60 ideias e dicas de como organizar sapatos

Dicas para quem precisa organizar os sapatos de forma eficiente

Por -

Quem possui uma grande quantidade de pares de calçados, geralmente tem dificuldades para encontrá-los com facilidade no guarda-roupa. Este também é um desafio para aqueles que convivem em uma residência com vários moradores, além da organização nos armários, o ideal é que se tenha um móvel ou espaço dedicado para organizar na entrada da casa: é uma forma de manter os calçados arejados antes do armazenamento, eliminando os odores.

Entre as opções mais práticas: as caixas organizadoras de plástico e outros materiais podem ser dispostas nas prateleiras dos armários. Os cabides específicos para saltos e botas ajudam a conservar, sem amassar ou danificar. O uso de gavetas deslizantes é ideal para quem vai projetar um guarda-roupa planejado e quer um compartimento dedicado para organizar os calçados.

Outra alternativa para entrada da casa são os bancos com prateleiras, além de guardar os itens, servem como apoio na momento de calçar. Os ganchos fixados na parede também criam um efeito decorativo interessante, principalmente para quem tem um espaço como um hall de entrada.

60 dicas de como organizar os sapatos

Não faltam opções e materiais para organizar os sapatos de forma inteligente. Para deixar a sua visualização mais fácil, separamos belas referências visuais e dicas para sua organização:

Imagem 1 – Para quem quer organizar com caixas de papel: as imagens dos sapatos colados na borda facilitam o dia a dia.


O uso de caixas é uma ótima opção para organizar sapatos, além de serem higiênicas, evitam a proliferação de fungos. Tente organizar em um cantinho sem umidade.

Imagem 2 – Os nichos nas sapateiras ajudam a organizar.


O uso de nichos é uma excelente alternativa para organizar as botas, pois não amassa ou danifica o material. Dependendo do espaço de sua sapateira, além das botas, os nichos podem armazenar outros tipos de sapatos, outra vantagem é que eles facilitam a visualização.

Imagem 3 – Mantenha os sapatos organizados na entrada da casa.


Outra dica importante é não guardar os sapatos no momento que você chega em casa. Além do odor, existem muitas bactérias que trazemos das ruas, por isso, o ideal é deixar em um porta sapatos na entrada, assim os odores se dissipam.

Imagem 4 – O móvel pode ainda ser um objeto decorativo.


A escada pode ser restaurada para se tornar um objeto organizador e decorativo para a sua casa.

Imagem 5 – Esse organizador pode ser colocado no próprio guarda-roupa.

Imagem 6 – Como as prateleiras deixam os sapatos visíveis, é importante manter o local sempre organizado.


Não esqueça de fazer uma limpeza mensal nos calçados armazenados nas prateleiras, pois como eles ficam abertos, há o acúmulo de poeira. A manutenção e o cuidado com os sapatos são de extrema importância para uma durabilidade maior.

Imagem 7 – As botas podem ser penduradas com ajuda de um cabide específico.


Guardar as botas é uma dificuldade na sapateira, por isso, você pode usar cabides com prendedores para armazenar dentro de um armário. Se o material do calçado for delicado, coloque um pedacinho de feltro na parte do prendedor para não marcar o tecido da bota.

Imagem 8 – Para quem for instalar a sapateira no armário, opte pelos gaveteiros deslizantes.

Imagem 9 – Organize as sapatilhas com ajuda de um cabide e um grampo de roupas.


Uma ideia econômica para quem utiliza muitas sapatilhas: encaixar uma ao lado da outra no cabide para manter o local sempre organizado.

Imagem 10 – Esse móvel baixo pode ser inserido em qualquer cantinho da casa.


Os móveis compactos são uma tendência na decoração, além de serem ótimos aliados para organizar os sapatos, podem ter a mesma função para livros, bolsas, perfumes, equipamentos e outros itens.

Imagem 11 – Um organizador de botas é fundamental para não estragar o cano do calçado.

Imagem 12 – Separar por cores é a melhor forma de visualizar a sapateira.


Se você vai organizar os calçados em uma prateleira, a solução ideal é como esta da foto. Intercale os pares (coloque um pé direcionado para frente e outro para trás) deixando o modelo todo a vista e organize por cores e estilos de sapatos ou botas.

Imagem 13 – O organizador com nichos é prático e pode ser pendurado em qualquer vão alto.

Imagem 14 – Essa bolsa é ideal para manter os sapatos organizados para a viagem.


Ao invés dos sacos de TNT comercializados junto com os sapatos, a bolsa organizadora facilita para otimizar o espaço na mala. Dessa forma você mantém todos eles separados por compartimentos em um único item.

Imagem 15 – Organizador de metal para sapatos.

Imagem 16 – As caixas de plástico podem ser colocadas uma sobre a outra.


Essas caixas possuem abertura frontal para facilitar na hora de pegar o calçado. São ótimas para colocar dentro do armário ou em algum cantinho do quarto.

Imagem 17 – A sapateira giratória cabe em qualquer cantinho da casa.

Imagem 18 – Nomeie o espaço da sapateira para cada morador da casa.


Em uma residência com muitos moradores, é mais que essencial manter tudo organizado. Esse mobiliário foi projetado para separar os sapatos de cada um na entrada da casa. E ainda pode incorporar com um cabideiro para casacos e banquinhos para calçar ou apoiar as bolsas.

Imagem 19 – Está sem espaço? Opte pela sapateira atrás da porta.


Você pode optar por um porta sapatos clássico de nylon e plástico, que possa ser instalado atrás da porta. Essa é uma ótima solução para otimizar o espaço e não deixar os pares de sapato à mostra.

Imagem 20 – Organize seus sapatos no guarda-roupa.

Imagem 21 – O banco decorativo pode se tornar um belo organizador de sapatos.


O morador pode utilizar os espaços disponíveis dos móveis decorativos para organizar os pares de sapato que mais usa.

Imagem 22 – A placa utilizada para fotos e recados também pode ser um ótimo organizador de sapatos com salto.


Esse item é muito versátil na decoração! Cada vão pode ser usado para apoiar o calçado com salto, assim eles ficam presos e organizados na parede.

Imagem 23 – Esse organizador vem com o formato correto para saltos.

Imagem 24 – Outra opção é a caixa organizadora onde os calçados ficam posicionados verticalmente.

Imagem 25 – Esse gaveteiro reserva espaço para cada tipo de calçado.

Imagem 26 – Organizador de botas para o guarda-roupa.

Imagem 27 – Opte pelas caixas transparentes para visualizar os sapatos.

Imagem 28 – O uso de etiquetas deixa a organização mais prática para o dia a dia.


Em um closet muito grande, os itens podem ficar um pouco perdidos para serem encontrados. Por isso, as etiquetas ajudam bastante nesse quesito, mantendo os objetos sempre aparentes e no seu devido lugar.

Imagem 29 – A sapateira modular pode ser montada de acordo com o número de calcados que deseja guardar.

Imagem 30 – Organize os sapatos dos seus filhos na entrada de casa.

Imagem 31 – O design da caixa com o visor transparente e estilo “abre-fecha” é perfeita para organizar os calçados.


Seu sistema de abertura facilita no momento que quiser pegar o calçado. Além do seu material mais rígido, ele pode ser estampado ou do tecido que você desejar.

Imagem 32 – Colocar um suporte otimiza melhor o espaço da sapateira.


Você pode adaptar o espaço que sobra no armário com alguns organizadores internos. Essas prateleiras foram instaladas para dividir o espaço do armário de modo a ganhar mais um compartimento para organizar os sapatos.

Imagem 33 – Varal organizador para calçados.


Para esse modelo de sapateira, separe os sapatos pela quantidade de uso, deixando as partes inferiores para os que são mais usados e nas partes altas os que são utilizados com menor frequência.

Imagem 34 – Sem espaço na sua casa? A sapateira que vai por baixo da cama é uma ótima solução.

Imagem 35 – Os sapatos com salto são ótimos para fazer a organização na parede.


Os sapatos com salto, muitas vezes, são complicados de guardar e difíceis de manter de forma organizada. Uma solução simples é utilizar aquela parede vazia, instalando as barras para pendurá-los. Observe que eles se encaixam certinho e ainda deixam o dia a dia mais prático.

Imagem 36 – Você por organizar os sapatos de acordo com a época do ano.


Uma dica importante para quem possui uma sapateira pequena é separar os sapatos por estações do ano. Por exemplo, no inverno, guarde as rasteirinhas e sapatos abertos em uma caixa e coloque-a debaixo da cama. Assim você ganha espaço na sapateira e ainda facilita com as infinitas opções de modelos que ficam misturados.

Imagem 37 – Esconda sua sapateira fazendo um armário embutido.


O armário embutido é ótimo para quem possui pouco espaço no quarto. Ele pode ficar escondido ao lado do criado-mudo ou em qualquer parede do quarto ou corredor.

Imagem 38 – Separe os sapatos por modelos e cores.


Para quem é adepto das caixas, coloque as etiquetas em cada compartimento. Você pode organizar por cores, modelos, altura de salto, ocasiões ou como for mais prático. O ideal é que ela seja transparente, assim você ainda consegue visualizar os modelos que tem dentro.

Imagem 39 – As escadas também podem ganhar um cantinho para organizar os calçados.


Essas gavetas nos primeiros lances da escada são uma ótima forma de guardar os sapatos antes de subir para as áreas intimas. Lembra da sujeira que trazemos das ruas? Ninguém quer essas bactérias espalhadas pelos quartos! Por isso, projete um local adequado para organizá-los de forma bonita e higiênica.

Imagem 40 – Os cabides para botas são ótimos: eles deixam os calçados esticados e podem ser pendurados no guarda-roupas.


