Como fazer almofada: dicas essenciais, métodos e passo a passo

Por -

As almofadas são um elemento decorativo que podem fazer parte tanto da sala – dando aquele toque especial ao sofá – quanto do quarto.

Elas existem nos mais diversos formatos. Desde os mais tradicionais, quadrados e com cores simples, até os mais animados, com smiles e muitos desenhos no tecido.

Você pode comprá-las, mas não existe nada mais divertido do que poder criar sua própria almofada, personalizando do jeito que você preferir.

A verdade é que fazer almofada não é tão complicado quanto parece e se você seguir o passo a passo, mesmo que não tenha muita experiência com costura, pode criar diversos modelos para colocar em cima do sofá ou da cama.

Descubra agora como você pode fazer sua própria almofada:

Materiais necessários

Para fazer uma almofada você vai precisar de:

  • Tecido a sua escolha;
  • Tesoura para tecido;
  • Espuma;
  • Alfinetes;
  • Régua;
  • Lápis;
  • Linha de costura da mesmo cor ou em tom que combine com o tecido;
  • Fita termocolante ou termocola;
  • Ferro de passar roupa.

Dica: você pode usar outros materiais como enchimento da sua almofada, além da espuma há a pena de ganso e a pluma.

Preparação

Antes de começar a confeccionar a sua almofada é preciso alguns preparativos. Você precisa decidir qual será o tamanho dela. Será pequena? Média? Grande? Cada tamanho varia a quantidade de tecido e espuma necessária.

Em seguida é hora de escolher o tecido. Além do toque decorativo é preciso levar em conta alguns outros pontos. É importante que seja resistente, fácil de limpar e que não encolha após a lavagem. Tente focar em algo que seja bonito, mas que também facilite sua vida no dia a dia.

Resolvido o tamanho e o tecido, é hora de pensar no enchimento. Muitas pessoas optam pelo sintético e preferem a espuma. Se você quiser há também opções naturais como a pluma e as penas.

Por último decida como será o fechamento da sua almofada. Você irá costurá-la completamente? Usar botões? Velcro? Zíper? Pense em algo que seja prático e ao mesmo tempo não cause vazamento do enchimento.

Métodos

Existem alguns métodos diferentes para fazer uma almofada. O mais conhecido é o com costura, mas há outras opções. Aposte naquela que achar mais prática.

Com costura

Corte dois quadrados – ou círculos – no tamanho desejado para a almofada. Coloque um com a estampa virada para cima e o segundo pedaço sobre este, com a estampa virada para baixo. Coloque alfinetes nas pontas para prender o tecido.

Com a ajuda do lápis trace uma marca para realizar a costura. Deve ter 1,5cm de folga em relação a ponta. Costure com a ajuda da máquina de costura ou a mão. Use a linha que você separou anteriormente. Deixe uma abertura de aproximadamente 15 cm em um dos lados da almofada.

Vire o tecido do lado certo e coloque o enchimento a sua escolha. Costure a abertura deixada na almofada. Aqui apenas linha e agulha poderão ser usadas e é indicado apostar nos pontos deslizados para que a costura não fique tão aparente.

Sem costura

Separe dois pedaços de tecido no formato e tamanho escolhido para sua almofada. Coloque uma das partes com o lado estampado virado para baixo e passe a termocola ou a fita termocolante e cole a segunda parte do tecido, com a estampa virada para cima. Deixe uma parte aberta, sem cola, para poder inserir o enchimento.

Ligue o ferro de passar na tomada e deixe esquentar. É preciso que esteja em uma temperatura bastante elevada para que consiga ativar a termocola e colar os dois pedaços de tecido. Quando atingir esse ponto, passe o tecido, focando principalmente nas partes em que foi colocada a cola.

É possível deixar o ferro sobre o tecido por alguns segundos, mas apenas nas partes em que foi passada a termocola. Não demore muito para erguer o ferro novamente, pois há o risco de queimar o tecido.

Depois de passar bem o ferro, desligue-o e deixa o tecido descansar. Recheie sua almofada e repita o processo no pedaço que deixar aberto para colocar o enchimento.

Tecido duplo

Para fazer uma almofada com tecido duplo você deve cortar três quadrados de 60 cm em um tecido maior. Essa dica é ideal para quem busca fazer almofadas quadradas. Corte ao meio um dos quadrados e cole no quadrado grande, a aproximadamente 10 cm da borda. Pegue a outra metade e cole do outro lado.

Costure as dobras de cada uma das metades que você colou no quadrado maior. Em seguida costure ou cole as bordas dos quadrados grandes. Coloque o estofamento e sua almofada estará pronta.

Personalização

Apesar de você poder apostar em tecidos bem coloridos na hora de montar sua almofada, é interessante personalizá-la, dando um toque único.

Aplicações

Comece fazendo aplicações nas almofadas, por ser uma forma mais simples, rápida e prática de decorar o objeto. Pérolas, miçangas, paetês e strass podem ser colados com o uso de cola para tecido ou cola quente.

Faça desenhos, contorne as bordas da almofada, escreva palavras com as aplicações. Fica a sua escolha como irá finalizar sua almofada.

Se preferir botões pode costurá-los ao tecido, colocando um grande botão bem no meio da almofada ou vários em algum ponto.

Caso você não tenha prática com costura e tenha feito a almofada usando a técnica de cola térmica, pode também colar os botões no tecido. Aqui use cola para tecido ou cola quente, assim como faria nas outras aplicações.

Laterais

As laterais das almofadas podem receber aplicações, mas há outras opções de personalização. Franjas e pompons são muito comuns nas laterais, mas lembre-se de fazê-los nos objetos que vão ficar longe de animais de estimação, que podem ver a franja ou pompom como um convite a puxar a almofada.

As franjas são feitas com o próprio tecido, e você deve cortar dois pedaços quadrados de tecido que tenham de 45 a 60 cm. O tecido em que você fará a franja (basta ir cortando com a tesoura, como se fosse fazer um retângulo, mas não em todo o pedaço de tecido) deve ter largura quatro vezes maior do que os pedaços de tecido usados na almofada.

Coloque o pedaço do tecido usado para a franja sobre o tecido da almofada, as pontas da franja devem estar para dentro. Costure e em seguida coloque o outro pedaço de tecido, como se fosse fazer uma almofada simples com costura. Vire do lado certo e basta colocar o enchimento.

Para os pompons use lã. Faça-os com os dedos, enrolando o fio várias vezes em formato de oito. Prenda o meio com outro pedaço de lá e corte as laterais do seu oito para produzir o pompom. Finalize costurando na almofada.

Desenhos

Se você optou por um tecido liso, talvez queira fazer desenhos ou escritos na sua almofada. Para isso vai precisar de caneta para tecido e do molde de letras ou do desenho que deseja fazer.

É indicado fazer os desenhos no tecido antes de encher a almofada. Use lápis para seguir o contorno dos moldes, assim evita erros e finalize pintando com a caneta para tecido.

Você pode usar várias cores de caneta ou uma única, tudo depende do que você deseja desenhar na almofada.

Viu como é fácil fazer uma almofada? Agora você já sabe que pode criar a sua em casa, do jeito que você imaginar! Se não quiser fazer a almofada, o mesmo processo é indicado para as capas delas, só substitua a costura de um dos lados por zíper!