Como limpar piso laminado: veja dicas essenciais e passo a passo

Por -

Limpar piso laminado não é a coisa mais difícil do mundo, mas também não é tão simples a ponto de você poder usar qualquer produto sobre ele.

Existem alguns cuidados básicos que são importantes para evitar manchas e conservar o piso por mais tempo.

E para facilitar sua vida reunimos nesse post tudo o que você precisa saber sobre a limpeza do piso laminado. Bora lá conferir?

Do que é feito o piso laminado?

Antes de começar a limpar o piso laminado é interessante compreender melhor o que é e do que é feito esse tipo de revestimento.

O piso laminado é composto por uma base conhecida como HDF, ou seja, micro partículas de madeira prensadas em alta densidade. O efeito amadeirado desse piso é dado no final do processo de fabricação, onde as lâminas de HDF recebem uma camada de papel decorativo com estampa fotográfica.

Hoje em dia, só para você ter uma ideia, os pisos laminados são encontrados em uma variedade imensa de texturas e estampas, simulando desde a aparência de madeiras nobres, como Jatobá e Peroba, até estampas mais modernas, como o cimento queimado.

Portanto, o piso laminado não é um piso de madeira e isso impacta diretamente no processo de limpeza e manutenção que, por sinal, é muito mais fácil, prática e barata.

Como limpar o piso laminado

Descubra como limpar piso laminado passo a passo

O piso laminado não deve ficar exposto à umidade ou ao excesso de água. Por isso, a recomendação geral é usar o mínimo de água possível para realizar a limpeza desse tipo de piso, de modo que o material não crie bolhas, descasque ou perca a cor.

Veja a seguir o passo a passo completo.

Vassoura ou aspirador de pó

O primeiro passo para limpar o piso laminado é removendo o excesso de pó, além de migalhas, pelos e outras sujidades que possam estar no chão.

Faça isso usando uma vassoura de cerdas macias ou, se preferir, aposte no uso do aspirador de pó. Nesse caso, use o adaptador para limpeza de tapetes e carpetes que não riscam o piso.

Esse processo simples pode ser usado também no dia a dia, onde a ideia é apenas realizar uma limpeza superficial.

Pano de chão

Para os dias de faxina, você pode complementar a limpeza do piso laminado passando um pano levemente umedecido por todo o chão.

E qual produto usar para limpar piso laminado? Atualmente existem no mercado opções de produtos para uso exclusivo nesse tipo de piso.

De modo geral, eles possuem secagem rápida, evitando o contato do piso com a água por muito tempo, além de deixar a superfície limpinha, esses produtos possuem ação desengordurante, sem manchar o chão. Ah, é claro, o cheirinho de limpeza que fica também é muito bom.

Esses produtos podem ser facilmente encontrados em supermercados por preços que não ultrapassam a casa dos R$ 10.

Para usá-los, basta umedecer o pano com o produto e passar no chão. Não despeje o liquido da embalagem diretamente sobre o piso para ele não manchar.

Depois de passar o pano, espere o chão secar naturalmente e pronto!

Agora se você não tem um limpador de piso laminado em casa ou, simplesmente, não quer comprar um produto desses, saiba que existem alternativas para a limpeza do revestimento. Confira a seguir algumas opções.

Como limpar piso laminado com detergente

Como limpar piso laminado 2

Uma forma muito prática de limpar o piso laminado é usando água e detergente neutro, pode ser sabão em pó também. O detergente é muito indicado para limpeza de piso laminado em áreas que eventualmente podem sofrer com manchas de gordura, como a sala de jantar, por exemplo.

Para a limpeza, encha um balde e despeje um pouco de detergente ou sabão dentro, o suficiente para fazer um pouco de espuma, não exagere na quantidade.

Em seguida, mergulhe o pano ou o aparelho MOP e torça bem para remover todo o excesso de água. Lembrando que quanto mais torcidinho o pano estiver, melhor, assim o piso não encharca demais, sem contar que ele seca mais rápido, fazendo com que a durabilidade do piso aumente.

Depois de passar pano por todo o chão, espere secar naturalmente. Não precisa se preocupar em remover o detergente, ele não vai ficar pegajoso, a não ser que você tenha errado na mão e usado demais.

Como limpar piso laminado com álcool

Álcool pode? Sim, pode! Você pode limpar o piso laminado com uma misturinha super simples de água com álcool.

Inclusive, o álcool é uma boa pedida para limpar e desinfetar o chão, especialmente se você tem bichanos em casa.

O processo é simples: dilua cerca de ½ copo de álcool para um litro de água. Misture tudo em um balde e passe com o pano sobre o chão.

Aguarde a secagem e pronto!

Como limpar piso laminado com vinagre

O vinagre é um ótimo aliado daquela limpeza matadora, ou seja, ele ajuda a eliminar germes e bactérias do piso.

Para limpar o piso laminado com vinagre, faça a diluição previamente em um balde com água. Cerca de ½ copo de vinagre para dois litros de água.

Passe por todo o piso.

Cuidados e dicas extras

Anote a seguir mais algumas dicas para cuidar melhor do seu piso laminado e mantê-lo sempre bonito e com cara de novo:

  • Procure sempre fazer a limpeza, seja com a vassoura, seja com o rodo ou com o aspirador de pó, no sentido de instalação das lâminas. Assim você garante que todas as frestinhas serão limpas.
  • Use pedaços de feltro sob os pés dos móveis, como cadeiras, mesas e poltronas, de modo que eles não risquem o piso ao serem arrastados e mudados de lugar.
  • Para móveis com rodinhas, prefira sempre aquelas feitas em silicone que não riscam o chão.
  • Um simples tapetinho na entrada da casa para limpar os pés ajuda a impedir que pequenos grãos de areia invadam o ambiente e risquem o piso.
  • Não utilize cera no piso laminado, nem mesmo lustra móveis, essas substâncias deixam uma camada de gordura sobre o piso que acabam por manchá-lo com o passar do tempo, sem contar que esses produtos deixam o chão extremamente escorregadios, podendo provocar quedas e acidentes.
  • Também não é recomendado utilizar produtos para limpar pisos de madeira, uma vez que o piso laminado não é feito com o mesmo material.
  • Não utilize esponjas de aço para realizar a limpeza do piso laminado, nem mesmo aquelas esponjas de lavar louça. Ambas podem riscar o piso.
  • Café, suco de uva, vinho e outras substâncias que causam manchas devem ser limpas com água, detergente neutro e um pano macio. Quanto antes você remover a mancha, maior a probabilidade dela sair com o mínimo de esforço.
  • Manchas e marcas de caneta podem ser removidas do piso laminado com álcool aplicado diretamente sobre o local afetado.

Anotou todas as dicas? Agora é só ir lá e garantir aquela limpeza do seu piso laminado.