Móveis planejados para apartamentos pequenos: dicas e ideias para decorar

Por -

Mobiliar um apartamento pequeno é o dilema de grande parte da população dos centros urbanos. Os poucos metros quadrados deixam o morador com pouquíssimas opções. Planeja, pesquisa, faz orçamento, mas nada parece se encaixar em lugar nenhum. Ou pior, quando o projeto é legal, não cabe no bolso.

Mas calma, não se desespere. Há uma saída no fim do túnel. Os móveis planejados são, sem sombra de dúvida, a melhor opção para quem mora em um apartamento pequeno. Eles são totalmente adaptáveis ao espaço e feitos sob medida, de modo que nenhum valoroso centímetro seja desperdiçado.

Entretanto, é possível se beneficiar ainda mais dos móveis planejados em apartamentos pequenos. Quer saber como? Então confira as dicas que separamos logo abaixo:

Móveis planejados apartamento pequeno: funcionalidade

A grande sacada dos móveis planejados é a funcionalidade. Se ele não tem função você corre um sério risco de ficar com um elefante branco entulhando o meio do caminho, de um caminho que, aliás, já é bem reduzido.

Por isso, mesmo que você adore uma mesinha de centro, uma escrivaninha ou aquela mesa linda de jantar com oito lugares compreenda que um apartamento pequeno não é o melhor lugar para elas. Prefira, ao invés disso, móveis que agreguem funcionalidade e praticidade para o dia a dia, como um balcão americano, no lugar da mesa, por exemplo.

Dobra, estica e puxa

Outra boa ideia para os móveis planejados de apartamento pequenos são aqueles que oferecem mecanismos retráteis, reclináveis e / ou dobráveis. Eles são práticos, versáteis e, o melhor, quando não estão sendo utilizados podem ficar guardadinho sem ocupar espaço algum.

Uma forma de usar esse tipo de móvel é, por exemplo, em bancadas de refeição, de estudo ou trabalho. Você ainda pode optar por bancadas retráteis na cozinha que facilitam o trabalho da preparação de alimentos e, para o quarto, existe até mesmo a opção de camas que se dobram ou reclinam para a parede liberando área útil.

Mil e uma utilidades

Em um apartamento pequeno quanto mais funções um mesmo móvel conseguir acumular melhor. Nesse caso, o sofá pode virar cama, a cama pode abrigar gavetas, a mesa pode possuir um nicho escondido sob a tampa para organizar objetos, entre outras diversas possibilidades. A criatividade aqui não tem limite, tudo vai depender da configuração do seu espaço e do que você realmente precisa.

Libere o chão e jogue tudo para cima

Outra forma de aproveitar melhor os móveis planejados para apartamento pequeno é colocando-os na parede ao invés de apoiá-los no chão. Os móveis suspensos e aéreos são uma ótima maneira de economizar espaço e liberar área para circulação. Um exemplo são os racks e criados mudos suspensos, armários aéreos, nichos e prateleiras.

E, caso tenha um pé direito alto, considere criar um mezanino para ampliar a área do apartamento. Você pode colocar a sua cama no alto ou então montar o closet nesse novo “andar.”

Integração

A integração dos ambientes é a chave do sucesso para quem deseja um apartamento visualmente mais amplo. Quando os ambientes estão integrados a sensação de espaço é maior e o visual fica mais clean e organizado também.

Para realizar essa integração opte por móveis planejados que se estendam em uma bancada para delimitar, por exemplo, a cozinha da sala ou, então, use estantes vazadas com nichos entre um ambiente e outro.

Esconde- esconde

Aquilo que não te agrada, esconda. Em ambientes pequenos quanto menos informação visual, melhor. Por isso mesmo, opte por armários que tenham essa capacidade de esconder certos elementos indispensáveis da casa, mas que não precisam necessariamente estar expostos, como por exemplo, a área de serviço. Isso mesmo! Você pode “esconder” as máquinas de lavar atrás de uma porta de correr. Outra opção é “guardar” a escrivaninha dentro do armário entre a cozinha e a sala e tirá-la de lá apenas quando for necessário.

Portas de correr

Sempre que possível opte por usar portas de correr nos móveis planejados, desde o guarda roupa até o armário da cozinha. Elas economizam um bom espaço, pois não precisam de área livre para abertura.

Puxadores

Puxadores pequenos ou do tipo embutido são os mais adequados para móveis de apartamento pequeno. Isso porque esse tipo de puxador não atrapalha na circulação e você não corre o risco de ficar enroscada nele ou enroscar algum outro objeto.

