Casa organizada: porque você deve ter uma e hábitos para seguir

Por -

Se a sua casa parece ter sido atingida por um vendaval de tanta bagunça, mantenha a calma, respire fundo e leia esse post até o fim.

Nas próximas linhas, você irá conferir dicas espertas para te ajudar a manter a casa organizada, limpa e cheirosa. Vem ver!

Porque você deve ter uma casa organizada

Porque você deve ter uma casa organizada

1. Ela fica mais bonita

É fato: uma casa organizada é tudo o que você precisa para revelar o que ela tem de mais bonito. Ou vai dizer que dá para apreciar uma decoração no meio da bagunça? Difícil né.

2. Você ganha espaço

Acredite se quiser, mas a bagunça consome muito espaço.

Objetos jogados pelo chão, chaves, cartas e outras muambas espalhadas pela mesa, aparador e bancada da cozinha, só serve para ocupar espaço e deixar a sua casa com a sensação de ser menor do que realmente é.

Experimente livrar todas as superfícies da bagunça e logo você verá sua casa crescer, literalmente.

3. Funcionalidade

Uma casa organizada é muito mais funcional. Isso porque você consegue acessar tudo o que precisa de modo prático, rápido e fácil, sem a necessidade de ficar esbarrando em coisas ou tendo que se livrar de objetos para abrir uma porta de armário, por exemplo.

4. Evita compras desnecessárias

Quantas coisas você já comprou sem necessidade? Se a sua casa está desorganizada fica difícil visualizar o que se possui e com isso as compras sem motivo são mais frequentes.

Portanto, manter a casa organizada pode ser uma ótima maneira de economizar um dinheirinho.

5. Reduz o estresse

Ambientes bagunçados e desorganizados são um problema para o cérebro. Isso porque o gasto de energia mental para encontrar coisas é muito maior.

Vale lembrar também que bagunça gera estresse, uma vez que é difícil para o cérebro manter a concentração e a capacidade de raciocínio em locais desorganizados.

Hábitos para manter a casa organizada: dicas gerais

Hábitos para manter a casa organizada: dicas gerais

1. Planejamento e cronograma

Antes de começar a colocar ordem na casa é importante traçar um planejamento e um cronograma. Você pode fazer isso usando aplicativos no celular ou, então, papel e caneta.

A dica é anotar tudo o que precisa ser feito na sua casa para mantê-la sempre limpa e organizada.

Comece pelas tarefas diárias, como arrumar a cama, tirar o lixo e lavar a louça, depois passe para as tarefas semanais, como lavar roupa, tirar o pó dos móveis e lavar banheiros, até chegar nas tarefas mensais, geralmente mais complexas e demoradas, como limpar todos os vidros e organizar a dispensa.

Se desejar ir ainda um pouco mais além, adicione nesse planejamento as atividades que devem ser realizadas anualmente, como limpar o guarda roupa ou os armários.

A partir desse diagnostico de todas as tarefas fica muito mais fácil organizar a sua rotina para manter a casa sempre limpa.

O ideal é que as atividades diárias não ultrapassem 15 ou 20 minutos. Já as tarefas semanais e mensais costumam tomar um pouco mais de tempo.

Nesse momento do planejamento também é interessante que você defina a frequência de faxinas. Algumas pessoas preferem uma faxina pesada a cada 15 dias, outras 1 vez por mês. Mas isso muda muito de acordo com a sua realidade e com a capacidade da sua casa reter sujeira e bagunça.

Por exemplo, uma pessoa que mora sozinha com toda certeza vai ter uma necessidade de faxina diferente de uma família com dois filhos.

Por isso, a dica é adaptar o cronograma a sua realidade.

2. Envolva toda família

Depois de definido o planejamento chegou a hora de distribuir funções. Não tenha medo de delegar tarefas, inclusive para as crianças. É muito importante que elas aprendam desde cedo a ter responsabilidade e senso de trabalho em equipe.

Separe as atividades de acordo com as possibilidades de cada um.

3. Livre-se dos excessos

É praticamente impossível manter uma casa organizada com acúmulo de objetos.

Por isso é de extrema importância que você faça um destralhe de tudo o que não serve mais, incluindo roupas, sapatos, acessórios, documentos, papeis, utensílios de cozinha e tudo mais que você tiver guardado e simplesmente não usa.

