90 modelos de portas: tipos, correr, madeira, vidro e fotos

Veja 90 modelos de portas diferentes feitas com madeira, vidro e outros materiais

Por -

A porta de entrada é considerada o cartão de visita da residência, pois é a principal porta e é ela que representa o estilo da casa. Além de sua função básica de levar segurança, podemos trabalhar a fachada e demarcar o acesso principal. Com isso todo cuidado e atenção são essenciais na hora da escolha.

No interior da residência, as outras portas possuem funções importantes, como: separar ambientes, permitir a entrada de luz natural e ajuda a compor a decoração dos cômodos.

Ao escolher uma porta tradicional, é possível acrescentar outros elementos para torná-la mais imponente. Para isto, invista em um material nobre, um design diferente, dimensões grandes e puxadores que se destaquem. Isso vai depender de cada estilo e também da personalidade e gosto dos moradores.

Tipos de portas externas e para entradas de casas

A porta de entrada é a que mais chama a atenção em uma residência, onde os moradores e todos os visitantes vão passar. Por isso, é importante que ela seja bem pensada para se adequar e combinar de forma harmônica com as cores, materiais e arquitetura da fachada. Veja abaixo os principais tipos de portas de entrada:

Porta de madeira

Porta de madeira

As portas de madeira são as mais utilizadas para a entrada de residências. A madeira possui um valor estético elevado: disponível em diversos tipos, ela pode ser trabalhada e desenhada para diferentes propostas de fachadas. Uma dica importante é escolher por madeiras maciças, que tenham boa durabilidade e resitência ao ambiente exterior.

Com o tempo, as portas de madeira exigem manutenções. Sem o devido cuidado, a umidade e os cupins podem deteriorar o material e estragar a porta. Deve-se verificar o estado do verniz e a pintura da porta, se for o caso.

Uma solução inteligente para prolongar a duração da porta de madeira é ter uma pequena cobertura na entrada da residência para proteger o material das condições externas.

Porta de alumínio ou metálica

Porta de alumínio ou metálica

A porta de alumínio possui algumas vantagens sobre os outros materiais, um deles é a durabilidade: o alumínio não enferruja e não vai se deteriorar com facilidade. Outro fator importante é que o alumínio é leve: uma porta com este material tende a não sobrecarregar e desgastar a estrutura da residência.

O último elemento é o estético: as portas de alumínio tem características visuais elegantes, podem ter uma cor brilhante como o branco e também cores foscas, características difíceis de se reproduzir com a madeira, por exemplo. Algumas delas como no exemplo, podem ser combinadas com o vidro. Existem ainda as portas de ferro, que são mais suscetíveis a ferrugem e são pouco resistêntes a exposição da água.

Porta de vidro

Porta de vidro

As portas de vidro para entrada são usadas em casos específicos, principalmente em escritórios corporativos e prédios comerciais. O uso em residências ainda é limitado, mas pode ser uma boa opção para quem quer ousar na utilização do material.

Pode-se também usar uma película ou escolher um vidro com uma característica mais fosca para não deixar o interior da residência transparente ao exterior. Muitos modelos são combinados com a madeira ou com o alumínio como moldura.

Porta de uma folha tradicional

Porta de uma folha tradicional

A porta de uma folha é um dos modelos mais comuns e tradicionais vendidos no mercado. Podem ser facilmente encontradas em lojas de portas e lojas de materiais de construção. Por este motivo, costumam ter medidas padronizadas para se adequar a maioria das construções.

A desvantagem deste modelo é meramente estética e visual – por serem populares, seu acabamento pode ser mais simples. No entanto, o seu custo é muito mais baixo e a instalação é prática e fácil, sem a necessidade de profissionais especializados em portas.

Mesmo com um modelo simples, podemos usar a criatividade e com o auxílio de um decorador ou arquiteto, é possível acrescentar frisos, acabamentos, acessórios e outros itens a porta.

