Mata formigas: veja como matar formigas sem usar formicidas

Por - Atualizado em:

Elas surgem pelas cozinhas, sobre a cuba, na mesa de jantar e no microondas. Qualquer indício de alimento doce, fora da geladeira, faz com que dezenas de formigas passem pela sua cozinha diariamente. Isso, porque as formigas que moram nas cidades são onívoras, assim, elas se alimentam de proteínas e açúcares.

As formigas dos centros urbanos não entram somente em casas, como também em apartamentos. Elas causam bastante incomodo por estarem sempre reaparecendo nos mais diversos cantos das cozinhas. Por isso, selecionamos algumas dicas de como você pode se livrar delas, fazendo um mata formigas com apenas coisas que você tem em casa.

Usar um mata formigas natural é uma das maneiras mais eficientes de acabar com as visitas desses insetos. Ademais, esse método não prejudica a sua saúde e nem o meio ambiente, como ocorre com os pesticidas. Contudo, se a situação realmente for um grande problema, existem alguns formicidas que podem te ajudar nessa tarefa.

Se você quer aprender como fazer um mata formigas caseiro e acessível, anote as dicas que vamos dar a seguir!

Como matar formigas sem usar formicidas

Fazer seu próprio mata formigas é muito simples e não exigirá muitos produtos. Existem diversas opções bem eficientes que irão te ajudar. Você pode usar sal, limão, vinagre, detergente ou água, por exemplo.

A aplicação também costuma ser fácil. Só é preciso colocar as misturas ou produtos nas passagens das formigas, como rachaduras ou buracos.

Além dos produtos já citados, você ainda pode realizar a aplicação de terra diatomácea (um inseticida composto por diátomos fossilizados moídos) ao redor das janelas, rodapés e em outros lugares da sua casa que julgar necessário.

Outra opção, é a utilização de ácido bórico, um produto mata formigas que pode ser comprado em mercados na forma de pó branco ou azul. Basta espalhá-lo ao redor das janelas e rodapés, bem como nas passagens de formigas.

Que produtos podem ser usados para fazer um mata formigas?

Agora que você sabe que é possível matar formigas usando apenas produtos caseiros, vamos apresentar uma série dessas soluções. Elas não vão exigir que você gaste muito dinheiro ou produtos. Além disso, não vão causar danos para a sua casa ou para a sua saúde.

Existem muitos tipos de repelentes naturais, que funcionam como mata formigas, para você utilizar em casa. Entre eles: A pimenta, o pó de café, a canela, laranja moída e cascas de limão.

Como já dissemos, os principais locais para aplicar esses materiais são os rodapés, as janelas, as rachaduras e os buracos. No entanto, eles também podem ser aplicados dentro e ao redor dos armários.

Confira a seguir como produzir os mais diversos tipos de mata formigas caseiros!

Como usar cravo ou canela para fazer um mata formigas

Como usar cravo ou canela para fazer um mata formigas

A primeira dica de como fazer um mata formigas é utilizando um desses dois ingredientes muito populares: o cravo e a canela.

Para isso, é preciso encher um pote com cravos e deixá-lo em um dos cantos do ambiente. O potinho deve ficar destampado.

Por conta dos óleos encontrados no cravo-da-Índia, esse alimento é capaz de espantar as formigas sem a necessidade de matá-las.

O procedimento é o mesmo se você optar por utilizar a canela. Contudo, nesse caso, é preciso que ela seja trocada a cada duas semanas, porque assim tanto o cheiro quanto a eficiência permanecerão.

Utilize cascas de laranja para manter as formigas afastadas do seu açucareiro

Se você não quer matar as formigas e tem a intenção de apenas mantê-las afastadas, assim como a opção anterior, essa técnica também é fácil de realizar.

A dica é que você coloque apenas um pedaço pequeno de casca de laranja, ou limão, dentro do açucareiro no armário de cozinha. Como as formigas não gostam do cheiro forte de alimentos cítricos, elas manterão distância.

Detergente funciona como mata formigas

Detergente funciona como mata formigas

Se a sua intenção é realmente se livrar desses invasores, então essa sugestão de mata formigas vai te agradar bastante.

