Como limpar azulejo de banheiro: 9 formas e dicas práticas

Saiba as principais formas e materiais necessários para fazer a limpeza de azulejos de banheiros

Por -

O banheiro é um dos lugares da casa que precisa de limpeza constante. Inclusive porque podemos dizer que é um local fácil de acumular sujeira, bactérias e outros microrganismos.

Isso sem contar que, como é um espaço constantemente exposto a umidade, tem maiores chances do aparecimento de mofo. Principalmente quando falamos dos azulejos, estejam eles nas paredes ou no piso.

Eles também precisam de atenção e devem ser limpos com frequência, já que acumulam não apenas poeira e umidade (podendo dar espaço para o mofo) como também gordura, quando localizados dentro do box.

Saiba agora como limpar azulejo de banheiro seguindo essas dicas que incluem inclusive opções de produtos caseiros para realizar a atividade:

Como limpar azulejo de banheiro com vinagre branco

Como limpar azulejo de banheiro com vinagre branco

O vinagre branco é um ótimo aliado na hora de limpar os azulejos do banheiro.  O resultado é ótimo, seja para sujeiras mais leves ou para as mais pesadas.

Para isso, misture uma mesma quantidade de água e vinagre e coloque em um borrifador.

Em seguida, borrife seu limpador natural nos azulejos e esfregue um pano seco nos azulejos.

Caso não queira usar um borrifador, você pode preparar a mistura para a limpeza em um balde e então molhar levemente um pano ou esponja e esfregar nos azulejos.

Para a secagem é recomendado deixar que os azulejos sequem sozinhos. Você pode deixar portas e janelas do banheiro abertas para agilizar.

Como limpar azulejo de banheiro com bicarbonato de sódio

Como limpar azulejos com bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é indicado para remover a gordura que se prende aos azulejos. O primeiro passo é fazer uma pasta de bicarbonato, misturando em um balde essa substância com um pouco de água.

Vá misturando a água e o bicarbonato até obter uma pasta. Não pode ficar muito líquida e nem muito grossa essa mistura

Após obter uma pasta, a esfregue nos azulejos, com a ajuda de uma esponja. Espere cerca de dez minutos e então use uma escova de roupas para esfregar as paredes azulejadas.

Para finalizar basta jogar água – conte com a ajuda da mangueira do chuveiro, se possível – e então secar com um pano macio.

Se preferir você pode apenas secar o chão, para evitar que o entrar e sair das pessoas do local sujem o piso e deixar as paredes secarem sozinhas. Basta deixar o ambiente arejado, com portas e janelas bem abertas.

Como limpar azulejo de banheiro com suco de limão

Como limpar azulejo de banheiro com suco de limão

O suco de limão ajuda na limpeza dos azulejos devido ao fato de ser mais ácido. É inclusive indicado para remover o mofo.

Prepare o suco, coloque em um borrifador e misture com uma pequena quantidade de água.

Em seguida borrife nos azulejos do banheiro e esfregue uma esponja ou pano úmido.

Caso não tenha um borrifador você pode colocar o suco em outro recipiente e umedecer a esponja ou pano para então esfregar sobre os azulejos.

O suco de limão também trabalha em conjunto com a dica anterior, ou seja, você pode jogar o suco em cima da pasta de bicarbonato para intensificar a limpeza.

Como se trata de um produto ácido, é interessante usar luvas enquanto aplicar o suco de limão, principalmente se irá despejá-lo em uma esponja e então esfregar nas paredes.

O motivo? Sua pele pode ficar bastante seca e irritada por ficar tanto tempo em contato com o suco de limão.

Como limpar azulejo de banheiro com produtos multiuso Como limpar azulejo de banheiro com produtos multiuso 

Os produtos de limpeza conhecidos como multiuso servem também para limpar os azulejos do banheiro. Inclusive são muito práticos e fáceis de se usar.

Basta aplicar ou borrifar a solução nos azulejos e então passar um pano ou esponja para esfregar.

