Como limpar sanduicheira: descubra 7 passos e dicas de limpeza

Aprenda com dicas práticas e instruções gerais para ter uma sanduicheira sempre limpinha

Por -

Atire a primeira pedra quem nunca deixou a sanduicheira sem limpar após fazer um sanduíche. Seja por preguiça ou falta de tempo, isso é mais comum do que se imagina, mas esse hábito precisa ser banido da sua casa, afinal, se a sanduicheira não for limpa, ela logicamente permanecerá suja, por mais que a sujeira seja comida. Micróbios contaminam o aparelho se ele não for adequadamente higienizado após o uso, portanto, você precisa saber como limpar sanduicheira.

Não se preocupe, pois limpar a sanduicheira é um processo bem simples e rápido. Ao fazer a limpeza corretamente, você evitará que ele estrague e impedirá que ele vire palco para bactérias fazerem a festa com as migalhas e os farelos de pão, além de outros restos de comida, como queijo e gordura de margarina, por exemplo.

Veja como limpar sanduicheira de forma correta e eficaz

1. Desligue da tomada e espere esfriar

Desligue da tomada

O primeiro passo para limpar a sanduicheira é desligar da tomada e esperar esfriar. A pressa pode fazer você ter vontade de limpar o eletrodoméstico ainda quente, mas isso pode gerar queimaduras se você não tomar cuidado ao encostar nas chapas. Além disso, o processo de higienização é mais eficaz quando a tomada está desligada e a temperatura está baixa.

2. Confira o manual de instrução

Sanduicheira

Se você não encontrar ou já tiver jogado fora o manual de instrução, procure por ele na internet ou entre em contato com o fabricante para checar se é possível lavar em máquina de lavar louça. Em geral, as sanduicheiras disponíveis no mercado são parecidas e podem ser limpas da mesma forma, mas é sempre melhor conferir o manual antes de começar a limpeza, para garantir que o seu aparelho não tenha nenhum detalhe diferente.

A sua sanduicheira pode ter uma funcionalidade que facilite o seu trabalho e você nem saiba disso, pois nunca separou alguns minutos para ler o manual de instruções. Há sanduicheiras com funcionalidades que tornam a limpeza mais fácil, como chapas ou bandejas que podem ser retiradas do eletrodoméstico.

3. Utilize máquina de lavar louça

Máquina de lavar louça

Não é todo mundo que possui uma máquina de lavar louça em casa, mas se você tem esse aparelho na sua cozinha, não deixe mofando sem uso. Além de lavar pratos, talheres e outros objetos, a máquina de lavar louça pode servir para a limpeza de sanduicheiras, caso elas possam ser desmontadas graças a bandejas ou chapas removíveis. Antes de colocar essas partes na sua sanduicheira, recomendamos que você leia atentamente todos os itens do manual de instruções.

4. Passe um pano macio e use palitos

Palitos de dente

Dependendo do tipo de comida e da quantidade colocada na sanduicheira, a limpeza desta pode ser efetuada com um simples pano, desde eu ele não seja grosso. O tecido absorve a gordura e remove farelos. A manutenção por meio de panos e palitos pode ser feita sempre que você usar o aparelho e não fizer tanta sujeira ou bagunça, porém não se esqueça de fazer a limpeza mais pesada de vez em quando.

No caso de alimentos derretidos, como queijos, é comum que eles fiquem duros e grudados quando esfriam, logo, apenas um pano não dá conta da limpeza. Por isso, palitos podem ser úteis. Coloque o pano ao redor de um palito e raspe os pedaços até eles desgrudarem. Se você tentar fazer o mesmo usando facas, esponjas de aço ou outros objetos cortantes, sua sanduicheira ficará danificada.

5. Deixe de molho na água morna e use detergente neutro

Espuma de detergente

Nem todas as sanduicheiras são fabricadas com materiais antiaderentes, logo, a maioria das pessoas precisa lidar com alimentos grudados em seus eletrodomésticos, o que dificulta a remoção dos restos dos lanches. Se o seu aparelho for antiaderente, ainda assim é necessário seguir as recomendações do fabricante, a fim de não afetar a durabilidade com uma limpeza inadequada.

Geralmente, a limpeza de sanduicheiras é feita com lavagem à mão. Para tanto, basta colocar as partes removíveis de molho em água mora, o que pode ser feito dentro da pia. Adicione algumas gotas de detergente neutro à água morna, pois o produto ajuda na remoção de gordura. Só retire da água depois que todos os resíduos estiverem moles. Para retirá-los das partes removíveis, é só passar um pano bem macio nelas. Você evitará riscos e esforço fazendo isso.

Se você não puder remover as chapas ou a bandeja da sua sanduicheira, o procedimento muda um pouco. Coloque água morna e detergente neutro em uma vasilha. Passe um pano macio ou uma esponja que não seja abrasiva no líquido e esfregue a chapa da sanduicheira até a sujeira sair totalmente. Cuidado com os componentes elétricos, que podem ser danificados se você exagerar na água.

5. Limpe também a parte externa

Sanduicheira por fora

A parte de fora da sanduicheira também deve ser limpa de maneira apropriada. Você deve limpar o exterior do eletrodoméstico com uma bucha, água e sabão. Já nas partes difíceis de limpar use desengordurante. A limpeza da parte de fora do aparelho precisa ser feita com cuidado para que as partes dos fios não recebam muita água. Se você não alcançar alguma parte, recorra a uma escova de dente sem esfregar com força.

6. Use vinagre branco

Vinagre branco

Em vez de detergente neutro, existe a possibilidade de utilizar outro produto da sua cozinha para limpar a comida que ficou na sanduicheira: o vinagre branco. Ao optar pelo vinagre branco, limpe o equipamento assim que terminar de usá-lo, quando estiver ainda um pouco quente (mas com a tomada desligada).

Jogue um pouco de vinagre na superfície de teflon e deixe o líquido espalhar. Estique sobre ela um pano fino e úmido. Feche o aparelho e deixe-o assim por aproximadamente 15 minutos. Depois, utilize o mesmo pano para limpar as superfícies. Em seguida, deixe que o equipamento seque sozinho.

7. Mantenha a sanduicheira limpa

Sanduicheira limpa

Para manter a sanduicheira sempre limpa, faça os procedimentos acima o mais rapidamente possível, sem deixar a limpeza para depois. Também é indicado usar espátulas e outros objetos de plástico no lugar de objetos pontiagudos capazes de estragar o teflon. Além disso, nunca coloque desengordurante nas partes do aparelho que costumam ter contato com os alimentos, uma vez que a substância pode provocar uma intoxicação química.

Outra forma de manter a sanduicheira limpa é remover o excesso de recheio e de gordura que escapam pelas bordas dos pães, assim você terá que lidar com menos alimentos grudados no equipamento. A quantidade de óleo e manteiga ou margarina também interfere na limpeza, bem como a quantidade de alimentos que costumam vazar dos recheios dos pães quando aquecidos, como queijos.

Se no manual do fabricante houver alguma sugestão para que você use óleo com o intuito de evitar que os sanduíches grudem nas chapas, lembre-se de colocar pouco óleo, pois o líquido é capaz de engordurar as bordas. Não adianta encher de óleo para o sanduíche não grudar se você terá mais trabalho para limpar depois.

Pronto, agora que você está devidamente preparado para fazer a limpeza da sua sanduicheira de modo seguro e eficaz, sem perder tempo e garantindo que a qualidade do aparelho não se perca, durando muito mais. Quanto mais frequente for a limpeza do eletrodoméstico, menos você terá que se preocupar com o funcionamento dele.