A sensação de leveza é imediata.

4. Pegou, guardou

Adote na sua casa o lema: pegou, guardou, sujou, lavou. Isso faz toda a diferença na organização e ajuda no processo de entregar responsabilidade a todos os moradores.

Se cada um fizer a sua parte na rotina de organização da casa tudo fica mais fácil.

Mantenha armários com gavetas para facilitar o armazenamento dos objetos e crie espaços para guardar cada coisa.

As cartas que chegam, por exemplo, podem ser colocadas em caixas organizadoras ou em algum suporte de parede logo na entrada da casa. As chaves devem ir para um chaveiro.

Bolsas e casacos também devem ter destino certo. Já os sapatos é sempre interessante mantê-los em uma caixa ou móvel do lado de fora da casa. Além de deixar tudo em ordem, você ainda evita de trazer a sujeira da rua para dentro de casa.

5. Faça um apanhado geral antes de dormir

Um pouquinho antes de se deitar para dormir dê uma passada rápida pelos cômodos para organizar os objetos e devolvê-los ao lugar.

Essa dica é especialmente interessante para quem não tem tempo de fazer isso pela manhã.

Dobre os cobertores na sala, ajeite as almofadas, coloque a louça suja na pia, recolha brinquedos e outros objetos espalhados e leve a roupa suja para máquina.

Ao acordar a sensação será muito mais agradável.

Como manter a casa organizada cômodo por cômodo

Quarto

Quarto

A rotina diária de organização do quarto deve envolver, em primeiríssimo lugar, a arrumação da cama.

Em seguida, recolha as roupas sujas que possam estar pelo chão ou jogadas em algum móvel. As roupas limpas devem ser guardadas no armário.

Tenha um cabideiro no quarto para pendurar a roupa que ainda pode ser utilizada, especialmente blusas e casacos. O acessório também é perfeito para pendurar bolsas e mochilas.

Cozinha

Cozinha

A cozinha é um dos cômodos da casa que mais precisam de atenção em relação a limpeza e organização, afinal, esse é o ambiente da casa em que os alimentos são preparados e a higienização é fundamental para evitar contaminações.

Por isso, a rotina diária deve se concentrar na limpeza da pia, ou seja, lave a louça. Sempre, após cada refeição. Não deixe louça acumular na pia, além da proliferação de bactérias, a sujeira é um prato cheio para moscas e baratas.

Com a louça lavada, concentre-se em passar um paninho no fogão. A limpeza mais pesada desse aparelho pode ser feita uma vez por semana.

Finalizou essa parte? Agora cuide do chão. Varra e passe um pano com desinfetante.

Lembrando: aproveite o momento de limpar a cozinha para retirar a mesa do café, do almoço ou da janta. Também é importante recolher a louça suja que possa estar nos outros cômodos, como a sala e os quartos.

Banheiro

Assim como a cozinha, o banheiro também precisa de atenção redobrada.

Reserve cinco minutos do seu cronograma de organização diária para cuidar do banheiro.

Comece levando a roupa suja para a área de serviço. Depois retire o lixinho. Em seguida, com uma esponja e um pouco de detergente limpe a bancada e o interior da pia.

O vaso sanitário não deve ser esquecido. Limpe-o despejando um pouco de água sanitária. Aguarde alguns minutos (inclusive, você pode fazer isso logo no inicio para economizar tempo) e lave-o com um pouco de detergente e uma escova própria. A tampa e o assento você pode higienizar com álcool.

Se sobrar um tempinho, passe um pano com desinfetante.

A limpeza do box pode ser feita uma vez por semana, ok?

Sala

Sala

A sala é um dos ambientes da casa mais fáceis de manter organizados. Comece eliminando a bagunça, guardando tudo em seu devido lugar. Recolha chaves, livros, cadernos, peças de roupa, bolsas, sapato e tudo mais que estiver pelo caminho e coloque no lugar certo.

Dobre os cobertores e guarde. Forre a manta sobre o sofá (caso tenha uma) e ajeite as almofadas.

Se tiver plantas no ambiente, aproveite esse momento para regá-las.

Em pouco tempo você se acostuma com a nova rotina e sua casa vai ficando cada dia mais organizada.