Decoração de festa de 15 anos: descubra ideias apaixonantes

Reunimos as mais belas ideias de decoração de festa de 15 anos + passo-a-passo e dicas práticas

Por -

Debutar significa estrear ou iniciar algo novo. E é justamente isso que as debutantes fazem aos 15 anos, iniciam uma nova jornada na vida. Despedem-se da menina para encontrar a mulher. Uma fase de transição entre a infância e a vida adulta. Neste artigo, te guiaremos em como criar a decoração de festa de 15 anos perfeita:

O fato é que completar 15 anos é um evento especial e marcante. Uma data muito aguardada, rodeada de simbolismo e significados, e que não pode passar em branco.

E, qual a melhor maneira de celebrar algo? Festa! Sim, a festa de 15 anos é o xodó das meninas. Cada detalhe pensado e planejado com muito carinho.

É preciso ter em mente que a festa precisa ter a cara da debutante. Cheia de estilo e personalidade. Para isso, ela pode optar por algo mais clássico e tradicional ou decorações originais e ousadas. Tudo vai depender da aniversariante. E não se iluda achando que vai gastar horrores. Uma festa de quinze anos pode ser simples e barata, basta usar a criatividade.

De modo geral, o salão onde a festa irá acontecer precisa de uma área para acomodar os convidados, recepção, uma pista de dança, mesa de doces e do bolo, palco para o DJ ou a banda. Mas tudo isso pode variar dependendo da temática da festa.

Veja também dicas para a decoração de festa infantil

Selecionamos algumas ideias para ajudar você a realizar a festa dos sonhos. Confira abaixo:

60 ideias apaixonantes de decoração de festa de 15 anos com temas, convites e passo-a-passo

Os temas de uma festa de quinze anos variam muito. E todos eles estão em alta. Há quem prefira fazer referência a um personagem, como Alice no País das Maravilhas ou A Bela e a Fera. Outros preferem se apropriar de uma determinada época, por exemplo, os anos 70 ou algo mais épico. Também é possível fazer uma festa de quinze anos com tema de lugares, como Paris.

Na dúvida, pode apostar na clássica decoração de tules e babados que também não saem de moda.

O importante é que a festa reflita o espírito da aniversariante, seus gostos e preferências. Veja a seleção de algumas festas de debutantes com temas variados:

Imagem 1 – Entre a infância e a adolescência.

Entre a infância e a adolescência
Os garfinhos de plástico e os pratinhos de papel são muito característicos das festas infantis. Já os laços e as flores trazem a delicadeza da mocidade. Quando unidos, esses elementos trazem um clima de alegria, leveza e descontração.

Imagem 2 – Decoração de festa de 15 anos rosa e lilás.

Decoração de debutante rosa e lilás
A cor preferida das jovens debutantes. O rosa em companhia do lilás deixaram a mesa graciosa. Os enfeites de papel com os detalhes em dourado trazem simplicidade e sofisticação ao mesmo tempo.

Imagem 3 – Mesa longa para acomodar os convidados.

Mesa longa para acomodar os vizinhos
A escolha pela mesa mais longa deixa os convidados mais próximos, compartilhando das mesmas conversas e se divertindo juntos. Destaque para o caminho de mesa de rosas e para o pendente de flores sobre a mesa. O tom acobreado das cadeiras acentua o romantismo da decoração.

Imagem 4 – Decoração de 15 anos com candelabros e balões.

Decoração de debutante com candelabros
Os balões deixam qualquer festa mais divertida, enquanto os candelabros na mesa trazem um aspecto mais intimista à decoração. O tom de azul deixou a festa inusitada e combinou harmoniosamente com o dourado e o branco. Destaque para as flores rosa que ajudam a alegrar o ambiente.

Imagem 5 – Decoração de 15 anos romântica.

Decoração de debutante romântica
A combinação de branco, rosa e lilás é romantismo puro. Some a isso, candelabros e louças sofisticadas. Uma decoração para encantar qualquer debutante.

Imagem 6 – Assento de flores.


O toque a mais dessa decoração de quinze anos são as flores gigantes atrás dos assentos das cadeiras. Repare que a festa tende para um estilo mais rústico, com chão de madeira e arranjos campestres.

Imagem 7 – Decoração de festa de 15 anos com babados e tules.


Os encostos das cadeiras dessa festa foram personalizados com tule branco e saia de babado rosa. Destaque para os copos e candelabros seguindo o tom de rosa.

