Ano novo chinês: tradições, dicas essenciais e ideias de decoração

Por -

Para mais de 1,3 bilhões de pessoas o ano novo ainda não começou! Chineses e simpatizantes da cultura oriental farão a contagem regressiva apenas no dia 25 de janeiro, data em que o ano novo chinês 2020 começa pra valer.

Bem diferente da cultura ocidental, o ano novo chinês segue uma tradição milenar e é calculado de acordo com o movimento da lua, ou seja, ele é considerado lunar. Ao contrário do calendário ocidental que se baseia no movimento do sol para calcular a passagem do tempo.

Por isso, a data pode variar entre um ano e outro, mas de modo geral, o ano novo chinês acontece sempre entre o período de 21 de janeiro a 21 de fevereiro. Essa data, inclusive, vem logo após a Festa da Primavera, um tempo de colheita e fartura para os chineses.

O ano novo chinês é repleto de tradições, simbolismos e rituais. Tudo isso para garantir que o inicio do novo ciclo seja próspero e cheio de boas energias.

Quer se preparar para esse momento também? Então vem acompanhar esse post com a gente, trouxemos dicas e sugestões pra lá de bem vindas, afinal, boa sorte nunca é demais!

Ano novo chinês 2020

A pergunta que não quer calar: quando acontece o ano novo chinês em 2020? Nesse ano, o ano novo chinês será comemorado no dia 25 de janeiro, data em que a lua entra na fase nova.

O novo ano se estenderá até o dia 11 de fevereiro de 2021, quando um novo ciclo se inicia. 

2020: o ano do rato

Impossível falar sobre o ano novo chinês sem falar sobre o horóscopo chinês. Bem diferente do horóscopo ocidental, que é determinado anualmente pelo sol, o horoscopo chinês baseia-se em ciclos de 12 anos, onde cada ano é representado por um animal.

Em 2019, o javali encerrou um desses períodos de doze anos e, agora, em 2020 é o rato que retoma o inicio de mais um ciclo.

O modo de celebrar a chegada do ano novo chinês depende do animal que será o regente desse novo período. O ano do rato, por exemplo, é comemorado com nozes e queijos, alguns dos alimentos preferidos desse pequeno roedor.

Mas, ao contrário da visão ocidental, o rato no oriente é visto como um animal inteligente, hábil e corajoso. O rato também é símbolo da fertilidade e da reprodução, trazendo energias de criatividade, prosperidade e expansão.

O rato representa ainda a socialização, o convívio amigável, além de poder, prestigio e influência.

De acordo com o horoscopo chinês, o rato abre um novo ciclo de doze anos, por isso esse é um ótimo período para realizar novos projetos e correr atrás daquele sonho. Portanto, se você deseja se casar, iniciar um empreendimento ou investir em algo, conte com a energia do rato para isso.

Tradições e costumes do ano novo chinês

Se você já teve a oportunidade de acompanhar as celebrações de um ano novo chinês, muito provavelmente deve ter notado a presença de elementos tradicionais e cheios de simbolismo. E, de fato, sem eles, o ano novo chinês não seria o mesmo. Por isso, listamos abaixo as principais tradições e costumes dessa festa, confira: 

Vermelho e dourado

O vermelho e o dourado são cores que representam muito bem a cultura chinesa e que também são muito comuns na celebração do ano novo por lá.

O vermelho é a representação da fortuna, da alegria, da bondade e, ainda, ajuda a espantar a má sorte. Já o dourado é a cor da prosperidade e da abundância.

A combinação das duas cores é garantia para um ano cheio de boas energias.

Dragão e leão

Animais como o dragão e o leão também são bem populares nas festas do ano novo chinês. Durante as comemorações, dançarinos vestem fantasias que representam esses animais com o objetivo de espantar os maus espíritos e a má sorte.

Envelopes vermelhos

Os envelopes vermelhos são outro grande símbolo do ano novo chinês. Neles, são colocados notas de dinheiro para presentear pessoas próximas e queridas com o objetivo de oferecer sorte e prosperidade para o ano que se inicia. Lembrando que aqui vale mais a intenção do que a quantidade de dinheiro que se coloca no envelope.

Jantar em família

A véspera do ano novo chinês é muito importante e deve ser recebida com um farto e delicioso jantar, onde amigos e parentes estarão reunidos.

Número oito

O número oito possui um significado muito especial na cultura chinesa. Para eles, o número está relacionado com a boa sorte e com bons presságios.

Ao contrário do número quatro, por exemplo, que é visto como um número de má sorte.

Uma boa dica é oferecer dentro do envelope vermelho notas de dinheiro que contabilizem valores com o número oito, como R$ 88, por exemplo. E nem pense em colocar no envelope R$ 44. O valor seria interpretado como uma ofensa.

