Como limpar couro: veja o passo a passo fácil para cada tipo de couro

Por -

O couro está presente de diversas formas no nosso cotidiano, seja como roupas, móveis ou itens pessoais. Além de transmitir elegância e charme, o couro também é muito confortável. No entanto, ele é um dos tipos de tecido que mais preocupa quem o valoriza, por isso, é importante saber como limpar couro.

Por se tratar de um material durável, é preciso ter certos cuidados com o couro, para que ele não perca sua aparência e qualidade com o decorrer do tempo. Abaixo, separamos algumas dicas de como limpar couro para que você possa mantê-lo em ótimas condições. 

Como limpar couro sintético

Antes de seguir um método de como limpar couro, é importante saber de qual dos tipos do material ele se trata, pois, cada um tem uma maneira de limpeza diferente.

O couro sintético, ou ecológico, é um dos tipos mais fáceis de limpar. Por ser feito de polímeros, essa espécie de couro é mais resistente às manchas, o que facilita no processo de limpeza.

Para limpar couro sintético, você vai precisar de: 

  • Sabão suave;
  • Esponja;
  • Pano branco;
  • Detergente suave;
  • Álcool;
  • Bolas de algodão;
  • Toalha branca. 

A quantidade desses produtos dependerá do tamanho da superfície que será limpa.

Então é só seguir os passos:

  1. Para começar, aplique o sabão em uma esponja úmida e, com cuidado, esfregue-a por toda a superfície. Depois disso, limpe o sabão com um pano branco úmido.
  2. Em seguida, coloque uma quantidade pequena de detergente na esponja, de modo que faça espuma. Esfregue a esponja sobre as manchas gordurosas até que a mancha suma. Após isso, limpe o detergente com um pano branco úmido.
  3. Com uma bola de algodão, mergulhada levemente no álcool, esfregue suavemente as manchas restantes até que elas desapareçam.
  4. Limpe toda a superfície do couro com um pano branco limpo, usando um pouco de água fria, para que o excesso de sabão seja removido. Preste mais atenção nos locais em que o álcool foi utilizado, assim é possível evitar a descoloração.
  5. Por fim, seque o couro com a toalha branca.

Como limpar couro de sapato

Uma das peças mais comuns feitas de couro são os sapatos. Feitos com material de alta qualidade e uma mão de obra especializada, os sapatos de couro merecem uma atenção especial e não são tão complicados de limpar.

Para manter a aparência brilhosa desse tipo de calçado, você vai precisar de:

  • Flanela;
  • Detergente neutro ou produto para limpar couro;
  • Pano branco;
  • Escova com cerdas macias. 

Assim que o reunir os materiais, é só seguir os passos:

  1. Primeiro, esfregue a escova de cerdas macias delicadamente, até que toda a sujeira externa da superfície seja removida.
  2. Em seguida, remova os cadarços, para evitar danos. Então, umedeça a flanela e aplique um pouco de detergente. Limpe a superfície do couro com delicadeza.
  3. Por fim, umedeça um pano e limpe os sapatos novamente, dessa forma, o excesso do detergente será removido.

Como limpar couro preto

O couro de tons escuros é bastante popular por se adequar em qualquer situação, especialmente o preto. Para manter esse tom de couro limpo, são necessários dois panos, um úmido e um seco.

O pano umedecido, com água, deve ser passado pela superfície eliminar a sujeira, com bastante cuidado para não danificar o couro. 

Já o pano seco será utilizado para remover o excesso de água e lustrar o tecido.

Como limpar couro mofado

O couro, assim como outros tipos de material, também pode ser vítima do mofo. Muitas pessoas descartam itens de couros por não saberem como se livrar do mofo. No entanto, a solução é muito simples e barata.

Como limpar roupas, bolsas e sapatos de couro mofados

Para limpar o mofo que surge em peças como roupas, bolsas e sapatos, é preciso passar um pano umedecido com vinagre branco, pois, esse produto acaba com fungos sem deixar cheiro. No caso das bolsas e sapatos, essa limpeza deve ser feita a cada 3 meses.

