Como limpar sofá de suede: veja dicas práticas para fazer a limpeza

Por -

O sofá é um móvel da casa tão importante quanto a cama. É o local em que você aproveita para descansar, ler um livro, assistir a TV ou relaxar enquanto ouve música. Por isso que na hora de escolher o tipo de sofá que irá ter em sua casa é preciso levar em conta alguns fatores, como filhos e bichos de estimação. Além da função do móvel.

O suede é um tecido muito prático para limpar e por isso vem sendo escolhido pelas famílias maiores ou por quem recebe bastante visitas. Limpar sofá de suede não é difícil e aqui você encontrará todas as dicas para deixar o móvel sempre com aparência de novo.

O que é suede e suas vantagens?

Suede é um tecido mais resistente e durável que ao mesmo tempo é macio ao toque. É perfeito para sofás de casas que tem crianças ou animais de estimação, pois não se desgasta tão rapidamente. 

Seu acabamento é muito similar a camurça, o que dá um toque extra de sofisticação à casa. Porém, o grande diferencial está na facilidade de limpeza. A camurça exige mais cuidados e pode dar mais trabalho. Já o suede é bastante prático.

Limpeza

Para fazer a limpeza do seu sofá de suede é recomendado seguir alguns passos, como:

Aspirador

Passar o aspirador de pó no sofá de suede é uma das formas mais rápidas de fazer sua limpeza. O ideal é fazer essa tarefa ao menos uma vez por semana, para eliminar poeira, pelos de animais de quaisquer outras pequenas sujeiras que tenham caído no tecido.

É também a primeira etapa de limpeza antes de qualquer outro processo. Então mesmo que você vá limpar seu sofá de forma completa, comece pelo aspirador.

Produtos específicos

No caso de sofás com manchas antigas, é preciso usar produtos específicos para limpeza de suede. Você pode encontrá-los em lojas de estofados. Coloque um pouco do produto sobre a mancha e siga as orientações da embalagem.

Os produtos específicos também garantem uma boa limpeza do móvel, evitando alterar a cor do tecido ou desgastá-lo. Opte por eles no caso de estofados muito sujos.

Água e vinagre branco

Se não tiver nenhum produto específico para limpeza de manchas, água e vinagre branco podem ser usado em todo o sofá. Prepare uma mistura de partes iguais de água e vinagre e coloque em um borrifador.

Em seguida, comece por uma parte mais escondida do móvel, para garantir que irá manchar. Aplique um pouco da mistura e esfregue com a ajuda de um pano. Esse teste ajuda a verificar se não irão ocorrer alterações na cor do tecido.

Pano macio

Se o sofá não está com nenhuma mancha profunda, ou você está realizando a limpeza semanal, depois de passar o aspirador passe um pano macio sobre o estofado. Esse pano deve estar umedecido em uma mistura de água ou de água com um pouco de detergente neutro.

Passe delicadamente sobre o tecido com o intuito de retirar qualquer sujeira que não tenha saído com o aspirador. Não é necessário esfregar e o ideal é usar um pano branco, destinado apenas a limpeza do suede, para evitar manchar o tecido.

Remover manchas

Para remover manchas do seu sofá de suede, além do uso de produtos específicos e da mistura de água e vinagre, há outras opções, como:

Detergente neutro

O detergente neutro é um grande aliado na hora de remover manchas e sujeiras causadas por gordura, alimentos ou bebidas. Pode ser usado no suede e o ideal é que a limpeza seja feita tão logo se note a mancha.

Pegue um recipiente, pode ser um balde ou bacia pequenos e coloque 250ml de água morna. Adicione em seguida cerca de oito gostas de detergente neutro. Mexa até fazer espuma e use ela para passar sobre a mancha.

Esfregue com a ajuda de um pano ou escova para suede. Passe um pano úmido para remover o sabão. Não exagere ao molhá-lo e prefira os de cor branca, para evitar que soltem tinta. Para finalizar, passe um pano seco.

Pano de algodão branco levemente umedecido ou papel toalha

Derrubou algo no sofá? Antes que a mancha seque, pegue um pano de algodão levemente umedecido (pode ser apenas em água) e aperte em cima da mancha. Pode usar também um papel toalha, que surtirá o mesmo efeito.

Álcool líquido

Para bebidas e alimentos que tenham caído no sofá, logo após o acidente além de seguir a dica do tópico anterior, passe um pouco de álcool sobre o local em que acaba de derrubar a bebida ou comida.