Geralmente não necessita enxague e você pode criar vapor no banheiro antes de começar a limpar, para deixar os azulejos úmidos e facilitar a remoção de sujeiras.

Dica interessante: Ligue o chuveiro no quente e mantenha o ralo, janelas e portas fechadas, até que consiga criar vapor no banheiro. Se preferir você pode obter o mesmo resultado ao despejar um balde de água quente no box (com o ralo fechado).

Como limpar azulejo de banheiro com água sanitária

Se os azulejos estiverem precisando de uma limpeza mais pesada, uma mistura de água sanitária e água pode ser muito útil.

O ideal é trabalhar sempre com a proporção um para três. Ou seja, para cada uma colher de sopa de água sanitária, utilize três de água.

Depois de preparar a mistura você pode colocar em um borrifador e aplicar sobre os azulejos, esfregando com a ajuda de uma esponja ou pano macio.

Se preferir, deixe a água sanitária e a água em um balde ou bacia e umedeça um pano ou esponja para então esfregar os azulejos.

Vale lembrar que a água sanitária produz vapores tóxicos e pode causar irritações na pele. Quando for usar essa dica, mantenha o banheiro aberto e use luvas.

Como limpar azulejo de banheiro com detergente neutro

Como limpar azulejo de banheiro com detergente neutro

O detergente neutro pode ser utilizado na limpeza. Aplique uma pequena quantidade diretamente sobre os azulejos e esfregue com a ajuda de uma esponja ou pano.

Você também pode aplicar o detergente na esponja e então esfregar nos azulejos.

Para finalizar enxague com água e passe com pano para secar ou tirar parte da água. Se preferir pode deixar os azulejos secarem sozinhos.

Como limpar azulejo de banheiro com amônia

Para limpar os azulejos do banheiro com amônia é recomendado usar a proporção um para dois. Ou seja, para cada uma colher de sopa de amônia, você deve utilizar duas de água.

Como é um produto que pode irritar a pele e produz vapores tóxicos, é recomendado manter o banheiro arejado e usar luvas durante a limpeza.

Pode ser borrifada a mistura nos azulejos ou aplicada com a ajuda de uma esponja ou pano.

Outros métodos para limpar azulejo de banheiro

Limpador a vapor

Limpador a vapor

Se tiver uma máquina para limpeza a vapor em casa você pode utilizá-la nos azulejos, principalmente naqueles que são usados no piso do banheiro.

Seu funcionamento costuma ser bastante simples e basta seguir as dicas do fabricante. É preciso colocar água na máquina e então passar sobre a superfície que deseja limpar.

Costuma ser útil para os pisos azulejados, mas algumas partes do banheiro também podem ser limpas com a ajuda desse eletrodoméstico.

Sal e vinagre

Sal e vinagre

Além dos azulejos, é preciso também limpar o rejunte para garantir que o banheiro fique brilhando.

Nesse caso existe uma mistura caseira que você pode utilizar, que é a de sal e vinagre. Basta misturar uma xícara de vinagre branco, uma de sal, uma de água quente e duas colheres de sopa de detergente.

Em seguida é só embeber uma esponja nessa mistura e passar no rejunte dos azulejos. Espere de dez a quinze minutos e esfregue uma esponja ou pano limpo na região em que aplicou a mistura.

Dicas extras para a limpeza de azulejos

  • Antes de começar a limpeza, principalmente dentro do box de banho, experimente esfregar uma esponja sobre marcas de sabão, assim você já as amolece;
  • Use algodão ou uma esponja menor para os azulejos dos cantos. Esses espaços costumam ser mais difíceis de limpar, principalmente o rejunte então um algodão e até mesmo uma escova de dentes velha pode ajudar;
  • Limpe os azulejos do piso quando estiver terminando a limpeza. Pense que você vai ter que andar para lá e para cá. Então é melhor começar pelas paredes e finalizar pelo chão.

Agora você já sabe como limpar os azulejos do banheiro. Todas as dicas, incluindo o uso de produtos químicos ou não apresentam ótimos resultados, então você pode escolher aquela que acredite ser mais prática para a limpeza semanal.