Imagem 8 – Mesa de doces rosa com detalhes em cobre na decoração de festa de 15 anos.


A mesa de doces foi ricamente decorada com peças em tom de cobre. O rosa está presente nos macarons e nos demais docinhos. Os suspiros deram um charme a mais para essa mesa.

Imagem 9 – Árvore de macaron rosa na mesa de doce.


O destaque dessa mesa é a arvores de macarons rosa. Com docinhos variados, a mesa encanta pelo sabor e pela beleza.

Imagem 10 – Decoração de festa de 15 anos: preto para trazer glamour na festa de quinze anos.


Essa festa foge da decoração tradicional dos bailes de debutantes. Os detalhes em preto criando contraste com o rosa choque deram um toque de glamour e alegria para a festa. Uma decoração que traduz a personalidade e o estilo da aniversariante.

Imagem 11 – Decoração de festa de 15 anos com pista de patinação.


Quer inovar? Que tal uma pista de patinação no meio da sua festa de quinze anos? Se você gostou da ideia pode se inspirar nessa imagem.

Imagem 12 – Decoração de festa de 15 anos: pista de dança florida e rústica.


Essa pista de dança é um encanto. As flores, o tijolinho à vista nas paredes e o clima bucólico do lado de fora trazem os convidados para o clima do campo.

Imagem 13 – Decoração de festa de 15 anos preta e branca.


Esse salão gigante foi todinho decorado nos tons de preto e branco. A pista de dança em forma geométrica descontrai enquanto as mesas recepcionam os convidados com muito charme e elegância.

Imagem 14 – Festa de debutante no ritmo dos anos 70.


Com uma pegada de dance music anos 70 a decoração dessa festa, em especial a pista de dança, convida a todos para uma noite de muita alegria e diversão. Destaque para os globos prateados no alto, uma releitura das pistas de dança dos anos 70.

Imagem 15 – Decoração de festa de 15 anos com recepção clean.


A recepção dessa festa de quinze anos apostou no branco para deixar o ambiente clean e visualmente despojado. Destaque para os painéis de grafite na parede, conferindo o toque de jovialidade necessária à festa.

Imagem 16 – Decoração de festa de 15 anos simples.


Se o dinheiro está curto, a opção é uma festa mais simples. O que importa é não deixar a data passar sem comemoração. Ideias criativas, reaproveitamento de materiais e a colaboração de amigos e familiares podem contribuir muito na hora de fazer a festa. Confira algumas sugestões de festas de 15 anos simples:

Imagem 17 – Decoração de festa de 15 anos no estilo faça você mesmo.


As almofadas no chão, ao estilo japonês, são uma opção para não precisar gastar com locação de cadeira. Uma alternativa mais barata e que deixa a festa aconchegante e confortável. Penduradas no teto, bolas de papel muito simples de fazer, e, na mesa, embalagens de vidro revestidas com tecido. Destaque para a mesa que, um dia, possivelmente já foi uma porta. Ela ganhou apenas uma pintura nova.

Imagem 18 – Decoração de festa de 15 anos: alguns balões e uma mesa farta.


Os balões em formato de coração fazem toda a decoração da festa. Na mesa, a toalha simples de tecido acomoda os doces e salgados, cada um em seu suporte, e o próprio bolo. Algumas flores, que parecem terem sido colhidas na hora, dão charme à mesa. O toque de personalidade está no nome da debutante pendurado entre os balões.

Imagem 19 – Festa de quinze anos simples com tons neutros.


Optar por tons neutros como o branco, cinza e preto é certeza de garantir estilo e bom gosto para qualquer festa. Em uma festa de debutantes, as cores ainda ajudam a deixar o ambiente mais moderno. O grande destaque é o bolo dourado.

Imagem 20 – Decoração de festa de 15 anos com mesa pequena.


A combinação de rosa com verde é pura delicadeza. Os pequenos cactos tentam dar um toque de aspereza na mesa e no bolo, mas é impossível resistir ao charme deles. Uma combinação perfeita entre simplicidade e bom gosto.

Imagem 21 – Decoração de festa de 15 anos simples e delicada.


A combinação de rosa com verde é pura delicadeza. Os pequenos cactos tentam dar um toque de aspereza na mesa e no bolo, mas é impossível resistir ao charme deles. Uma combinação perfeita entre simplicidade e bom gosto.