A ideia é evitar o aparecimento de manchas, e quando se trata de bebidas muito coloridas ou alimentos gordurosos, apenas água e um pano não resolvem. Use pouca quantidade, o melhor é umedecer um pano e aplicar sobre a mancha.

Bicarbonato

Faça uma mistura de bicarbonato com água, produzindo uma pasta e aplique diretamente sobre a mancha de sujeira do sofá. Pode deixar agir por alguns minutos ou esfregar e em seguida usar um pano embebido em álcool e vinagre para retirar o bicarbonato do estofado.

Água morna com pano polonês de microfibra

O pano polonês de microfibra lembra uma toalha e por isso é mais macio e indicado para limpar sofá de suede. Se a mancha é leve e apenas de sujeira, nos locais em que as pessoas se sentam ou apoiam os braços, basta usar esse pano junto com água morna

Esquente um pouco de água e coloque em uma vasilha. Molhe levemente o pano e então passe sobre a mancha. Se você decidiu fazer uma limpeza mais profunda do sofá, mesmo que não hajam manchas, pode usar a água morna e o pano de microfibra após passar o aspirador de pó.

Cuidados e manutenção com o sofá de suede

Além da limpeza, alguns cuidados com o sofá de suede são essenciais para garantir sua resistência e durabilidade. Dentre eles estão:

Evitar panos reutilizados

Os panos para limpar sofá de suede devem ser exclusivos para essa finalidade. Não reutilize aqueles que você aplica na limpeza de outras partes da casa. O ideal é que seja um pano branco, macio e que nunca tenha entrado em contato com substâncias que podem estragar o tecido do sofá.

Não usar produtos abrasivos ou à base de cloro

Produtos abrasivos ou à base de cloro podem danificar o suede. Nunca os utilize na limpeza do tecido do sofá, mesmo que esteja com manchas. Há o risco de estragar a cor e até mesmo o próprio tecido.

Não usar sabão em pó

O sabão em pó não é recomendado para limpar esse tipo de tecido. Assim como outros produtos, pode danificá-lo. Se precisar de espuma para retirar manchas ou outras sujeiras o recomendado é apostar no detergente neutro.

Cuidar com a água em excesso

O suede é um tecido que não deve ser molhado em excesso. Ou seja, você nunca deverá jogar água diretamente sobre o estofado. Se precisar passar um pano úmido, devido a sujeiras mais pesadas, torça bem o pano antes de esfregar no sofá.

Não deixar o sofá exposto diretamente ao sol

Observe bem o local em que pretende deixar o sofá. Ele precisa de luz, mas não deve ficar diretamente exposto ao sol e isso é válido também após a limpeza. Se você usou pano úmido, vinagre ou álcool para limpar o sofá de suede, deixe o local em que o móvel se encontra aberto e arejado.

Não coloque o móvel direto no sol. Assim você evita manchas e o desgaste do tecido.

Escovar regularmente

Escovar o suede é importante não apenas para a limpeza, mas também para manter o tecido sempre bonito. Aposte nas escovas destinadas especialmente a esse tipo de sofá, ou em uma de cerdas macias.

A escovação deve ser feita regularmente, de preferência uma vez por semana, logo após passar o aspirador.

Usar spray protetor

O spray protetor é ideal para sofás novos ou que passaram por uma limpeza profunda recentemente. Ajuda a impermeabilizar o tecido e assim evita acidentes com bebidas e gordura de alimentos. Torna a limpeza mais fácil e aumentar a durabilidade do sofá de suede.

Manter área ventilada depois de limpar o sofá

Terminou de limpar seu sofá de suede completamente? Não exponha-o ao sol, mesmo que tenha usado um pano úmido para a limpeza. Ao invés disso, deixe a área em que o móvel se encontra bem ventilada, com portas e janelas abertas.

O ideal é fazer a limpeza de dia, assim é possível deixar o sofá mais tempo em área bem ventilada.

Preste atenção ao que diz a etiqueta do seu sofá

Cada tecido tem orientações diferenciadas quanto a limpeza. E isso não é diferente no caso do sofá de suede. Siga exatamente o que está escrito ali, pois assim é possível saber que tipo de limpeza pode ser feita no móvel.

W indica que você deve usar produtos à base de água; S indica que pode usar algo à base de solvente; SW que pode usar os dois anteriores; X indica que é possível apenas aspirar, não podendo usar nenhum produto, seja à base de água ou solvente.

Viu como é prático e rápido limpar seu sofá de suede? Siga esses passos e deixe o móvel sempre limpinho e com cara de novo! Tem alguma dica extra? Conte nos comentários!