Mesa de Natal: descubra 60 ideias para decorar a sua mesa

Acesse e descubra 60 ideias de decoração para uma mesa de Natal incrível

Por -

O Natal é uma época de reunir a família, os amigos, todo mundo que você ama para celebrar a união e o encerramento de mais um ano. Nada melhor do que juntar todo mundo ao redor de uma mesa farta de uma ceia preparada com todo o amor e carinho, com pratos típicos desta época do ano e todos os seus favoritos! A decoração da mesa não pode deixar de entrar nesse clima natalino, com muitos enfeites verdes e vermelhos, luzes, uma toalha especial e as suas louças separadas para as maiores celebrações!

É sobre essa decoração especial que vamos falar no post de hoje! Existem diversas formas de organizar a sua decoração, em diversos estilos e com elementos de todos os tipos, criando um ambiente especial e aconchegante para receber todos os seus convidados.

Estilos para adotar na sua mesa

Em qualquer tipo de decoração, seja para a sua casa como na mesa, existem diversos estilos de decoração para você compor. Separamos aqui três estilos, do clássico ao contemporâneo-minimalista, seja qual for o seu gosto, budget e até mesmo disposição de fazer e organizar os seus arranjos.

Mesa de Natal clássica

A mesa verde, vermelha e dourada, nas cores clássicas do Natal nunca saem de moda! Para quem quer uma decoração tradicional, aposte em uma toalha vermelha, velas no centro da mesa e até mesmo arranjos com folhas e pinhas. É um tipo de decoração fácil, que pode ser facilmente feito e, se você tem enfeites de Natal sobrando ou de comemorações passadas, utilize-as como complementos para a sua mesa!

Mesa de Natal rústica

A decoração rústica, com muitos elementos em madeira, fibras naturais, couro e algodão cru estão em alta para quem está dentro da tendência crescente do rústico. Essa decoração pode se tornar muito elegante e sofisticada, aposte em velinhas espalhadas pela mesa, muitas ervas aromáticas e até mesmo plantinhas para dar um toque final natural à sua composição.

Mesa de Natal minimalista

Outra tendência contemporânea é o minimalismo e, mesmo nas épocas onde a decoração é mais expressiva e cheia de detalhes como o Natal, é possível aplicar esse estilo de vida. Insira elementos verdes ou vermelhos (ou até mesmo os dois) e até mesmo algumas velas ou luzes na sua decoração e ela vai perder completamente a cara de simplicidade e se tornar mais elegante. O dourado ou prateado também são cores ótimas para inserir na sua decoração e deixá-las mais festivas. Neste tipo de decoração, também aposte nas formas mais simples e sem muitos ornamentos e pense que menos é mais!

O que não pode faltar na sua mesa de Natal?

Embora existam diversos tipos de decorações para mesas de Natal, existem alguns elementos que fazem toda a diferença na composição da sua mesa e que não podem faltar! Separamos alguns deles com dicas de como utilizá-los na sua mesa.

  • Lembrança para os convidados desta data especial: cartões, docinhos e lembrancinhas decorativas são ótimos complementos para o arranjo da sua mesa e para adicionar mimo para presentear seus convidados. No caso de preferir uma lembrancinha para comer, os biscoitinhos de canela ou de gengibre, especialmente se forem feitos em casa são sempre escolhas acertadas (e, para que gosta de seguir as tradições americanas no Natal, é um clássico)!
  • Aromas natalinos: Aromatizadores de ambiente, sprays, velinhas aromatizadas, ervas frescas e temperos adicionados na decoração da sua mesa fazem toda a diferença na hora de deixar o ambiente agradável e confortável para a os convidados. E para quem não quer gastar muito, existem diversos tipos de aromatizadores naturais que podem ser feitos em casa com frutas! Para um cheirinho de Natal, não dispense a canela tanto nas sobremesas quanto na decoração!
  • Velas, muitas velas: Outro elemento essencial para qualquer mesa de natal são as velas. Seja elas grandes em um candelabro ou pequenas em pequenos porta-velas espalhados pela mesa. Aposte nas velas coloridas vermelhas, verdes e douradas para o clima natalino!
  • Itens especiais de Natal: Existem alguns itens que fazem qualquer tipo de decoração de mesa especial e que não são usados sempre, como guardanapos estampados (que podem ser de papel ou tecido), taças e talheres. Sabe aquele conjunto de talheres, prataria ou louças de família que estão guardadas, esta é a hora de tirar do armário e usá-las!
  • Um arranjo para encantar: Um arranjo para o centro da mesa, se ela for redonda ou quadrada, ou que se estenda pela linha central, no caso das mesas retangulares (especialmente as mais compridas). Para encantar todo mundo, vale apostar nos arranjos handmade, principalmente misturando elementos naturais, como pinhas, folhas de louro, canela, e elementos industrializados, como bolas natalinas decoradas, correntes e até mesmo pisca-piscas, para os arranjos mais largos.