Decoração de festa de 15 anos inspirada em festivais

Imagem 22 – Conjunto de detalhes para compor a mesa do bolo.


A decoração dessa mesa de bolo é um mix de detalhes que trazem consigo a personalidade da aniversariante. Quadros na parede com figuras e frases cheias de simbolismo, um gramadinho que convida para ficar descalço e uma mesa de bolo e doces simples, mas saborosa. Ingredientes que trazem autenticidade para a decoração.

Imagem 23 – Decoração de festa de 15 anos rústica e romântica.


O estilo e a influência rústica e romântica estão espalhados por essa decoração, inclusive, no traje dos convidados. Começando pela festa ao ar livre passando pelas lâmpadas penduradas no alto até chegar nas plantas do jardim. Uma festa para a debutante sonhar acordada.

Imagem 24 – Mesa de lembranças.


A decoração apostou numa mesa de lembranças que serve tanto para os convidados levarem para casa, quanto para a debutante guardar de recordação os recados e bilhetes deixados no lugar. Destaque para a câmera estilo retrô.

Imagem 25 – Decoração de festa de 15 anos com influência indígena.


A decoração dessa festa traz elementos da cultura indígena. O tema salta aos olhos com as penas nos doces e o filtro dos sonhos decorando o bolo.

Imagem 26 – Decoração de festa de 15 anos hippie.


Como negar a influência do movimento hippie nessa decoração? Para onde quer que se olhe ela está lá. Na perua Kombi, nos caixotes, nas bandeirinhas e todo o resto. A escolha por fazer a festa ao ar livre completa ainda mais a proposta.

Imagem 27 – Decoração de festa de 15 anos na tribo.


Nessa outra decoração a temática indígena vem ainda mais forte. As barracas e os filtros dos sonhos encantam.

Imagem 28 – Decoração de festa de 15 anos: gnomos e outros detalhes.

Decoração de festa de 15 anos com gnomos e outros detalhes
Puro charme e descontração a decoração dessa festa. O gnomo cor de rosa parece recepcionar os convidados. O abacaxi metalizado serve como vaso e os biscoitos caseiros dão ar de festa no quintal. Destaque para o homenzinho escalando o copo, divertido e alegre.

Convites para festas de 15 anos

O convite de uma festa demonstra para o convidado o que está por vir. É nele que você dá os primeiros indícios da decoração final da festa. Uma festa clássica, por exemplo, dificilmente terá um convite arrojado.

Por isso, preste muita atenção nesse detalhe.

Imagem 29 – Ao estilo discoteca.

Convite de 15 anos no estilo discoteca
O convite já deixa claro que essa é uma festa para dançar. O globo, um ícone da discoteca, é o principal elemento do convite. Para fechar, paetês.

Imagem 30 – Glamour.

Convite glamour de 15 anos
Nesse convite o preto simboliza que a festa será glamourosa. Os convites individuais ficam amarrados ao principal por um tira de lantejoulas douradas.

Imagem 31 – Muito brilho.

Muito brilho no convite de 15 anos
Um convite com a palavra ‘diamante’ escrita já diz que a festa será brilhante e iluminada.

Imagem 32 – Envelope de pano.

Envelope de pano
O envelope que guarda esse convite é feito de pano que à primeira vista não encanta muito. Mas o charme está por dentro. Forrado com tecido rosa choque e com um convite cheio de cor, esse convite demonstra todo o estilo da aniversariante.

Imagem 33 – Um convite clássico.

Convite clássico de 15 anos
Com as cores mais utilizadas nas festas de quinze anos, esse convite rosa e lilás tem um toque tradicional em meio à modernidade das formas geométricas.

Imagem 34 – Alegre e florido.

Decoração alegre e florida

Imagem 35 – Convite delicado.

Convite delicado para festa de 15 anos
O convite expressa delicadeza nas cores e nas formas. A marca d’água no papel é um recurso visual muito interessante para essa proposta.

Decoração de bolo de 15 anos

Imagem 36 – Bolo clássico.

Bolo clássico na decoração de festa de 15 anos
Feito com pasta branca, esse bolo de três andares é super tradicional. O destaque fica para as rosas delicadamente confeccionadas e o tom dourado.

Imagem 37 – Bolo azul em degradê em contraste com as flores vermelhas.

Bolo azul em degradê

Imagem 38 – Bolo suspenso.

Bolo suspenso
Uma ideia diferente para apresentar o bolo aos convidados: deixá-lo suspenso no ar. As flores e folhas pendentes deixaram o bolo ainda mais charmoso.

Imagem 39 – Bolo geométrico de flores.

Bolo geométrico de flores

Imagem 40 – Bolos individuais.

Bolos individuais

Imagem 41 – Bolo naked com flores naturais.

Bolo naked com flores naturais

Comidas e bebidas para festas de 15 anos

Imagem 42 – Cupcake com tema de Alice no País das Maravilhas.

Cupcake com tema de Alice no País das Maravilhas

Imagem 43 – Decoração de festa de 15 anos: morangos decorados.

Morangos decorados

Imagem 44 – Ponches e drinques em garrafinhas personalizadas.

Ponches e drinques com garrafinhas personalizadas

Imagem 45 – Decoração de festa de 15 anos: copo estilizado.

Copo estilizado

Imagem 46 – Decoração de festa de 15 anos: maças do amor ao tema discoteca.

Maças do amor ao tema discoteca

Balão para festas de 15 anos

Imagem 47 – Decoração de festa de 15 anos: balão com a letra do nome.

Decoração de festa de 15 anos: balão com a letra do nome

Imagem 48 – Decoração de festa de 15 anos: balões metálicos em diferentes formatos.

Decoração de festa de 15 anos: balões metálicos em diferentes formatos

Imagem 49 – Decoração de 15 anos: balões presos no chão com fitinhas coloridas.

Balões presos no chão com fitinhas coloridas

Tendências 2018 para festas de 15 anos

Imagem 50 – Decoração de festa de 15 anos: esmalteria.

Decoração de festa de 15 anos: esmalteria
Que adolescente não gosta de pintar as unhas? Uma tendência para as festas atuais é deixar nas mesas esmaltes coloridos para as convidadas.

Imagem 51 – Decoração de festa de 15 anos: confetes para distribuir aos convidados.

Decoração de festa de 15 anos: confetes para distribuir aos convidados
Na hora dos parabéns a festa fica mais colorida e animada com os confetes de cada convidado.

Imagem 52 – Decoração de festa de 15 anos: espaço para selfies.

Decoração de festa de 15 anos: espaço para selfies

Imagem 53 – Monte sua própria bijuteria.

Monte sua própria bijuteria
Cada convidado pode montar sua própria pulseirinha com as miçangas distribuídas na festa.

Imagem 54 – Barras de chocolate em formato de bolsa.

Barras de chocolate em formato de bolsa

Imagem 55 – Pote de confetes de coração.

Pote de confetes de decoração

Imagem 56 – Corredor de bexigas.

Corredor de bexigas

Imagem 57 – Decoração de festa de 15 anos ao ar livre.

Decoração de festa de 15 anos ao ar livre

Imagem 58 – Voltando aos tempos de infância.

Voltando aos tempos de infância na decoração de festa de 15 anos

Imagem 59 – Pratinhos metalizados.

Pratinhos metalizados

Imagem 60 – Decoração da mesa da festa de 15 anos.

Decoração da mesa da festa de 15 anos

Passo-a-passo para fazer uma festa de 15 anos

O estilo faça você mesmo, conhecido no Youtube como Do It Yourself ou simplesmente DIY, pode ser aplicado até na preparação de uma festa de quinze anos. Veja os vídeos que selecionamos para te ajudar a montar uma festa inesquecível:

Montando e decorando a mesa do bolo de 15 anos

O vídeo da Jackeline Tomazi demonstra como montar e decorar o painel de fundo e a mesa do bolo.

Como comprar os itens de decoração da festa de 15 anos

Nesse vídeo, Anne Ferreira mostra suas compras e dá algumas dicas do que comprar para fazer uma festa de 15 anos.

Dicas para fazer o seu próprio convite

Em tempos de economia, o ideal é fazer o máximo de coisas por conta própria. Nesse vídeo, Morgana Santana mostra seu convite e dá dicas de como fazer um.

Ideias de lembrancinhas para aniversário de 15 anos

Lembrancinhas são itens indispensáveis nas festas. Quer ideias para fazer as suas? Então assista esse vídeo da Viviane Magalhães.

Festas temáticas de 15 anos

Ainda não definiu o tema da sua festa de 15 anos? Esse vídeo da Fiama Pereira tem sugestões e ideias que vão te ajudar com certeza.