Artesanato com Garrafa PET: 68 Fotos e Passo a Passo

Confira as mais incríveis referências de artesanato com garrafa PET. Inspire-se e assista os tutoriais em vídeo.

Por -

Artesanato com garrafa PET: As garrafas PET são comuns no nosso cotidiano, usamos elas para beber refrigerantes e outras bebidas. Na maioria das vezes, elas vão para o lixo, na melhor das hipóteses, são recicladas.

Se você pensa em dar outro fim para elas, chegou ao lugar certo. Aqui você encontra as mais lindas dicas de artesanato com garrafa PET.

Existem soluções diferentes de artesanato com garrafa PET, das mais simples as mais sofisticadas. Você pode começar pelo mais simples até aprender a manusear o material.

Combinando com o plástico da garrafa, podemos fazer diversos objetos diferentes como vasos, suportes, colares, luminárias, estojos, bolsas e muitos outros.

Comece abaixo a ver os objetos mais comuns com garrafas PET. Por fim, veja outros modelos diferentes de artesanato e assista aos vídeos com o passo a passo para fazer o seu:

68 ideias de artesanato com garrafa PET

Vasos de garrafa PET

O vaso de garrafa PET é uma das opções de artesanato mais simples de ser feita. As garrafas podem ser somente cortadas, receber pinturas e detalhes decorativos. Depois basta abrigar a terra e planta. Veja as inspirações de artesanato com garrafa PET:

Imagem 1 – Vasos de garrafas PET cortados na diagonal.

Nesta proposta as garrafas PET foram reaproveitadas para se tornarem vasos suspensos para pequenas plantas. O acabamento se deu utilizando um corte na diagonal, que traz um efeito diferenciado. Elas são revestidas por tinta colorida, uma azul e outra amarela.

Imagem 2 – Artesanato com garrafas PET colocadas de ponta cabeça para fazer vasos conectados.

Imagem 3 – Vasos simples de garrafas PET pintadas de preto e dourado.

Imagem 4 – Artesanato com garrafa pet: vasos suspensos com garrafas na horizontal.

Neste exemplo, as garrafas foram aproveitadas com sua estética original, mantendo o plástico transparente. Um corte foi feito na lateral para colocar terra e abrigar a plantinha. Em sua base, foi aplicado um fixador como um parafuso para que o barbante fosse amarrado. Desta forma temos um jardim suspenso com garrafas PET.

Imagem 5 – Vasos de garrafa pet fixados em tubos.

Estes vasos foram feitos com garrafas PET cortadas na altura da base. Depois do corte elas receberam um acabamento de tinta dourada com alguns furos na horizontal como acabamento. Dentro abriga-se a terra e a planta. Os vasos foram fixados em tubos.

Imagem 6 – Garrafas pet como topo de proteção de vasos.

Nesta proposta, as garrafas PET foram cortadas na parte superior, mantendo a rosca em seu formato original. Elas foram utilizadas para dar um acabamento estético ao vaso, junto com laços. Neste caso, ela pode ser utilizada para proteger a planta e compor com uma embalagem de presente ou até mesmo para a venda.

Imagem 7 – Artesanato com garrafa pet: vasos divertidos com ilustração de animais.

Neste caso, as garrafas pet foram utilizadas para abrigar um vaso metálico menor dentro delas, em uma solução suspensa por barbante na porta. As garrafas receberam um acabamento colorido com estampas de coração e desenho de animais como o coelho e o ursinho.

Imagem 8 – Artesanato com garrafa PET: Vasos criativos com garrafa PET.

Com uma dose de criatividade, podemos criar soluções incríveis para coisas simples. Neste exemplo, as garrafas PET foram cortadas em sua base como vaso. Note que o recorte segue a silhueta dos gatinhos. Elas receberam acabamento colorido e traços que formam o rosto do animal. Um detalhe interessante é a silhueta do rabo do animal na parte traseira.

Puff de garrafa PET

Você sabia que é possível fazer um puff com garrafa PET? Além dos móveis, você pode usar as velhas garrafas para usar como preenchimento interno do puff, revestido por fora com espuma e tecido. Veja mais opções de artesanato com garrafa pet:

Imagem 9 – Puff com garrafas PET no interior.

