Como tirar umidade da parede: conheça dicas práticas

Descubra as origens, causas e tipos de umidade da parede e como evitar o seu aparecimento

Por -

Você monta uma casa linda, bem decorada e quando menos imagina aquela baita mancha de umidade desponta nos cantos da parede. A primeira reação é querer saber como tirar umidade da parede. Mas, tenha calma! Antes de sair limpando tudo é importante entender de onde esse problema vem. E justamente para isso que esse post foi escrito, para te ajudar a conhecer os diferentes tipos de umidade para que, aí sim, você possa corrigir o problema na origem e evitar que ele volte. Acompanhe:

Tipos e causas de umidade de parede

Tipos e causas de umidade na parede

Observar e entender de onde a umidade está vindo é o primeiro passo para acabar com o problema definitivamente. Basicamente, a umidade pode se instalar na parede de três maneiras diferentes. Confira:

De cima para baixo

Se a umidade se encontra na parte de cima da parede, então provavelmente o problema vem do alto. Esse tipo de umidade se caracteriza pela infiltração de água pelo telhado, no caso de casas, ou pelo teto de apartamentos, nesse caso, geralmente o problema vem do apartamento de cima.

Qualquer abertura, fissura ou rachadura na telha pode ser suficiente para que a água penetre e comece a fazer estragos na parede. Calhas entupidas também causam problemas de umidade na parte interna da casa. Observe se junto com a mancha de bolor há também manchas de água ou se a parede está molhada. Nesse caso, vale a pena verificar as condições do telhado e caso perceba telhas danificadas, faça a substituição imediatamente e providencie a limpeza das calhas.

Já em apartamentos, o ideal é solicitar apoio do sindico e conversar com o vizinho para diagnosticar o local do vazamento e corrigir o problema.

Do solo

A umidade que vem do solo é um pouco mais complicada de se resolver porque mexe com a parte estrutural da casa. Nesses casos, geralmente a parede está em contato direto com o solo absorvendo a umidade natural da terra. As manchas de bolor desse tipo de umidade se concentram próximas ao chão e são úmidas.

A solução para esse tipo de umidade é isolar e afastar a parede do solo, contudo se não for possível acessar a estrutura da casa, o mais recomendado é utilizar um bom produto impermeabilizante na base entre o solo e a parede.

Interna

A umidade interna geralmente está relacionada com a ventilação inadequada dos ambientes. O excesso de vapor gerado principalmente em cômodos como cozinha e banheiro é o principal responsável pela umidade. Nesses casos, proporcionar uma ventilação melhor ao ambiente já é suficiente para resolver o problema. Procure também verificar se o tamanho das janelas é adequado para o espaço, muitas vezes acaba sendo necessário trocar a esquadria por uma maior para garantir a circulação adequada de ar.

Uma maneira de verificar se a umidade vem do ambiente ou de dentro da parede é colocando um pedaço de papel alumínio sobre a mancha por alguns dias. Se aparecer manchas de bolor entre o papel e a parede, então a origem da umidade é interna. Mas se a mancha ficar no lado aparente do papel, a umidade vem do ambiente.

As paredes também podem sofrer com vazamentos de canos e tubulações, especialmente se a parede em questão ficar próxima de cômodos como banheiros, área de serviço ou cozinha. Nesse caso, não tem jeito. O quebra quebra será inevitável. É a única forma de resolver o problema.

Como tirar umidade da parede passo a passo

Como tirar umidade da parede passo a passo

Depois de analisar e tratar a causa da umidade, já é possível remover a mancha da parede e sanar o problema de uma vez por todas. Mas nem pense em pintar a parede antes de remover a mancha. Porque com certeza ela vai voltar.

Antes de pintar uma parede com mofo é importante limpá-la com água sanitária e sabão neutro. A dica é borrifar água sanitária na parede, aguardar alguns minutos – a mancha tende a reduzir e clarear sozinha com o produto – e só então passar uma esponja macia com sabão. Depois desse procedimento a parede já pode receber tinta.

Contudo, caso tenha detectado que a umidade vem do solo, então é necessário aplicar um impermeabilizante antes de pintar. Para isso, lixe e raspe toda camada de tinta na região afetada pela umidade, ampliando um pouco o local para garantir que todo o fungo seja removido. Em seguida, aplique um produto impermeabilizante. Após o período da secagem já é possível pintar a parede. Use de preferência uma tinta anti mofo para proteger ainda mais a parede.

Uma dica interessante para ajudar a proteger a parede do mofo e do bolor é aplicando uma demão de cal antes da pintura definitiva. Alguns pintores utilizam, inclusive, uma mistura de cal com cola branca para impermeabilizar toda a parede.

1. Evite a umidade dentro de casa

Evite a umidade dentro de casa

Melhor do que remediar é sempre prevenir. Afinal, manchas de mofo na parede não são um problema apenas estético, elas podem trazer complicações de saúde, especialmente para quem sofre com alergias, renites, sinusites e outros problemas respiratórios. Confira a seguir como evitar umidade dentro de casa:

2. Abra portas e janelas

Como tirar umidade da parede: abra portas e janelas

A circulação de ar é o principal remédio contra umidade. Deixe as portas e janelas abertas para que o ar circule e se renove dentro de casa. O mesmo vale para os móveis, especialmente guarda-roupas, deixe-os abertos de tempos em tempos para ventilar.

Nos meses de inverno, em que o ar é mais frio, deixe a casa respirar ao menos no período da manhã e no verão use e abuse do sol e do ar mais quente para que a umidade saia de vez do interior da casa.

3. Faça uma patrulha pela casa

Como tirar umidade da parede: faça uma patrulha pela casa

Tire um dia a cada seis meses, em média, para checar encanamentos, telhado, paredes e interior dos móveis. Verifique se há necessidade de substituir peças ou fazer reparos. Esse cuidado vai manter a umidade ainda mais distante da sua casa.

4. Desencoste os móveis da parede

Como tirar umidade da parede: desencoste móveis

Nunca deixe os móveis rentes com a parede. O ideal é manter uma distância mínima de cinco centímetros para que o ar possa circular entre o móvel e a parede. Mesmo assim, de vez em quando, confira se a parede está úmida. Caso note um pouco de umidade, desencoste ainda mais o móvel.

5. Use materiais que absorvam umidade

Como tirar umidade da parede: utilize materiais que absorvam a umidade

Espalhe pelos cômodos mais úmidos, como banheiro e cozinha, materiais que absorvam umidade. Os mais indicados são pedaços de carvão e de gesso. Eles sugam a água condensada no ambiente, impedindo que ela se precipite nas paredes.

6. Mude o revestimento da parede

Como tirar umidade da parede: remova o revestimento

Mas se mesmo com todos esses cuidados, a umidade insistir em permanecer na sua casa, experimente mudar o revestimento da parede. Os mais indicados para paredes que absorvem umidade são a cerâmica, o granito e o mármore. Alguns tipos de texturas possuem em sua fórmula substâncias que impermeabilizam a parede, você pode optar por elas também.

Agora é só curtir a sua casa com as paredes limpinhas e sem aquele cheiro desagradável de bolor. E, lembre-se ao menor sinal de umidade, abra todas as janelas.