Biblioteca em casa: como montar e 60 imagens inspiradoras

Por -

Muitos livros espalhados aí pela sua casa? Então que tal reunir todos eles e criar uma biblioteca em casa? Quem é apaixonado por leitura sabe o quanto os livros são importantes e especiais e, mesmo com o advento das versões digitais, nada substitui a sensação de folhear um livro, sentir o cheiro da tinta no papel e apreciar a bela capa como se fosse uma obra de arte.

Por isso, não pense duas vezes e comece a planejar hoje mesmo sua biblioteca particular. Não sabe como fazer isso? Não esquenta, nós vamos te dar todas as dicas, vem ver:

Como montar uma biblioteca em casa

O espaço perfeito

Existe um espaço perfeito para montar a biblioteca em casa? É claro que sim! E esse espaço é onde você se sentir mais acolhido e confortável. Ou seja, ter uma biblioteca em casa não quer dizer que você vai precisar dispor de um cômodo inteiro só para ela, isso significa, inclusive, que mesmo que você more em um apartamento pequeno também é possível contar com uma biblioteca particular.

Na verdade, qualquer cantinho funciona muito bem. Você pode montar a biblioteca no escritório ou no home office, na sala de estar, no quarto e até mesmo em locais menos prováveis, como embaixo de uma escada ou no corredor. O importante é que o local acomode todos os seus títulos de modo seguro, organizado e confortável. Contudo, vale apenas fazer uma ressalva: evite locais úmidos para montar a biblioteca, a umidade pode gerar mofo e bolor nos seus livros e não é isso que você deseja, não é mesmo?

Conforto e iluminação na medida certa

Independente do tamanho, a sua biblioteca caseira deve contar com dois elementos indispensáveis: conforto e iluminação. No que diz respeito ao conforto, é importante ter nesse espaço uma poltrona aconchegante capaz de receber qualquer morador da casa para um momento de leitura. Se possível, tenha a disposição também um apoio para os pés e um cestinho com itens básicos, como uma manta – para os dias frios – e uma almofadinha para acomodar melhor o pescoço e a cabeça. Outra dica é lançar mão de uma mesinha lateral junto à poltrona. Ela ficará sempre ali para quando você precisar descansar a xícara de chá, o celular ou os óculos.

Falando agora em iluminação. Se possível, faça sua biblioteca em um espaço da casa com luz natural abundante. Isso ajuda muito na leitura. Mas se não for possível, tenha pelo menos uma boa iluminação artificial. E mesmo na presença de luz natural, não dispense uma luminária, ela será extremamente importante para aquelas leituras noturnas.

Organização é importante

Vamos agora falar de organização. Quem tem muitos livros e revistas precisa criar um método próprio de organização que facilite o momento de buscar uma obra especifica. Você pode organizar os livros por titulo, por autor, por gênero ou pelas cores das capas. Escolha a forma que mais se ajusta ao seu estilo.

No caso de revistas, tente não acumular demais. Além de sobrecarregar o espaço da sua biblioteca, vai dificultar o processo de localização.

Limpar para conservar

Depois de tudo organizado, você deve ter apenas o trabalho periódico de limpar os seus livros. Isso pode ser feito com a ajuda de uma flanela seca. A limpeza é importante para eliminar o pó e evitar o surgimento de mofo nas obras. De tempos em tempos, folheie seus livros e deixe-os abertos um tempo para “respirar”. Em geral, recomenda-se uma limpeza por mês ou na medida que achar necessário.

Capriche na decoração

A decoração da biblioteca em casa é importante para que você se sinta acolhido e representado nesse espaço. Lembre-se que a biblioteca é um local de expressão cultural e artística e, consequentemente, acaba revelando seus valores, pensamentos e estilo de vida. Por isso, vale muito a pena pensar na decoração desse cantinho a partir dos elementos que mais fazem sentido para você. Mas antes de pensar em objetos decorativos, certifique-se de ter escolhido uma boa estante ou prateleiras para armazenar os livros. Esses móveis devem ser resistentes para suportar o peso e, no caso das prateleiras, precisam de uma instalação reforçada na parede.

