Como clarear roupa branca: passo a passo e dicas essenciais

Por - Atualizado em:

Lavar roupa branca pode ser um desafio e tanto quando não se sabe muito bem o que fazer com ela. Afinal, precisa de alvejante? Deixa de molho? Lava com sabão de coco? Usa anil?

Calma! Não precisa queimar os seus neurônios para descobrir como clarear roupa branca. Todas as informações que você precisa estão aqui, nesse post. Vem ver.

Como clarear roupa branca: dicas e cuidados

Como clarear roupa branca

Você já ouviu aquele ditado “melhor prevenir, do que remediar”, não é mesmo? No caso das roupas brancas, a prevenção tem tudo a ver com a lavagem correta.

Por isso, o primeiro cuidado que você deve ter é separar as peças brancas das peças coloridas e escuras. Isso porque as roupas coloridas podem soltar tinta e acabar manchando as peças mais claras.

E para evitar desperdício de tempo, água e energia, procure acumular um bom número de peças antes de fazer a lavagem, ok?

Feito isso, use os produtos adequados para a lavagem de roupas brancas. Evite, a todo custo, o uso de água sanitária e cloro nas roupas brancas. Isso porque a água sanitária (e o cloro) tende a amarelar as peças com o passar do tempo, sem contar que ela danifica as fibras do tecido, fazendo com que suas roupas se desgastem mais rapidamente.

Prefira usar sabão de coco para fazer a lavagem, única e exclusivamente.

Mas antes de colocar a roupa na máquina ou no tanque é importante verificar se existe alguma mancha. Em caso positivo, faça a remoção manualmente. O procedimento para tirar mancha de roupa branca vai depender do tipo de mancha.

Por exemplo, manchas de gordura, como massa de tomate, óleo de fritura ou batom, devem ser removidas com detergente neutro e água morna. Já as manchas amareladas causadas pelo suor ou uso de desodorante, por exemplo, podem ser removidas com água oxigenada. Em ambos os casos, deixe o local da mancha por alguns minutos de molho e esfregue em seguida.

Na hora de lavar, leia a etiqueta da roupa e certifique-se que a peça pode ser lavada na máquina ou no tanquinho. Para o caso de roupas brancas delicadas, a recomendação é sempre fazer a lavagem à mão ou, no máximo, usando saquinhos protetores para máquina de lavar.

O momento da secagem também é importante para as roupas brancas. A dica aqui é virar a peça do avesso, assim caso alguma poeira ou sujeira entre em contato com a roupa, ela não ficará visível.

Como clarear roupa branca com detalhes coloridos

As roupas brancas com estampa ou detalhes em outras cores devem receber uma atenção diferenciada na hora da lavagem e da remoção de manchas.

A primeira coisa que você deve fazer é saber se as partes coloridas da roupa soltam tinta. Faça o teste molhando apenas a área com cor e friccione uma esponja sobre o local.

Em seguida, verifique se algum resquício de tinta ficou impregnado na esponja. Em caso positivo, lave a peça separadamente das demais roupas brancas e não use alvejantes na peça.

Como clarear roupa branca amarelada

Como clarear roupa amarelada

Coisa triste é ver aquela roupa branquinha ficando amarelada com o tempo. E isso pode acontecer, mesmo que você tome todos os cuidados mencionados acima.

Mas por sorte existem várias receitinhas caseiras que prometem acabar com o problema. Confira algumas delas:

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um dos maiores aliados da limpeza domestica, inclusive, no que diz respeito a lavagem de roupas.

Para clarear roupa branca amarelada experimente diluir meio copo de bicarbonato de sódio em um balde com água até a metade. Para potencializar o efeito, adicione meio copo de vinagre branco.

Mergulhe a roupa (que deve já deve estar lavada) e deixe-a de molho nessa mistura por cerca de duas horas. Retire-a do balde, enxague e coloque para secar como de costume.

O bicarbonato de sódio também pode ser usado para ajudar a remover manchas de colarinho, punhos e axilas. Nesse caso, a dica é fazer uma pastinha com o bicarbonato e esfregá-lo diretamente sobre as manchas secas. Deixe a mistura agir por aproximadamente uma hora. Esfregue mais um pouco se achar necessário, lavando e enxaguando em seguida como de costume.

Vinagre branco

O vinagre branco é outro ótimo agente clareador e que pode ser usado para reavivar o branco das roupas.

O procedimento é similar ao do bicarbonato. Ou seja, basta diluir meio copo de vinagre branco em um balde com água e mergulhar a roupa. Pode adicionar bicarbonato se desejar.

Em seguida, enxague e lave a roupa como de costume.

Outra opção é colocar o vinagre diretamente no dispenser da máquina de lavar. Mas, lembrando que, nesse caso, o resultado não é tão eficiente quanto na lavagem manual.

A melhor parte de usar vinagre é que ele atua como um multiuso, já que além de clarear as roupas, o produto ainda amacia e tira odores.

Limão

O limão possui a mesma ação branqueadora do vinagre e pode ser usado para clarear as peças brancas seguindo o mesmo passo a passo.

Para manchas encardidas, no entanto, recomenda-se o uso do bicarbonato em conjunto com o limão. Faça uma pastinha com os ingredientes e esfregue no local da mancha.

Água morna ou quente

A água morna ou quente funciona muito bem para remover manchas e clarear as roupas brancas, especialmente no caso de manchas mais difíceis. Isso porque as altas temperaturas abrem as fibras do tecido e, com isso, a sujeira sai com maior facilidade, deixando a sua roupa mais limpa com menos esforço.

Mas se a intenção for apenas branquear as peças, use a água quente junto com o bicarbonato de sódio. A dupla é tiro e queda.

Água oxigenada

A água oxigenada pode ser usada para remoção daqueles amarelados difíceis de sair, como os de desodorante, por exemplo.

Nesse caso, basta aplicar água oxigenada (volume 20 ou 30) diretamente sobre a mancha, aguardar cerca de meia hora e enxaguar em seguida.

Caso a mancha persista, repita o procedimento.

Alvejante e bicarbonato

Outra boa dica para clarear roupas brancas amareladas é a mistura entre alvejante (sem cloro) com bicarbonato de sódio.

Coloque a roupa branca de molho nessa mistura e aguarde por cerca de uma hora. Enxague e lave como de costume.

Anil

Essa é uma dica de vó! O anil, vendido em pedra ou liquido, é usado há muito tempo para branquear as roupas. Mas atenção: o anil pode criar uma falsa sensação de brancura, uma vez que ele confere a peça um tom de branco azulado.

Por isso, seu uso é recomendado apenas esporadicamente. No dia a dia mantenha os cuidados com a peça branca para garantir a brancura real.

Coloque a roupa pra quarar

Essa dica também é bem antiguinha e consiste, basicamente, em colocar a roupa exposta ao sol.

Para isso, você deve ensaboar a peça com sabão de coco e deixá-la aberta dentro de uma bacia. Em seguida, procure um lugar da casa com incidência direta de sol e coloque a bacia com a roupa por lá. Esse processo é o que nossas avós chamavam de “quarar”.

O sol é um agente clareador natural e junto do sabão ajudam a deixar as peças mais branquinhas.

E então qual dessas técnicas de clarear roupa branca você vai adotar na sua vida?