O fuxico é uma técnica artesanal tipicamente brasileira cuja origem tem mais de 150 anos. Tudo começou a partir de um grupo de mulheres no nordeste do país que se reuniam para costurar e, dessa forma, contribuíam para o sustento de suas famílias. Neste artigo, você saberá como fazer fuxico de forma simples e prática:
O fuxico basicamente consiste em um retalho de tecido arredondado, da cor e com a estampa que você quiser, alinhavado nas extremidades com pontos delicados que são franzidos no final. O tecido fica com o formato de uma pequena flor e pode ser aplicado como acabamento para peças maiores como colchas, bolsas, toalhas, almofadas, acessórios, lembrancinhas e diversos objetos decorativos.
O nome fuxico é sinônimo de fofoca e acabou servindo de referência para esse tipo de trabalho, pois dizia-se que as mulheres se reuniam para costurar e passavam horas falando da vida alheia. Confira como fazer fuxicos perfeitos e deixar seus produtos ainda mais bonitos.
Como fazer fuxico: materiais necessários
Para confeccionar o fuxico de tecido simples você vai precisar dos seguintes materiais:
- Tesoura;
- Linha para costura de diversas cores;
- Agulha para costura;
- Caneta ou lápis para marcar o molde no tecido;
- Retalhos de tecido, de preferência que não desfiem facilmente;
- Moldes de papelão ou outro material firme.
Como fazer fuxico passo a passo simples
A técnica do fuxico é bem fácil de fazer e à medida que você for praticando, o acabamento dos seus fuxicos vai ficando cada vez melhor. Comece pelo fuxico simples, depois que você perceber que já conseguiu dominar bem a confecção dele, experimente os outros tipos de acabamento.
1. Molde
Primeiro faça um molde redondo para os seus fuxicos num papelão, cartolina ou outro material firme. Esse molde precisa ter o dobro do tamanho que você quer para o fuxico já finalizado, além de uma sobrinha de tecido para o alinhavo. Use um copo, uma tampa, um pote ou um CD velho para fazer a marcação.
2. Traço no tecido
Coloque o molde sobre o tecido escolhido e usando uma caneta ou lápis, contorne o círculo de modo que o traço fique visível. Aconselhamos que você faça o traçado no avesso, pois essa parte vai ficar para dentro depois de alinhavado e a tinta da caneta não vai aparecer.
3. Corte
Agora é a hora de cortar os círculos que você traçou com uma tesoura afiada ou própria para cortar tecido. O círculo não precisa ser perfeito ou extremamente regular.
4. Alinhave
Dobre uma pequena borda em torno do círculo para dentro do tecido enquanto alinhava. Use uma linha forte e de boa qualidade. O alinhavo nada mais é do que ir passando a agulha de um lado a outro do tecido com espaços regulares entre um ponto e outro.
5. Acabamento
Depois de alinhavado, puxe a linha até que as bordas do círculo se unam no centro, deixando o tecido bem franzido, parecido com uma bolsinha. Dê dois pontos para que a linha não se solte e corte a linha. Amasse com a mão e vá ajeitando o tecido para que ele fique com o formato mais achatado, típico do fuxico.
Dica importante: se você fizer o alinhavo com pontos bem próximos uns dos outros, ele vai ficar com o miolo mais abertinho na hora que você puxar a linha. Esse acabamento é bom para os casos em que você vai finalizar o fuxico com um botão ou outro enfeite no centro. Para deixar o miolo mais fechadinho, dê pontos mais espaçados. Esse acabamento é ideal para criar peças em que o fuxico fique com o centro à mostra como em almofadas e colchas.
Como fazer fuxico com enchimento passo-a-passo
Uma variação bem bonita do fuxico é fazer peças com enchimento. Para isso você vai precisar, além dos materiais já listados acima, fibra sintética ou outro material próprio para preencher o fuxico.
- Recorte os moldes no tecido exatamente como se fosse fazer o fuxico simples;
- Alinhave toda a volta do círculo de tecido para formar o fuxico, mas antes de puxar a linha e fazer o arremate, preencha o tecido com o enchimento até que ele fique bem fofinho;
- Puxe a linha e finalize com alguns pontos para que a costura não se solte. Você vai ter uma bolinha fofinha que pode ser usada de diversas formas na hora de montar o seu produto;
- Uma sugestão de acabamento é criar uma flor com enchimento. Ao puxar a linha para fechar o fuxico, dê um ponto apenas para segurar, passe a linha pelo meio da fibra, saindo bem no centro do tecido do outro lado;
- Costure um botão, uma pérola ou uma miçanga para fazer o miolo da flor;
- Para fazer as pétalas, passe o fio da costura por fora da flor e retorne por dentro no centro. Puxe a linha com firmeza e se for preciso, passe o fio mais de uma vez dando um ponto para dar firmeza ao trabalho. Repita o processo até ter 6 pétalas;
- Para dar contraste, use uma linha de cor diferente do tecido e para finalizar a sua flor com enchimento, corte folhas de tecido e cole com cola para tecido ou costure embaixo da flor;
- Finalize colando um círculo de feltro embaixo da flor.
