Como cortar espelhos: materiais necessários, dicas e passo a passo

Por -

Tem muita coisa que a gente acha que não dá para fazer em casa. Mas só acha! Porque na realidade é possível sim, inclusive cortar espelho e vidro.

Pode parecer perigoso, complicado e que não vai dar certo, mas acredite: com as dicas, as ferramentas e as inspirações certas, você pode cortar espelho em casa tranquilamente.

E para quê exatamente você precisa saber como cortar espelho? Simples: para reaproveitar um espelho que quebrou, para personalizar uma peça ou mesmo para renovar a decoração da casa. E você já deve imaginar que realizando esse trabalho por conta própria ainda economiza uma graninha, não é mesmo?.

Bora então aprender como cortar espelho e vidro?

Como cortar espelho: segurança em primeiro lugar

Como cortar espelhos

Em primeiríssimo lugar cuide da sua segurança ao manusear peças de vidro. Esse tipo de material pode soltar lascas, farpas e estilhaços capazes de provocar ferimentos graves. Por isso, já comece providenciando luvas e óculos de proteção.

Também é importante usar sapatos fechados na hora de cortar o espelho, isso evita que estilhaços atinjam o seu pé ou então que você pise em lascas de vidro que, por ventura, tenham caído no chão.

Prefira realizar o corte do espelho em um local externo e longe de crianças e animais domésticos.

Outra dica importante: use apenas espelhos em boas condições. Nada de querer cortar espelhos trincados ou muito corroídos pelo tempo, uma vez que a possibilidade deles soltarem estilhaços é muito maior.

Materiais necessários para cortar espelho

Depois de separar os itens de segurança para esse trabalho, providencie os demais materiais necessários:

  • Espelho ou vidro que deseja cortar
  • Lixa
  • Cortador de vidro
  • Régua ou fita métrica
  • Caneta
  • Toalha
  • Álcool
  • Pano de limpeza

O cortador de vidro é um item indispensável para essa tarefa. Se você não tiver um em casa, não se preocupe. Hoje em dia é muito fácil encontrar cortadores de vidro para vender em lojas de material de construção, casas de ferragens e de lojas produtos para artesanato. Pela internet também é possível encontrar cortadores para vender.

Na hora de comprar o cortador de vidro você notará que existe uma diferença de preços entre os modelos. Os mais baratos custam em torno de R$ 15, já os mais caros podem chegar a custar R$ 60. A principal diferença entre eles é a ponta do cortador. Os mais baratinhos geralmente são feitos com ponta de aço, enquanto os mais caros são fabricados com pontas de carbureto.

Se a sua intenção é fazer cortes simples, retos e em pouca quantidade, os cortadores simples são suficientes e dão conta do recado. Mas se a ideia é realizar cortes em curva, com desenhos e em grandes quantidades prefira, nesse caso, um modelo mais profissional.

Anotou tudo? Então vamos para o próximo passo.

Como cortar espelho – Passo a passo

Passo 1: Comece limpando toda a superfície do vidro ou espelho com um pano macio levemente umedecido com álcool. Essa etapa é importante para remover possíveis partículas de poeira que podem atrapalhar o processo de corte do espelho, portanto, não a ignore.

Passo 2: Depois de limpar toda a peça, faça a marcação do corte na face do espelho. Para isso, use a fita métrica (ou a régua) e uma caneta (pode ser daquelas do tipo permanente, usadas para marcar CD’s). A linha deve ser bem marcada para garantir um corte preciso.

Passo 3: Forre com a toalha uma superfície firme, reta e regular para apoiar o espelho. Em seguida segure o espelho com uma mão e com a outra posicione o cortador verticalmente sobre o ponto inicial da linha.

Passo 4: Deslize o cortador de vidro sobre a linha marcada. É muito importante que você passe o cortador de modo firme, contínuo e com uma leve pressão em toda a extensão da linha, evitando interromper o corte.

Passo 5: Se tudo der certo, você vai ouvir um barulho agudo, indicando que o vidro está sendo cortado corretamente. A ausência de som, por outro lado, sinaliza que o corte não está sendo feito do modo certo. Corrija esse erro aumentando a pressão sobre o espelho, mas sem exageros.

Passo 6: Após concluir o traçado do cortador sobre a linha você precisará destacar as partes do espelho. Para isso, posicione o espelho sobre a borda da superfície com a área do corte para fora. Em seguida, exerça uma leve pressão para baixo e o espelho se dividirá. Caso o espelho seja pequeno, a ponto de conseguir segurá-lo firmemente com as mãos, basta girar os pulsos e as partes cortadas se destacarão.

Para espelhos muito grandes, a dica é manter a peça apoiada sobre uma superfície com o lado do risco virado para baixo. Em seguida, com as mãos, comece a exercer uma pressão suave e contínua ao longo de toda extensão das partes cortadas.

Outra forma de destacar o espelho é com a ajuda de um alicate. Posicione a ferramenta a cerca de 1,5 cm da linha de corte e pressione para baixo. Essa técnica também é a mais indicada para cortes curvos ou com desenhos mais trabalhados.

Vale ressaltar que nessa etapa é fundamental que você esteja utilizando luvas, isso porque caso o espelho não tenha sido cortado corretamente há uma grande possibilidade dele soltar estilhaços.

Passo 7: Com o espelho cortado, você deve partir para a etapa do acabamento. Faça isso usando uma lixa. O processo de lixamento remove todas as lascas e farpas das bordas do espelho, deixando-o mais seguro e bonito.

Agora é só pendurar o seu espelho cortado onde desejar e apreciar a nova decoração. Viu só como foi simples?