quarto e, por este motivo, quando ela está organizada e bonita, o cômodo inteiro também fica mais agradável e aconchegante. Como diz um ditado da cultura popular: “Cama bagunçada, vida bagunçada”. Portanto, vale a pena você investir um pouquinho de tempo todas as manhãs para deixar a sua cama arrumada antes de sair de casa.

Com alguns truques simples, você não perderá nem 5 minutos na tarefa. Siga a leitura e confira as dicas que separamos de como arrumar cama de casal!

Como arrumar cama de casal: quais peças são realmente necessárias?

Com uma vida corrida, nós sabemos que o tempo para arrumar a casa e manter tudo em ordem é bastante curto. Por isso, neste artigo trouxemos dicas práticas e eficientes para que você aprenda a arrumar a cama do jeito mais rápido possível, sem comprometer a organização e elegância do seu quarto.

Você verá que ao manter a cama sempre limpa, arrumada e aconchegante, você dormirá melhor e sentirá muito mais conforto ao entrar em seu quarto. Não há remédio melhor para uma rotina cansativa e estressante do que uma boa noite de descanso, não é mesmo? E por isso que é tão importante que você saiba como arrumar cama de casal.

Muitas pessoas se perguntam quais são as peças realmente necessárias para deixar a cama arrumada e bonita. Há muitas fotos de inspiração para a organização de cama em revistas e pela internet, mas elas sempre parecem complicadas de reproduzir, devido a quantidade de almofadas, mantas e edredons.

Mas calma! Se você deseja arrumar a sua cama de uma forma mais simples e econômica, sem deixar o conforto e a beleza de lado, a seguir você confere quais são as peças e roupas de cama de fato necessárias para essa tarefa! Não perca.

A dica principal de como arrumar cama de casal é que você escolha itens que combinem com a decoração geral do quarto. Como dissemos, a cama é a peça central do quarto e, por isso, ela deve estar de acordo com a decoração do ambiente. Combine cores e estampas e use a sua criatividade na escolha do tema.

Para arrumar a sua cama de uma forma simples e bonita, inicialmente, você irá precisar das seguintes peças:

  • 1 lençol com elástico para utilizar no colchão (o famoso “lençol de baixo”);
  • 1 lençol para cobrir (ou “lençol de cima”);
  • Fronhas em número suficiente para os travesseiros que você possui;
  • 1 edredom ou colcha.

Quando ao número de travesseiros, nós recomendamos um total de 4 para camas de casal, sendo dois para dormir e dois travesseiros de apoio. Entretanto, se você quiser utilizar mais travesseiros para enfeitar ou, então, complementar a decoração com almofadas, use a criatividade! Fique atento, somente, à decoração do espaço e use cores que combinem com o geral do quarto.

Como economizar na compra desses itens?

Como arrumar cama de casal

Bem, se você deseja gastar menos e, ainda assim, ter a sua cama sempre linda e elegante, aconselhamos que você invista em um jogo de cama que contenha todas as peças que citamos anteriormente. Os jogos de cama costumam ser mais baratos do que fazer a compra de itens avulsos e, além disso, fazer a compra de um jogo de camas é garantir que todas as peças irão combinar!

Se você possuir muitos travesseiros, talvez o jogo de cama não contenha todas as fronhas de que você precisa. Para resolver esse problema, você pode fazer a compra de fronhas avulsas de cores neutras. Assim, não gasta muito e ainda garante que as suas fronhas extras irão combinar com qualquer jogo de lençóis.

Uma dica na hora de gastar menos com o item que mais irá aparecer na cama, ou seja, o edredom ou colcha, é pensar que esta peça pode ser somente para decoração. Na hora de dormir, você pode utilizar um cobertor ou edredom mais quentinho e confortável do que a peça que cobre a cama durante o dia.

Desta forma, você fica mais livre para escolher uma colcha que seja bonita esteticamente, mas que não necessariamente será usada para dormir!

Pode parecer um investimento um pouco alto somente para decorar a cama, mas quando você entrar no quarto e se deparar com uma cama linda e aconchegante, entenderá que cada detalhe vale a pena.

Como arrumar cama de casal: passo a passo

Agora, você irá aprender um passo a passo rápido e eficiente de como arrumar cama de casal. Seguindo os passos que apresentamos aqui, você irá arrumar a sua cama de forma rápida e logo isso se tornará parte da sua rotina matinal.

1. Lençol de elástico

A primeira coisa que você deverá fazer para arrumar a cama é colocar o lençol de elástico no colchão. Comece encaixando o elástico na cabeceira da cama e, posteriormente, arrume as laterais. É importante observar as costuras do lençol e deixá-las para o lado de baixo.

Após encaixar todos os lados do lençol, centralize-o e passe as mãos pelo tecido para tirar qualquer vinco e melhorar o acabamento.

2. Lençol de cobrir

Agora, você irá colocar o lençol de cima (aquele sem o elástico) na cama. Abra-o sobre o colchão e centralize bem o lençol na cama. Se desejar, faça uma dobra de aproximadamente 30cm no lençol a partir da cabeceira.

3. Colcha ou edredom

Em seguida, você irá colocar a colcha ou edredom sobre a cama. Centralize bem a peça, começando pelas laterais e pela frente da cama. O ideal é que a sua colcha ou edredom cubram toda a cama, até o chão.

Depois de arrumar bem a colcha, passe as mãos sobre ela para retirar qualquer vinco e, então, faça uma dobra a partir da cabeceira, da mesma forma que fez com o lençol.

4. Fronhas e travesseiros

Agora você irá colocar as fronhas nos travesseiros e organizá-los na cama. Uma dica de organização que deixa qualquer cama linda e muito aconchegante é dispor dois travesseiros apoiados na diagonal entre a cabeceira e a cama e os outros dois travesseiros apoiados nos primeiros.

Se você tiver almofadas, busque centralizá-las com os travesseiros para formar uma composição harmônica.

5. Mantenha a organização

A dica principal é sempre manter a organização e a limpeza da cama. Ao acordar, estique o lençol de elástico, centralize o lençol de cima e arrume bem a colcha ou edredom. Então, posicione os travesseiros e almofadas conforme explicamos. Assim, quando você voltar para o quarto após um dia cansativo, será recebido por uma cama arrumada e confortável.

Lembre-se de trocar as roupas de cama com frequência, inclusive as capas de travesseiros e almofadas. Quando possível, coloque o colchão e os travesseiros no sol e utiliza capaz antialérgicas para manter a sua família livre das rinites alérgicas.

Gostou das dicas de como arrumar cama de casal? Escreva nos comentários!