Pendente para quarto: dicas para escolher e 70 modelos inspiradores

Por -

Sabe quando você olha, olha e olha de novo e sente que falta alguma coisa na decoração? Essa “alguma coisa” pode ser o pendente para quarto. Pois é, esse pequeno e precioso detalhe faz uma diferença imensa na estética do ambiente, sem que contar que ele é super funcional, uma vez que não serve apenas como elemento decorativo, mas também como uma importante fonte extra de iluminação.

Se você também acredita no potencial desse nobre elemento, continue acompanhando o post com a gente, vamos te contar tudo sobre pendentes para quarto:

Pendente para quarto: porque ter um?

Você já deve ter visto uma infinidade de quartos decorados com pendentes, mas já se perguntou o porquê deles estarem ali? Seria uma questão puramente estética? Ou essas peças guardam algum outro mistério que faz com que elas se tornem tão desejadas? Enumeramos a seguir as principais vantagens de ter um pendente no quarto e você poderá tirar suas próprias conclusões:

Variedade e versatilidade

Uma das grandes vantagens de optar por um pendente para o quarto é a enorme variedade de modelos disponíveis. Você pode optar pela cor, formato, tamanho e material do pendente e isso é uma mão na roda quando se trata de decoração, afinal, quanto mais opções disponíveis, maior a capacidade do pendente se encaixar em diferentes propostas de decoração.

Baixo custo

O preço dos pendentes para quarto é outro grande atrativo desse tipo de peça. De modo geral, o investimento neles vale a pena, já que o custo-benefício de um pendente é muito compensatório. E como existem diferentes modelos disponíveis para compra, consequentemente, também existem faixas variadas de valores. Ou seja, sempre vai existir um pendente que cabe no seu bolso. Mas se a grana estiver curta, bem curta mesmo, saiba que ainda é possível apostar em modelos de pendentes para quarto do tipo DIY ou faça você mesmo. Isso aí! Coloque a mão na massa e crie seu próprio pendente com materiais fáceis e baratos de encontrar, aliás, muitos deles são feitos de recicláveis.

Tão bonito, quanto funcional

E se tem uma coisa tão boa quanto preço acessível e poder unir beleza com funcionalidade. E nesse quesito, os pendentes para quarto são mestres. As peças trazem beleza, conforto, aconchego e ainda são um trunfo no projeto de iluminação do ambiente.

Cabe em qualquer projeto

Com tamanha versatilidade é mais do que natural que os pendentes para quarto sejam peças que se encaixem em qualquer estilo de decoração, indo desde as mais modernas até as mais clássicas, rústicas e sofisticadas. Vale citar ainda que além de se encaixarem em diferentes projetos, os pendentes para quarto ainda são versáteis no que diz respeito ao perfil de pessoa que fará uso dele, ou seja, existem pendentes para quarto de casal que atendem as necessidades de ambos, pendentes para quarto de solteiro com uma pegada mais jovial e descontraída e, claro, pendente para quarto infantil e quarto de bebê com toda aquela ludicidade que as crianças adoram.

De teto ou de parede

E se você acha que pendente para quarto se limita ao modelo de teto, se enganou. Os pendentes podem vir ainda na versão de parede, o que é muito bom para quem não está a fim de fazer quebra quebra para instalar novos pontos de energia.

O que você precisa saber antes de comprar o pendente para quarto

Não existe fórmula mágica quando o assunto é decoração, mas é claro que sempre tem aquelas dicas básicas que nos ajudam a tomar as melhores decisões, especialmente no que diz respeito a parte técnica. E com os pendentes para quarto não seria diferente, por isso tome nota de algumas dicas importantes que você precisa ter em mente antes de comprar o seu pendente:

Material

Existem diferentes tipos de pendentes fabricados nos mais diferentes materiais, isso você já sabe. Mas como saber qual deles é melhor ou mais indicado para o seu projeto? A melhor estratégia é saber de antemão o tipo de iluminação que você deseja criar com o pendente.

Para quem deseja uma luz mais abrangente e que permeie o ambiente por completo, a melhor indicação são os pendentes fabricados em materiais translúcidos, como o vidro, o cristal e o acrílico, ou até mesmo, optar apenas pela lâmpada exposta, sem cúpula. Já quem deseja uma luz direcionada, própria para leitura, por exemplo, deve optar por pendentes fabricados em metal, plástico, aço ou madeira e que seja todo fechado, com abertura apenas na parte inferior para passagem da luz que, nesse caso, é toda projetada para baixo.

Os pendentes em material vazado ou com aberturas laterais criam uma iluminação mais dramática, perfeita para criar um clima aconchegante no quarto, especialmente se for utilizada uma lâmpada amarela.

Altura e tamanho

Assim como o material, o tamanho e a altura do pendente para quarto também são importantes para manter tanto a estética do ambiente, quanto a funcionalidade. Se a intenção é colocar um pendente na lateral da cama, sobre o criado mudo, o interessante é que ele tenha entre a metade e 1/3 do tamanho do móvel. Ou seja, para um criado mudo com 60 centímetros, o ideal é que o pendente tenha entre 20 a 30 centímetros. Contudo, isso não é uma regra absoluta, tudo vai depender do efeito e do destaque que você deseja dar a peça. Esse calculo é apenas uma referência para quem tem medo de ousar ou cometer excessos.

O tamanho do pendente também deve ser escolhido de acordo com a sua função. Um pendente que terá a função de iluminar o quarto por completo geralmente fica no centro do cômodo e possui um tamanho maior do que aqueles usados como opção de iluminação secundária ao lado da cama.

Já em relação a altura, o conceito é quase o mesmo. Tudo vai depender da finalidade do pendente. Para uma iluminação mais ampla, o recomendado é que o pendente fique mais próximo do teto, isso também elimina o risco de alguém topar com a cabeça na peça. Em contrapartida, os pendentes que ficam junto a cabeceira da cama podem ser instalados mais baixos, cerca de 50 centímetros acima do criado mudo. Contudo, faça alguns testes antes deitando na cama e verificando se a altura atende suas necessidades.

Confira agora 70 inspirações de quartos decorados com pendentes para você se apaixonar e, claro, levar a ideia para o seu quarto também:

Imagem 1 – Pendentes para quarto em tamanhos diferentes: pode sim!

Pendentes para quarto em tamanhos diferentes: pode sim!

Imagem 2 – Lustre e pendente falam a mesma língua aqui nesse quarto de casal.

Imagem 3 – Pendente para quarto moderno; repare que, nesse modelo, o grande diferencial é a possibilidade de direcionar a luz para onde quiser.

Pendente para quarto moderno; repare que, nesse modelo, o grande diferencial é a possibilidade de direcionar a luz para onde quiser

Imagem 4 – Pendente de vidro para quarto; note como a peça oferece uma luz suave e acolhedora.

Pendente de vidro para quarto; note como a peça oferece uma luz suave e acolhedora

Imagem 5 – Dois ao invés de um.

Dois ao invés de um

Imagem 6 – O nicho de madeira que comporta a cama trouxe dois pendentes de fio amarelo para ser o destaque do quarto.

O nicho de madeira que comporta a cama trouxe dois pendentes de fio amarelo para ser o destaque do quarto

Imagem 7 – Pendente de vidro para quarto: opção discreta, clean e moderna.

Pendente de vidro para quarto: opção discreta, clean e moderna

Imagem 8 – Já aqui, o formato redondo dos pendentes não passa despercebido.

Já aqui, o formato redondo dos pendentes não passa despercebido

Imagem 9 – Pendente para quarto rosé gold: a cúpula fechada de metal transmite uma luz toda especial no ambiente.

Pendente para quarto rosé gold: a cúpula fechada de metal transmite uma luz toda especial no ambiente

Imagem 10 – De um lado pendentes, do outro abajur.

De um lado pendentes, do outro abajur

Imagem 11 – Esse par de pendentes redondos prova que a peça cumpre um papel decorativo muito importante no quarto.

Esse par de pendentes redondos prova que a peça cumpre um papel decorativo muito importante no quarto

Imagem 12 – Nesse quarto infantil foram usados dois modelos diferentes de pendente; o primeiro deles faz a iluminação central, e os demais, junto à cama, oferecem uma luz suave e difusa.

Imagem 13 – Pendentes para quarto com estrutura metálica vazada; ideal para decorações modernas.

Pendentes para quarto com estrutura metálica vazada; ideal para decorações modernas

Imagem 14 – Pendentes que mais poderiam ser obras de arte flutuantes.

Pendentes que mais poderiam ser obras de arte flutuantes

Imagem 15 – Regule a altura do pendente de acordo com o uso que fará da peça.

Regule a altura do pendente de acordo com o uso que fará da peça

Imagem 16 – Aqui, os pendentes são as estrelas da decoração!


Repare que o pendente central traz um visual rústico para o quarto, enquanto os pendentes laterais cumprem com a função de oferecer luz difusa; vale destacar também que todos os pendentes estão conectados pelo mesmo fio

Imagem 17 – Design também é importante quando o assunto é pendentes para quarto.