Como fazer fuxico quadrado passo-a-passo.
Outro modelo de fuxico diferente e que dá um acabamento muito bacana aos projetos artesanais é o fuxico quadrado. Eles são menos vistos nos artesanatos em geral, mas o efeito final é muito elegante, então você pode usá-lo para confeccionar peças mais vistosas.
Você vai precisar de retalhos quadrados, além dos materiais já listados anteriormente. A única diferença entre o fuxico tradicional e o quadrado é que o molde nesse caso não é redondo.
- Corte quadrados com o tecido no tamanho que desejar, sempre lembrando que o molde deve ter o dobro do tamanho do fuxico que você deseja confeccionar;
- Dobre o quadrado de tecido ao meio e depois ao meio novamente para marcar o centro;
- Pegue uma das pontas do tecido e leve-a até o centro do fuxico. Segure. Faça o mesmo com as outras 3 pontas;
- Alinhave as 4 pontas de forma que elas não se soltem. Você terá, como resultado, um quadrado de tecido menor;
- Repita o processo anterior, pegue uma das pontas do quadrado menor, do mesmo lado em que você fez o alinhavo das 4 pontas e alinhave de novo no centro do fuxico. Faça o mesmo com as outras 3 pontas;
- Você dobrou as pontas em direção ao centro e alinhavou duas vezes. O resultado será um quadrado de tecido ainda menor;
- Agora, para finalizar, você deve dobrar as pontas para fora e ele vai ficar franzido no centro e com as laterais quadradinhas.
Bônus: 30 inspirações de fuxico na decoração
Imagem 1 – Fuxicos costurados em padronagem para formar uma bela colcha de cama.
Imagem 2 – Conjunto de praia com bolsa e chinelo elaborados com fuxico.
Imagem 3 – Centro de mesa de fuxico e vaso com flores elaboradas no material com tecido.
Imagem 4 – Petit almofada para decorar a poltrona com fuxicos coloridos.
Imagem 5 – Porta controles em tecido para fixar na poltrona decorados com fuxicos.
Imagem 6 – Almofada de alfinete feita com fuxicos.
Imagem 7 – Quadro decorativo com fuxicos.
Imagem 8 – Fuxico para decorar a árvore de Natal.
Imagem 9 – Use o fuxico para decorar caixas de presente personalizadas.
Imagem 10 – Pequenos fuxicos utilizados na cortina.
Imagem 11 – Tiara elaborada com delicadas peças de fuxico.
Imagem 12 – Fuxico também na moda usado para formar um colete super fashion!
Imagem 13 – Fuxicos com diversos estilos e cores para revestir a cabeceira de uma cama de solteiro.
Imagem 14 – Centro de mesa elaborado com fuxicos multicoloridos.
Imagem 15 – Boneco de abelha gigante com fuxico.
Imagem 16 – Fuxico com enchimento para decorar a Páscoa.
Imagem 17 – Camiseta com artesanato e fuxico.
Imagem 18 – Abajur com fuxicos coloridos.
Imagem 19 – Fuxico azul no centro de mesa.
Imagem 20 – Pendente para decorar a sua parede com fita e fuxicos.
Imagem 21 – Linda composição de diferentes tecidos para formar fuxicos.
Imagem 22 – Mini banquinho com assento em tecido e pontinhas em fuxico.
Imagem 23 – Bolsa de praia com fuxicos ao redor.
Imagem 24 – Faça você mesmo: decoração de cesto metálico com fuxicos!
Imagem 25 – Também na moda nos modelos de costura como nesta saia com fuxicos.
Imagem 26 – Painel decorativo elaborado com fuxicos em diferentes cores de tecidos.
Imagem 27 – Almofada colorida com fuxicos diversos.
Imagem 28 – Chinelo estilizado e decorado com fuxico.
Imagem 29 – Deixe a sua árvore de Natal ainda mais especial com uma bola de tecido coberta por fuxicos.
Imagem 30 – Colcha de cama elaborada com fuxicos.
Agora que você já aprendeu como fazer fuxico simples, com enchimento e o fuxico quadrado, basta dar asas à sua imaginação e criatividade para elaborar peças cheias de charme para o si mesma ou para presentear quem você ama.
O fuxico também pode ser uma excelente fonte de renda se você tiver interesse em desenvolver peças criativas e diferenciadas para vender. Basta treinar bastante e usar e abusar dos materiais disponíveis para acabamento, padronagem de tecidos e dicas de outras artesãs. Aproveite!