Cômoda: vantagens, dicas e como usar na decoração

Por -

Já pensou em ter uma cômoda na cozinha? Ou que tal uma no hall de entrada? Pode ser no banheiro também. Não se assuste, nem ache estranho, mas hoje em dia é muito comum ver cômodas espalhadas pelos mais diferentes ambientes da casa.

Esse móvel multifuncional e cheio de possibilidades estéticas tem sido um grande aliado das decorações modernas. Isso porque, além dele caber em qualquer lugar (literalmente), a cômoda ainda pode ser personalizada e adaptada para suas necessidades. Ou seja, um móvel prático, bonito e extremamente funcional.

Quer saber mais como usar a cômoda na decoração? Então continue acompanhando esse post com a gente, temos muitas dicas para te dar:

Vantagens da cômoda na decoração

Economia de espaço

A cômoda é um móvel pequeno, de altura mediana e com pouca profundidade, geralmente medindo algo em torno de 0,50 a 0,60 cm. Essas características tornam a cômoda um móvel ideal para quem tem pouco espaço e precisa de um local para armazenar e organizar objetos.

A cômoda, na grande maioria das vezes, ainda pode substituir móveis maiores como um guarda roupa ou armário, abrindo espaço físico e visual no ambiente.

Diversidade de cores e modelos

Outra grande vantagem da cômoda é a grande variedade de modelos, cores e materiais disponíveis no mercado.

Hoje em dia é possível encontrar cômodas de todo o tipo, facilitando o processo de integração do móvel com o restante da decoração.

Personalização

A cômoda também aceita muito bem personalizações, ou seja, dependendo do material, ela pode receber uma pintura nova, adesivos, puxadores diferenciados e aplicações de técnicas artesanais como a decoupage e a patiná, deixando o móvel ainda mais estiloso e com a cara do seu espaço.

Multifunções

A cômoda é mestre no assunto funcionalidade. O móvel pode servir para abrigar roupas, acessórios de cozinha, sapatos, documentos e tudo mais o que você tiver necessidade de guardar.

Como escolher a cômoda ideal

Existem três pontos importantes que você precisa levar em consideração antes de comprar uma cômoda. Tome nota de cada um deles:

Tamanho

Primeiro de tudo: a cômoda deve caber no seu espaço. Não é porque esse é um tipo de móvel pequeno e que se ajusta bem em ambientes menores que você não vai ter a preocupação de medir o local e comparar com as medidas da cômoda que pretende comprar.

A cômoda não pode ficar desproporcional ao ambiente, nem mesmo atrapalhar a circulação ou a abertura de portas e gavetas. Lembre-se disso, ok?

Estilo

O estilo da cômoda também é importante. Uma passada rápida pelos e-commerces da vida e já é possível notar a imensa variedade de modelos diferentes de cômodas. Existem as de estilo retrô, as modernas, as românticas e provençais, as de apelo infantil e as clássicas.

E para escolher o modelo certo esteja atento ao estilo decorativo que predomina no seu espaço e procure um tipo de cômoda que se harmonize bem ali. Por exemplo, cômodas modernas, com linhas retas, sem puxadores e cores neutras, ficam perfeitas em ambientes modernos de estilo escandinavo, industrial e minimalista.

Já uma cômoda colorida, com puxadores diferenciados, se destaca melhor em um projeto contemporâneo.

Os modelos clean e neutros de cômodas são a pedida ideal para decorações clássicas, elegantes e sofisticadas.

O material com que a cômoda é fabricada também interfere no projeto de decoração. As mais comuns, fabricadas em madeira, podem ser inseridas sem erro em praticamente todo tipo de decoração. Já aqueles modelos metálicos e espelhados se ajustam melhor em propostas com elementos similares.

Funcionalidade

Outro ponto super importante: avalie a funcionalidade da cômoda e o que você espera desse móvel. É uma cômoda com portas e gavetas que você precisa ou uma cômoda só com gavetas já é suficiente?

Alguns modelos trazem nichos abertos e, no caso das cômodas infantis, existe a opção de incluir um trocador.

A funcionalidade da cômoda também está relacionada ao ambiente onde ela ficará exposta. Portanto, esteja atento a todos esses detalhes antes de fazer a compra, caso contrário é bem provável que você leve para casa um móvel que não terá serventia nenhuma.