Artesanato de garrafa PET e EVA

O EVA é um material simples, barato e flexível para se combinar com as garrafas PET. Disponível em muitas cores, você pode fazer criações divertidas e coloridas.

Imagem 10 – Porta trecos de garrafa PET com EVA imitando os bichinhos.

Luminárias e lustres de garrafa PET

As luminárias com garrafa PET são soluções de artesanato mais complexas, mas que tem um efeito bacana. A luz da lâmpada passa pelo plástico e muda de cor. Por isso, quanto mais cores de garrafa você utilizar, mais colorido pode ficar a sua luminária. Confira os modelos abaixo:

Imagem 11 – Luminária feita com tiras de garrafa PET.

Este modelo de artesanato é certamente mais complexo, utilizando se de pequenas tiras de garrafa pet verde, foi possível criar uma estrutura quadrada de três níveis ao redor da lâmpada. Os arames ajudam a fixar esta camada plástica junto a uma base de madeira. Incrível, não é?

Imagem 12 – Ideia de recorte para se fazer com garrafa PET

Este exemplo não foi propriamente feito com garrafa PET, mas podemos nos inspirar nele. A rosca da embalagem foi aproveitada para se conectar como soquete da lâmpada. Os recortes coloridos de diversas embalagens foram um lindo penduricalho no lustre.

Imagem 13 – Embalagem similar a um amaciante utilizada para formar um lustre.

Da mesma forma, não é garrafa PET, mas podemos nos inspirar.

Imagem 14 – Uma super criação usando pedaços de garrafa PET.

Este lustre foi feito com diversos pedaços de garrafa PET e outros materiais para formar uma solução super colorida. As garrafas foram cortadas e pintadas para formar flores coloridas ao redor da estrutura de arame do lustre.

Imagem 15 – Bola iluminada com tiras finas de garrafa PET.

Esta proposta utiliza de tiras e recortes finos do plástico da garrafa PET para revestir uma bola metálica que abriga a lâmpada da luminária. Pedaços de roscas de garrafas ajudam a fixar estes pedaços de plástico.

Imagem 16 – Moldura para lâmpadas feita com garrafas PET.

Este exemplo foi feito para ser colocado em volta de uma luminária e criar um efeito colorido diferente. Foram usadas tiras de garrafa PET retorcidas presas com arames.

Imagem 17 – Luminária suspensa feita com garrafa PET.

Nesta proposta, usou-se uma garrafa pet azulada, aproveitando a sua rosca para conectá-la ao metal / soquete suspenso no teto. A garrafa foi cortada na parte superior e em seu plástico foram fixados penduricalhos metálicos com detalhes azulados.

Imagem 18 – Lustre com bola de flores de garrafa PET.

Uma interessante solução de artesanato para formar um lindo lustre. Foi feita com fundos de garrafa PET presos a uma bola, o fundo da garrafa fica virado para dentro, e a parte interna da garrafa para fora. Várias garrafas juntas se assemelham ao formato de uma flor.

Estojo de garrafa PET

Imagem 19 – Estojo colorido de garrafa PET com crochê.

Nesta proposta, a garrafa foi cortada em seu fundo e foi dividida com uma fita de zíper para poder abrir e fechar. Depois ela foi revestida com crochê com camadas coloridas, entre elas o roxo, azul bebê, laranja e lilás. Uma linda solução para reaproveitar e guardar os lápis e canetas coloridas.

Imagem 20 – Garrafa pet como estojo de pincéis de pintura.

Que tal usar uma garrafa PET para guardar suas ferramentas de artesanato? Este exemplo foi usado para guardar pincéis de pintura. A garrafa foi mantida em seu aspecto original com um corte na área superior. Ela recebeu uma fita de zíper para poder fechar. No final foi acoplado um barbante vermelho fixo no topo de na base. Assim é possível levá-la nos ombros!

Imagem 21 – Estojo simples de garrafa PET.