Para quem não quer estragar o material da bota com os prendedores, escolha por um modelo específico para esse tipo de calçado. Os cabides do modelo acima possuem um cano de regulagem que varia de acordo com o tamanho da bota e dessa forma, elas ficam esticadas sem deformar ou deixar marcas.

Imagem 41 – Caixa organizadora de acrílico para sapatos.


As caixas de acrílico podem ser encontradas em lojas especializadas para casa e construção. Apesar de ter um investimento alto, elas são resistentes, podendo durar anos. É uma forma mais elegante de ter um espaço para cada par, além de deixar os modelos aparentes e fáceis de encontrar.

Imagem 42 – Esse modelo de organizador de sapatos funciona de forma independente, mas são empilhadas uma sobre a outra para otimizar o espaço.


Algumas caixas empilháveis funcionam como uma trava em sua tampa, assim pressionamos uma sobre a outra para formar uma pilha mais segura e que não caia.

Imagem 43 – Se você é apaixonada por sapatos coloridos, eles podem ganhar um cantinho decorativo na sua parede.

Imagem 44 – Geralmente o espaço abaixo da escada é pouco utilizado, por isso aqui vai uma ideia para manter seus sapatos organizados e sempre em mãos.

Imagem 45 – Ou você pode optar por uma parede com ganchos.


Você pode utilizar ganchos na parede para colocar os pares de sapato mais utilizados, mantendo-os sempre próximos.

Imagem 46 – Alinhe as caixas empilhadas lado a lado dentro do guarda-roupa, nas prateleiras do quarto ou na sapateira.

Imagem 47 – Esse organizador colorido, economiza o espaço de sua sapateira e ainda deixa os sapatos bem visíveis.

Imagem 48 – Estante modular para organizar os sapatos.

Imagem 49 – Deixe os calçados que você menos utiliza na parte superior traseira da sapateira.


As caixas de sapato deixam cada par em seu devido lugar sem sujar ou amassar. Para organizá-los, procure deixar os mais utilizados na frente e os demais para trás. Elas ainda contam com pequenos furos em sua superfície, que permitem que os calçados fiquem arejados.

Imagem 50 – Organizador de sapatos para portas.

Imagem 51 – As caixas organizadores com rodinhas podem ser apoiadas em qualquer móvel que tenha espaço embaixo.

Imagem 52 – Observe como a organização feita por cores deixa o visual mais harmônico e equilibrado.


As prateleiras são grandes aliadas para a organização de sapatos e possibilitam as diferenciações por modelo, cor, material e etc. Ter cada prateleira com uma determinada cor deixa o visual mais limpo e prático na hora de escolher.

Imagem 53 – Esse acessório é instalado na parede e tem a função de prender os calçados.


O ideal é colocar os calçados que você mais utiliza para decorar alguma parede. Colocar muitos suportes pode deixar o visual pesado e o ambiente de circulação apertado.

Imagem 54 – Rodízios dão flexibilidade para qualquer mobiliário.


O bacana desse mobiliário é a versatilidade de levar para qualquer canto da casa. E com esse formato mais estreito ele pode se encaixar embaixo dos móveis existentes da casa, como no  aparador, rack, cama, escrivaninha, armários e etc.

Imagem 55 – Organize os sapatos por ocasião de uso.


Uma forma de organizar os sapatos em uma sapateira é pela quantidade de uso em um determinado tempo, pode ser mensal ou anual. Por exemplo, os sapatos de festas podem ser colocados em uma área de difícil acesso do organizador, já aqueles que você utiliza quase todos os dias devem estar em um campo visual mais prático para serem coletados. O interessante é organizar por fileiras, de acordo com o tamanho da sapateira.

Imagem 56 – Se você seguir esse conceito, como mostramos na primeira imagem, procure organizar as caixas com a mesma cor.


Nesta ideia, você pode encapar as caixas ou comprá-las com uma única cor. Manter o visual uniforme deixa o ambiente mais leve e a foto do par ajuda a encontrar o modelo sem a necessidade de abrir a caixa.

Imagem 57 – Organizador para sapatos feito de pallet.


Com os apartamentos pequenos é muito difícil encontrar um cantinho para os sapatos, por isso dá para seguir essa solução acima. Os pallets são uma peça econômica e podem ser abrigados embaixo da cama.

Imagem 58 – O truque do faça você mesmo é uma peça triangular que forma um nicho para cada par.


Construa uma sapateira simples e barata com ajuda de papelão, tesoura e cola quente. Além de deixar os pares organizados, a sapateira ganha um design diferente e decorativo.

Imagem 59 – Os aramados e cestas ajudam a manter os calçados organizados.


Você pode ainda colocar uma divisória como uma cortina ou porta de correr para isolar os sapatos, trazendo um ar mais clean ao ambiente.

Imagem 60 – Esse organizador com zíper para sapatos pode ser colocado embaixo da cama ou na parte inferior do guarda roupa

Esse estilo de sapateira possui o formato com uma espécie de mala, e o plástico transparente por cima ajuda a visualizar os calçados. O modelo é compacto e ideal para guardar embaixo da cama.