Dicas de onde e como usar a cômoda na decoração

Cômoda no quarto

A cômoda para quarto é um clássico. Na verdade, a associação do móvel com esse ambiente da casa é praticamente automático. Você pode usar a cômoda no quarto para guardar roupas, sapatos, acessórios e documentos. Caso o seu quarto seja pequeno, é possível, inclusive, dizer adeus ao guarda roupa convencional e usar a cômoda no lugar. No mercado existem opções variadas e algumas boas sugestões para esse ambiente da casa são a cômoda com sapateira, a cômoda com espelho, a cômoda com cabideiro e a cômoda com escrivaninha.

Cômoda no quarto infantil

O quarto infantil é outro reduto tradicional para as cômodas. Nesse ambiente, o móvel , geralmente branco, pode ser usado para organizar as roupinhas do bebê, acessórios e fraldas. Para tornar a cômoda ainda mais funcional, opte por um modelo com trocador incluso. 

Cômoda na sala de estar

Sabia que você pode usar uma cômoda na sala de estar? Sim, você pode. Nesse ambiente especifico da casa, a cômoda assume um papel semelhante ao de um aparador, servindo para apoiar elementos decorativos e criar um espaço ainda mais acolhedor e receptivo. As gavetas e demais compartimentos internos do móvel ainda podem ser usados para organizar revistas, controles de TV, CDs e DVDs, entre outras coisas. 

Cômoda na sala de jantar

A sala de jantar é outro ambiente propicio para inserir uma cômoda. Experimente usá-la para criar um home bar ou como uma espécie de buffet para servir as refeições. Nas gavetas, guarde toalhas, louças e outros elementos usados para por a mesa. 

Cômoda na cozinha

A cômoda na cozinha acaba tendo uma função bem semelhante a da cômoda na sala de jantar. Só que aqui, dependendo do modelo, você pode usar o móvel para acomodar eletrodomésticos, panelas e utensílios em geral, desafogando os armários.

A superfície da cômoda ainda pode servir como uma bancada para preparo de refeições.

Cômoda no banheiro

E uma cômoda no banheiro? Já pensou? Ela pode substituir o gabinete tradicional e armazenar com muita classe e estilo itens de higiene, toalhas de banho, entre outras coisas.

Cômoda no hall de entrada

Dê um toque de elegância ao seu hall de entrada com uma cômoda. Além de ter um espaço extra para armazenar uma infinidade de coisas, você ainda ganha uma superfície para decorar com luminárias, livros e vasos de plantas. Para fechar a composição, experimente colocar um espelho sobre a cômoda.

Cômoda no home office / escritório

E se você trocasse aquele seu armário grande e pesado do escritório por uma cômoda de design leve e moderno? É possível manter o mesmo nível de organização, só que com muito mais estilo.

Já sabe em qual cômodo da casa você vai colocar a cômoda? Mas antes de ir até a loja mais perto, dá só uma olhada na seleção de fotos abaixo. São 60 projetos que elegeram a cômoda como protagonista do ambiente:

60 projetos que usam a cômoda como protagonista do ambiente

Imagem 1 – Cômoda vintage personalizada com pintura de animais. Sobre ela, livros e vasos de flores.

Imagem 2 – Cômoda em MDF amadeirado combinando com a cama do quarto do casal. Um conjuntinho que super funciona.

Cômoda em MDF amadeirado combinando com a cama do quarto do casal. Um conjuntinho que super funciona

Imagem 3 – Cômoda com função penteadeira.

Cômoda com função penteadeira

Imagem 4 – Cômoda metálica restaurada que pode ocupar tranquilamente qualquer espaço da casa, seja o escritório ou a sala de jantar.

Cômoda metálica restaurada que pode ocupar tranquilamente qualquer espaço da casa, seja o escritório ou a sala de jantar

Imagem 5 – Cômoda no banheiro substituindo com estilo e elegância o tradicional gabinete de pia.

Cômoda no banheiro substituindo com estilo e elegância o tradicional gabinete de pia

Imagem 6 – Cômoda penteadeira com espelho: um móvel multifunção no quarto.

Cômoda penteadeira com espelho: um móvel multifunção no quarto

Imagem 7 – O azul profundo da cômoda contrastado com a parede rosa é o grande destaque desse ambiente.

O azul profundo da cômoda contrastado com a parede rosa é o grande destaque desse ambiente

Imagem 8 – Cômoda metálica colorida e personalizada para organizar os materiais de trabalho.

Cômoda metálica colorida e personalizada para organizar os materiais de trabalho

Imagem 9 – Que tal uma cômoda espelhada para elevar o nível de glamour do seu quarto?

Que tal uma cômoda espelhada para elevar o nível de glamour do seu quarto?