Design também é importante quando o assunto é pendentes para quarto

Imagem 18 – Porque não apostar em um efeito assimétrico e levar para o quarto dois pendentes bem diferentes entre si?

Porque não apostar em um efeito assimétrico e levar para o quarto dois pendentes bem diferentes entre si?

Imagem 19 – Pendente moderno e descontraído para o quarto de adolescente.

Pendente moderno e descontraído para o quarto de adolescente

Imagem 20 – Se o pé direito for alto, opte por pendentes de corpo comprido que preenchem melhor o espaço vertical da parede.

Se o pé direito for alto, opte por pendentes de corpo comprido que preenchem melhor o espaço vertical da parede

Imagem 21 – Combine o estilo do pendente com o estilo de decoração do quarto.

Combine o estilo do pendente com o estilo de decoração do quarto

Imagem 22 – O fio laranja fez toda a diferença nesse pendente simples para quarto.

O fio laranja fez toda a diferença nesse pendente simples para quarto

Imagem 23 – Para quem deseja uma iluminação mais abrangente, a melhor opção são os pendentes de vidro ou cristal.

Para quem deseja uma iluminação mais abrangente, a melhor opção são os pendentes de vidro ou cristal

Imagem 24 – E para evitar quebradeiras em busca de novos pontos de energia, invista em um pendente de parede.

E para evitar quebradeiras em busca de novos pontos de energia, invista em um pendente de parede

Imagem 25 – Pendente pequeno e delicado para combinar com a decor do quarto.

Pendente pequeno e delicado para combinar com a decor do quarto

Imagem 26 – Esse quarto moderno e elegante apostou em um pendente de cristal sobre a cama.

Esse quarto moderno e elegante apostou em um pendente de cristal sobre a cama

Imagem 27 – Muito legal essa composição de pendentes direcionáveis na parede da cabeceira.

Muito legal essa composição de pendentes direcionáveis na parede da cabeceira

Imagem 28 – O tamanho do pendente geralmente é regulado pelo tamanho do criado mudo, ou seja, deve ter entre a metade ou 1/3 do móvel.

O tamanho do pendente geralmente é regulado pelo tamanho do criado mudo, ou seja, deve ter entre a metade ou 1/3 do móvel

Imagem 29 – Um conjunto de pendentes para deixar a iluminação do quarto super acolhedora.

Imagem 30 – Para esse quarto juvenil, a opção foi por uma dupla de pendentes com luz direcionada.

Imagem 31 – Ligado na tomada e pendurado na parede: solução simples e prática para ter um pendente no quarto.

Ligado na tomada e pendurado na parede: solução simples e prática para ter um pendente no quarto

Imagem 32 – Esse quarto de casal traz nos pendentes a solução para uma iluminação aconchegante, sensação reforçada pela luz embutida na sanca de gesso.

Esse quarto de casal traz nos pendentes a solução para uma iluminação aconchegante, sensação reforçada pela luz embutida na sanca de gesso

Imagem 33 – A luz amarela aumenta ainda mais o senso de acolhimento e conforto no quarto.

A luz amarela aumenta ainda mais o senso de acolhimento e conforto no quarto

Imagem 34 – Um bom truque por aqui: o espelho na frente dos pendentes reflete a luz pelo quarto.

Um bom truque por aqui: o espelho na frente dos pendentes reflete a luz pelo quarto

Imagem 35 – Pendentes cheios de estilo para esse quarto de casal.

Pendentes cheios de estilo para esse quarto de casal

Imagem 36 – Pendentes direcionáveis são perfeitos para quartos de casal, onde cada um pode regular a luz de acordo com a própria necessidade.

Pendentes direcionáveis são perfeitos para quartos de casal, onde cada um pode regular a luz de acordo com a própria necessidade

Imagem 37 – Em quartos compartilhados, os pendentes são uma ótima maneira de setorizar o espaço de cada pessoa.

Em quartos compartilhados, os pendentes são uma ótima maneira de setorizar o espaço de cada pessoa

Imagem 38 – Repare como a luz difusa do pendente valoriza a textura da cabeceira da cama.

Repare como a luz difusa do pendente valoriza a textura da cabeceira da cama

Imagem 39 – Para os criados mudos, abajures; já no teto, é o pendente que se destaca.

Imagem 40 – Pendentes em preto e branco para não ter erro!

Imagem 41 – Pendente de vidro na altura perfeita para ler um livro sobre a cama.

Pendente de vidro na altura perfeita para ler um livro sobre a cama

Imagem 42 – Os pendentes não precisam ser iguais, mas se forem feitos com o mesmo material ou mesma cor garantem equilíbrio e harmonia visual para o quarto.

