Como fazer casinha de cachorro: veja o passo a passo e cuidados essenciais

Por -

Os pets hoje já são parte da família. A maioria das pessoas tem um cão ou gato em casa e está sempre se dedicando a dar o melhor para ele. Se você adotou um cãozinho, sabe que ele vai precisar de uma casinha, para dormir ou para ficar enquanto você não estiver em casa.

O mais legal de tudo é que você mesmo pode construir a casinha do seu cachorro. Basta procurar pelos materiais corretos, estudar o modelo que você acha mais interessante e colocar a mão na massa.

Quer fazer uma casinha de cachorro para presentear o seu amigo de quatro patas? Saiba agora tudo o que você vai precisar e o passo a passo para construí-la!

Materiais necessários

Para fazer casinha de cachorro você vai precisar de:

  • Madeira;
  • Plástico;
  • Tinta esmalte ou epóxi;
  • Verniz;
  • Pregos;
  • Martelo;
  • Esquadro;
  • Caneta;
  • Folha em branco;
  • Cerrote;
  • Chave Philips;
  • Parafusos;
  • Caixas de feira, ripas ou paletes;
  • Cola de madeira;
  • Garrafas pet;
  • Furadeiras.

Como fazer casinha de cachorro passo a passo

Como fazer casinha de cachorro passo a passo

Nesse passo a passo vamos ensinar como fazer casinha de cachorro com madeira ou palete.

Madeira

Comece com a base da casinha de cachorro. Vamos considerar um cão de porte médio. Você deve cortar uma tábua. Serão necessários quatro pedaços de 60 cm de comprimento.

Monte um quadrado com os quatro pedaços cortados, use a furadeira para as pontas, onde você irá parafusar as tábuas. Se preferir você pode pregar uma na outra, ainda no formato de quadrado.

Com a ajuda do lápis e do esquadro, você deve criar a medida do piso, em uma tábua de compensado com 20 mm de espessura. No caso da ideia que estamos seguindo, é preciso que o piso tenha 60 cm x 60 cm. Prenda o piso na base que você montou anteriormente. Pode usar parafusos ou pregos.

Agora chegou a hora de montar as paredes. Como estamos fazendo uma casinha quadrada, você deve recortar laterais com 60 cm x 60 cm. Para a parte frontal e traseira você precisará recortar um quadrado de 60 cm x 60 cm com um triângulo 60 cm x 60 cm x 60 cm. Você pode traçar o desenho com lápis e esquadro antes de cortar a madeira.

Na parte frontal é preciso desenhar a entrada da casinha. Faça algo que fique confortável para o cão, mas ao mesmo tempo não entre muito vento ou chuva. 25 cm de largura por 33 cm de altura são suficientes para um cão de porte médio.

Para firmar as paredes você deve cortar pedaços de 60 cm de uma tábua 2 x 2 polegadas. Serão necessárias 8 peças. Pregue quatro delas nas paredes e monte essa parte da casinha.

Agora chegou a hora de montar o telhado. Como você quer que fique um pouco mais comprido do que a casinha, recorte duas tábuas com tamanho 70 cm de comprimento por 60 cm de largura. Pregue no topo da casinha. Use os quatro apoios restantes para firmar, que você cortou anteriormente.

Finalize a casinha pintando do jeito que preferir. O ideal é apostar na tinta esmalte ou epóxi. Você pode decorar também o telhado e se quiser escrever o nome do cãozinho na entrada, ao lado da porta. Deixe secar e finalize com uma camada de verniz, que pode ser passado também no interior da casinha.

A tinta e o verniz já secaram? Coloque uma caminha, cobertor e carpete dentro da casinha. Se quiser adicione também outros acessórios, como os brinquedos do pet.

Palete

Para montar uma casinha de cachorro com paletes você deve começar desmontando-os com a ajuda de um martelo. O mesmo é válido para as caixas de fruta, caso você tenha um cachorro menor. As ripas soltas são o que você vai utilizar para fazer a casinha.

Junte aproximadamente seis ripas lado a lado. Faça o desenho de um triângulo. Nesse momento você irá preparar a parte da frente e de trás da casinha do cachorro, então precisa repetir o processo com as seis ripas duas vezes. Recorte a madeira na linha que você desenhou.

Chegou a hora de manter as ripas juntas. Para isso você vai precisar de tábuas quadradas, 2 x 2, igual você usaria no projeto da casinha de madeira. Pregue a ponta recortada de cada uma das ripas. O ideal é colar de três em três, para desenhar o formato do triângulo. Use cola de madeira para unir as duas partes do triângulo.