Com essas dicas em mãos, converse com o projetista responsável pelos seus móveis e veja a possibilidade de inserir esses pequenos, mas fundamentais detalhes na sua mobília, de modo a otimizar o espaço do seu apartamento e facilitar o dia a dia. Mas antes disso, confira a seleção de fotos de móveis planejados para apartamentos pequenos que trouxemos nesse post. Você vai ver na prática todos esses conceitos se transformando em soluções práticas e criativas. Confira:

60 ideias de móveis planejados para apartamentos pequenos

Imagem 1 – O vidro deixa a divisória dos ambientes mais clean e leve; repare que dele sai a bancada para refeição.

O vidro deixa a divisória dos ambientes mais clean e leve; repare que dele sai a bancada para refeição

Imagem 2 – Móveis planejados apartamento pequeno: o balcão retrátil pode ser aumentado ou diminuído dependendo da necessidade.

O balcão retrátil pode ser aumentado ou diminuído dependendo da necessidade

Imagem 3 – Móveis planejados apartamento pequeno: a porta de correr divide o closet do quarto com sutileza e elegância, integrando-se a decoração.

A porta de correr divide o closet do quarto com sutileza e elegância, integrando-se a decoração

Imagem 4 – Os nichos suspensos dividem a sala da cozinha e ainda podem ser usados para expor a decoração e organizar objetos.

Os nichos suspensos dividem a sala da cozinha e ainda podem ser usados para expor a decoração e organizar objetos

Imagem 5 – Móveis planejados apartamento pequeno: a cozinha corredor optou por revestir toda a parede com armários.

A cozinha corredor optou por revestir toda a parede com armários

Imagem 6 – Já aqui, aquela parede sem função se tornou o local ideal para pequenas refeições com a simples instalação de uma bancada.

Já aqui, aquela parede sem função se tornou o local ideal para pequenas refeições com a simples instalação de uma bancada

Imagem 7 – Móveis planejados apartamento pequeno: a solução para esse pequeno apartamento foi a criação de um mezanino capaz de abrigar a cama do morador e liberar espaço na parte de baixo.

A solução para esse pequeno apartamento foi a criação de um mezanino capaz de abrigar a cama do morador e liberar espaço na parte de baixo

Imagem 8 – Cama com gavetas e armário embutido.

Cama com gavetas e armário embutido

Imagem 9 – Não quer abrir mão de uma mesa de jantar? Escolha então um formato retangular com poucos lugares.

Não quer abrir mão de uma mesa de jantar? Escolha então um formato retangular com poucos lugares

Imagem 10 – Apartamento de soluções práticas: bancada para preparo dos alimentos, biblioteca suspensa e armários aéreos.

Apartamento de soluções práticas: bancada para preparo dos alimentos, biblioteca suspensa e armários aéreos

Imagem 11 – Móveis planejados apartamento pequeno: para o hall de entrada, um banco que pode ser “guardado” depois do uso.

Para o hall de entrada, um banco que pode ser “guardado” depois do uso

Imagem 12 – E a cozinha pode se tornar um home office com a instalação de uma bancada retrátil; repare que a cadeira também pode ser dobrada e guardada.

E a cozinha pode se tornar um home office com a instalação de uma bancada retrátil; repare que a cadeira também pode ser dobrada e guardada

Imagem 13 – Cama caixa com gavetas.

Cama caixa com gavetas

Imagem 14 – Móveis planejados apartamento pequeno: as cores claras e neutras dos móveis também ajudam a deixar os ambientes visualmente mais amplos.

As cores claras e neutras dos móveis também ajudam a deixar os ambientes visualmente mais amplos

Imagem 15 – Elevar a cama, mesmo que pouca coisa em relação ao chão, já é suficiente para criar um armário sob ela.

Elevar a cama, mesmo que pouca coisa em relação ao chão, já é suficiente para criar um armário sob ela

Imagem 16 – Móveis planejados e integrados foi aposta para esse pequeno apartamento.

Móveis planejados e integrados foi aposta para esse pequeno apartamento

Imagem 17 – Aqui, os móveis planejados seguem a linha vertical do apartamento.

Aqui, os móveis planejados seguem a linha vertical do apartamento

Imagem 18 – Banquetas sob o balcão que serve de rack e bancada de refeição, além de muitos espelhos nos móveis para ampliar o espaço.