Imagem 10 – Cômoda de madeira branca com moldura e puxadores em estilo retrô. Um móvel e tanto para a decor minimalista.

Cômoda de madeira branca com moldura e puxadores em estilo retrô. Um móvel e tanto para a decor minimalista

Imagem 11 – Cômoda que é cristaleira e que é barzinho!

Cômoda que é cristaleira e que é barzinho!

Imagem 12 – A parede super colorida e alegre ganhou uma cômoda grande de madeira.

A parede super colorida e alegre ganhou uma cômoda grande de madeira

Imagem 13 – Cômoda azul de linhas retas e design moderno para compor o projeto da sala de jantar.

Cômoda azul de linhas retas e design moderno para compor o projeto da sala de jantar

Imagem 14 – Cômoda para o closet.

Cômoda para o closet

Imagem 15 – O cantinho do café também fica lindo e funcional com a cômoda.

O cantinho do café também fica lindo e funcional com a cômoda

Imagem 16 – O amplo ambiente integrado ganhou uma cômoda nas mesmas proporções.

O amplo ambiente integrado ganhou uma cômoda nas mesmas proporções

Imagem 17 – Já o quarto moderno e jovial apostou em um modelo de cômoda metálica semelhante aos antigos armários de escritório.

Já o quarto moderno e jovial apostou em um modelo de cômoda metálica semelhante aos antigos armários de escritório

Imagem 18 – Cômoda branca, simples e que pode ser usada em qualquer lugar.

Cômoda branca, simples e que pode ser usada em qualquer lugar

Imagem 19 – Cômoda de madeira com acabamento em laca vermelha. Um modelo bem diferenciado para o quarto infantil.

Cômoda de madeira com acabamento em laca vermelha. Um modelo bem diferenciado para o quarto infantil

Imagem 20 – Cômoda de madeira grande com puxadores em X e gavetas de tamanhos variados.

Cômoda de madeira grande com puxadores em X e gavetas de tamanhos variados

Imagem 21 – Que tal dar aquela repaginada em uma cômoda que você já tem em casa? Use adesivos e troque pés e puxadores.

Que tal dar aquela repaginada em uma cômoda que você já tem em casa? Use adesivos e troque pés e puxadores

Imagem 22 – E por falar em trocar puxadores, olha essa ideia aqui! Os puxadores foram feitos com tirinhas de couro.

E por falar em trocar puxadores, olha essa ideia aqui! Os puxadores foram feitos com tirinhas de couro

Imagem 23 – Quer um modelo de cômoda rústica? Então essa cômoda de vime é perfeita para você.

Quer um modelo de cômoda rústica? Então essa cômoda de vime é perfeita para você

Imagem 24 – Cômoda com trocador e cabideiro para o quarto do bebê. Nem precisa de guarda roupa.

Cômoda com trocador e cabideiro para o quarto do bebê. Nem precisa de guarda roupa

Imagem 25 – Aqui, são os detalhes talhados na madeira que fazem a diferença.

Aqui, são os detalhes talhados na madeira que fazem a diferença

Imagem 26 – A cômoda de pinus encontrou o seu lugar nessa sala de estar.

A cômoda de pinus encontrou o seu lugar nessa sala de estar

Imagem 27 – Cômoda para o quarto do casal. Repare na largura e altura das gavetas, bem maiores que as convencionais.

Cômoda para o quarto do casal. Repare na largura e altura das gavetas, bem maiores que as convencionais

Imagem 28 – Cômoda vintage lindona para a cozinha. Um bom restauro e ela fica nova de novo!

Cômoda vintage lindona para a cozinha. Um bom restauro e ela fica nova de novo!

Imagem 29 – E que tal apostar todas as suas fichas na cômoda? Foi o que fizeram aqui ao pintarem a cômoda de pink.

E que tal apostar todas as suas fichas na cômoda? Foi o que fizeram aqui ao pintarem a cômoda de pink

Imagem 30 – Cômoda vintage restaurada ocupando o espaço ocioso da sala de jantar.

Cômoda vintage restaurada ocupando o espaço ocioso da sala de jantar

Imagem 31 – Tem espaço embaixo da escada? Coloque uma cômoda lá!

Tem espaço embaixo da escada? Coloque uma cômoda lá!

Imagem 32 – Cômoda branca para o quarto de bebê: um clássico.

Cômoda branca para o quarto de bebê: um clássico

Imagem 33 – Já nesse outro quartinho infantil, a cômoda vem com trocador e um sofazinho integrado.