Em um dos lados que você montou será preciso desenhar a porta da casinha. Você deve fazer algo que fique confortável para o seu cão. Para facilitar o recorte, aposte na porta quadrada.

Agora você vai terminar de montar a casinha. Pegue duas ripas, pode usar no próprio tamanho do palete ou caixa de verduras. Pregue no teto da casinha, no topo, unindo a parte frontal e traseira.

Monte o piso, para isso desenhe um quadrado usando as próprias ripas do palete. Pregue umas nas outras e meça certinho o tamanho da casa, para que encaixe na base. Se quiser fazer algo mais alto, desenhe um quadrado com quatro ripas e pregue a base em cima.

Finalize o teto e as paredes, pregando as ripas lado a lado a partir da que você montou para unir a parte da frente e o fundo. Se quiser isolar o telhado, caso a casinha vá ficar do lado de fora, use garrafas pet. Recorte-as e forme um retângulo. É só retirar a base e a parte da tampa. Cole com cola para madeira.

Por último pregue o telhado. Você ainda vai usar as ripas do palete ou caixa de verduras, com a diferença que vai pregá-las na vertical e não na horizontal (no sentido contrário que você pregou o teto). Pinte da cor que desejar e finalize com verniz. Espere secar e coloque todos os acessórios do seu pet ali dentro, incluindo o cobertor e a caminha.

Como fazer casinha de cachorro: cuidados

Como fazer casinha de cachorro: cuidados

Alguns cuidados são importantes na hora de fazer casinha de cachorro, para que o objeto se torne funcional e não cause nenhum problema para o animal:

1. Evitar tintas tóxicas

Leve em conta que seu cãozinho vai passar um bom tempo dentro da casinha – ao menos as horas de sono. Sendo assim, aposte em tintas atóxicas para a pintura. O mesmo é válido para o verniz. Se achar melhor apenas lixe a parte interna da casinha e não faça nenhuma pintura.

2. Cuidado com a umidade

A umidade pode estragar a casinha de madeira e também causar alergias e outros problemas de pele no seu cão. Escolha um local livre de umidade para deixar a casinha ou aplique tinta resistente ao mofo durante a pintura.

3. Faça um telhado resistente

O telhado da casinha precisa ser resistente. Principalmente se ela vai ficar do lado de fora. O ideal é que você coloque manta isolante para evitar o calor ou frio em excesso e use a dica das garrafas pet para que a água não se infiltre na madeira e surjam goteiras no espacinho do seu cão.

Outro detalhe importante é que o telhado precisa ser construído sempre de forma inclinada, lembrando um triângulo, para ajudar a escoar a chuva. Se você fizer um telhado reto, a água pode acabar acumulada por ali e colaborar para que a madeira apodreça e a casinha estrague.

4. Faça a decoração do interior da casinha antes de colocar o telhado

Quer decorar a casinha do seu cachorro? O indicado é fazer isso antes de colocar o telhado. Deixe apenas caminha, coberta e brinquedos para serem colocados depois que tudo estiver pronto.

Se você quer trabalhar detalhes nas paredes internas, faça tudo antes de pregar o telhado. Isso, é claro, no caso da casinha feita de madeira. Na de palete fica um pouco mais difícil, já que você constrói um teto além do telhado! Se for o caso, pinte as ripas antes de pregar.

5. Alternativa: evite a entrada centralizada

A grande maioria das casinhas de cachorro possui entrada centralizada. Inclusive porque é mais prático de fazer. Caso você deixe a casinha em uma parte fechada da sua casa, como um quarto ou outro cômodo, pode usar a entrada central, mas mantenha a casa do pet longe de portas e janelas, para evitar o vendo encanando.

Agora se a ideia é construir o lar para um cachorro que vai dormir do lado de fora, pense na possibilidade de uma entrada diferenciada, como as que ficam nas laterais ou crie um “hall de entrada” – essa última opção pode dar um pouco mais de trabalho. Assim você evita que o animal e as coisas dele fiquem expostos ao vento e a chuva.

Agora você já sabe como construir uma casinha de cachorro, seja para um pet pequeno ou grande e com o objetivo de dormir dentro ou fora de casa. Aproveite para deixar a criatividade livre na hora de pintura e personalização do espaço. Dando um toque todo especial para a casinha do pet. Ah e não se esqueça de cuidar com a umidade e impermeabilidade do telhado!