Porta duas folhas

Porta duas folhas

A porta de duas folhas confere uma passagem mais larga para a entrada da residência. Esta configuração se mostra útil na mudança, quando queremos passar com móveis e eletrodomésticos grandes, além de auxiliar na passagem de cadeirantes. É uma solução mais elegante e imponente para se ter em um hall de entrada.

No entanto, esta solução é ideal para casas, onde há geralmente um espaço maior para ser trabalhado. Os apartamentos atuais já possuem as medidas certas e em grande parte das vezes trabalham com portas de uma folha.

Porta pivotante

Porta pivotante

Existem diversos modelos disponíveis no mercado da arquitetura, mas atualmente a porta pivotante vem se destacando, pois são modernas, elegantes e imponentes. Uma de suas características deste modelo é que ela gira em torno de um eixo vertical. Ideal para quem tem vãos grandes, tanto na largura como na altura. São usadas geralmente em entradas sociais de casas.

Por serem grandes e pesadas, seu material precisa ser robusto, assim como o seu eixo de suporte. São projetos feitos sob medida e que certamente tem um custo elevado.

Uma desvantagem deste modelo é a vedação: ela pode não ser completa pois precisam de espaço entre o chão e as paredes justamente para poder girar. Neste caso o bloqueio de som e poeira não é o mesmo de uma porta comum.

Para ver mais modelos, acesse este post sobre portas pivotantes.

Portas para ambientes internos

As portas internas facilitam na locomoção entre os ambientes, cômodos e trajetos do interior da residência. Confira alguns modelos para este fim:

Porta lisa de uma folha

Porta lisa de uma folha

A porta lisa de uma folha é o modelo mais padronizado e utilizado, entre todos os outros, para ambientes internos. Trata-se de uma escolha comum e se você prefere fugir do padrão, terá de optar por detalhes como frisos, alças, maçanetas e guarnições. No entanto, o uso deste modelo simples pode ser interessante em ambientes que já tem outras áreas de destaque nas paredes.

Porta camarão

Porta camarão

As portas camarão são modelos utilizados para dividir dois ambientes, especialmente em ocasiões onde há a falta de espaço de circulação ou para a instalação de um outro tipo de porta.

Consideramos que a porta camarão não é muito prática para abrir ou fechar e sua instalação e manutenção depende de profissionais competentes. Elas demandam materiais customizados como trincos, alças e trilhos. Por se tratar de um tipo mais complexo, seu custo obviamente é mais alto do que uma porta de uma folha tradicional. Leve em consideração estes fatores antes de decidir por este modelo.

Porta com desenhos

Porta com desenhos

As portas desenhadas são diferenciadas pois possuem pequenos detalhes na sua superfície, uma opção que pode se destacar no projeto de interiores. É importante atentar-se a forma dos desenhos, recomendamos escolhar desenhos mais simples e sutis. É possível encontrá-las a venda em lojas do segmento ou por encomenda sob medida com profissionais dedicados. Em um projeto especial, seu custo pode ser mais elevado. O tamanho, peso e outras variáveis vão interferir diretamente no custo final.

Porta sanfonada

A porta sanfonada leva este nome pois remete ao instrumento musical – a sanfona. Trata-se de um modelo que se dobra conforme corre no trilho. É uma opção geralmente utilizada em cozinhas ou banheiros, mas falha no quesito da privacidade do som. Escolha os modelos de plástico ou PVC para ambientes com umidade como a lavanderia, cozinha ou banheiro. Definitivamente esta é a opção mais barata de porta disponível.

Porta veneziana

A porta veneziana pode ser ideal para ambientes internos que necessitam de uma ventilação extra. Além das portas de uma folha, existem também as dobráveis, que liberam o espaço que elas ocupam. São utilizadas em sacadas, varandas, despensas e em outros cômodos onde esta funcionalidade é útil. Há muitas opções para a venda de portas com venezianas, principalmente as mais simples. Os modelos dobráveis são feitos sob medida.

Portas de correr

As portas de correr se tornaram uma escolha natural para muitos projetos onde se busca a otimização do espaço, mantendo o ambiente com atributos modernos e elegantes. Com plantas de apartamentos e casas com espaços limitados, elas são uma opção a ser trabalhada usando trilhos, embutidas em paredes e outras aplicações.

Neste caso o ideal é fazer um projeto sob medida, que requer acessórios e ferragens customizados e ótimos profissionais para instalação. Desta forma ela vai durar mais e não precisará de manutenção tão cedo. São utilizadas principalmente na separação de quartos, salas e banheiros.

Porta bang bang ou saloon

Porta bang bang ou saloon

A porta com estilo bang bang ou saloon é um modelo considerado mais antiquado mas que ainda serve as suas funções e pode agradar quem prefere este tipo de solução. Se você já assistiu um filme de faroeste americano, certamente se lembrará dela. Neste caso não há fechaduras e para adentrar-se em outro ambiente basta empurrar as duas folhas da porta. É usada em estabelecimentos comerciais como bares ou restaurantes e pode ser utilizada em residências na separação de salas com corredores de quartos ou até mesmo banheiros.

Dicas essenciais para combinar as portas com ambientes

Aqui vai algumas dicas para não errar na escolha para quem quer investir em modelos diferentes e criativos.

  • Para apartamentos em que a porta de entrada possui um padrão do condomínio, uma solução é revestir o lado interno com madeira ou outro material a sua escolha.
  • O vidro pode ajudar no desenho da porta junto com o uso da madeira. O vidro acidato é a melhor opção, já o vidro jateado é bom evitar devido às manchas.
  • O uso de lembretes e fotos fixados em portas é mais indicado para quarto de crianças e adolescentes.
  • Se quiser uma cor vibrante na sua porta o ideal é que o ambiente possua moveis em branco ou nude. Quanto mais limpo é melhor, já que o toque diferenciado e despojado vai estar na porta.
  • Se o piso e os moveis forem de madeira prefira portas em tons crus.
  • Para ambientes pequenos a porta camarão e as de correr ocupa menos espaço quando aberta.

Mais fotos, tipos e modelos de portas

As portas quando planejadas ajudam a incrementar a decoração. Por isso separamos 90 ideias para servir de inspiração para sua casa. Veja abaixo:

Imagem 1 – Porta modelo pivotante em madeira preta

Porta modelo pivotante em madeira preta

Imagem 2 – Porta com folha dupla na cor rosa

Porta com folha dupla na cor rosa

Imagem 3 – Porta com uma folha com acabamento diagonal.

Porta com uma folha com acabamento diagonal

Nesta proposta diferenciada, a porta se localiza no canto da parede com recorte diagonal. Este é um efeito interessante e ousado, feito sob medida para o pé direito alto do cômodo.

Imagem 4 – Porta com estrutura metálica revestida por vidro

Porta com estrutura metálica revestida por vidro

Imagem 5 – Porta com design estilo quebra cabeça

Porta com design estilo quebra cabeça

Imagem 6 – Portas pivotantes separada em quatro folhas

Portas pivotantes separada em quatro folhas

Imagem 7 – Porta pivotante com traços ortogonais revestida em vidro

Porta pivotante com traços ortogonais revestida em vidro

Apenas o quadrado do meio (porta) se abre e os detalhes nas laterais são fixos. Esse sistema de encaixe vem sendo muito utilizado e pode se trabalhar com ele em vários materiais.

Imagem 8 – Porta em vidro

Porta em vidro

Imagem 9 – Porta em madeira escura com puxador arredondado

Porta em madeira escura com puxador arredondado

Imagem 10 – Porta em madeira para demarcar a entrada

Porta em madeira para demarcar a entrada

Além da porta de acesso faça uso do paisagismo como piso e iluminação, pois ajudam a valorizar a entrada da casa.