Já nesse outro quartinho infantil, a cômoda vem com trocador e um sofazinho integrado

Imagem 34 – Cômoda em estilo aparador para valorizar o hall de entrada.

Cômoda em estilo aparador para valorizar o hall de entrada

Imagem 35 – Cansou do visual da sua cômoda? Adesivo nela!

Cansou do visual da sua cômoda? Adesivo nela!

Imagem 36 – Os puxadores são elementos de grande importância no design da cômoda. Pense neles com carinho.

Os puxadores são elementos de grande importância no design da cômoda. Pense neles com carinho

Imagem 37 – Uma cômoda para o bar.

Uma cômoda para o bar

Imagem 38 – A parede preta acomodou muito bem a cômoda de madeira e o conjunto de espelhos.

A parede preta acomodou muito bem a cômoda de madeira e o conjunto de espelhos

Imagem 39 – Cômoda preta moderna com pés de ferro.

Cômoda preta moderna com pés de ferro

Imagem 40 – Quadro e cômoda numa sintonia perfeita.

Quadro e cômoda numa sintonia perfeita

Imagem 41 – Visual dark para a cômoda do quarto.

Visual dark para a cômoda do quarto

Imagem 42 – Aqui, a cômoda metálica faz jus ao estilo jovem e despojado do ambiente.

Aqui, a cômoda metálica faz jus ao estilo jovem e despojado do ambiente

Imagem 43 – Cômoda de madeira simples com seis gavetas.

Cômoda de madeira simples com seis gavetas

Imagem 44 – O destaque dessa cômoda infantil são os puxadores diferentes e coloridos que acompanham cada gaveta.

O destaque dessa cômoda infantil são os puxadores diferentes e coloridos que acompanham cada gaveta

Imagem 45 – Cômoda branca para o quarto boho.

Cômoda branca para o quarto boho

Imagem 46 – O quarto de casal aproveitou a cômoda em todas suas funcionalidades.

O quarto de casal aproveitou a cômoda em todas suas funcionalidades

Imagem 47 – Que tal um modelo assim? Estrutura de madeira e gavetas de ferro.

Que tal um modelo assim? Estrutura de madeira e gavetas de ferro

Imagem 48 – Cômoda azul trazendo o tom sobre tom para o quarto.

Cômoda azul trazendo o tom sobre tom para o quarto

Imagem 49 – E que tal uma cômoda em homenagem a Pantera Cor de Rosa? Você pode adaptar a ideia para o personagem da sua preferência.

E que tal uma cômoda em homenagem a Pantera Cor de Rosa? Você pode adaptar a ideia para o personagem da sua preferência

Imagem 50 – Uma cômoda para expor objetos pessoais e decorativos.

Uma cômoda para expor objetos pessoais e decorativos

Imagem 51 – Nesse quarto, o papel de parede florido forma o cenário perfeito para destacar a cômoda.

Nesse quarto, o papel de parede florido forma o cenário perfeito para destacar a cômoda

Imagem 52 – Cômoda branca, moderna e grande: perfeita para o quarto clássico do casal.

Cômoda branca, moderna e grande: perfeita para o quarto clássico do casal

Imagem 53 – Aqui, a cômoda penteadeira é acompanhada de um banquinho no mesmo estilo.

Aqui, a cômoda penteadeira é acompanhada de um banquinho no mesmo estilo

Imagem 54 – Cômoda com jeitão de armário.

Cômoda com jeitão de armário

Imagem 55 – O que uma pintura nova pode fazer por aquela cômoda velha que você tem em casa? Pense nisso!

O que uma pintura nova pode fazer por aquela cômoda velha que você tem em casa? Pense nisso!

Imagem 56 – Nessa sala de jantar, a cômoda ganha ares de estante.

Nessa sala de jantar, a cômoda ganha ares de estante

Imagem 57 – Cômoda branca de design minimalista, harmonizando perfeitamente com o estilo do quarto.

Cômoda branca de design minimalista, harmonizando perfeitamente com o estilo do quarto

Imagem 58 – A beleza que mora nos detalhes (e nos contrastes).

A beleza que mora nos detalhes (e nos contrastes)

Imagem 59 – Cômoda em laca para acompanhar a parede onde fica a TV.

Cômoda em laca para acompanhar a parede onde fica a TV

Imagem 60 – No escritório, use a cômoda para armazenar papéis, documentos e projetos que precisam ficar sempre a mão.

No escritório, use a cômoda para armazenar papéis, documentos e projetos que precisam ficar sempre a mão