Como limpar tela de TV: veja passo a passo e dicas essenciais

Por -

A TV pode ser considerada como um dos eletrodomésticos mais usados da casa. Talvez perca apenas para a geladeira ou outros objetos que se encontram na cozinha. Isso significa que também precisa receber atenção quanto a limpeza.

O motivo? A TV acumula pó e você vai notar isso, utilize o eletrodoméstico todos os dias ou não. O ideal é ficar sempre de olho e não adiar muito a limpeza. Geralmente é uma tarefa fácil e rápida, que pode ser feita no mesmo dia em que você tira pó da estante em que a televisão está.

Saiba agora como limpar tela de TV e por que é importante realizar esse processo:

Por que limpá-la?

A sujeira não é benéfica em nenhum lugar. E essa ideia é válida também no caso dos eletrodomésticos. Se não é feita a remoção da poeira, ela pode acabar acumulada no interior da TV, o que irá prejudicar seu funcionamento.

Sem contar que a própria sujeira pode acabar estragando e diminuindo a durabilidade do aparelho. Ao realizar a limpeza você evita todo esse problema e até gastos não planejados com consertos. Já imaginou se a TV para de funcionar, vai para o conserto e você descobre que o problema era apenas poeira nas peças internas?!

Materiais necessários

Para limpar a tela da TV você vai precisar de:

  • Pano macio, flanela ou pano de microfibra;
  • Água;
  • Pincel;
  • Detergente neutro;
  • Água destilada;
  • Água desmineralizada;
  • Álcool isopropílico;
  • Vinagre branco;
  • Produto específico para limpeza de LED ou LCD;
  • Lava Louças;
  • Aspirador de pó;

Como limpar tela de TV passo a passo

Tela de TV conceito

Separamos o passo a passo em limpeza simples (para o dia a dia) e limpeza pesada (feita uma vez por semana):

1. Limpeza simples

Antes de tudo desligue a TV da tomada. Se ela estava em uso, espere um pouco até que esfrie, principalmente se for de plasma.

Para começar a limpeza da tela da TV você deve pegar um pano macio (pode ser aquele que você usa como pano de pó) e passar em toda a tela. Faça movimentos leves e sem pressa. Cuidado para não apertar a tela, pois pode acabar a danificando.

Caso note muita poeira, molhe o pano em água. O mais aconselhado é apenas umedecê-lo. Torça bem e passe pela tela. Não deixe água escorrer e muito menos aperte a tela.

Para finalizar, pegue um pincel e passe pelos cantinhos, entre a tela e a parte plástica que a recobre.

2. Limpeza pesada

Notou manchas de dedos e gordura na tela da TV? Somente um pano seco não vai conseguir removê-las. Será necessário usar alguns truques:

Detergente neutro e água

Pegue um balde e encha com um litro de água. Despeje uma colher de sopa de detergente neutro e misture bem. Em seguida molhe um pano na mistura. Torça bem e passe sobre a tela da TV, do mesmo modo que faria com o pano seco ou apenas umedecido.

É importante não exagerar na água. Então umedeça ou torça o pano. Se achar melhor, prepare a mistura um um borrifador e borrife sobre o pano antes de passar na TV.

Vale comentar que essa dica é ótima para retirar manchas de gordura da tela!

Vinagre e água

Prepare uma solução ½ vinagre e ½ de água. Pode usar um balde ou borrifador para preparar a mistura. Pegue um pano e molhe na solução. Se usou o balde lembre de torcer antes de passar sobre a tela da Tv. No caso do borrifador, aplique apenas no pano.

Esfregue a tela com movimentos delicados. Foque principalmente nas regiões com manchas ou sujeiras mais difíceis. Não é preciso usar força, apenas movimentos circulares.

Produtos específicos

Você vai encontrar produtos específicos para retirar sujeira pesada e manchas de gordura da tela de TV. Eles são recomendados para quem tem muito problema com essa situação. Tem crianças em casa, por exemplo, e a tela está sempre cheia de dedinhos.

O produto para tela de LED ou LCD acaba sendo mais seguro e garante a limpeza de forma mais rápida e eficiente. Você também poderá utilizá-lo nas telas de notebooks e smartphones, então vale a compra.

Água destilada

Molhe um pincel na água destilada. Tire o excesso e passe sobre as manchas que estejam na tela da sua TV. Finalizada essa etapa, umedeça o pano de microfibra (ou qualquer outro que não solte fiapos) também na água destilada e passe por toda a tela da TV.

Álcool isopropílico e água desmineralizada

Misture a água desmineralizada no álcool isopropílico. Pode fazer isso em um recipiente ou borrifador, o que você achar mais prático. Umedeça um pano ou borrife a mistura nele e passe pela tela. Repita o processo se achar necessário e não se esqueça dos cantinhos.

Se achar mais fácil, molhe um pincel na solução para limpar os cantos da TV.

Vinagre e água desmineralizada

Prepare uma solução com ½ de água desmineralizada e três colheres de sopa de vinagre. Misture bem e umedeça um pano ou coloque a solução em um borrifador. Aplique também sobre o pano de microfibra. Passe na tela da TV, em movimentos circulares e finalize passando um pano seco.

Água e lava louças

Pegue um borrifador e coloque um pouco de água. Em seguida pingue algumas gotinhas de detergente de cozinha (lava louças). Misture. Pegue o pano que vai usar na limpeza da tela da TV e borrife a solução que você acabou de preparar. O ideal é deixá-lo apenas umedecido e não molhado.

Esfregue levemente sobre a tela, sempre em movimentos delicados e circulares.

Aspirador de pó

Coloque o encaixe de ponta fina no aspirador de pó. Esse eletrodoméstico será útil na limpeza dos cantinhos da tela da TV. Ligue o aparelho na potência mais baixa e passe nos cantos. Cuide para não passar na tela, pois pode acabar riscando.

Cuidados ao limpar tela de TV

Conceito de TV na sala

Antes e depois da limpeza alguns cuidados devem ser levados em conta:

  • A TV deve ser desligada antes de começar a limpeza. Deixe o aparelho esfriar se estava em uso anteriormente;
  • Consulte o manual do fabricante para verificar orientações de limpeza. Ali estará descrito o que pode ou não ser utilizado na tela;
  • Evite panos ásperos ou derivados de celulose, pois podem arranhar a tela da TV;
  • Nunca borrife nenhum produto – ou até mesmo água – diretamente na TV. Tudo deve ser aplicado no pano;
  • Faça movimentos suaves e delicados e evite apertar a tela, pois pode danificá-la;
  • Mantenha uma periodicidade de limpeza. O pano seco, para remover poeira e sujeiras leves pode ser passado todos os dias ou uma vez a cada dois dias. Já a limpeza pesada pode ocorrer uma vez por semana (em casas com crianças) ou a cada quinze dias;
  • Evite produtos químicos na tela. Apenas o detergente neutro ou de cozinha estão liberados e ainda assim em pouquíssima quantidade;
  • Limpe a TV diariamente se ela se encontra em um ambiente que acumula muita poeira;
  • Use uma flanela de microfibra descartável, ou que vá ser utilizada apenas em uma única TV, para evitar levar sujeira para outros eletrodomésticos;
  • Se preferir, aposte nos panos especiais para telas de TV ou notebooks, que são vendidos em lojas específicas;

Como você pode ver limpar a tela da TV é uma tarefa que exige paciência. Apesar disso, é bastante importante que seja realizada com frequência, para garantir a durabilidade do eletrodoméstico.