Reverência aos ancestrais

Algo muito bonito da cultura chinesa é a reverência oferecida aos ancestrais. As famílias costumam montar um altar de agradecimento e honra aos ancestrais, colocando ali suas intenções, agradecimentos e o pedido de um ano novo próspero e feliz.

Fogos de artifício

O ano novo chinês também é comemorado com muitos fogos de artificio. Para os chineses, o som dos fogos ajuda a espantar os maus espíritos e as más energias.

Decorando a casa para o ano novo chinês

Limpeza da casa

Manter a casa limpa e organizada é sempre bom, mas quando o assunto é o ano novo chinês essa prática se torna ainda mais importante. Para os chineses é imprescindível receber o ano novo em uma casa limpa, organizada e livre de objetos sem uso ou quebrados, dessa forma você garante a entrada de boas energias.

Vale saber também que após o ano novo não se deve limpar a casa. Deve-se, segundo a tradição chinesa, aguardar pelo menos 15 dias. Isso garante que as boas energias recebidas não sejam “jogadas” para fora. 

Porta de entrada

A porta de entrada tem muita importância para o ano novo chinês. Ela deve estar decorada e receptiva, pronta para receber as boas novas.

Flores e frutas

Flores e frutas também não podem faltar na celebração do ano novo chinês. As flores preferidas para essa época são as do pessegueiro, que representam sorte, os crisântemos, símbolos de longevidade e os narcisos que trazem a energia da prosperidade.

Para as frutas, prefira laranjas e tangerinas. Elas são unanimes nas celebrações chinesas e simbolizam felicidade. A tradição manda comer as frutas em pares.

Dísticos

Os dísticos chineses são muito tradicionais nas festas de ano novo, por isso não os deixe de fora da decoração. Você pode usá-los em opções temáticas ou com mensagens chinesas personalizadas. 

Comida chinesa no cardápio

As iguarias chinesas não podem faltar na comemoração do ano novo chinês. E acredite, o cardápio vai muito além do yakissoba.

A maior parte dos alimentos possuem um significado e um simbolismo para os chineses. Os pimentões vermelhos, por exemplo, significam boa sorte. O arroz traz harmonia, enquanto o rabanete representa a longevidade.

Um prato típico que pode ser preparado durante as comemorações é guioza, um tipo de bolinho recheado com doce. Aposte ainda em rolinhos primavera, peixes variados e macarrão.

Ano novo chinês no Brasil

O Brasil possui uma das maiores colônias chinesas do mundo. Segundo dados da imigração da Policia Federal, vivem hoje no país cerca de 200 mil chineses, sendo que a maior parte deles (80%) está concentrada na região sudeste.

Não é por acaso que o bairro da Liberdade, em São Paulo, é a maior referência da cultura chinesa no Brasil.

Por isso quem deseja conferir de perto uma verdadeira festa de ano novo chinês não deve perder a oportunidade de dar um pulinho até o bairro.

40 ideias de decoração com Ano Novo Chinês

Confira agora uma seleção de fotos para te inspirar a comemorar o ano novo chinês 2020 em grande estilo e atraindo ótimas energias:

Imagem 1 – Mesa posta para o jantar em família no ano novo chinês. Não podem faltar os biscoitinhos da sorte, as tangerinas e as flores de pêssego.

Mesa posta para o jantar em família no ano novo chinês. Não podem faltar os biscoitinhos da sorte, as tangerinas e as flores de pêssego

Imagem 2 – Vermelho e preto para trazer glamour e boas energias ao ano novo chinês.

Vermelho e preto para trazer glamour e boas energias ao ano novo chinês

Imagem 3 – Doces típicos chineses decorados com o animal regente.

Doces típicos chineses decorados com o animal regente

Imagem 4 – Envelopes para oferecer boa sorte e prosperidade

Imagem 5 – Até os drinks entram na decoração do ano novo chinês. Aqui, foram usadas moedas chinesas.

Até os drinks entram na decoração do ano novo chinês. Aqui, foram usadas moedas chinesas

Imagem 6 – Para o ano do galo uma decoração bem temática.

Para o ano do galo uma decoração bem temática

Imagem 7A – Festa de ano novo chinês em tons de branco e vermelho. Destaque para o ideograma estampado na parede.

Festa de ano novo chinês em tons de branco e vermelho. Destaque para o ideograma estampado na parede

Imagem 7B – Mesa chinesa tem que ter hashi!

Mesa chinesa tem que ter hashi!

Imagem 8 – Por aqui, os aperitivos foram servidos em uma bela bandeja decorada em tons de dourado.

Por aqui, os aperitivos foram servidos em uma bela bandeja decorada em tons de dourado

Imagem 9 – O animal do ano deve receber destaque na comemoração.