Eficiente e barato, o detergente misturado com água é a maneira mais simples de ter um mata formigas em casa. Depois de misturar esses dois produtos, é recomendável que ele seja colocado em um pulverizador, porque isso ajudará na aplicação em cantos ou frestas onde possa existir ninhos de formiga.

Vinagre branco também pode ser utilizado para matar formigas

Outra opção de mata formigas caseiro, o vinagre branco é tão eficiente quanto o detergente.

Para isso, você precisa adicionar quantidades iguais de vinagre branco e água em um pulverizador. Então é só borrifar a mistura diretamente sobre as formigas.

Você também pode borrifar essa mistura nas janelas de madeira, portas ou outros locais que sirvam como entrada para esses insetos. Isso espantará elas.

Uma dica para ser seguida após a aplicação desse produto, é que todas as formigas mortas devem ser recolhidas, utilize uma toalha úmida para isso. Assim você poderá evitar que elas fiquem muito tempo à mostra, causando um cheiro que atraí outros insetos.

Além de ser um formicida maravilhoso, o vinagre branco também pode ser utilizado na limpeza de janelas, balcões e pisos laminados.

Utilizando pimenta ou borra de café como mata formigas

Depois que a aplicação da mistura de água com detergente, nas frestas, rachaduras e cantos, for concluída, é ideal que você tape os buracos com pimenta.

Contudo, se você possui crianças ou animais de estimação em casa, há uma opção melhor: a borra de café. Ela é ótima, pois, além de funcionar como mata formigas, também as mantêm afastadas.

Mata formigas com óleo de hortelã

Óleo de hortlã

As pias e cubas são alguns dos lugares mais comuns em que se encontra formigas dentro de casa. No entanto, a solução é tão simples quanto as outras e você não vai precisar de muitas coisas.

Você só precisará colocar óleo de hortelã em um borrifador e aplicá-lo em cima da pia. Também é recomendável fazer a aplicação nos contornos internos das janelas e portas

Além de agir como mata formigas, o óleo de hortelã ainda deixa um cheiro muito gostoso na sua casa.

Como eliminar formigas definitivamente

Como eliminar formigas definitivamente

Agora você conhece várias formas de fazer um mata formigas, que são acessíveis e fáceis de criar. Contudo, eles não podem garantir que elas não irão retornar. Se isso for realmente um incomodo do qual você quer se livrar de uma vez por todas, continue lendo!

O problema é que uma única formiga rainha consegue gerar milhares de ovos diariamente. Isso é garantia de que você terá que lidar com seus filhotes por muito tempo. Por isso, a única maneira de dar um fim definitivo para esses insetos, é destruindo sua colônia.

Isso provavelmente vai te fazer se questionar: como saber onde a colônia está? A reposta para isso é que, comumente, elas estão bem escondidas, seja entre rachaduras nas paredes, jardins ou lugares com acesso difícil.

Entretanto, você não precisa se preocupar em localizar a colônia, porque há uma solução que pode não ser tão barata assim, mas é simples.

Utilize iscas para as formigas

Mesmo que você não encontre a colônia, nem a rainha, é possível se livrar delas facilmente, basta usar iscas.

As iscas conseguem atrair as formigas por conta de algumas substâncias que contém, que são açucaradas, misturadas com veneno. Quando elas encontrarem esse elemento que se passa por alimento, para elas, carregarão ele de volta para a colônia. Assim, dentro do local, elas estarão compartilhando o produto com as outras.

Como a isca age de maneira lenta, isso dará tempo o suficiente para que o transporte dela seja feito. Dessa maneira, as substâncias venenosas farão com que a colônia chegue ao fim.

O tempo estimado para que esse tipo de mata formigas realize seu trabalho completo de 2 dias (se os ninhos forem menores) a 3 semanas (se houver múltiplas colônias). Esse processo fará com que, inclusive, a rainha morra.

Gostou das dicas?

Para mais, é importante ressaltar que, a melhor maneira de evitar a invasão das formigas é deixar a sua casa sempre limpa. Assim, nunca deixe restos de comida, utensílios de cozinha, talhares e outras louças sujas na pia.

Se o problema com as formigas não for solucionado o recomendado é chamar um serviço de dedetização. Caso você more em um apartamento ou condomínio, converse com sindico.

Gostou das dicas de como fazer mata formigas em casa? Tem mais alguma sugestão ou uma crítica? Escreva nos comentários!