O tamanho ideal para as prateleiras ou estantes é de 30 a 40 centímetros de profundidade, esse espaço é suficiente para armazenar desde os livros de literatura até revistas e os livros de arte e fotografia que tendem a serem maiores.

Na hora de pensar na disposição dos livros, uma boa dica é agrupá-los em dois sentidos: vertical e horizontal. Essa formatação cria um movimento interessante nas prateleiras e dá mais vida para sua biblioteca. Ah, e não se preocupe se os seus livros tiverem capas de cores e formatos muito variados, esse é o grande charme das bibliotecas. Aqui, a dica é escolher algumas obras para deixar com a capa exposta e dar aquele up na decor do espaço.

Por fim, selecione quadros, porta retratos, plantas e alguns outros objetos decorativos que tenham a ver com você e a sua casa para inserir entre os livros. Essa composição ajuda a criar uma harmonia e um respiro visual entre as prateleiras.

60 imagens de bibliotecas em casa para você conferir

Anotou todas as dicas? Então confira agora 60 imagens de bibliotecas em casa para você se inspirar e criar a sua:

Imagem 1 – Biblioteca em casa montada na sala de estar; repare que um dos critérios de organização dos livros é pela cor.

Biblioteca em casa montada na sala de estar; repare que um dos critérios de organização dos livros é pela cor

Imagem 2 – O pé direito alto dessa sala foi completamente utilizado para organizar a biblioteca particular em nichos feitos sob medida.

O pé direito alto dessa sala foi completamente utilizado para organizar a biblioteca particular em nichos feitos sob medida

Imagem 3 – Mini biblioteca no rack da sala de estar; um exemplo de que você não precisa de locais grandes ou específicos para os livros.

Mini biblioteca no rack da sala de estar; um exemplo de que você não precisa de locais grandes ou específicos para os livros

Imagem 4 – Aqui, a solução foi montar a pequena biblioteca em uma das paredes vazias do quarto do casal.

Aqui, a solução foi montar a pequena biblioteca em uma das paredes vazias do quarto do casal

Imagem 5 – Já esse outro quarto aproveitou o espaço maior para criar um espaço de leitura mega confortável.

Já esse outro quarto aproveitou o espaço maior para criar um espaço de leitura mega confortável

Imagem 6 – Biblioteca no quarto ou um quarto na biblioteca?

Biblioteca no quarto ou um quarto na biblioteca?

Imagem 7 – O home office é um ótimo local para montar uma biblioteca particular.

O home office é um ótimo local para montar uma biblioteca particular

Imagem 8 – Quem tem casa com pé direito duplo pode tirar proveito desse espaço extra para montar uma biblioteca aérea.

Quem tem casa com pé direito duplo pode tirar proveito desse espaço extra para montar uma biblioteca aérea

Imagem 9 – Biblioteca no corredor da casa; uma parede foi suficiente por aqui.

Biblioteca no corredor da casa; uma parede foi suficiente por aqui

Imagem 10 – Pense no local para sua biblioteca a partir da quantidade de livros que você tem.

Pense no local para sua biblioteca a partir da quantidade de livros que você tem

Imagem 11 – Um cantinho de estudos e leitura montado junto à biblioteca particular.

Um cantinho de estudos e leitura montado junto à biblioteca particular

Imagem 12 – Você não precisa de móveis super elaborados para sua biblioteca, aqui, por exemplo, foram usadas apenas prateleiras simples.

Você não precisa de móveis super elaborados para sua biblioteca, aqui, por exemplo, foram usadas apenas prateleiras simples

Imagem 13 – E se os livros ficarem muito altos, tenha uma escadinha por perto.

E se os livros ficarem muito altos, tenha uma escadinha por perto

Imagem 14 – Livros e objetos pessoais integram essa mini biblioteca particular montada no quarto.

Livros e objetos pessoais integram essa mini biblioteca particular montada no quarto

Imagem 15 – Uma poltrona confortável, uma mesinha lateral e uma luminária estrategicamente posicionada: elementos indispensáveis em uma biblioteca pessoal.

Uma poltrona confortável, uma mesinha lateral e uma luminária estrategicamente posicionada: elementos indispensáveis em uma biblioteca pessoal

Imagem 16 – Em uma composição mais rústica, essa biblioteca em casa é charmosa e acolhedora.