Este exemplo usou a garrafa PET em seu estado original. Ela foi cortada no topo para poder abrigar os itens como lápis e pincéis grandes. Para decoração, foi colocado uma fita de tecido estampado no topo. As flores foram fixadas ao redor para deixá-la feminina e colorida.

Imagem 22 – Estojos divertidos para as crianças feitos com garrafa PET.

Uma ideia simples e criativa – que tal juntar dois fundos de garrafa PET e criar lindos estojos para as crianças? Este exemplo conecta dois fundos de garrafa com uma fita de zíper. As garrafas foram pintadas para ficarem coloridas. Depois receberam colagens para ficarem com o rosto de sapinho, porquinho e coruja.

Móveis de garrafa PET

Imagem 23 – Garrafas PET como estofado da cadeira.

Um exemplo de cadeira com estrutura metálica. As garrafas PET foram fixadas dentro desta estrutura para servir como estofado. Elas são presas por fitas de tecido.

Imagem 24 – Pequena mesa com base de garrafa PET pequena.

Neste exemplo, as garrafas PET foram recortadas em sua base e colocadas em conjunto como um grande suporte do vidro. Criou-se um pé de mesa transparente e com formato inusitado.

Porta-revista e jornal de garrafa PET

Imagem 25 – Garrafas PET presas ao cabideiro.

Estas garrafas foram fixas no cabideiro da parede e tem seu fundo recortado. Elas se apresentam na forma original e servem para guardar qualquer tipo de objeto, sejam roupas, revistas ou jornais.

Imagem 26 – Artesanato fixado a parede para guardar revistas e jornais.

Nesta proposta, as garrafas PET foram usadas em seu formato original. O topo foi recortado e removido, sua base foi fixada a um suporte metálico parafusado na parede. Assim é possível guardar objetos como jornais e revistas.

Chaveiro de garrafa PET

Imagem 27 – Chaveiro com recortes de garrafa pet.

Este chaveiro utiliza recortes redondos de garrafas PET azul presos a uma corrente metálica.

Imagem 28 – Chaveiro feito com garrafa PET vermelho.

Nesta proposta, recortou-se a garrafa PET vermelha para formar flores de plástico. A elas foi acrescido brilhantes e barbantes.

Porta guarda-chuva de garrafa PET

Imagem 29 – Suporte para guarda-chuvas feito de garrafa PET.

Neste suporte fixo a parede, foram utilizadas garrafas PET cortadas aproximadamente no topo. Um furo foi feito na base para o encaixe dos guarda-chuvas. Veja que solução simples e eficaz.

Iluminação de natal com garrafa PET

Imagem 30 – Luzes no estilo natalino pisca pisca.

Nesta proposta de artesanato, as pequenas lampadas de LED receberam plásticos de garrafa pet para criar um efeito colorido no formato de flores. São várias cores, entre o roxo, amarelo, vermelho, verde e azul.

Imagem 31 – Detalhe da iluminação natalina.

Veja neste exemplo com mais detalhes como a rosca foi recortada para parecer uma flor e encaixada na lâmpada.

Guirlanda de natal com garrafa PET

Imagem 32 – Guirlanda simples de natal feita com garrafa PET.

Esta guirlanda foi feita com fundos de garrafa PET verde. Eles foram recortados e fixados na estrutura oval. No centro, receberam uma pérola de bijuteria como detalhe decorativo.

Itens para passarinhos de garrafa PET

Imagem 33 – Casinha de passarinho com garrafa PET.

Neste exemplo de artesanato, a garrafa PET foi revestida com uma pintura marrom fosca e alguns detalhes mais brilhantes. Foi acoplada uma pequena madeira de suporte para o pássaro e um furo foi feito na garrafa. Dentro dela, encontra-se a palha como apoio para o bichinho. A casinha tem um gancho no topo da garrafa para ser pendurada.

Imagem 34 – Garrafa PET para abrigar ração para pássaros.

Que tal alimentar os pássaros de forma diferente? Esta garrafa, mantida em sua forma original, ganhou furos com colheres de pau. Ao encher a garrafa com ração, elas escoam pela colher e ficam expostas para os pássaros se alimentarem.

Porta bijuterias de garrafa PET

Imagem 35 – Uma simples solução para guardar bijuterias.

Neste exemplo, uma base metálica foi utilizada para abrigar 3 fundos de garrafa pet virados para cima. Eles são usados para guardar as bijuterias. Em sua base, foi usada um fundo de garrafa virado para baixo.

Cofrinho para moedas de garrafa PET

Imagem 36 – Topos de garrafa PET unidos.

Neste exemplo, os topos de garrafa PET com rosca e tampinha foram unidos para formar um cofrinho de moedas. Eles são fixos pelos parafusos metálicos.

Puxa-saco de garrafa PET

Imagem 37 – Um simples puxa-saco com tecido e garrafa PET.

Nesta solução foi utilizada a garrafa pet original e recortada no topo e na parte inferior. Nelas foram acrescidas o tecido para formar o puxa saco. Agora basta preencher com sacolas plásticas!

Tiara de garrafa PET

Imagem 38 – Tiara metálica decorada com pedaços de garrafa PET.

Colares de garrafa PET

Imagem 39 – Colar cobre com flores feitas com garrafa PET.

Imagem 40 – Colar com pedaços de tiras de garrafa PET coloridas.

Imagem 41 – Colar simples com pedaços de garrafa PET.

Imagem 42 – Colar dourado com flores azuis de plástico.

Potes de garrafa PET

Imagem 43 – Potes para petiscos feitos com garrafa PET.

Imagem 44 – Potes suspensos simples feitos com garrafa pet. Guarde o que quiser!

Imagem 45 – Pequenos potes para guardar utensílios de artesanato.

Imagem 46 – Potes de garrafa PET com EVA para as crianças.

Imagem 47 – Potes tipo estojo para guardar canetas.

Flores de garrafa PET

Imagem 48 – Flores de plástico com tampas de garrafa PET.

Imagem 49 – Buquê roxo brilhante feito com plástico de garrafa PET.

Imagem 50 – Flores transparentes de garrafa PET.

Imagem 51 – Penduricalhos com flores de garrafa PET.

Mais modelos e fotos de artesanato com garrafa PET

Imagem 52 – Muram com vasos de barro, as garrafas foram usadas como plantas.

Imagem 53 – Penduricalho com restos de plásticos e garrafas PET.

Imagem 54 – Garrafinha com tampinhas.

Imagem 55 – Artesanato com garrafa PET: topos de garrafas em penduricalho colorido.

Imagem 56 – Arte com garrafas PET em formato de cactos.

Imagem 57 – Garrafas com preenchimento colorido imitando pinos de boliche para as crianças.

Imagem 58 – Decoração natalina em formato de flores para colocar na árvore.

Imagem 59 – Iluminação neon com garrafas de plástico.

Imagem 60 – Artesanato com garrafa PET: vaso criativo feito com plástico amarelo de garrafas PET.

Imagem 61 – Colar metálico dourado com flor feita de plástico de garrafa PET.

Imagem 62 – Decoração diferente com garrafas PET.

Imagem 63 – Garrafas pet para colocar ração de cachorro

Imagem 64 – Pulseira feita com plástico de garrafa PET.

Imagem 65 – Decoração colorida suspensa com várias garrafas.

Imagem 66 – Anjo natalino feito com plástico de garrafas PET.

Imagem 67 – Garrafas PET revestidas com estampas de papel.

Imagem 68 – Suporte para velas feitos de garrafa PET.

Como fazer artesanato com garrafa PET passo a passo

Assista o video abaixo para saber como fazer um lustre de garrafa PET passo a passo:

No video abaixo, você vai saber como fazer um porta treco com garrafas PET:

Confira no vídeo tutorial abaixo como fazer estojos feitos com garrafa PET:

Já pensou em fazer uma vassoura com garrafa PET? Saiba exatamente como assistindo o tutorial:

Lembra-se dos exemplos de vasos com garrafa PET? Veja no tutorial abaixo como montar um jardim suspenso usando o material

Assista abaixo como fazer um porta treco simples utilizando uma garrafa PET:

Veja abaixo como fazer incríveis flores com garrafas PET: