Enfeites de Natal com garrafa PET: 50 ideias para usar na decoração

Veja como fazer incríveis enfeites de Natal reutilizando garrafas PET neste fim de ano!

Por -

As garrafas Pet, versão curta para Polietileno Tereftalato, são tão comuns na nossa vida cotidiana que quase nem lembramos da época que os refrigerantes vinham em garrafas de vidro ou que não podíamos comprar uma garrafinha de água nos nossos passeios. Mas esse tipo de plástico foi criado na década de 1940 por dois químicos britânicos e começou, ao longo das décadas, a ser incorporado em mais e mais produtos do nosso dia-a-dia. Ele é o principal material que lembramos na hora de fazer reciclagem e o que mais aparece quando pesquisamos sobre artesanato sustentável. Hoje vamos falar sobre os enfeites de Natal com garrafa PET:

Para não sair do espírito natalino que está ficando cada vez mais forte com a proximidade da data, fizemos um post somente com itens de decoração natalina com este material! Aproveite para se inspirar, começar a reciclar e decorar sua casa!

Você vai encontrar nesse post:

  • Muitas ideias de guirlandas: As guirlandas são elementos tradicionais das comemorações natalinas e quase todo mundo acaba pendurando uma na porta de entrada de casa. Elas significam o ciclo da vida e do ano e, dependendo dos símbolos que são incorporados na montagem, ganham mais significados. Apresentamos algumas ideia de como fazer guirlandas com esse material de forma versátil e simples.
  • Flores super coloridas dentro das garrafas pet: Existem várias formas de criar flores com pet, usando tanto a parte de cima, da boca e tampa, quando a parte de baixo das garrafas de refrigerante. Dê várias formas modelando com a tesoura e até mesmo com fogo e cores diferentes com tintas, sprays e canetinhas!
  • Decoração personalizada para os pisca-piscas mais simples: A moda de decorar os pisca-piscas chegou nos últimos tempos para ficar e, quanto mais diferente e criativo você deixar suas luzinhas, mais chances de encantar todo mundo você tem.
  • Momentos para criar com as crianças: Nessa época onde as crianças já estão de férias, é importante criar atividades e também pensar em tradições que podem ser feitas com o significado do Natal. Mostre como o artesanato e a reciclagem podem ser coisas divertidas feitas em conjunto!

50 ideias de enfeites de Natal com garrafa PET para usar no fim de ano

Veja as melhores ideias de enfeites de Natal com garrafa PET para usar neste fim de ano. Se quiser, veja mais ideias de enfeites de Natal

Imagem 1 – Luzes coloridas: use garrafas pet para uma decoração diferente no seu pisca-pisca.

Luzes coloridas com garrafa pet
Uma ideia fácil e super barata de decorar com essas luzinhas! Para encaixar o pisca-pisca, faça o seguinte: com uma furadeira ou um ferro quente, faça um furo na tampinha da garrafa largo o suficiente para a lâmpada do pisca-pisca passar.

Imagem 2 – Enfeite de Natal com garrafa PET: floco de neve com fundo de garrafa pet.

Enfeite de floco de neve
O fundo de uma garrafa pet pode ser uma base ótima para você fazer um desenho de um floco de neve ou uma mandala para decorar sua neve. Faça um furo na parte de cima e passe uma linha ou fita para pendurar.

Imagem 3 – Árvore sustentável com garrafas pet usadas.

Árvore sustentável com garrafas pet usadas
Em cidades ou para quem tem mais espaço, as árvores feitas com várias camadas de garrafas pet são bastante comuns e trazem uma forma diferente de ver esses itens comuns no nosso dia.

Imagem 4 – Guirlanda com garrafas pet, fitas e cápsulas de café.

Guirlanda com garrafas pet
Numa onda completamente sustentável, pense em enfeites que não usem só garrafas pet, mas também outro itens, como essas cápsulas famosas de café, que são descartados após o uso e que podem ganhar outra forma com um pouco de criatividade.

Imagem 5 – Garrafa pet, lã e botões se transformam num Papai Noel para sua prateleira.

Garrafa pet, lã e botões
O mais divertido de trabalhar com materiais comuns no nosso cotidiano é subverter seu uso e transformá-lo em um objeto funcional ou decorativo completamente diferente, ainda que tenha a mesma forma básica.

Imagem 6 – Enfeite de Natal com garrafa PET: castiçais criativos e reciclados.

Castiçais criativos e reciclados
Esses castiçais são super fáceis e práticos de serem feitos e com certeza vai servir para deixar sua mesa com uma cara mais tradicional. Para esconder o material, pinte com a tinta da sua preferência. E não perca esse tutorial!

Imagem 7 – Outra ideia para luzinhas e pisca-piscas: flores de pet.

Outra ideia para luzinhas e pisca-piscas
Não é só o interior das casa que pode ser decorado e, para quem tem um quintal com grama, essa ideia de iluminação fica incrível, como na foto. Para apoiar na terra, use uma estaca fina de metal ou até mesmo uma vareta de madeira.