Agora que você já tem algumas dicas de decoração para a sua mesa, dê uma olhada na nossa galeria para mais ideias e inspirações que podem ser utilizadas!

Galeria: 60 ideias de decoração para a sua mesa de natal

Imagem 1 – Mesa de Natal para poucos convidados: decoração sutil e elegante num clima minimalista e clean.

Mesa de Natal para poucos convidados

Imagem 2 – Decoração de mesa de Natal natural com galhos de alecrim, romãs, queijos e velas.

Decoração de mesa de Natal natural com galhos de alecrim, romãs, queijos e velas

Imagem 3 – Ideia de mesa de Natal rústica: aposte na madeira e nos tecidos com estampas xadrez.

Ideia de mesa de Natal rústica

Imagem 4 – Saia do óbvio: para inovar na decoração, aposte em cores que saem do tradicional verde e vermelho natalino.

Saia do óbvio: para inovar na decoração, aposte em cores que saem do tradicional verde e vermelho natalino

Imagem 5 – Mesa de Natal com decoração suspensa para trazer mais magia para esta noite especial.

Mesa de Natal com decoração suspensa para trazer mais magia para esta noite especial

Imagem 6 – Transforme o Natal em uma celebração divertida e com personagens e cores para alegrar as crianças!

Transforme o Natal em uma celebração divertida e com personagens e cores para alegrar as crianças

Imagem 7 – Num tom mais rústico, este candelabro homemade em madeira suspenso na mesa dispensa qualquer outro tipo de decoração.

Num tom mais rústico, este candelabro homemade em madeira suspenso na mesa dispensa qualquer outro tipo de decoração

Imagem 8 – Treats para os convidados: deixe um mimo na mesa para cada pessoa junto aos pratos.

Treats para os convidados: deixe um mimo na mesa para cada pessoa junto aos pratos

Imagem 9 – Numa decoração mais clássica, o verde e o vermelho não podem faltar de jeito nenhum!

Numa decoração mais clássica, o verde e o vermelho não podem faltar de jeito nenhum

Imagem 10 – Mas se você estiver pensando em uma decoração mais contemporânea, junte alguns elementos característicos do Natal, como o vermelho do papai Noel e as bengalinhas doces e brinque com eles na sua decór.

Vermelho na decoração da mesa de Natal

Imagem 11 – Outra mesa de Natal rústica sem perder o estilo do design: aqui a madeira é a protagonista, com direito até a uma cabeça de rena neste material de presente.

Outra mesa de Natal rústica sem perder o estilo do design

Imagem 12 – No maior estilo handmade, que tal fazer seus próprios porta-velas natalinos?

No maior estilo handmade, que tal fazer seus próprios porta-velas natalinos?

Imagem 13 – Biscoitinhos de gengibre são clássicos do Natal americano e são deliciosos! Que tal oferecer como mimo para os seus convidados?

Biscoitinhos de gengibre são clássicos do Natal americano e são deliciosos

Imagem 14 – Mesa de natal em preto e dourado: uma decoração diferente e autêntica para celebrar esta festa.

Mesa de natal em preto e dourado

Imagem 15 – Se inspire nas estrelas e nos flocos de neve para a sua decoração: mesa de natal branca.

Mesa de Natal branca

Imagem 16 – Mini-pinheiros e velas por todos os lados: arranjo de mesa de Natal simples e super charmosa.

arranjo de mesa de Natal simples e super charmosa

Imagem 17 – Aposte em uma mesa de Natal saudável e típica para os seus convidados: frutas da estação também podem ser oferecidas como mimos ou entradas da sua ceia.