Em uma composição mais rústica, essa biblioteca em casa é charmosa e acolhedora

Imagem 17 – Uma passagem secreta entre as estantes de livro! Muito mágica essa biblioteca!

Uma passagem secreta entre as estantes de livro! Muito mágica essa biblioteca!

Imagem 18 – E olha esse projeto que lindo! As fitas de LED trouxeram um charme extra a biblioteca em casa.

E olha esse projeto que lindo! As fitas de LED trouxeram um charme extra a biblioteca em casa

Imagem 19 – Sabe aquele espaço vazio na parede que acompanha a escada? Você pode transformá-la em uma biblioteca!

Sabe aquele espaço vazio na parede que acompanha a escada? Você pode transformá-la em uma biblioteca!

Imagem 20 – O corredor extenso se tornou o melhor lugar da casa para receber os livros.

O corredor extenso se tornou o melhor lugar da casa para receber os livros

Imagem 21 – Uma biblioteca em casa pequena e muito charmosa.

Uma biblioteca em casa pequena e muito charmosa

Imagem 22 – Com um estilo mais clássico e sóbrio, essa biblioteca fez questão de manter apenas os títulos com capas semelhantes.

Com um estilo mais clássico e sóbrio, essa biblioteca fez questão de manter apenas os títulos com capas semelhantes

Imagem 23 – Mas se você não se importa muito com essa simetria, aposte em uma biblioteca colorida e variada, ao melhor estilo boho.

Mas se você não se importa muito com essa simetria, aposte em uma biblioteca colorida e variada, ao melhor estilo boho

Imagem 24 – Essa sala de estar moderna optou por colocar a biblioteca atrás do sofá; uma ótima alternativa.

Essa sala de estar moderna optou por colocar a biblioteca atrás do sofá; uma ótima alternativa

Imagem 25 – Um mezanino só para a biblioteca.

Um mezanino só para a biblioteca

Imagem 26 – Aqui, os nichos, que ajudam a setorizar os ambientes, foram usados como parte da biblioteca.

Aqui, os nichos, que ajudam a setorizar os ambientes, foram usados como parte da biblioteca

Imagem 27 – A cozinha ampla e espaçosa foi o lugar escolhido nessa casa para abrigar a biblioteca.

A cozinha ampla e espaçosa foi o lugar escolhido nessa casa para abrigar a biblioteca

Imagem 28 – O destaque dessa biblioteca volumosa vai para as capas voltadas para frente, selecionadas para compor a estética do ambiente.

O destaque dessa biblioteca volumosa vai para as capas voltadas para frente, selecionadas para compor a estética do ambiente

Imagem 29 – Móveis de design garantem um charme a mais para a biblioteca caseira.

Móveis de design garantem um charme a mais para a biblioteca caseira

Imagem 30 – A parede azul petróleo do home office ajudou a destacar os livros que vem na frente.

A parede azul petróleo do home office ajudou a destacar os livros que vem na frente

Imagem 31 – Uma parede coberta por nichos e livros.

Uma parede coberta por nichos e livros

Imagem 32 – Esse projeto é de admirar! O pé direito alto foi usado para montar a biblioteca que é acessada pelo mezanino.

Esse projeto é de admirar! O pé direito alto foi usado para montar a biblioteca que é acessada pelo mezanino

Imagem 33 – Tamanho não é documento quando o assunto é biblioteca em casa!

Tamanho não é documento quando o assunto é biblioteca em casa!

Imagem 34 – Biblioteca no quarto, logo atrás da cama.

Biblioteca no quarto, logo atrás da cama

Imagem 35 – Quem tem espaço de sobra em casa, pode se inspirar nesse modelo de biblioteca particular.

Quem tem espaço de sobra em casa, pode se inspirar nesse modelo de biblioteca particular

Imagem 36 – A quantidade de livros também não faz diferença, você pode ter muitos, como pode ter apenas alguns.

A quantidade de livros também não faz diferença, você pode ter muitos, como pode ter apenas alguns

Imagem 37 – Livros na estante e um futton confortável no chão: o cantinho de leitura está pronto!

Livros na estante e um futton confortável no chão: o cantinho de leitura está pronto!

