Sapateira: 60 modelos do móvel com dicas e ideias

Quer um cantinho funcional para guardar os calçados? Veja os modelos de sapateiras que separamos com ideias diferentes.

Por -

As sapateiras são compartimentos ou móveis dedicados a armazenar os mais variados calçados, elas podem se encaixar em diversas propostas, como por exemplo: dentro de um guarda-roupa, prateleiras fixadas na parede, nichos no chão, dentro de móveis rústicos, cristaleireiras e até mesmo em gavetas.

Um dos principais cuidados que se deve tomar ao planejar uma sapateira é fazer uma estimativa da quantidade de calçados que os moradores da residência tem em média, de forma que todos eles se acomodem no compartimento.

Outra dica interessante é usar uma pequena sapateira na entrada da casa ou apartamento, assim você cria o hábito de guardar os calçados ao retornar em casa, evitando o acúmulo de sujeira e contruibuindo para ter um lar mais limpo.

60 modelos de sapateiras para se inspirar

Com o objetivo de facilitar a sua visualização, selecionamos os melhores projetos com sapateiras de diferentes modelos, assim você pode se inspirar na hora de desenhar ou comprar a sua. Confira abaixo todas as imagens disponibilizadas:

Imagem 1 – Otimize o espaço da escada deixando os degraus com alguma funcionalidade.


A escada é um item construtivo para a circulação e muitas vezes é esquecido para outras funções. Nesse projeto, cada degrau possui gavetas onde é possível armazenar sapatos, livros, roupas de cama, bolsas e o que mais desejar.

Imagem 2 – Deixe um suporte na porta de entrada para evitar a sujeira no restante da casa.


Uma dica interessante é deixar uma pequena sapateira na entrada da residência, pois é uma ótima forma de evitar a entrada da sujeira da rua para dentro de casa.

Imagem 3 – Sapateira com tubos de PVC.


O cano de PVC é um ótimo material para reutilizar na decoração. Para montar uma sapateira,  escolha uma tubulação com diâmetro adequado para guardar cada par de calçado e depois corte  os canos em peças de 30 cm.

Imagem 4 – Armário com prateleiras para sapatos.

Imagem 5 – Utilize um canto bem pequeno do armário para apoiar os sapatos.


Procure sempre deixar as extremidades do armário para os sapatos, afinal, as roupas são prioridade no guarda roupa e devem ficar em uma área privilegiada.

Imagem 6 – Que tal montar um cantinho cheio de estilo no quarto?


Uma forma de decorar a parede é prendendo alguns ganchos para pendurar bolsas e acessórios. Nessa composição, experimente inserir alguns quadros e uma cômoda baixa para os sapatos.

Imagem 7 – Sapateira aramado.


As sapateiras de aramado possuem uma estrutura lateral e uma espécie de bandeja para apoio dos calçados. São perfeitas para deixar à mostra e muito mais fácil de serem encontrados. Você pode acomodar várias sapateiras, criando um closet que atenda a sua necessidade.

Imagem 8 – Transforme seu móvel retrô em uma linda sapateira.


Uma cristaleira antiga que não será mais utilizada é um excelente recurso para se reaproveitar e montar uma bela sapateira. Independente do material, limpe-o cuidadosamente e coloque seus pares de calçado de forma organizada.

Imagem 9 – Sapateira feita com cestos.


Essa sapateira foi feita em módulos, no formato de estante e serve para reforçar o estilo adotado para o cômodo.

Imagem 10 – Sapateira embaixo da escada.


Na dúvida do que montar no espaço da escada? Acomode um closet! Esse ainda ganhou suportes deslizantes que facilitam no uso do dia a dia.

Imagem 11 – Sapateira artesanal.


Faça você mesmo a sua sapateira — apesar do formato pequeno, ela também pode ser feita com uma caixa maior. Para isso, fure a caixa e transpasse as cordas para apoiar os calçados.

Imagem 12 – Pinte seu móvel de madeira.

Imagem 13 – Pufe feito com caixote de madeira que serve como sapateira.


Uma boa ideia para dar outro visual a caixa de feira é usando um estofado. Neste caso, não se trata apenas de uma sapateira estilosa, como também, um banco super bacana e personalizado.

Imagem 14 – Sapateira com espelho.


Esse modelo é ideal para quem possui pouco espaço no cômodo, pois une duas funções em um móvel só. Fica bacana colocar rodízios/rodinhas no móvel e assim você pode arrastá-lo para qualquer canto do ambiente.

Imagem 15 – Sapateira de parede.


Continuando com a proposta do projeto anterior, temos uma sapateira invisível, já que o móvel fica preso na parede, dando a ilusão que é apenas um espelho.

Imagem 16 – Sapateira de pallet.

Imagem 17 – Sapateira moderna.

Imagem 18 – Divisórias para sapateira.


A melhor forma para distribuir os calçados no armário é fazendo prateleiras ao invés de nichos. Além de caber mais, ficam mais organizados e não amassam os sapatos.

Imagem 19 – Prateleiras decoram e são funcionais.


Qualquer prateleira é bem-vinda na decoração! Você pode até decorar sua parede com essa sapateira de parede.

Imagem 20 – Sapateira na parede.

Imagem 21 – Sapateira artesanal com caixa.


Outra opção para quem ama colocar a mão na massa — os nichos triangulares foram feitos com caixa de papelão e colados um sobre o outro para formar esse móvel divertido com reciclagem.

Imagem 22 – Cômoda com sapateira.

Imagem 23 – Móvel pequeno para sapatos.