Banquetas sob o balcão que serve de rack e bancada de refeição, além de muitos espelhos nos móveis para ampliar o espaço

Imagem 19 – A escada de marcenaria serve tanto para alcançar o mezanino, quanto para guardar objetos.

A escada de marcenaria serve tanto para alcançar o mezanino, quanto para guardar objetos

Imagem 20 – Móveis planejados apartamento pequeno: a mesa suspensa pela corda é uma extensão do móvel da cozinha.

A mesa suspensa pela corda é uma extensão do móvel da cozinha

Imagem 21 – A mesinha ao lado da pia funciona como local de refeição, de trabalho ou simplesmente como aparador quando ninguém está no local.

A mesinha ao lado da pia funciona como local de refeição, de trabalho ou simplesmente como aparador quando ninguém está no local

Imagem 22 – As bancadas de refeição são uma das melhores opções para apartamentos pequenos.

As bancadas de refeição são uma das melhores opções para apartamentos pequenos

Imagem 23 – Móveis planejados apartamento pequeno: cada espaço do apartamento deve ser aproveitado com móveis funcionais e inteligentes.

Cada espaço do apartamento deve ser aproveitado com móveis funcionais e inteligentes

Imagem 24 – A cozinha pequena foi salva pelo uso das prateleiras e suportes de parede; o móvel com múltiplas repartições também ajuda a organizar a rotina.

A cozinha pequena foi salva pelo uso das prateleiras e suportes de parede; o móvel com múltiplas repartições também ajuda a organizar a rotina

Imagem 25 – Rack, painel e divisória: uma peça três em um.

Rack, painel e divisória: uma peça três em um

Imagem 26 – Em espaços pequenos prefira armários abertos que deixam o ambiente menos “sufocante”.

Em espaços pequenos prefira armários abertos que deixam o ambiente menos “sufocante”

Imagem 27 – O apartamento pequeno, mas com direito até a uma balança, usou o espaço vazio embaixo da escada para criar nichos e armários.

O apartamento pequeno, mas com direito até a uma balança, usou o espaço vazio embaixo da escada para criar nichos e armários

Imagem 28 – Móveis planejados apartamento pequeno: dá para ter uma cozinha pequena, funcional e organizada? Com os móveis certos sim.

Dá para ter uma cozinha pequena, funcional e organizada? Com os móveis certos sim

Imagem 29 – O degrau entre a cozinha e o quarto foi aproveitado como armário nesse apartamento.

O degrau entre a cozinha e o quarto foi aproveitado como armário nesse apartamento

Imagem 30 – Já aqui, a opção foi por um rack mais fundo capaz de armazenar uma quantidade maior de objetos.

Já aqui, a opção foi por um rack mais fundo capaz de armazenar uma quantidade maior de objetos

Imagem 31A – Esconda o cooktop quando não estiver utilizando.

Esconda o cooktop quando não estiver utilizando

Imagem 31B – Assim você consegue deixar a cozinha mais ampla

Imagem 32A – Móveis planejados apartamento pequeno: durante o dia o quarto possui uma parede rosa e um vão livre no centro.

Durante o dia o quarto possui uma parede rosa e um vão livre no centro

Imagem 32B – Mas quando a noite cai, a cama surge de dentro da parede.

Mas quando a noite cai, a cama surge de dentro da parede

Imagem 33A – Até aqui um simples painel para TV.

Até aqui um simples painel para TV

Imagem 33B – Mas quando você precisar de um local para trabalhar, esconda a TV e tire a escrivaninha do armário

Imagem 34 – Nesse apartamento, os móveis pertencem ao mesmo ambiente e a estante de nichos liga toda a extensão do apartamento.

Nesse apartamento, os móveis pertencem ao mesmo ambiente e a estante de nichos liga toda a extensão do apartamento

Imagem 35 – Enquanto aqui, a marcenaria projetou uma mesma base para a cama e o sofá.

Enquanto aqui, a marcenaria projetou uma mesma base para a cama e o sofá

Imagem 36 – Com planejamento é possível decorar e mobiliar o menor dos apartamentos.

Com planejamento é possível decorar e mobiliar o menor dos apartamentos

Imagem 37 – Para deixar o apartamento mais clean e visualmente amplo prefira móveis alongados e de linhas retas, sem muitos detalhes.