Aposte em uma mesa de Natal saudável e típica para os seus convidados

Imagem 18 – Para celebrar o Natal da forma mais divertida possível: mesa de Natal inspirada na temática disco.

mesa de Natal inspirada na temática disco

Imagem 19 – Um cafezinho pós-ceia: na sala, você pode montar uma mesa com biscoitinhos e pãezinhos para acompanhar um bom café para celebrar muito depois da meia-noite.

Café pós ceia de Natal

Imagem 20 – Decoração de mesa de Natal clássica e super fofa: além dos tradicionais, essa mesa ganhou arranjos com itens e personagens natalinos super simpáticos.

Decoração de mesa de Natal clássica e super fofa

Imagem 21 – Mesa-presente de Natal: arranjo de mesa remetendo a uma fita de presente vermelha.

Mesa-presente de Natal: arranjo de mesa remetendo a uma fita de presente vermelha

Imagem 22 – Mini-guirlanda de Natal para trazer proteção para todos os seus convidados.

Mini-guirlanda de Natal para trazer proteção para todos os seus convidados.

Imagem 23 – Marque lugares de forma personalizada para cada convidado se sentir único nesta data!

Marque lugares de forma personalizada para cada convidado se sentir único nesta data

Imagem 24 – Use itens de decoração que você tem em casa para fazer uma decoração de mesa diferente e econômica para esta data.

Imagem 25 – As bolas de natal, tradicionais na decoração das árvores, enfeitando a mesa também!

Imagem 26 – Natal tropical: saia da decoração tradicional de Natal e crie uma personalizada e baseada nos elementos típicos do clima brasileiro.

Natal tropical: saia da decoração tradicional de Natal e crie uma personalizada

Imagem 27 – Use ramos e galhos de árvores (especialmente o pinheiro) na decoração da sua mesa de Natal.

Use ramos e galhos de árvores (especialmente o pinheiro) na decoração da sua mesa de Natal

Imagem 28 – Junte elementos naturais e trabalhos manuais para uma decoração rústica: caminho de mesa de barbante enfeitado com pisca-piscas e ramos de plantinhas.

Junte elementos naturais e trabalhos manuais para uma decoração rústica

Imagem 29 – Guirlanda comestível: uma forma criativa de montar uma tábua de frios em clima natalino.

Guirlanda comestível: uma forma criativa de montar uma tábua de frios em clima natalino

Imagem 30 – Arvorezinhas de natal criam uma floresta nevada perfeita para a decoração central da sua mesa!

Arvorezinhas de natal criam uma floresta nevada perfeita para a decoração central da sua mesa

Imagem 31 – Um expositor com 3 andares de frutas tipicamente natalinas decorado com folhas de louro, pinhas e bolas de natal é outra forma de criar um arranjo comestível.

Arranjo comestível para mesa de Natal

Imagem 32 – Substitua as famosas bolas coloridas de natal por donuts e rosquinhas confeitadas e coloridas!

Substitua as famosas bolas coloridas de natal por donuts e rosquinhas confeitadas e coloridas

Imagem 33 – Decoração de mesa natalina em branco e dourado: uma opção super elegante e simples de ser feita.

Decoração de mesa natalina em branco e dourado

Imagem 34 – Para quem vai comemorar o Natal na área externa de casa, uma boa dica é aproveitar os elementos da natureza: aposte nas flores vermelhas, brancas e muitas folhas verdes!

Para quem vai comemorar o Natal na área externa de casa, uma boa dica é aproveitar os elementos da natureza

Imagem 35 – Bolo Natalino simples: topper com um veado, árvore de Natal em miniatura e açúcar de confeiteiro para imitar neve.

Bolo Natalino simples: topper com um veado, árvore de Natal em miniatura e açúcar de confeiteiro para imitar neve

Imagem 36 – Um raminho de alecrim para perfumar os guardanapos da sua mesa de Natal.

Um raminho de alecrim para perfumar os guardanapos da sua mesa de Natal

Imagem 37 – Mesa de Natal em branco e prateado: além do dourado, essa outra cor metalizada dá um efeito incrível para a sua decoração de Natal, especialmente se for inspirada na neve.

Mesa de Natal em branco e prateado

Imagem 38 – Decoração de mesa de Natal simples: para quem quer algo mais básico e ainda assim especial para esta época, aposte no vermelho e muitas velas para a sua ceia.

Decoração de mesa de Natal simples

Imagem 39 – Decore pinhas e crie uma decoração especial com elas na sua mesa de Natal

Decore pinhas e crie uma decoração especial com elas na sua mesa de Natal

Imagem 40 – Outra ideia de mesa de Natal com muitas frutas coloridas para decorar e se deliciar.

Outra ideia de mesa de Natal com muitas frutas coloridas para decorar e se deliciar

Imagem 41 – Arranjo de mesa natural: aposte nas flores, folhas e frutinhas, dispostas em linhas curvas, envolvendo as taças e louças.

Arranjo de mesa natural

Imagem 42 – Outro mimo especial e super delicado para os seus convidados: mini-árvore de Natal em um domo.

Outro mimo especial e super delicado para os seus convidados

Imagem 43 – Decoração de mesa de Natal com colmeias de papel e pisca-piscas: outra ideia diferente e fácil para deixar o seu arranjo especial.

Decoração de mesa de Natal com colmeias de papel

Imagem 44 – Arranjo para mesa de Natal super colorido de árvores de Natal.

Arranjo para mesa de Natal super colorido de árvores de Natal

Imagem 45 – Outra ideia de decoração para mesa de Natal num clima rústico.

Outra ideia de decoração para mesa de Natal num clima rústico

Imagem 46 – Ceia para muitas pessoas? Invista em uma mesa longa e uma decoração na faixa central dela!

Ceia para muitas pessoas? Invista em uma mesa longa e uma decoração na faixa central dela

Imagem 47 – Verde natural para o seu Natal: colha galhinhos de árvores e plantas com folhas verdes para criar uma decoração especial e fresca para a sua mesa.

Verde natural para o seu Natal: colha galhinhos de árvores e plantas com folhas verdes para criar uma decoração especial e fresca para a sua mesa

Imagem 48 – Decoração de mesa de Natal com bolas decoradas, mini-árvores e pisca-picas!

Decoração de mesa de Natal com bolas decoradas, mini-árvores e pisca-picas

Imagem 49 – Use suas plantinhas de dentro e de fora de casa para compor uma decoração de mesa natural.

Use suas plantinhas de dentro e de fora de casa para compor uma decoração de mesa natural

Imagem 50 – Bolas vermelhas de Natal como decoração até mesmo dos pratos dos convidados.

Bolas vermelhas de Natal como decoração até mesmo dos pratos dos convidados

Imagem 51 – Biscoitos de gengibre-árvores confeitadas: uma ideia trabalhada para oferecer aos seus convidados.

Biscoitos de gengibre-árvores confeitadas

Imagem 52 – Mesinhas de doces e lembrancinhas para a sua festa de Natal.

Mesinhas de doces e lembrancinhas para a sua festa de Natal

Imagem 53 – Misture os ramos naturais de árvores e as arvorezinhas de Natal compradas em lojas para a decoração tipo reino encantado.

Misture os ramos naturais de árvores e as arvorezinhas de Natal compradas em lojas para a decoração tipo reino encantado

Imagem 54 – Outra ideia de entrada ou petisco para a sua ceia de Natal: mesa de frios variada com patês, frutas e pãezinhos especiais de Natal.

Outra ideia de entrada ou petisco para a sua ceia de Natal

Imagem 55 – Ceia para muitos convidados? Divida os grupos e a decoração em mesas menores.

Ceia para muitos convidados? Divida os grupos e a decoração em mesas menores

Imagem 56 – Flores naturais ou artificiais de diversos tipos também são ótimos elementos que você pode usar na sua decoração de mesa.

Flores naturais ou artificiais de diversos tipos também são ótimos elementos que você pode usar na sua decoração de mesa

Imagem 57 – Mantenha o padrão de decoração para todos os lugares!

Mantenha o padrão de decoração para todos os lugares

Imagem 58 – Mas não esqueça de deixar espaço para os pratos desta ceia entre os elementos decorativos!

Mas não esqueça de deixar espaço para os pratos desta ceia entre os elementos decorativos

Imagem 59 – Aqui, a decoração da sala e da mesa é simétrica e toda baseada nos enfeites tradicionais de Natal em verde e vermelho.

Aqui, a decoração da sala e da mesa é simétrica e toda baseada nos enfeites tradicionais de Natal em verde e vermelho

Imagem 60 – Ou você pode inovar e criar uma decoração especial para você em qualquer cor e forma!

Ou você pode inovar e criar uma decoração especial para você em qualquer cor e forma