Como organizar geladeira: ideias, dicas e passo-a-passo prático

Deixe a sua geladeira sempre limpinha e organizada para armazenar os alimentos no dia a dia

Por -

Geladeira bem organizada é uma questão de saúde e também de economia. Quantas vezes você já perdeu alimentos ou foi obrigada a jogar itens no lixo por ter perdido o prazo de validade só pelo fato de ter esquecido que ele estava lá no fundinho da prateleira?

Manter a sua geladeira limpa e com tudo no lugar é importante para evitar desperdícios, ajuda a conservar melhor os alimentos e até mesmo a economizar energia. Porém, para fazer isso de maneira realmente eficaz, você precisa entender como funciona a refrigeração da sua geladeira e o que deve ser acondicionado em cada espaço.

Refrigeradores mais antigos possuem um sistema de refrigeração diferente dos modelos atuais. Nesse caso, a região mais próxima do freezer ou do congelador é mais fria. Nos modelos mais novos, a refrigeração acontece de maneira mais uniforme por todo o aparelho.

Como organizar geladeira

Primeiro passo: limpeza

Como organizar geladeira: limpeza

Para organizar bem e de maneira correta a sua geladeira, o primeiro passo é retirar tudo de dentro dela e fazer uma boa limpeza do aparelho. Verifique se você tem potes com restos de comida, frutas ou legumes estragados, itens vencidos e descarte tudo o que for necessário.

Procure utilizar potes transparentes para que o alimento acondicionado dentro deles fique visível e mais fácil de identificar. Se você quer levar a sério a questão da organização, invista em etiquetas reaproveitáveis para identificar qual é o alimento que está dentro daquele pote e qual a data de validade.

Cestos organizadores também são peças curinga e que podem ser levados à geladeira para auxiliar na organização dos itens. Procure organizar os cestos por utilidade: lanchinhos das crianças todos juntos num cestinho, os itens de café da manhã juntos em outro e assim por diante.

A limpeza da geladeira deve ser feita periodicamente. Uma limpeza completa pode ser realizada uma vez por mês, mas é importante higienizar uma vez por semana o aparelho com um pano umedecido em água e vinagre branco para desinfetar e tirar odores desagradáveis. Nunca use produtos abrasivos ou palha de aço.

Como organizar geladeira por setores

Gaveta superior

Como organizar geladeira frios

Se a sua geladeira tem uma gaveta logo abaixo do freezer ou congelador, esse é o local onde devem ser mantidos os frios, embutidos, temperos verdes como salsinha e cebolinha, peixes e carnes que serão preparados em breve. Nunca lave a carne antes de guardá-la na geladeira e não pense que a carne estragou só por ter mudado de cor. A carne fica mais escura na geladeira por causa da falta de oxigênio.

Frangos acondicionados nessa parte da geladeira têm validade de 2 dias, peixe dura um 1 dia e frios duram 3 dias.

Primeira prateleira

Como organizar geladeira: primeira prateleira

A prateleira superior é ideal para acondicionar leites e derivados como manteiga, requeijão, queijos e iogurte, ovos e sobras de comida guardadas em potes bem fechados. Se você quer manter as bebidas bem geladas, então deixe-as nessa prateleira também. Os ovos não devem ser mantidos na porta da geladeira, pois o abre e fecha constante causa oscilação de temperatura e pode estragá-los. Você pode guardá-los dentro da embalagem original ou em uma caixa plástica com tampa.

Nunca guarde na geladeira potes de iogurte abertos com a colher dentro ou as bactérias farão a festa. Sobras devem ser mantidas na geladeira por no máximo 2 dias, iogurtes por 1 dia, manteiga por 3 dias e os ovos de 15 a 30 dias.

Prateleiras intermediárias

As prateleiras do meio da geladeira são perfeitas para conservar alimentos prontos para o consumo, cozidos, bolos, tortas, doces, sopas e caldos. Tudo deve ser guardado em potes com tampas para facilitar a visualização. Ovos também podem ser guardados nessa região e caixas de leite longa vida. Os doces têm validade de 3 dias, o leite de 2 dias e enlatados podem ficar até 3 dias na geladeira. Não guarde as latas abertas, passe as sobras para potes plásticos, pois o metal acaba oxidando e contaminando a comida.

Prateleira inferior (tampo da gaveta)

Nessa região você pode guardar frutas ou alimentos que pretende descongelar. Leve à geladeira somente as frutas maduras ou já cortadas, as demais podem ser armazenadas em temperatura ambiente. Frutas cítricas podem ficar livres, as demais é melhor que sejam acondicionadas em sacos plásticos. Lave-as somente antes do consumo, pois as frutas são sensíveis ao excesso de umidade.

Gaveta inferior

Gaveta inferior da geladeira

Essa é a região menos refrigerada da geladeira, portanto é o local mais apropriado para armazenar legumes e verduras e alimentos mais sensíveis às baixas temperaturas. Coloque-os em sacos plásticos, amarrados frouxamente, para aumentar a durabilidade e manter a gaveta livre de resíduos e folhas. Frutas e legumes têm durabilidade de 3 a 7 dias na geladeira, verduras e temperos de 2 a 3 dias.

Porta da geladeira

A porta da geladeira é o local onde devemos guardar os condimentos como maionese, ketchup, temperos para saladas, azeitonas e conservas. Ah, e o lugar do vinagre é na porta da geladeira também, pois em temperatura ambiente ele pode sofrer contaminação de bactérias. Deixe os refrigerantes e sucos industrializados guardados nessa área também.

Congelador

Alimentos no freezer

O congelador é onde ficam armazenados os alimentos que precisam ser conservados em temperaturas mais baixas como sorvetes e carnes que serão usadas mais pra frente. Identifique os itens com etiquetas reutilizáveis e organize-os por categorias: carnes, frangos, comidas prontas para o consumo, etc. Diversos legumes também podem ser congelados garantindo assim uma vida mais longa

Dicas espertas para organizar alimentos na geladeira

Como organizar geladeira

1. Embalagens

Crie o hábito de lavar as embalagens que vêm do mercado antes de levá-las à geladeira. Sacos plásticos, potes, garrafas podem ser lavadas com água e detergente neutro. As embalagens tetra pack, como as de leite ou suco, devem ser higienizadas apenas com um pano úmido. Quando estiverem secas, guarde tudo na geladeira.

2. Alimentos abertos

Não guarde produtos abertos nas embalagens originais, especialmente se foram latas. Sobrou? Então passe o alimento para um pote de plástico ou vidro e jogue a lata ou o pote fora. Identifique tudo com etiquetas e anote a data de validade para evitar perdas e desperdícios de alimentos.

3. Lavar ou não lavar?

Frutas e verduras devem ser lavadas somente na hora do consumo e as carnes nunca devem ser lavadas, pois a água prolifera bactérias e espalha as mesmas por todo o refrigerador.

Alimentos que não devem ir na geladeira:

  • Latas;
  • Tecidos ou embalagens de papel;
  • Tomates;
  • Batatas;
  • Cebola e alho;
  • Melão e melancia;
  • Maçãs;
  • Manjericão;
  • Óleo ou azeite;
  • Café;
  • Pão;
  • Mel;
  • Pimentas em conserva.

Observe sempre o que vai na geladeira, não estoque alimentos que tenham prazo de validade curto só porque estão com bom preço, você vai acabar tendo que se desfazer deles e o barato acaba saindo caro.

E por fim, cuidado para não sobrecarregar o seu eletrodoméstico, pois o ar precisa circular para que os alimentos fiquem bem refrigerados.

Seguindo essas dicas de manutenção, limpeza e organização, sua geladeira vai ter uma vida útil bem mais longa, seus alimentos também vão durar mais e você vai notar inclusive uma redução no consumo de energia elétrica.

Por que esperar então para colocar em prática tudo o que ensinamos no artigo de hoje?