Enquanto para as peças de couro colorido, a recomendação é mergulhar a região danificada em leito fervido. O leite não deve estar muito quente e alguns minutos bastam para remover o mofo.

Como limpar sofá de couro mofado

É difícil de ocorrer impregnação de mofo nos sofás, por conta de seu tamanho. No entanto, a umidade do ambiente, unida ao tempo, acaba afetando o sofá. Assim, o mofo e o mau cheiro podem surgir.

Para solucionar esse problema, é preciso limpar o couro do sofá com um produto caseiro para limpar couro. Esse produto é feito com os seguintes ingredientes: 

  • Uma colher de sopa de bicarbonato de sódio;
  • Uma colher de sopa de vinagre;
  • 500 ml de água.

Então basta seguir os passos abaixo:

  • Aplique a solução em um pano limpo;
  • Em seguida, passe o pano por toda a extensão do sofá;
  • Só esfregue o pano nas manchas se o mofo estiver muito impregnado no móvel, sempre com leveza.

Como limpar couro branco

O couro branco é um dos tons do material que mais preocupam, pois, podem encardir facilmente. Manter esses itens limpos é uma tarefa difícil, mas não é impossível. 

A seguir, apresentaremos algumas dicas de como limpar couro encardido, especificamente, couro branco.

Como limpar couro branco de tênis, bolsas e roupas

É importante considerar que a limpeza de objetos menores é feita de forma diferente da limpeza utilizada para os móveis. Para limpar bolsas, tênis e roupas, basta seguir os passos abaixo:

  1. Utilize um produto caseiro para limpar couro. Pode ser feito com sabonete líquido e água morna.
  2. Em seguida utilize um borrifador ou um pano de fibra para aplicar a solução sobre a superfície do couro branco, já que uma aplicação direta pode danificar o material.
  3. Após a aplicação do produto, é só utilizar um pano limpo para limpar o couro.

A limpeza de manchas do couro branco também pode ser feita com o auxílio de uma esponja de melamina, sabão próprio para couro, talco ou amido de milho. 

Como limpar couro branco de sofás

A limpeza do sofá de couro branco só requer panos limpos, sabão ou amaciante neutro e vinagre. Os passos são os seguintes:

  1. Misture a água com o sabão ou o amaciante neutro e então aplique a mistura ao pano;
  2. Retire o excesso da mistura do pano e passe por todo o sofá;
  3. Umedeça levemente outro pano e acrescente o vinagre. Por fim, passe esse pano no sofá e o deixe secar.

Como limpar couro camurça

A camurça é um tipo de couro, porém, é mais felpuda e bem mais frágil que sua versão normal. Por conta dessa fragilidade, é preciso tomar um cuidado maior ao limpar produtos feitos desse tecido.

A maneira mais simples e rápida de realizar a limpeza da camurça, é utilizando uma escova com cerdas macias. Basta escovar o material no sentido das fibras.

Já para a remoção de manchas, é recomendado uma mistura de uma colher de sopa de condicionador de cabelos, de cor branca, com duas colheres de sopa de água. 

Passe um pano umedecido com a mistura no sentido da fibra e deixe agir por 10 minutos. Em seguida, passe um pano limpo umedecido com água para tirar o excesso.

Produtos caseiros para limpar couro

Uma opção para evitar gastos com produtos específicos para limpar couro é utilizar algum produto caseiro para limpar couro. Por isso, ao longo do texto, listamos algumas opções que são usadas para cada tipo de limpeza.

Abaixo, apresentamos algumas outras soluções que podem ser feitas em casa para a limpeza do couro:

  • Sabonete líquido neutro misturado com oito partes de água morna.
  • Duas partes de vinagre misturada com uma parte de óleo de linhaça.
  • Pasta de partes iguais de suco de limão e bitartarato de potássio.
  • Vinagre branco misturado com bicarbonato de sódio.

Não se esqueça, não basta apenas saber como limpar couro. Para manter sua boa aparência é preciso tomar alguns cuidados com esse material, como proteger o couro da luz solar e sempre limpar esse material a mão. 

Se ainda houver alguma dúvida ou sugestão, compartilhe aqui em baixo!