Banheiro sem janela: conheça os principais problemas, dicas e soluções

Por - Atualizado em:

Banheiro sem janela tem solução? Sim, tem solução! E no post de hoje vamos te dar várias dicas de como resolver todos os imbróglios que um banheiro sem janela pode causar. Bora conferir?

Quais os problemas, afinal, de um banheiro sem janela?

Antes de tentar resolver qualquer situação dentro da sua casa é importante primeiro parar para pensar de que modo esse problema afeta sua casa, sua vida e sua família. No caso de um banheiro sem janela é possível listar, no mínimo, quatro transtornos principais. Veja quais são eles:

1. Umidade

Umidade

Com exceção de lavabos que não possuem área de banho, todos os outros tipos de banheiro (seja com box, chuveiro de cortininha ou banheira) sofrem com o vapor e o excesso de umidade.

Essa umidade é um problema muito grande especialmente em cidades que já possuem um clima naturalmente úmido.

O acúmulo de vapor de água pode trazer prejuízos a estrutura do banheiro, como paredes e tetos descascando, manchas de mofo e bolor por todos os lados, além de mau cheiro.

A funcionalidade do banheiro também fica prejudicada por causa da umidade, uma vez que o chão pode se tornar mais escorregadio pela presença da água, sem contar que os espelhos embaçados dificultam a visão.

Os móveis de um banheiro sem janela também sofrem. Com o tempo a umidade e o vapor quente tendem a desgastar a estrutura da mobília e te forçar a comprar um novo.

O mesmo vale para produtos usados no dia a dia. Nem pense em guardar maquiagens e remédios, por exemplo, dentro de um banheiro sem janela.

2. Falta de luz natural

A falta de luz natural é outro grande problema dos banheiros sem janela. A ausência de luz contribui com a proliferação de mofo e bolor, além de se tornar um ambiente propício para desenvolvimento de outros micro-organismos, como bactérias e ácaros.

A ausência de luz também compromete a estética do banheiro, podendo deixá-lo parecendo uma caixa, trazendo uma desagradável sensação claustrofóbica.

3. Odores

Se o banheiro não tem janelas, responda, por favor, como é que os cheiros (nem sempre muito agradáveis) que existem lá dentro vão sair?

Haja aromatizador para dar conta, não é mesmo?

Agora que você sabe quais os prejuízos que um banheiro sem janela pode trazer, então já dá para começar a traçar um plano de ação para resolver todos eles, concorda?

E é isso que vamos fazer a seguir. Veja como solucionar cada um desses problemas.

Banheiro sem janela: dicas e soluções

Banheiro sem janela: dicas e soluções

4. Exaustor

Um dos recursos mais utilizados em banheiros sem janela é o exaustor. Com o aparelho você elimina a umidade e também fica livre dos odores desagradáveis do ambiente.

Contudo, não se empolgue demais com a ideia. Mesmo sendo uma boa opção, o uso do exaustor ainda não substitui a janela com a mesma qualidade e eficiência, mas já garante um banheiro bem mais amigável.

E caso você tenha problemas com o barulho, às vezes exagerado, que o exaustor acaba fazendo, a dica é usar um interruptor separado só para ele. Assim ele só é ligado quando for necessário e não toda santa vez que você precisar acender a luz.

5. Toalheiro elétrico

Quem tem banheiro sem janela sabe que as toalhas nunca secam. E como nem sempre é muito viável ficar indo e voltando do varal, a solução, nesse caso, é instalar um toalheiro elétrico.

Além de secar as toalhas, ele ainda as deixa quentinhas para o seu próximo banho. Uma experiência super confortável e aconchegante.

Mas para isso é bom já ir preparando o bolso, já que um toalheiro elétrico não custa menos de R$ 350. Isso sem contar as possíveis alterações estruturais no banheiro para adaptar a peça.

6. Cobogós ou blocos de vidro

Os cobogós, conhecidos também como elementos vazados, são perfeitos para banheiros sem janelas, isso, é claro, se você puder fazer mudanças estruturais no espaço.

Eles permitem a troca de ar entre os ambientes, além de trazer um pouco de luz natural para dentro do banheiro sem perder privacidade.

Os blocos de vidro cumprem a mesma função. Você pode optar pelos modelos inteiros ou por modelos com aberturas que iluminam e trazem ventilação ao mesmo tempo.

7. Desembaçador de espelho

Sabe o desembaçador que você usa no carro? Pois bem, saiba que existem modelos parecidos para usar no banheiro, só que para desembaçar o espelho.

A peça é uma mão na roda e ajuda muito na hora de se arrumar. Essa solução vai te custar, em média, R$ 150.

Móveis resistentes a umidade

Móveis resistentes a umidade

Um banheiro sem janela precisa de móveis resistentes a umidade, mesmo que você tenha um exaustor instalado.

Prefira, portanto, móveis fabricados em MDF naval que são muito mais resistentes.

Vai custar mais caro? Vai, mas pelo menos você não vai precisar trocar de gabinete todo ano.

8. Claraboia

Se a estrutura da sua casa permitir, considere a possibilidade de instalar uma claraboia no teto do seu banheiro. Não precisa necessariamente ser uma claraboia, pode ser um telhado translúcido ou um forro retrátil.

Essa é uma ótima ideia para resolver todos os problemas de um banheiro sem janela (umidade, iluminação e odores) numa tacada só.

9. Aberturas internas

O seu banheiro está localizado na parte central da casa? Então você pode pensar em fazer uma abertura para um dos cômodos internos.

Pode ser uma pequena janela ou ainda uma parede de blocos de vidro, por exemplo.

10. Plantas

As plantas são ótimas aliadas de ambientes úmidos, uma vez que elas captam todo o vapor de água para si.

No entanto, é preciso usar as plantas certas para esse tipo de ambiente. Prefira plantas que gostem de ambientes com pouca luz e úmidos, como samambaias, bromélias e jiboias.

11. Branco e as cores claras

Para eliminar a sensação de aperto e sufocamento que um banheiro sem janela pode causar, a solução mais efetiva é apostar no uso de cores claras ou do branco.

Essas cores ajudam a ampliar visualmente o ambiente. Use-as no piso, no revestimento das paredes e nos móveis.

Mas tenha cuidado com o uso exagerado de tons brilhantes e metálicos, uma vez que eles podem causar um efeito rebote e deixar o seu banheiro novamente parecendo uma caixa.

12. Iluminação artificial

Iluminação artificial

Se o banheiro não tem iluminação natural, então a iluminação artificial acaba sendo ainda mais importante. Invista em pontos de luz e spots direcionados sobre a bancada do banheiro, privilegie uma boa iluminação central e complemente, se achar necessário, com fitas de LED.

13. Elimine os excessos

Uma decoração exagerada no banheiro sem janela só vai fazer com que o ambiente pareça menor e ainda mais apertado.

Por isso, a dica é investir no essencial. Evite usar armários aéreos e se, possível, substitua o gabinete por prateleiras. As caixas organizadoras te ajudam a manter tudo no lugar.

14. Box de vidro

O melhor box para um banheiro sem janela é o de vidro transparente. Evite os modelos jateado, canelados ou com qualquer outro tipo de detalhe.  Lembre-se do “menos é mais”.

O vidro transparente garante uma sensação maior de amplitude e ainda ajuda a iluminar melhor o banheiro.

Anotou todas as dicas? Agora é só transformar o seu banheiro sem janela em um ambiente muito mais agradável e acolhedor.