Como tirar ferrugem de roupa: principais maneiras e truques simples para remover

Por -

Descobrir uma mancha de ferrugem na roupa é uma surpresa nada agradável. Mas, por sorte, existem alguns truques e receitinhas caseiras para remover manchas de ferrugem da roupa.

Quer aprender quais são esses truques? Então fique aqui com a gente que vamos te ensinar como tirar ferrugem de roupa, vem ver:

Como tirar mancha de ferrugem da roupa: truques simples

Descubra como tirar ferrugem de roupa

A mancha de ferrugem na roupa é uma das mais chatinhas e complicadinhas de tirar. Isso porque os resíduos metálicos penetram tão profundamente nas fibras do tecido que removê-los de lá acaba se tornando uma super missão.

Geralmente esse tipo de mancha aparece quando uma peça de roupa úmida ou molhada entre em contato com algum objeto de metal ou ferro. Ou seja, a boa e velha combinação entre água, ar e ferro transformando-se em oxidação.

Mas você não precisa passar a vida olhando para essa mancha de ferrugem. Dá para tirar! Veja abaixo algumas técnicas simples e caseiras para remover mancha de ferrugem da roupa:

Como tirar mancha de ferrugem com produtos específicos

Existem atualmente no mercado diversas opções de tira manchas específicos para remover manchas de ferrugem. Esses produtos possuem em sua formulação substâncias químicas que agem diretamente sobre o ferrugem, como o ácido oxálico e o acido fluorídrico.

Um tira manchas desses custa cerca de R$ 9 e vale muito a pena o investimento, uma vez que ele resolve o problema com facilidade e rapidez. 

Mas anote a dica: siga corretamente as instruções da embalagem do produto para não correr o risco de danificar a sua roupa. E lembre-se de enxaguar muito bem após o tempo de ação do produto. 

Como tirar mancha de ferrugem com limão

Outra possibilidade que costuma funcionar muito bem na remoção de manchas de ferrugem é o limão. O suco ácido da fruta reage na ferrugem e acaba por remover a mancha.

Para usar essa receita caseira é bem simples. Pegue um limão, corte-o ao meio e esfregue uma das partes sobre a mancha até que ela desapareça do tecido.

Se a mancha se mostrar muito resistente, deixe-a de molho de um dia para o outro, mas, nesse caso, salpique um pouco de sal junto.

Depois é só lavar bem a peça. 

Como tirar mancha de ferrugem com vinagre

Assim como o limão, o vinagre também costuma funcionar bem quando o assunto é tirar mancha de ferrugem da roupa.

Para começar, umedeça o local da mancha com vinagre. Prefira o vinagre branco que é mais eficiente e não mancha a roupa.

Se a mancha for muito grande ou muito resistente, adicione mais vinagre.

Deixe a peça de molho por aproximadamente 10 minutos e, na sequência, salpique um pouco de sal e esfregue para finalizar a remoção da mancha.

Quando a mancha for removida, lave a peça como de costume.

Como tirar mancha de ferrugem com detergente

O detergente de lavar louças também pode ser eficiente na remoção de manchas de ferrugem. No entanto, esse produto costuma funcionar melhor em manchas recentes e que ainda não estão completamente aderidas às fibras do tecido.

Para usar essa técnica, basta aplicar um pouco de detergente neutro sobre a mancha, deixar de molho com água morna por alguns minutos e esfregar na sequência.

Por fim, lave a peça como de costume.

Como tirar mancha de ferrugem com bicarbonato

O bicarbonato de sódio não podia ficar de fora dessa lista de dicas de como tirar ferrugem da roupa.

Para usar esse pozinho milagroso faça o seguinte: em um pequeno recipiente coloque cerca de uma colher de sopa de bicarbonato de sódio (aumente a quantidade caso a mancha seja maior) e duas colheres de sopa de água.

Misture até formar uma pastinha cremosa. Em seguida, aplique essa pasta diretamente sobre a mancha e esfregue o local com movimentos suaves, mas firmes.

A mancha deve sair em seguida. 

Como tirar mancha de ferrugem com refrigerante

Por essa você não esperava! Mas, acredite se quiser, os refrigerantes são ótimos aliados da remoção de manchas, entre elas a de ferrugem.

Isso graças aos ácidos cítricos e ao gás contido na bebida. Esses componentes penetram no tecido e atacam a mancha diretamente.

Para remover a ferrugem despeje um pouco de refrigerante sobre a mancha e deixe-a de molho por alguns minutos.

Em seguida, esfregue bem. Lave a roupa normalmente depois.

Dica: evite usar refrigerantes com corantes, como os feitos a base de cola ou com sabor de uva. Prefira refrigerante de limão, por exemplo, que não possui cor. Assim, você evita uma nova mancha na sua roupa.

Como tirar ferrugem de roupa branca

As roupas brancas costumam ser as mais atacadas pelas manchas de ferrugem.

Mas, por outro lado, as roupas brancas permitem um uso maior de produtos, já que não correm o risco de desbotar.

Todas as receitas apresentadas anteriormente podem ser usadas também para roupas brancas. 

Contudo, alguns truques não podem ser usados em roupas coloridas, apenas em peças brancas. 

Veja a seguir cada uma delas e aprenda como remover manchas de ferrugem de roupa branca.

Como tirar mancha de ferrugem de roupa branca usando água sanitária

A água sanitária pode ser usada para tirar mancha de ferrugem da roupa, mas é preciso tomar cuidado para não exagerar na quantidade.

O uso em excesso da água sanitária, mesmo que em roupas brancas, podem acabar amarelando o tecido e desgastar as fibras.

O ideal é aplicar o produto diretamente sobre a mancha. Para isso, uma colher de sopa de água sanitária basta.

Deixe o produto agir sobre a mancha e depois de alguns minutos esfregue suavemente.

Remova a água sanitária em água corrente e, na sequência, lave a peça como de costume.

Lembrando que em hipótese alguma você deve usar água sanitária em roupas coloridas. A peça vai desbotar e, nesse caso, não haverá o que fazer para recuperar.

Como tirar mancha de ferrugem de roupa branca com leite azedo

Outro método para tirar mancha de ferrugem, especialmente das roupas brancas, é o leite azedo.

Como a dica sugere, você primeiro deve deixar o leite azedar. Na sequência, aplique um pouco desse leite sobre a mancha.

Deixe agir por aproximadamente 20 minutos. Depois, basta esfregar a peça para finalizar o processo de remoção.

Lave bem a roupa depois, principalmente para tirar o cheiro do leite da peça.

Cuidados e dicas extras na hora de remover a mancha de ferrugem da roupa

  • Sempre verifique a etiqueta da roupa antes de aplicar qualquer produto sobre ela.
  • Não exponha a roupa com mancha de ferrugem sob o sol. O calor pode acabar fixando ainda mais a mancha na peça.
  • Não use água quente para remover manchas de ferrugem, apenas água morna. Assim como o sol, a alta temperatura da água pode impregnar ainda mais a mancha.
  • Procure remover a mancha assim que notar a presença dela. Quanto mais tempo ela ficar na roupa, mais difícil será removê-la.
  • Não coloque a peça inteira de molho. Isso pode fazer com que a mancha se espalhe pelo tecido.
  • Utilize somente panos e esponjas limpas para remover a mancha. Assim você não corre o risco de manchar ainda mais a peça.

Anotou todas as dicas? Agora é só dar adeus aquela mancha de ferrugem da sua roupa.