Tons de marrom na decoração: 60 Ideias com fotos e projetos

Veja como decorar com tons de marrom em ambientes diversos. Confira todas as dicas!

Por -

As cores possuem uma função importante no ambiente, levando sensações e identidade dependendo da forma como for aplicado. O marrom, por exemplo, é a cor que lembra a natureza, transmitindo conforto e segurança com qualidades únicas! É muito raro considerar essa cor como base, porém eles podem participar de diversas composições através de detalhes, texturas e materiais. Veja como decorar com tons de marrom:

Com uma infinidade de tonalidades, a cor representa uma ligação forte com a terra, devido aos troncos e as fibras das árvores. Por isso que uma decoração que esbanja madeira possui um ponto de partida para o restante da produção do ambiente. Afinal, a marcenaria está em praticamente em todos os espaços, e os tons terrosos acabam sendo as melhores opções para quem procura neutralidade e resultado eficaz.

As vantagens de utilizar o marrom na decoração é a versatilidade que essa cor transmite. Desde criar contrastes, seguir uma linha mais básica, ampliar o conforto ou destacar algum ponto, ela possui o poder de brincar de acordo com o gosto e personalidade do morador!

Apesar de parecer simples, é preciso saber muito mais para usufruir da melhor forma essa cor! Separamos uma galeria com 60 dicas de como aplicar essas ideias em cada tipo de cômodo. Confira estas referências com soluções decorativas atemporais que levam toda a sofisticação e aconchego com as tonalidades de marrom:

60 ideias de tons de marrom na decoração

Imagem 1 – O mix de tonalidades leva personalidade para o ambiente.


Trabalhar com as cores na decoração é levar um outro visual para o espaço. O tom sobre tom, por exemplo, é a melhor forma de aplicar essa técnica para ter um resultado eficiente. No projeto acima, as tonalidades de marrom entram para valorizar cada detalhe da ambientação.

Imagem 2 – Tons de marrom: a cor é uma tendência na decoração e no design!


Equipamentos brancos deixaram de ser as únicas opções para as áreas molhadas. O mercado procura oferecer um design diferente, com peças em cores neutras, porém jamais vistas.

Imagem 3 – Tons de marrom: se inspire no estilo industrial com tonalidades de marrom.


Esse estilo consegue utilizar todas as tonalidades de marrom! Sua característica fabril abrange materiais como o tijolo, couro, peças enferrujadas, madeira de demolição e até a própria pintura.

Imagem 4 – A combinação do preto e marrom exala elegância.

Imagem 5 – Materiais como o tijolinho permitem criar sensações e estilos diferentes no ambiente.


O tijolinho é um material versátil na decoração, que pode ser utilizado em diversos estilos. O acabamento que aparenta os tons de marrom é ideal para levar mais aconchego para o ambiente.

Imagem 6 – O marrom pode estar em objetos pontuais na decoração.


As cores podem estar presentes nos detalhes decorativos. No projeto acima, os acessórios como tapete, pufes e cortinas deram o contraste que faltava para a sala de estar.

Imagem 7 – A cor mais intensa tende ser mais escura, pedindo um bom projeto de iluminação.

Imagem 8 – Móveis contemporâneos criam sutileza para o ambiente.

Imagem 9 – Traga o marrom através do uso de revestimento de madeira.

Imagem 10 – O projeto de marcenaria abusou das tonalidades terrosas para o Home Office.


Trabalhar a marcenaria à seu favor é a melhor forma de unir funcionalidade e decoração! O Home Office ganhou acabamentos corretos para dar o ar de seriedade que esse cantinho precisava. Assim como os objetos decorativos ajudam a demonstrar o gosto pessoal, a cor influencia bastante na composição do ambiente.

Imagem 11 – A mistura dos materiais mostram o contraste da cor em diferentes aplicações.


Brinque com os revestimentos que puxam com as tonalidades de marrom. As texturas podem quebrar o visual monótono do espaço, levando muito mais personalidade com os materiais modernos e diferentes!

Imagem 12 – A mistura do marrom escuro com o couro caramelo criam um ótimo efeito para o ambiente.

Imagem 13 – A luz amarela é a mais indicada para ambientes que levam o marrom na decoração.

Imagem 14 – Combinação com o laranja.


A cor marrom tem como uma das suas principais características servir de plano de fundo para realçar cores ou elementos contrastantes, criando ambientes mais divertidos . Neste projeto, a marcenaria marrom em tom pastel realça o protagonismo e a força da superfície laranja. A combinação equilibrada torna o espaço da cozinha mais vibrante e despojado.

Imagem 15 – A cor marrom presente em quase todo o ambiente, desempenha um papel essencial na decoração, criando uma sala aconchegante e sofisticada.

Imagem 16 – O sofá marrom é o protagonista em uma sala de estar!

Imagem 17 – O aço corten é uma tendência na decoração.


É um material atraente, versátil e muito resistente que traz um ar sofisticado e um toque industrial para espaços decorados. Com um aspecto rústico, o material chama atenção através das cores que adquire com o passar do tempo, variando entre o vermelho, laranja e marrom.

Imagem 18 – Os tons de marrom e bege são ótimos para criar uma atmosfera acolhedora e convidativa.

Imagem 19 – Brinque com o contraste de cores neutras para o ambiente.

Imagem 20 – Tijolinho e madeira formam um local aconchegante e bonito.

Imagem 21 – Crie uma atmosfera mais intimista!


Devido à cor marrom evocar sensações como segurança, estabilidade e conforto, seu uso é bastante recomendando em ambientes como dormitórios. Neste projeto, a cor marrom em tom mais suave contribui para criar uma atmosfera intimista, relaxante e charmosa.

Imagem 22 – Mesmo resultando em um ambiente sóbrio, a cor ainda transmite muita elegância.

Imagem 23 – Crie pontos de destaque em meio a decoração branca.

Imagem 24 – Pastilhas marrom podem entrar em áreas molhadas da residência.


As pastilhas são uma opção versátil para áreas como banheiro e cozinha. Com diversas aplicações pode receber uma composição em pastilhas que brincam com o degradê da cor ou uma superfície uniforme, como mostra o projeto acima.

Imagem 25 – Assim como a bancada em mármore marrom é sofisticada e aconchegante.

Imagem 26 – O tom fendi é uma outra forma de brincar com a cor na decoração.


A cor fendi na cozinha fica muito harmônica, pois ajuda a criar um espaço confortável para preparar e comer as refeições. Ela não destoa, mas sim complementa o uso de tons claros ou escuros em sua decoração.

Imagem 27 – Paredes marrom não necessariamente precisam estar pintadas.


Com diversas aplicações na decoração, o marrom pode ser encontrado em porcelanatos, revestimentos em vidro, azulejos, papel de parede, tecidos e estofados.

Imagem 28 – O contraste do marrom claro e escuro demonstram os pontos de destaque do banheiro.

Imagem 29 – Cozinha marrom.


Quando empregada como cor predominante, a cor marrom dá uma identidade forte ao ambiente, como neste projeto, no qual as superfícies na cor marrom criam um ambiente de refeições mais intimista e acolhedor, combinando com os objetos em aço inox.

Imagem 30 – Os armários em madeira deram abertura para a entrada de azulejos na cozinha.

Imagem 31 – Para quem procura elegância, invista no preto e acabamentos espelhados na combinação.

Imagem 32 – O tom mais claro do marrom tende a deixar o ambiente mais clean.

Imagem 33 – O marrom pode ganhar ares femininos também!


Objetos decorativos podem e devem estar presente com uma base marrom. Esses pontos criam o destaque o ambiente precisa levando muito mais personalidade!

Imagem 34 – Cozinha com toques de marrom.

Imagem 35 – A laca na madeira ajuda a levar modernidade para o ambiente.

Imagem 36 – A mistura de marrom e bege levam o equilíbrio para o ambiente.


Essa combinação é perfeita para quem deseja um ambiente neutro. Ao misturar essas suas tonalidades, o ambiente fica equilibrado sem tirar a modernidade que ele precisa.

Imagem 37 – Uma forma simples de trazer a cor para o ambiente é através do uso de cortinas e persianas.


Estes elementos possuem caráter transitório e tornam o ambiente mais dinâmico e atraente. Neste projeto, as persianas quando fechadas, criam um plano marrom tornando o ambiente mais elegante e aconchegante.

Imagem 38 – Os tons mais claros transmitem sensação de paz e relaxamento!

Imagem 39 – A cor marrom pode se apresentar neutra, realçando o protagonismo dos objetos.


A cor marrom pode ser considerada uma cor coringa, capaz de harmonizar a combinação de objetos de estilos e cores distintas e adaptar-se aos mais variados estilos de decoração, trazendo harmonia e equilíbrio para o ambiente.

Imagem 40 – Sala de estar com decoração marrom.

Imagem 41 – A pintura é uma técnica simples que pode modificar todo o visual do ambiente.

Imagem 42 – A bancada marrom deu ares intimista para essa cozinha.

Imagem 43 – A marcenaria entrou para levar o toque sutil da cor.

Imagem 44 – A bancada de cuba esculpida marrom leva todo o ar sofisticado para o banheiro.

Imagem 45 – Misture materiais e texturas com tonalidades diferentes.

Imagem 46 – O painel em laca marrom com o aparador mais claro deram o contraste perfeito para essa decoração.

Imagem 47 – Azulejos podem trazer a cor de forma equilibrada para o ambiente.


Os azulejos estampados permitem brincar com as cores de forma mais sutil. Em bancadas de cozinha, elas formam o local correto para ganhar esse ponto de cor.

Imagem 48 – Siga uma cartela de intensidade uniforme e harmônica.


Ter uma proposta definida é essencial para escolher as cores e acabamentos desse ambiente. No banheiro acima, o visual uniforme e elegante foi o ponto de partida para escolher a combinação das tonalidades de marrom. Observe que a tonalidade se mantém em quase todos os detalhes!

Imagem 49 – A porta em madeira formou um plano de destaque para essa sala.

Imagem 50 – O aço corten na parede de fundo leva identidade e cria um plano sóbrio que contrasta com as tonalidades claras do ambiente.

Imagem 51 – Quarto de solteiro com decoração marrom.

Imagem 52 – Invista em um papel de parede marrom!

Imagem 53 – Os materiais que puxam pelo tons terrosos levam sofisticação para o ambiente.

Imagem 54 – Se inspire em um estilo utilizando tonalidades corretas!


O estilo escandinavo abusa de tons mais claros na decoração, mas nem por isso o marrom precisa ficar de fora. A tonalidade mais clara levou o realce que o ambiente precisava! Assim como acontece nos outros estilos, procure escolher a tonalidade certa para que fique harmônico com a proposta.

Imagem 55 – A cabeceira da cama pode ganhar acabamentos e tecidos na tonalidade de sua preferência.


Cabeceiras estofadas são modernas e aconchegantes. A tradicional são em tons terrosos que recebem tecidos finos como couro, veludo ou suede.

Imagem 56 – O quarto com uma tonalidade mais clara transmite amplitude e leveza.

Imagem 57 – Quarto de casal com decoração marrom.

Imagem 58 – Elegância no ponto certo!

Imagem 59 – O tom mais claro da parede ajuda a dar liberdade para a composição de quadros.

Imagem 60 – A base da ambientação brinca com o marrom mais claro e tons alaranjados.


Definir uma cartela de cores é essencial para brincar com os objetos decorativos. A sala de estar procurou referências no quadro para complementar o restante da ambientação.