Para deixar o apartamento mais clean e visualmente amplo prefira móveis alongados e de linhas retas, sem muitos detalhes

Imagem 38 – Móveis planejados apartamento pequeno: somente o necessário nesse pequeno apartamento.

Somente o necessário nesse pequeno apartamento

Imagem 39 – Construir um quarto sob uma base de marcenaria pode ser a melhor proposta para o seu apartamento.

Construir um quarto sob uma base de marcenaria pode ser a melhor proposta para o seu apartamento

Imagem 40 – Aproveite ao máximo a versatilidade das divisórias funcionais.

Aproveite ao máximo a versatilidade das divisórias funcionais

Imagem 41 – E aposte nos projetos de marcenaria para valorizar toda a estética do seu apartamento.

E aposte nos projetos de marcenaria para valorizar toda a estética do seu apartamento

Imagem 42 – Nesse apartamento todo integrado, os móveis azuis se integraram as paredes da mesma cor.

Nesse apartamento todo integrado, os móveis azuis se integraram as paredes da mesma cor

Imagem 43 – Já o apartamento de estilo industrial preferiu um projeto mais simples, funcional e que valorizasse espaços livres.

Já o apartamento de estilo industrial preferiu um projeto mais simples, funcional e que valorizasse espaços livres

Imagem 44 – Móveis planejados apartamento pequeno: com a cama apoiada direto sobre a estrutura de madeira, esse quarto se torna aparentemente mais amplo.

Com a cama apoiada direto sobre a estrutura de madeira, esse quarto se torna aparentemente mais amplo

Imagem 45 – A proposta aqui foi montar o closet na parte de trás da cama.

A proposta aqui foi montar o closet na parte de trás da cama

Imagem 46 – Você pode ter tudo o que precisa, mesmo em um espaço reduzido.

Você pode ter tudo o que precisa, mesmo em um espaço reduzido

Imagem 47 – O armário funciona aqui como revestimento de parede também.

O armário funciona aqui como revestimento de parede também

Imagem 48 – Aproveite as estruturas para criar camas e sofás, a uniformidade deixa o projeto mais bonito e você ainda economiza um dinheirinho.

Aproveite as estruturas para criar camas e sofás, a uniformidade deixa o projeto mais bonito e você ainda economiza um dinheirinho

Imagem 49 – Para deixar o quarto destacado a proposta aqui foi criar uma moldura de madeira em torno dele.

Para deixar o quarto destacado a proposta aqui foi criar uma moldura de madeira em torno dele

Imagem 50 – Nichos abertos e móveis embutidos são a sugestão dessa outra imagem.

Nichos abertos e móveis embutidos são a sugestão dessa outra imagem

Imagem 51 – Dormindo na companhia dos livros.

Dormindo na companhia dos livros

Imagem 52 – Móveis planejados apartamento pequeno: o apartamento de cores marcantes apostou em um mezanino para o momento de dormir e relaxar.

O apartamento de cores marcantes apostou em um mezanino para o momento de dormir e relaxar

Imagem 53 – Para os móveis de apartamento pequeno a dica é: una o útil ao agradável (e necessário).

Para os móveis de apartamento pequeno a dica é: una o útil ao agradável (e necessário)

Imagem 54 – Um mesmo móvel servindo a dois ambientes, nesse caso aqui, o armário atende a sala e o quarto.

Um mesmo móvel servindo a dois ambientes, nesse caso aqui, o armário atende a sala e o quarto

Imagem 55 – As ripas de madeira são o charme dos armários desse diminuto apartamento.

As ripas de madeira são o charme dos armários desse diminuto apartamento

Imagem 56 – Móveis planejados apartamento pequeno: escada, rack, cama: uma única estrutura para diferentes funções.

Escada, rack, cama: uma única estrutura para diferentes funções

Imagem 57 – A madeira de pinus combinada ao vidro trouxe despojamento e elegância ao projeto de marcenaria.

A madeira de pinus combinada ao vidro trouxe despojamento e elegância ao projeto de marcenaria

Imagem 58 – Após a refeição, basta recolher a bancada para ganhar mais espaço no corredor.

Após a refeição, basta recolher a bancada para ganhar mais espaço no corredor

Imagem 59 – Aproveite o espaço abaixo da ilha para criar um armário.

Aproveite o espaço abaixo da ilha para criar um armário

Imagem 60 – Móveis planejados apartamento pequeno: a estrutura de madeira percorre a extensão do apartamento e ora se torna um banco, ora uma divisória e mais pra frente se transforma em um sofá.