O animal do ano deve receber destaque na comemoração

Imagem 10 – Que tal biscoitinhos decorados de lanternas chinesas?

Que tal biscoitinhos decorados de lanternas chinesas?

Imagem 11 – 2020, o ano do rato!

2020, o ano do rato!

Imagem 12 – Tem cupcake no ano novo chinês! Esse aqui ainda traz tangerinas para dar sabor e trazer felicidade.

Tem cupcake no ano novo chinês! Esse aqui ainda traz tangerinas para dar sabor e trazer felicidade

Imagem 13 – Flores são sempre um convite a boa sorte e aos bons fluidos.

Flores são sempre um convite a boa sorte e aos bons fluidos

Imagem 14 – Doces e petiscos chineses para o cardápio de ano novo.

Doces e petiscos chineses para o cardápio de ano novo

Imagem 15 – Biscoitinhos da sorte na cor da alegria e da fartura!

Biscoitinhos da sorte na cor da alegria e da fartura!

Imagem 16 – Mini lanternas chinesas para decoração.

Mini lanternas chinesas para decoração

Imagem 17 – Além de lindas, as flores do pessegueiro ainda enchem a casa de boas energias.

Além de lindas, as flores do pessegueiro ainda enchem a casa de boas energias

Imagem 18 – Um toque moderno para a comemoração do ano novo chinês.

Um toque moderno para a comemoração do ano novo chinês

Imagem 18B – Aqui, as lanternas chinesas formam o painel de fundo perfeito para o bolo.

Imagem 19 – Canequinhas de porcelana prontas para receber o chá.

Canequinhas de porcelana prontas para receber o chá

Imagem 20 – Flores e muito vermelho para entrar no clima positivo do ano novo chinês.

Flores e muito vermelho para entrar no clima positivo do ano novo chinês

Imagem 21 – Um ano novo abundante começa com uma mesa farta e bem servida!

Um ano novo abundante começa com uma mesa farta e bem servida!

Imagem 22 – Inspiração de convite para o ano novo chinês.

Inspiração de convite para o ano novo chinês

Imagem 23 – Já por aqui, o ano novo chinês virou tema de festa infantil.

Já por aqui, o ano novo chinês virou tema de festa infantil

Imagem 24 – Decoração simples, mas perfeita para receber o ano novo chinês.

Decoração simples, mas perfeita para receber o ano novo chinês

Imagem 25 – Frutas secas na sobremesa!

Frutas secas na sobremesa!

Imagem 26A – Sugestão de lembrancinha para a festa de ano novo chinês.

Sugestão de lembrancinha para a festa de ano novo chinês

Imagem 26B – Dentro dela, moedinhas chinesas de chocolate.

Dentro dela, moedinhas chinesas de chocolate

Imagem 27 – Tire um tempo para conhecer e aprender as receitas chinesas.

Tire um tempo para conhecer e aprender as receitas chinesas

Imagem 28 – Peixinhos vermelhos e coloridos simbolizando um ano novo abundante!

Peixinhos vermelhos e coloridos simbolizando um ano novo abundante!

Imagem 29 – Nozes, pistaches, amendoim e azeitonas como aperitivos da festa de ano novo chinês.

Nozes, pistaches, amendoim e azeitonas como aperitivos da festa de ano novo chinês

Imagem 30 – Muita luz para receber o ano lunar.

Muita luz para receber o ano lunar

Imagem 31 – Versão personalizada e original dos biscoitinhos da sorte.

Versão personalizada e original dos biscoitinhos da sorte

Imagem 32 – Potes decorados em dourado e vermelho para embelezar a festa.

Potes decorados em dourado e vermelho para embelezar a festa

Imagem 33 – Que tal uma pitada de fofura na festa de ano novo chinês?

Que tal uma pitada de fofura na festa de ano novo chinês?

Imagem 34 – As folhas da tangerina também possuem valor simbólico para os chineses.

Imagem 35 – As lanternas chinesas não podem ficar de fora da festa.

As lanternas chinesas não podem ficar de fora da festa

Imagem 36 – Uma legitima festa chinesa exibe lindas e delicadas porcelanas.

Uma legitima festa chinesa exibe lindas e delicadas porcelanas

Imagem 37 – Mini espumantes para brindar a chegada do ano novo chinês.

Imagem 38A – Aperitivos organizados na bandeja.

Aperitivos organizados na bandeja

Imagem 38B – Alias, não é uma mera bandeja. É uma arte!

Alias, não é uma mera bandeja. É uma arte!

Imagem 39 – Budas!

Budas!

Imagem 40 – Vermelho e dourado para atrair prosperidade e bons fluidos.