Imagem 38 – Olha mais uma sugestão de como aproveitar a parede da escada para fazer uma biblioteca.

Olha mais uma sugestão de como aproveitar a parede da escada para fazer uma biblioteca

Imagem 39 – Essa pequena biblioteca super iluminada conta com uma poltrona de design e nichos em formato triangular.

Essa pequena biblioteca super iluminada conta com uma poltrona de design e nichos em formato triangular

Imagem 40 – Já nessa casa, a opção foi transformar o corredor em biblioteca.

Já nessa casa, a opção foi transformar o corredor em biblioteca

Imagem 41 – A luz difusa dá um toque todo especial e aconchegante para a biblioteca.

A luz difusa dá um toque todo especial e aconchegante para a biblioteca

Imagem 42 – Garrafas de vidro integram essa biblioteca particular.

Garrafas de vidro integram essa biblioteca particular

Imagem 43 – Se as suas estantes forem altas, não pense duas vezes para ter uma escadinha, olha como elas são charmosas!

Se as suas estantes forem altas, não pense duas vezes para ter uma escadinha, olha como elas são charmosas!

Imagem 44 – Essa parede divisória super moderna ganhou um nicho embutido para acomodar os livros.

Essa parede divisória super moderna ganhou um nicho embutido para acomodar os livros

Imagem 45 – Sala de estar com biblioteca; um dos melhores lugares da casa para receber os livros.

Sala de estar com biblioteca; um dos melhores lugares da casa para receber os livros

Imagem 46 – Essa casa de ambientes integrados valorizou os livros e deu a eles um bom espaço.

Essa casa de ambientes integrados valorizou os livros e deu a eles um bom espaço

Imagem 47 – Sala grande com pé direito duplo e biblioteca, um sonho não?

Sala grande com pé direito duplo e biblioteca, um sonho não?

Imagem 48 – Degraus para o conhecimento, literalmente! Mais uma ideia super criativa para montar a biblioteca em espaços pequenos.

Degraus para o conhecimento, literalmente! Mais uma ideia super criativa para montar a biblioteca em espaços pequenos

Imagem 49 – Você não precisa de muitas coisas para ter uma biblioteca, mas o pouco que precisa é indispensável, como uma boa entrada de luz, uma poltrona e, é claro, os livros.

Você não precisa de muitas coisas para ter uma biblioteca, mas o pouco que precisa é indispensável, como uma boa entrada de luz, uma poltrona e, é claro, os livros

Imagem 50 – Nessa sala, a parede azul ganhou nichos de madeira para organizar a mini biblioteca.

Nessa sala, a parede azul ganhou nichos de madeira para organizar a mini biblioteca

Imagem 51 – Livros e quadros: permita que esse espaço seja um difusor de arte e cultura.

Livros e quadros: permita que esse espaço seja um difusor de arte e cultura

Imagem 52 – Uma maneira diferente e pouco convencional de organizar os livros: com a lombada virada para trás.

Uma maneira diferente e pouco convencional de organizar os livros: com a lombada virada para trás

Imagem 53 – Nessa casa, os livros ajudam a marcar a linha que divide os ambientes.

Nessa casa, os livros ajudam a marcar a linha que divide os ambientes

Imagem 54 – Uma biblioteca sóbria e muito bem organizada para combinar com o restante da decoração da sala.

Uma biblioteca sóbria e muito bem organizada para combinar com o restante da decoração da sala

Imagem 55 – Já pensou em fazer a biblioteca na sala de jantar?

Já pensou em fazer a biblioteca na sala de jantar?

Imagem 56 – A biblioteca fica linda quando os livros são organizados por cores.

A biblioteca fica linda quando os livros são organizados por cores

Imagem 57 – A luz natural e os raios de sol ajudam a proteger os livros contra fungos e bolor.

A luz natural e os raios de sol ajudam a proteger os livros contra fungos e bolor

Imagem 58 – Livros entre os ambientes da casa.

Livros entre os ambientes da casa

Imagem 59 – Um bom lugar para organizar os livros é sobre a cabeceira da cama.

Um bom lugar para organizar os livros é sobre a cabeceira da cama

Imagem 60 – Disponha os livros na estante de modo horizontal e vertical, de forma a criar movimento e dinamismo na decoração.