Os pendentes não precisam ser iguais, mas se forem feitos com o mesmo material ou mesma cor garantem equilíbrio e harmonia visual para o quarto

Imagem 43 – Cara de arandela, mas é pendente!

Cara de arandela, mas é pendente!

Imagem 44 – Uma escultura iluminada na parede.

Imagem 45 – Para o quarto de decor contemporânea, o pendente com lâmpada de carbono é perfeito.

Para o quarto de decor contemporânea, o pendente com lâmpada de carbono é perfeito

Imagem 46 – Já um pendente todo fechado ajuda a valorizar peças decorativas do ambiente.

Já um pendente todo fechado ajuda a valorizar peças decorativas do ambiente

Imagem 47 – Super charmoso esse pendente aramado cor de rosa.

Super charmoso esse pendente aramado cor de rosa

Imagem 48 – Uma peça como essa merece ser destaque no quarto, sem dúvidas!

Uma peça como essa merece ser destaque no quarto, sem dúvidas!

Imagem 49 – Colocado com um suporte na parede, o pendente não perde sua beleza e funcionalidade.

Colocado com um suporte na parede, o pendente não perde sua beleza e funcionalidade

Imagem 50 – O quarto clássico e elegante trouxe um pendente de vidro bem moderninho.

O quarto clássico e elegante trouxe um pendente de vidro bem moderninho

Imagem 51 – Pendentes metálicos e dourados: o destaque do quarto!

Pendentes metálicos e dourados: o destaque do quarto!

Imagem 52 – Muito estilo em um pendente só!

Muito estilo em um pendente só!

Imagem 53 – Que tal um pendente central aramado? Perfeito para quartos modernos.

Que tal um pendente central aramado? Perfeito para quartos modernos

Imagem 54 – Já um pendente de fibra natural casa perfeitamente com uma decor mais rústica e romântica.

Já um pendente de fibra natural casa perfeitamente com uma decor mais rústica e romântica

Imagem 55 – Simples, bonito e funcional.

Simples, bonito e funcional

Imagem 56 – Luzes para todos os lados por aqui.

Luzes para todos os lados por aqui

Imagem 57 – Um pendente para iluminar a área do quarto que você desejar.

Imagem 58 – Quer coisa mais fina do que esse pendente feito em madrepérolas?

Quer coisa mais fina do que esse pendente feito em madrepérolas?

Imagem 59 – Já que é possível unir beleza e funcionalidade, então que o pendente seja uma peça de arte no quarto.

Já que é possível unir beleza e funcionalidade, então que o pendente seja uma peça de arte no quarto

Imagem 60 – Modelo de pendente simples para quarto, mas que se diferencia por usar lâmpadas em tamanhos diferentes.

Modelo de pendente simples para quarto, mas que se diferencia por usar lâmpadas em tamanhos diferentes

Imagem 61 – Para cada uso, um pendente diferente.

Para cada uso, um pendente diferente

Imagem 62 – Na hora de escolher o pendente lembre-se de considerar a proporção da peça em relação ao móvel.

Na hora de escolher o pendente lembre-se de considerar a proporção da peça em relação ao móvel

Imagem 63 – Trio de pendentes na mesma cor e material.

Trio de pendentes na mesma cor e material

Imagem 64 – Pendente rústico para o quarto cheio de estilo.

Pendente rústico para o quarto cheio de estilo

Imagem 65 – Nesse quarto cheio de pontos de luz, os pendentes sobre o criado mudo são discretos, mas cumprem seu papel estético e funcional.

Nesse quarto cheio de pontos de luz, os pendentes sobre o criado mudo são discretos, mas cumprem seu papel estético e funcional

Imagem 66 – Para o quarto de irmãos compartilhado, a opção foi por um trio de pendentes com luz direcionada no centro.

Para o quarto de irmãos compartilhado, a opção foi por um trio de pendentes com luz direcionada no centro

Imagem 67 – Um bom projeto de iluminação faz toda a diferença na decor.

Um bom projeto de iluminação faz toda a diferença na decor

Imagem 68 – Pendentes diferentes e modernos para esse quarto de casal.

Pendentes diferentes e modernos para esse quarto de casal

Imagem 69 – Já por aqui, as diferentes lâmpadas é que cumprem com o papel de pendentes.

Já por aqui, as diferentes lâmpadas é que cumprem com o papel de pendentes

Imagem 70 – Tem um criado mudo grande? Então que tal optar por três pendentes para cobrir a área do móvel ao invés de usar apenas um?

Tem um criado mudo grande? Então que tal optar por três pendentes para cobrir a área do móvel ao invés de usar apenas um?