Imagem 8 – Enfeite de Natal com garrafa PET: móbile com garrafas transparentes.

Móbile com garrafas transparentes
Luzes funcionam muito bem com materiais que as refletem, como o plástico da pet. E, numa versão transparente o efeito fica ainda mais interessante.

Imagem 9 – Use a reciclagem para criar histórias e personagens.

Reciclagem para criar histórias e personagens
Um bom exemplo de trabalhar o artesanato em materiais sustentáveis com crianças ou até mesmo para divertir e completar a brincadeira delas. Ajude a criar histórias e personagens exatamente como elas imaginaram!

Imagem 10 – Enfeite de Natal com garrafa PET para grandes árvores.

enfeite para grandes árvores
Esse enfeite funciona bem para quem tem árvores em casa. Juntando quatro garrafas com fio de nylon ou cola universal, uma decoração completa nova surge na sua casa!

Imagem 11 – Todo tipo de garrafa de plástico pode ser usado na hora de fazer a decoração.

com todo tipo de garrafa de plástico
Embora as garrafas de refrigerante sejam as mais usadas no artesanato, as outras garrafas, principalmente as que não são tão transparente, como as garrafas de amaciante ou de outros produtos de limpeza, dão um estilo super legal e diferente para o seu trabalho.

Imagem 12 – Bottle Nebula: galáxias também em garrafas de plástico.

Bottle Nebula
Há alguns anos as bottle nebula, ou as galáxias engarrafadas ficaram super famosas por sua simplicidade e efeito na decoração de quem é conectado com o cosmos. Elas podem ser feitas não somente com garrafas de vidro, mas de plástico também! Dá uma olhada nesse tutorial e desvende o mistério do universo!

Imagem 13 – Árvore só com garrafas de plástico.

Árvore só com garrafas de plástico
Outro exemplo, numa escala menor, de árvore de natal feita só com garrafas pet.

Imagem 14 – Outra ideia de guirlanda para a sua porta.

Outra ideia de guirlanda para a porta
Dessa vez só com a parte inferior das garrafas.

Imagem 15 – Enfeite de Natal com garrafa PET: garland com pet estilo floral.

Garland com pet estilo floral
As garrafas pet podem ser transformadas nas formas mais diferente de flores, com formas e cores diversas.

Imagem 16 – Uma flor artificial sustentável.

Flor artificial sustentável.
Corte as pétalas na parte superior da garrafa e mantenha a tampa como miolo.

Imagem 17 – Boneco de neve que não derrete no Natal brasileiro!

Boneco de neve que não derrete no Natal brasileiro
Esses aqui são super divertidos e ainda brincam com a nossa tendência a adotar elementos decorativos dos natais gelados do hemisfério norte. o algodão na garrafa dá a textura certa e a tampinha faz um gorro perfeito!

Imagem 18 – Pulseiras de presente com base de garrafa pet e revestimento de lã colorida.

Pulseiras de presente como base de garrafa PET
Uma forma alternativa de lembrancinha para as pessoas queridas, mas muito criativa e barata! Se a garrafa for muito larga para o seu pulso, corte na parte da largura e ajuste com cola ou até mesmo um grampeador. O revestimento de lã esconde tanto o plástico como os ajustes.

Imagem 19 – Enfeite de Natal com garrafa PET: junte vários materiais e pessoas para fazer uma decoração comunitária.

Junte várias pessoas para fazer uma decoração comunitária
Também bastante comum em bairros das cidades, a ação comunitária cria enfeites completamente diferentes entre si, formando um Natal diverso e coletivo.

Imagem 20 – Guirlanda com galhos, barbante e garrafa pet.

Guirlanda com galhos, barbante e garrafa pet

Imagem 21 – Para fazer com as crianças: anjinhos no estilo reciclagem.

Anjinhos no estilo reciclagem

Imagem 22 – Revestimento para lustre com tiras de pet e um efeito diferente.

Revestimento para lustre com tiras de PET
Numa base redonda, vá colando com cola quente ou cola universal as tiras de pet até completar a redoma e obter o efeito desejado. Depois é só prender ao redor do ponto de luz.

Imagem 23 – Para grandes árvores: estrela sustentável no topo.

Estrela sustentável no topo
Uma estrela alternativa e super iluminada para o topo da árvore.

Imagem 24 – Enfeite de Natal com garrafa PET: vasos para encher sua casa de flores para as festas.

Vasos para encher a sua casa de flores

Imagem 25 – Pequenas guirlandas para criar uma composição na parede.

Pequenas guirlandas para colocar na parede

Imagem 26 – Enfeite de mesa com garrafas coloridas.


As garrafas pet são ótimos materiais para criar decorações tanto para o Natal quanto para qualquer outra época do ano! Para obter um estilo diferente, tente modelar a garrafa para obter o efeito que você quer com fogo! Aqui está um tutorial em imagem para isso

Imagem 27 – Proteção para o homem de neve não derreter no calor.

