Como limpar box de banheiro: formas e passo a passo prático

Saiba como manter o vidro ou acrílico do seu box de banheiro sempre tinindo!

Por -

O box do banheiro é uma área que precisa ser limpa com certa regularidade, pois ele fica num dos cômodos mais sujos da casa. Na verdade, essa é uma área úmida e que tem uma tendência grande a acumular água, detritos e a desenvolver bactérias que podem ser nocivas aos seres humanos.

Banheiro e box limpo não é sinônimo somente de organização, mas também é uma questão de saúde. E a maioria das pessoas tem dúvidas sobre como higienizar bem o box, retirar manchas e evitar aquele aspecto embaçado que o vidro vai adquirindo à medida que vai sendo utilizado.

Como limpar box de banheiro: box de vidro e acrílico

Limpeza do box de banheiro

Aquelas manchas brancas que observamos no box de vidro ou de acrílico são decorrentes da nossa higiene no banho, elas surgem a partir da espuma dos produtos que usamos para nos limpar e da gordura do nosso corpo.

Por isso, o box deve ser limpo basicamente com água e sabão neutro. É bom estabelecer uma certa periodicidade na limpeza, pelo menos uma vez por semana, pois essas manchas ficam mais resistentes à medida que o tempo passa.

Use um detergente ou um produto multiuso desengordurante diretamente no box e depois, com o auxílio de uma esponja ou fibra macia esfregue toda a extensão do vidro ou acrílico. Água quente é uma excelente aliada para retirar a gordura acumulada.

Se o seu box tiver textura rugosa ou pontilhada, utilize a solução de água com sabão neutro e aplique com uma escova macia. A escova vai retirar a sujeira acumulada nos pontos de difícil acesso.

Finalize a limpeza secando bem a superfície do box com um pano que não solte fiapos. Se você deixá-lo secar sozinho, a água que escorre vai deixar marcas visíveis e fica a impressão de que o seu box nem foi limpo.

Como limpar box de banheiro: solução caseira para limpeza

Como limpar box de banheiro: frasco com solução caseira para limpeza

Existem diversos produtos de limpeza específicos para banheiros e vidros disponíveis no mercado, porém muitos deles, além de não serem realmente eficazes na limpeza, agridem o meio ambiente.

Confira uma receita caseira de produto de limpeza que vai deixar o seu box brilhando, não vai pesar no seu bolso e não vai causar danos ao nosso planeta:

  • 1 colher de sopa de álcool 70% líquido;
  • 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio;
  • 1 colher de sopa de sabão em pó;
  • 200ml de vinagre branco;
  • 200ml de água morna;

Em um recipiente pequeno misture, nessa mesma ordem, o sabão, o álcool, o bicarbonato, o vinagre e a água morna. Com uma esponja macia aplique do lado de dentro e de fora do box. Faça movimentos circulares ou esfregue sempre no mesmo sentido.

Depois de cobrir todo o vidro ou acrílico, deixe o produto agir por mais ou menos 5 minutos e enxágue. Se algumas manchas ou sujeiras permanecerem, repita o processo até o seu box estar completamente limpo.

Cortina plástica

Banheiro com cortina

Se você tem aquelas cortinas de plástico no seu banheiro, é importante fazer a limpeza frequente dela também, pois ela fica úmida por muito tempo e pode até acumular limo, mofo e fungos na sua superfície.

Para limpar a cortina, verifique a etiqueta e as orientações do fabricante para evitar danificar o objeto. Retire a cortina do trilho e mergulhe-a em uma bacia ou local grande o suficiente para acomodar toda a cortina com água e sabão em pó.

Deixe de molho por tempo suficiente para soltar toda a sujeira acumulada. Caso você perceba que existem fungos e excesso de impurezas nas extremidades, use uma escova de dentes velha ou uma escovinha de lavar roupa para esfregar e limpar essa região.

Se você quiser, é possível lavar a cortina na máquina de lavar, mas coloque junto com ela umas duas toalhas de banho para diminuir o atrito do material da cortina com o interior da máquina e para ajudar a remover as sujeiras mais resistentes.

Se a sua cortina não pode ser lavada na máquina ou se ela estiver impregnada com pontos de mofo, use uma solução de limpeza específica para fungos e bactérias como tira-limo ou produtos à base de cloro.

Tire o excesso de água ou finalize o ciclo na máquina de lavar e coloque a cortina para secar na sombra.

5 produtos fora do comum para limpar o seu box

Existem algumas dicas para limpeza do box que usam produtos um pouco inusitados e que, a princípio, podem até parecer brincadeira. Mas saiba que não é! Esses produtos um tanto incomuns foram testados e podem facilitar a sua vida na hora de fazer a faxina do banheiro.

1. Pasta de dentes

Como limpar box de banheiro: pasta de dentes

Essa dica é para deixar o box com aquele brilho incrível! Use pasta de dentes brancas, não pode ser aquela em gel ou com cores misturadas. Aplique a pasta no vidro do box seco com o lado abrasivo da esponja (o verde) e deixe agir por alguns minutos. Esfregue novamente e enxágue. É um excelente polidor, fácil de encontrar e barato. O ponto negativo é que seu banheiro vai ficar com cheirinho de pasta de dentes e se o box tiver manchas mais antigas e resistentes, essas não vão desaparecer.

2. Palha de aço

Como limpar box de banheiro: palha de aço

Você pode não acreditar, mas a dica é passar palha de aço seca sobre o vidro igualmente seco. Não se preocupe, ela não vai riscar o vidro se ambos estiverem bem sequinhos. A palha de aço tira toda a gordura acumulada no vidro de maneira bem fácil e rápida. Depois é só lavar com os produtos que você está acostumado, enxaguar e secar. Atenção aos fiapos que a palha de aço solta no piso, lave bem e elimine bem esse pó ou existe o risco do piso ficar marcado com pontos de ferrugem.

3. Amoníaco

Como limpar box de banheiro: amoníaco

O amoníaco retira até a mais resistente das gorduras impregnadas no box. Aplique o produto no vidro seco com o lado abrasivo da esponja (o verde) também seco. Deixe agir por mais ou menos 5 minutos, esfregue novamente, espere mais 5 minutos e enxágue. Repita o processo quantas vezes for preciso para limpar totalmente o box. O ponto negativo do amoníaco é que ele é bastante tóxico e pode causar reações alérgicas ou respiratórias.

4. Lustra móveis

Como limpar box de banheiro: lustra móveis

O lustra móveis é o pulo do gato para finalizar a limpeza do seu box! Passe uma boa camada desse produto com um pano que não solta fiapos depois que o box estiver limpo e bem seco. Ele cria uma camada protetora, praticamente impermeabilizante, no vidro que protege o box contra manchas de gordura e de água. Algumas marcas podem deixar o vidro com o aspecto engordurado, fique atento. E o vidro pode ficar bem escorregadio facilitando acidentes, especialmente se você tem crianças, portanto pondere o uso.

5. Sabonete

Como limpar box de banheiro: sabonete

Já dissemos anteriormente que as manchas do box são provenientes da gordura do nosso corpo, certo? Então a dica final de hoje é usar sabonete para limpar o seu box, já que ele é específico para limpar justamente esse tipo de gordura. Deixe de molho para amolecer um pouco e virar uma pastinha. Esfregue essa pasta de sabonete no box e depois enxágue.

Agora não tem mais desculpa para deixar o box do seu banheiro manchado e embaçado. Você pode usar produtos disponíveis nas prateleiras do mercado ou receitinhas caseiras especiais para limpar o box e deixar o seu banheiro tinindo. Mãos à obra!