Imagem 11 – Porta em concreto

Porta em concreto

Imagem 12 – Porta minimalista

Porta minimalista

Imagem 13 – Porta vazada

Porta vazada

Imagem 14 – Porta estilo romântico

Porta estilo romântico

Imagem 15 – Porta deslizante com acabamento em madeira marfim e vidro

Porta deslizante com acabamento em madeira marfim e vidro

Imagem 16 – Porta para lofts

Porta para lofts

Imagem 17 – Porta deslizante em madeira

Porta deslizante em madeira

A porta de correr possui roldanas que deslizam por trilho do lado externo.

Imagem 18 – Porta para Box de banheiro

Porta para Box de banheiro

Imagem 19 – Porta de correr em madeira com puxador em alumínio

Porta de correr em madeira com puxador em alumínio

Imagem 20 – Porta metálica

Porta metálica

Imagem 21 – Porta em madeira de reflorestamento

Porta em madeira de reflorestamento

Imagem 22 – Porta em vidro com desenho

Porta em vidro com desenho

Imagem 23 – Porta estilo jovial

Porta estilo jovial

Imagem 24 – Porta simples com folha dupla

Porta simples com folha dupla

Imagem 25 – Porta em madeira claro com detalhes em vidro

Porta em madeira claro com detalhes em vidro

Imagem 26 – Porta em aço estilo antiga

Porta em aço estilo antiga

Imagem 27 – Porta deslizante em ripa de madeira

Porta deslizante em ripa de madeira

Imagem 28 – Porta com puxador preto

Porta com puxador preto

Imagem 29 – Porta preta com detalhe em vidro e puxador longo em madeira

Porta preta com detalhe em vidro e puxador longo em madeira

Veja como um puxador grande ajuda a dar imponência na porta.

Imagem 30 – Porta para corredor amplo

Porta para corredor amplo

Imagem 31 – Porta com sistema deslizante ideal para áreas externas

Porta com sistema deslizante ideal para áreas externas

Imagem 32 – Porta com tinta de lousa

Porta com tinta de lousa

Imagem 33 – Porta de correr simples

Porta de correr simples

Imagem 34 – Porta estilo retrô

Porta estilo retrô

Imagem 35 – Porta de correr magnética

Porta de correr magnética

Imagem 36 – Porta simples com pintura em forma de listra

Porta simples com pintura em forma de listra

Imagem 37 – Porta vermelha

Porta vermelha

Imagem 38 – Porta dupla

Porta dupla

Imagem 39 – Porta com divisão

Porta com divisão

Imagem 40 – Porta contemporânea

Porta contemporânea

Imagem 41 – Porta clean

Porta clean

Imagem 42 – Porta neon

Porta neon

Imagem 43 – Porta com estampa floral

Porta com estampa floral

Imagem 44 – Porta para pé direito duplo

Porta para pé direito duplo

A porta-janela deslizante feita de vidro permite iluminação natural intensa.

Imagem 45 – Porta em madeira com puxador metálico preto

Porta em madeira com puxador metálico preto

O vidro na lateral e em cima da porta proporciona maior luminosidade pro interior da casa com pé direito duplo.

Imagem 46 – Porta deslizante com espelho

Porta deslizante com espelho

Imagem 47 – Porta de correr na vertical

Porta de correr na vertical

Imagem 48 – Porta estilo rústico

Porta estilo rústico

Imagem 49 – Porta moderna

Porta moderna

Imagem 50 – Porta ebanizada envolta de vidros e puxador em inox

Porta ebanizada envolta de vidros e puxador em inox

Imagem 51 – Porta pivotante com maçaneta comum

Porta pivotante com maçaneta comum

Imagem 52 – Porta com detalhe colorido em estilo despojado

Porta com detalhe colorido em estilo despojado

Imagem 53 – Porta dupla em vidro

Porta dupla em vidro

Imagem 54 – Porta de correr em branco com estrutura preta

Porta de correr em branco com estrutura preta

Imagem 55 – Porta ideal para terraço

Porta ideal para terraço

Imagem 56 – Porta com abertura para fora

Porta com abertura para fora

Imagem 57 – Porta estilo camarão

Porta estilo camarão

Imagem 58 – Porta com sistema automotivo

Porta com sistema automotivo

Imagem 59 – Pinte, decore, faça você mesmo uma porta criativa!

Pinte, decore, faça você mesmo uma porta criativa!

Imagem 60 – Que tal brincar com cores na sua decoração?

Que tal brincar com cores na sua decoração?

Imagem 61 – Com estilo moderno o puxador fica na parte inferior e com o mesmo acabamento da porta

Com estilo moderno o puxador fica na parte inferior e com o mesmo acabamento da porta

Imagem 62 – Inove e troque suas portas brancas por cinza!

Inove e troque suas portas brancas por cinza!

Imagem 63 – Porta com vidro jateado na cor laranja

Porta com vidro jateado na cor laranja

Imagem 64 – Nada que uma pintura não resolva para mudar o visual da casa

Nada que uma pintura não resolva para mudar o visual da casa

Imagem 65 – Porta com pintura diagonal para um ambiente jovem e colorido

Porta com pintura diagonal para um ambiente jovem e colorido

Imagem 66 – Porta com chapa magnética. Ideal para pendurar imagens e lembretes!

Porta com chapa magnética. Ideal para pendurar imagens e lembretes!

Imagem 67 – A madeira de demolição entra na marcenaria da porta também

A madeira de demolição entra na marcenaria da porta também

Imagem 68 – Porta de correr de muxarabi

Porta de correr de muxarabi

Imagem 69 – Inovando todo dia com uma mensagem inspiradora!

Inovando todo dia com uma mensagem inspiradora!

Imagem 70 – A pintura fazendo diferença nos detalhes da porta

A pintura fazendo diferença nos detalhes da porta

Imagem 71 – Portas de correr de vidro podem dar leveza e para uma privacidade basta inserir uma cortina bonita e funcional

Portas de correr de vidro podem dar leveza e para uma privacidade basta inserir uma cortina bonita e funcional

Imagem 72 – Portas sanfonadas para dividir ambientes

Portas sanfonadas para dividir ambientes

Imagem 73 – Apaixonados por arte!

Apaixonados por arte!

Imagem 74 – Que tal um hall de entrada com sua cor favorita?

Que tal um hall de entrada com sua cor favorita?

Imagem 75 – Cada lateral com sua porta!

Cada lateral com sua porta!

Imagem 76 – Destaque seu corredor com uma porta colorida e vibrante

Destaque seu corredor com uma porta colorida e vibrante

Imagem 77 – A porta estilo industrial fica perfeita na cozinha

A porta estilo industrial fica perfeita na cozinha

Imagem 78 – Porta de entrada muito bem decorada!

Porta de entrada muito bem decorada!

Imagem 79 – As portas podem levar acabamentos que formem um nicho

As portas podem levar acabamentos que formem um nicho

Imagem 80 – Portas de correr em vidro é ideal em apartamentos pequenos

Portas de correr em vidro é ideal em apartamentos pequenos

Imagem 81 – Rasgos na porta levam entrada de luz para o interior

Rasgos na porta levam entrada de luz para o interior

Imagem 82 – Porta moderna com puxador em inox

Porta moderna com puxador em inox

Imagem 83 – Com traços minimalistas e ortogonais!

Com traços minimalistas e ortogonais!

Imagem 84 – Funcional e ocupa pouco espaço

Funcional e ocupa pouco espaço

Imagem 85 – A porta de correr é ótima para quem não tem muito espaço

A porta de correr é ótima para quem não tem muito espaço

Imagem 86 – Os traços retos na porta deram modernidade a entrada

Os traços retos na porta deram modernidade a entrada

Imagem 87 – Painel ripado com porta camuflada

Painel ripado com porta camuflada

Imagem 88 – Aço corten está com tudo!

Aço corten está com tudo!

Imagem 89 – Decoração retrô para esse espaço

Decoração retrô para esse espaço

Imagem 90 – Ótima ideia para quem quer separar ambientes

Ótima ideia para quem quer separar ambientes