Proteção para o homem de neve não derreter no calor
Outra forma do boneco de neve sobreviver ao natal brasileiro é criando uma redoma de proteção. É mágica, claro!

Imagem 28 – Outra ideia para colocar nas luzinhas.

Outra ideia para colocar nas luzinhas

Imagem 29 – Decoração para se manter hidratado.

Decoração para se manter hidratado
Principalmente para as crianças, é divertido fazer algo diferente com os objetos cotidianos, ou mesmo fazer uma decoração que chame a atenção delas para atividades necessárias, como beber água sempre!

Imagem 30 – Enfeites de Natal com garrafa PET: pompons de pet para decorar a árvore.

Pompons de pet para decorar a árvore

Para decorar a sua árvore
Tanto garrafas quanto copinhos plásticos podem ser cortados em tiras para um efeito pompom!

Imagem 31 – Móbile com o sentido das festas de fim de ano.

Móbile com o sentido de festas de fim de ano

Imagem 32 – Cúpula para pequenos enfeites.

Cúpula para pequenos enfeites
Como a redoma para os bonecos de neve, essa cúpula guarda um pequeno ambiente dentro dela.

Imagem 33 – Guirlanda com flores de plástico feitas em casa.

Guirlanda com flores de plástico
Uma guirlanda super interessante, colorida e bela! Busque formas diferentes de fazer flores com garrafas pet e vá juntando numa composição em forma de guirlanda.

Imagem 34 – Móbile transparente para renovar a decoração cotidiana.

Móbile transparente
Outro móbile com plastico transparente. O mais legal é que ele sempre recebe luz, seja direta com a luminária ou indireta, com a luz natural do sol no ambiente.

Imagem 35 – Boneco de neve de pet.


Outra ideia para reunir as crianças! Boneco de neve, Papai Noel, renas, pinguins…. Todos os personagens famosos do natal podem surgir a partir dessas garrafas! Dá uma olhada nesse passo-a-passo:

Imagem 36 – Enfeites para a árvore com esferas e garrafas pet.

Enfeites para árvore com esferas
Usando uma tinta spray metalizada da mesma cor dos enfeites industrializados, as garrafas pet com seu formato de flor nem são reconhecidas no meio da decoração.

Imagem 37 – Mais flores para decorar as luzes de Natal.

Mais flores para decorar as luzes de natal

Imagem 38 – Tiras de pet formando um anjinho.

Tiras de PET formando um anjinho
Use cola quente ou grampeador para fixar as tiras juntas e manter o formato desejado.

Imagem 39 – Flores super coloridas para decorar sua casa.

Flores super colorida para a sua casa
As flores de pet servem para decorar sua casa durante o ano todo, inclusive para dar um pouco mais de cor no natal! Use tinta ou canetinhas para colorir com suas cores favoritas!

Imagem 40 – Guirlanda super colorida e festiva.

Guirlanda super colorida e festiva
Com as garrafas que tem o plástico mais molinho, busque um efeito de serpentina e coloque muitas cores com tintas e sprays.

Imagem 41 – Flocos de neve para decorar sua casa.

Flocos de neve para decorar a sua casa
Os flocos de neve no fundo da garrafa podem ser feitos com tintas acrílicas e até mesmo com cola glitter. No final, pendure na sua árvore ou faça uma cortina ou um garland para decorar.

Imagem 42 – Inove nas formas para fazer móbiles ou garlands.

Inove nas formas para fazer garlands

Imagem 43 – Luminária na garrafa com pisca-pisca.

Luminária na garrafa com pisca pisca
Na noite de Natal o efeito dessa luminária simples é fantástico, como um pote cheio de vagalumes. Faça um furo no fundo para passar o fio que é ligado na tomada.

Imagem 44 – Flores cheias de glitter para árvores coloridas.

Flores cheias de glitter
Leve as cores das suas flores para a árvore também e saia da paleta tradicional de verde, dourado, prateado e vermelho.

Imagem 45 – Mais flores enfeitando o ponto de luz.

Mais flores enfeitando o ponto de luz

Imagem 46 – Boneco de garrafas gigante!

Boneco de garrafas gigante

Imagem 47 – Guirlanda de flores.

Guirlanda de flores
Aqui você pode usar tanto um arame quanto um barbante para dar estrutura para a guirlanda. Mas não esqueça de colar as bocas das garrafas com cola quente para não perder a forma.

Imagem 48 – Flores transparentes com efeito de luzes coloridas.

Flores transparentes com luzes coloridas
Mudando o sentido dos exemplos anteriores, dessa vez quem colore as flores são as luzes coloridas dos pisca-piscas.

Imagem 49 – Encape a base de pet com outros materiais para dar textura para seus enfeites.

Encape a base de PET com outros materiais

Imagem 50 – Base de pet para um enfeite com fitas e miçangas.

Base de garrafa pet para um enfeite com miçangas
Use outros materiais de artesanato para ajudar a compor seu trabalho. Pense em papéis, fitas, miçangas, linhas e barbantes para tornar seus itens mais completos e cheios de criatividade.