Como pintar geladeira: conheça os principais métodos passo a passo

Saiba como prepara e escolher entre os métodos para pintar uma geladeira da cor que você quer

Por -

A geladeira é um dos eletrodomésticos principais da cozinha. Afinal, é a responsável por manter os alimentos que necessitam de refrigeração em dia e prontos para consumo.

Apesar de já vir com uma pintura natural de fábrica, quem tem uma geladeira mais antiga pode notar que a cor começa a descascar.

Ou talvez você queira modernizar sua cozinha e apostar em tons mais vivos que os tradicionais branco e cinza, encontrados nesse eletrodoméstico.

Para ajudar você que está pensando em pintar sua geladeira, separamos algumas dicas úteis e interessantes, além de claro de comentar vantagens e desvantagens de cada método de pintura. Confira:

Métodos para pintar sua geladeira

Métodos para pintar geladeira

Existem três métodos muito comuns para a pintura de geladeira. São eles:

Pincel

É um dos mais práticos e econômicos. Inclusive é o ideal para quem precisa realizar a pintura em um espaço muito pequeno. A sujeira feita é bem menor e geralmente fica apenas em volta do refrigerador. Alguns jornais já ajudam a proteger o chão.

A grande desvantagem está no tempo que você irá levar para pintar, já que depende do tamanho do pincel, e da chance de fazer uma pintura marcada. Exige também que você faça a pintura em um único sentido.

Spray

É o método de pintura de geladeira mais comum e a grande maioria das pessoas aposta nele. No entanto, é recomendado apenas para quem tem um espaço aberto e arejado para usar a tinta spray. É rápido e prático e a pintura fica mais homogênea, praticamente sem marcas.

A grande desvantagem é o fato de precisar proteger tudo que está a volta do refrigerador, pois a tinta não irá ser pulverizada apenas nele. Outro detalhe é o gasto, você irá precisar de várias latas de tinta spray para pintar o refrigerador inteiro.

Rolinho de pintura

Um terceiro método bastante prático para pintar a geladeira é usar o rolinho de pintura. A técnica segue a ideia do pincel, no entanto fica bem menos marcada sua passada de tinta.

Você pode também apostar em variados tamanhos de rolinho, deixando os maiores para as laterais da geladeira e os menores para os pequenos detalhes.

É econômico, pois utiliza pouca tinta, mas um pouco mais trabalhoso. Assim como no caso do pincel você depende do tamanho do rolo e demora mais para fazer a pintura. Vai precisar também da bandeja de pintura, para garantir que não está pegando muita tinta com o rolo.

Materiais necessários para pintura

Materiais necessários para pintar geladeira

Para fazer a pintura do seu refrigerador você vai precisar de:

Tinta spray

Ideal para quem tem espaço em casa e quer fazer o trabalho mais rapidamente. Serão necessárias várias latas de tinta spray para cobrir toda a geladeira.

Tinta epóxi

Voltada para quem deseja pintar o refrigerador com pincel ou rolinho.

Esmalte sintético

Serve também para quem deseja pintar a geladeira com a ajuda de pincel ou rolinho e não tem muito espaço em casa. Uma lata pequena geralmente é suficiente.

Busque pelo esmalte à base de solvente e não de água.

Tinta para plástico (caso a geladeira possua partes de plástico)

As tintas sugeridas anteriormente são indicadas para geladeiras de metal. Se a sua é de plástico o ideal é buscar por tinta para plástico. (O spray pode ser utilizado também).

Óculos de proteção

As tintas utilizadas na pintura de refrigeradores são fortes e podem irritar os olhos. O ideal é usar os óculos de proteção. (Eles são indispensáveis para quem vai pintar a geladeira com tinta spray).

Máscara

A máscara tem o mesmo intuito dos óculos de proteção. As tintas utilizadas são fortes e por mais que você esteja em um ambiente arejado, é recomendado usar a máscara para não ficar respirando o cheiro da tinta.

Luvas

Proteger as mãos é interessante não apenas para evitar alergias, mas também para facilitar na hora de remover a sujeira. A maioria das tintas utilizadas para pintura de geladeiras não é a base de água, mas sim de solvente e sua remoção é mais difícil.

Preparação para a pintura

Preparação para pintar geladeira

Antes de começar a pintura da geladeira é preciso preparar o eletrodoméstico e o espaço em que você pretende fazer isso:

Desligar a geladeira da tomada

Você não deve manter o refrigerador ligado durante a pintura, pois há o risco de levar um choque.

Esvaziar o refrigerador

É melhor não deixar os alimentos dentro da geladeira enquanto estiver pintando. Principalmente porque será necessário abrir e fechar a geladeira. Além de que a tinta pode acabar pegando nos alimentos.

Abrir janelas e portas

A tinta usada na pintura é forte e, portanto, é recomendado manter o espaço bastante arejado.

Proteger o chão e espaço a ser pintado

Forre o chão com jornal ou com um plástico velho. Se for usar tinta spray é interessante proteger vários locais. Passe fita crepe sobre a borracha da geladeira para protege-la da tinta.

Limpe a superfície a ser pintada

Passe um pano com detergente e água sobre a parte da geladeira que irá pintar. Assim é possível remover gordura e outras sujeiras que tenham se acumulado.

Lixe

Lixe partes do eletrodoméstico que estejam enferrujadas e a parte que você pretende começar pintando.

Remova partes móveis que são serão pintadas

Se sua geladeira tem alguma peça que é removível e não será pintada, retire antes de começar a pintura.

Passo a passo para pintar sua geladeira

Passo a passo para pintar sua geladeira

Usando pincel

Se você pretende usar pincel para pintar seu refrigerador, pode apostar na tinta epóxi ou no esmalte sintético. Escolha a cor que quiser.

Comece por uma das laterais da geladeira e vá pintando uniformemente. É recomendado apostar em camadas mais finas, então não se cobre para encher o pincel de tinta. Siga um único sentido durante a pintura.

Quando finalizar, passe para outra das laterais da geladeira. Deixe a parte superior por último, pois será necessário subir em uma escada ou cadeira.

Espere secar e reaplique uma nova camada de tinta. Geralmente é recomendado dar duas demãos na pintura.

Usando tinta spray

Esse método é o mais fácil. Depois de proteger as partes da geladeira (e da casa) que não devem ser pintadas, coloque a máscara e o óculos de proteção.

Comece então a passar o spray sobre a lateral que deseja pintar. Você irá precisar de várias latas. Cuide para seguir um mesmo sentido e deixar a pintura uniforme.

Se necessário, passe uma segunda demão de spray. Deixe secar em um ambiente arejado.

Usando rolinho de pintura

Para pintar seu refrigerador com o rolinho de pintura, você deve seguir quase os mesmos passos de quem opta pelo pincel.

No entanto, a bandeja de tinta pode ser útil nesse caso, ao invés de molhar o rolinho diretamente na lata.

Siga um único sentido enquanto estiver pintando e prefira os rolos de esponja, que não soltam pedaços durante a aplicação da tinta.

Use um rolo maior para as partes mais largas da geladeira e um menor para os detalhes. Espere secar e então aplique uma segunda demão.

Para garantir que a pintura dure por mais tempo, você pode finalizar aplicando verniz. Isso pode ser feito independentemente do método de tintura escolhido. Mas para o verniz é recomendado aplicar com pincel.

Agora você já sabe como pintar uma geladeira. Todas as técnicas são eficientes, mas contam com vantagens e desvantagens. Escolha aquela que pareça melhor e mais prática para você!