Imagem 24 – Sapateira de madeira.

Imagem 25 – Móvel em forma de banco com porta de correr.


Faça um móvel disfarçado de sapateira. Esse modelo é um banco que ganhou acabamento ripado na porta deslizante para dar mais charme e esconder os sapatos. Um local que você pode inserir essa ideia é rente a parede da janela. Não esqueça de colocar algumas almofadas, vasos, plantas e o que achar necessário nessa composição!

Imagem 26 – Sapateira feita com nichos.

Imagem 27 – Cômoda de metal para guardar sapatos e objetos diversos.

Imagem 28 – Sapateira metálica fixada a parede.

Imagem 29 – Utilize qualquer cantinho vago para organizar seus sapatos.


Um aparador ou rack na sala pode esconder os sapatos de uma forma organizada e discreta.

Imagem 30 – Exponha a sua paixão por sapatos com prateleiras nos quartos.

Imagem 31 – Sapateira feita com caixotes de madeira pintados com tinta branca.


Monte uma sapateira simples e estilosa com os caixotes de madeira, assim você pode empilhar várias peças pregando uma por uma na parede, no sentido vertical ou horizontal. Que tal?

Imagem 32 – Apoiador de sapatos no hall de entrada.

Imagem 33 – Utilize o espaço embaixo da cama.

Imagem 34 – Faça você mesmo essa sapateira com concreto.


Reutilizar os materiais da obra é uma tendência da decoração. O bacana é montar um móvel com os materiais que você já tem! Ao invés do bloco de concreto, poderia ser também um bloco de tijolo — a madeira da marcenaria pode ser substituída pela sobra do piso, por exemplo.

Imagem 35 – Em prateleiras abertas do armário.

Imagem 36 – Esconda esse cantinho com uma cortina bem bonita.


Deixar os sapatos arejados faz bem! Esta solução com cortina é estilosa e aconchegante — ideal para quem gosta de deixar os sapatos a vista, permitindo que eles fiquem ocultos quando necessário.

Imagem 37 – Sapateira em cano de PVC.


Você pode colocar os canos formando um desenho diferente na parede. Cada compartimento servirá para um par de calçado. O resultado fica mais incrível ainda se você colorir as peças.

Imagem 38 – Reserve um espaço para os sapatos no closet.

Imagem 39 – No projeto da marcenaria, planeje um cantinho para os sapatos.


Para áreas menos visíveis, como os pequenos nichos desta sala, a alternativa foi apoiar os sapatos e deixá-los a vista no aparador.

Imagem 40 – Cestos e prateleiras para guardar sapatos.

Imagem 41 – Sapateira no corredor.


Aposte em um corredor funcional! Acomode um móvel estreito (com uns 20cm) e forme vários envelopes para colocar os sapatos. A abertura pode ser basculante ou em porta de correr.

Imagem 42 – Coloque a porta de correr na sapateira em locais estreitos.

Imagem 43 – Sapateira em prateleiras.

Imagem 44 – Quarto com sapateira.

Imagem 45 – Móvel para sapatos.

Imagem 46 – Sapateira com tubo de metal.

Imagem 47 – Prateleiras de vidro para guardar sapatos.

Imagem 48 – Exemplo de organização na sapateira.


Guardar botas em armários costuma ser um problema, pois geralmente ficam amassadas em um canto. Além de ocuparem mais espaço, elas tendem a ficar com marcas de dobras no cano, por isso, os cabides de calça são uma ótima opção para mantê-las organizadas e retinhas.

Imagem 49 – Espaço aberto no armário para guardar os calçados.

Imagem 50 – Closet feminino com sapateira.

Imagem 51 – Banco com sapateira.


Essa sapateira é ideal para deixar os calçados organizados, liberando o espaço no armário para o vestuário. Ela comporta sapatos, meias nas gavetas e ainda é uma peça decorativa e funcional.

Imagem 52 – Armário multifuncional.


A sapateira em um armário pode ser aproveitada para guardar outros materiais, como produtos de limpeza e demais acessórios usados na organização e manutenção do lar.

Imagem 53 – Sapateira com caixas de sapato.

Imagem 54 – Móvel 2 em 1.


O baú sapateira é uma peça funcional e decorativa. Otimizar o espaço é essencial, por isso esse móvel pode fazer toda a diferença em um quarto pequeno. Ele mantém os calçados organizados e permite que se utilize o banco para calçar os sapatos.

Imagem 55 – Sapateira com cestos.

Imagem 56 – Aparador para sapatos.

Imagem 57 – Armário para sapatos e bolsas.


Para o armário, instale gavetas comprimidas, dessa forma os sapatos ficam escondidos mas conseguem ser um ótimo triunfo para quem possui muitos pares.

Imagem 58 – Sapateira masculino.

Imagem 59 – Qualquer cantinho é bem-vindo para instalar essas prateleiras.

Imagem 60 – Use uma base de cama com gavetas para guardar os calçados.

Imagem 61 – Prateleira para chinelos.

Imagem 62 – Armário com sapateira.

Imagem 63 – Sapateira próxima a janela abaixo do banco.

Agora que você já conhece várias referências diferentes, você pode começar a pensar no seu espaço e como uma sapateira pode se encaixar na proposta. Use a sua criatividade para atingir resultados incríveis.

Onde comprar sapateiras na internet?

Apesar de muitos projetos incluírem a sapateira de forma planejada dos móveis da residência, existem modelos avulsos e funcionais que podem ser comprados separadamente, alguns deles pela internet. Veja abaixo algumas lojas que separamos que vendem sapateiras online: