Como organizar livros: 5 formas e 11 inspirações de organização

As principais formas de manter seus livros conservados e organizados na sua casa

Por -

Se um dos seus passatempos prediletos é a leitura, com certeza você é do tipo que acumula mais livros do que dá conta de ler. E o problema começa quando todo esse acervo precisa ser acomodado em algum lugar, de preferência um local que você tenha fácil acesso a eles e que mantenha o seu pequeno tesouro a salvo de problemas. Este artigo foi elaborado com dicas essenciais de como organizar livros:

Nem todo mundo tem espaço suficiente para criar uma verdadeira biblioteca em casa, por isso é importante aprender a organizar seus exemplares para não ficar soterrado em livros. E como fazer isso? Dá uma olhada nas nossas dicas de hoje:

Desapegue

A primeira dica do dia para os amantes dos livros é que desapegar é preciso. Existem livros que estão para sempre nas nossas vidas, pode ser algum de conteúdo técnico que serve de guru em momentos de dúvida profissional, ou até mesmo aqueles clássicos que vamos ler e reler em vários momentos da vida.

Mas existem livros que a gente compra por impulso, ou que a gente ganha e não gosta ou aqueles que a gente sabe que são dispensáveis. Comece a organização separando os volumes seguindo essa linha de raciocínio.

Um dos grandes benefícios dos livros é que eles são eternos. Você pode trocar o que não quer mais por títulos novos em sebos ou feiras, pode doar para instituições ou campanhas de leitura e pode presentear alguém.

Como organizar livros: conheça as principais formas

Depois de ter se livrado dos títulos que não faz questão de ter, é hora de pensar em uma maneira de organizar a sua estante com o que ficou. Existem diversas formas de organizar livros, basta encontrar a que mais se adapta ao seu jeito de ser:

1. Por ordem alfabética

Como o próprio nome já diz, a ideia é organizar os títulos por ordem alfabética. Esse método funciona bem para quem usa os livros com frequência, faz muitas consultas ao acervo e precisa encontrar os volumes com rapidez. É excelente para livros técnicos.

2. Por tamanho

Esse é um bom método de organização para quem tem espaços pequenos e precisa otimizar cada cantinho com o objetivo de caber mais e mais livros, claro. Escolha um canto e comece encaixando os livros mais altos, depois os de altura média e por fim os pequeninos. O visual fica ótimo, mas como os títulos estão encaixados de maneira aleatória, pode dificultar um pouco a localização de algum livro específico.

3. Por cores

Outra forma de organização que prioriza o visual. Separe os livros pelas cores das capas e agrupe-os de forma que todos os azuis fiquem juntos, todos os verdes numa outra seção e assim por diante. Outra ideia é formar uma composição degradê, juntando livros com tonalidades semelhantes para formar uma espécie de “arco-íris”.

4. Por gênero ou assunto

Essa é a forma de organização mais utilizada em bibliotecas pelo mundo. Aqui a ideia é colocar em cada sessão os livros que abordam os mesmos assuntos ou gêneros como romances, marketing, biografias, administração, finanças e assim por diante.

5. Por preferência

Esse é um método de organização bem subjetivo, pois vai leva em conta as suas preferências pessoais. Você pode criar uma sessão que contenha os livros que você gosta muito, os que são indispensáveis, aqueles que você precisa ter sempre à mão e aqueles que um dia você pretende ler.

6. Lidos e não lidos

Por fim, existe ainda a possibilidade de você separar seus livros por lidos e não lidos. Os lidos devem ficar mais ao fundo ou no final da sua estante e os não lidos devem ficar à mão. Aqui vale a pena misturar mais de um método, como por exemplo, organizar os não lidos por ordem alfabética ou por gênero.

Unindo o útil ao agradável

A disposição dos livros na sua casa pode se transformar também em formas criativas de decorar o seu lar. Pegue os volumes que você já não quer mais e monte um criado-mudo diferente empilhando todos eles ao lado da sua cama.

Livros de capa dura, grandes e pesados podem se transformar em ótimas bases para mesa de centro, basta colocar um tampo de vidro ou de madeira sobre eles.

Reutilize malas antigas, gavetas e caixotes de madeira para guardar seus livros e dar um ar moderno à decoração do ambiente. As pessoas que visitarem a sua casa vão amar essas ideias!

Para mantê-los na posição vertical, invista em aparadores. Esses acessórios são práticos e você pode encontrar em diversas cores, formatos e materiais conferindo personalidade à decoração da sua estante ou prateleira.

Dicas para manter seus livros conservados

Seus livros são seus tesouros, portanto mantê-los organizados não é somente uma forma de evitar a bagunça na sua casa, mas é também uma das maneiras de conservá-los corretamente e aumentar a vida útil da sua biblioteca.

  • Deixe seus livros em um local seco e arejado, que tenha uma boa circulação de ar e que não tenha umidade. Umidade em excesso facilita o surgimento de mofo que acaba com os livros.
  • Evite guardar os seus livros inclinados, o ideal é que todos fiquem em posição vertical ou deitados e empilhados para que não se deformem.
  • Se os volumes foram muito grandes e pesados procure não colocar mais do que três exemplares empilhados.
  • Seus livros precisam “respirar” e é bom que fiquem em um ambiente iluminado para evitar o mofo, mas evite luz direta sobre eles. A luz do sol danifica o papel, desbota a tinta da impressão e pode até entortar a encadernação.
  • Reserve um pano macio, pincel chato, algodão, acetona e borracha para compor o seu arsenal de conservação de livros.
  • A acetona, além de tirar a sujeira deixa os livros com cheirinho de novo, mas use somente na capa e nunca no miolo, e só se ela tiver aquela película plástica.
  • A borracha você vai usar na hora de tirar pequenas manchas, sujeiras e marcas amarelas das páginas.

Esses cuidados são essenciais para manter os seus livros em bom estado por muitos e muitos anos. E todo amante da leitura precisa aprender a cuidar da sua biblioteca pessoal, não é verdade?

Seguindo essas dicas básicas, você vai conseguir manter seus exemplares organizados e sempre limpinhos.

11 ideias de organização de livros na decoração

Imagem 1 – Sala de TV com prateleiras no topo da parede: aqui a escolha se dá pela organização por cores.

Sala de TV com prateleiras no topo da parede: aqui a escolha se dá pela organização por cores.

Imagem 2 – Estante com livros: cores separadas por nichos do móvel.

Estante com livros: cores separadas por nichos do móvel

Imagem 3 – Uma estante montada para decorar o ambiente com livros coloridos.

Uma estante montada para decorar o ambiente com livros coloridos

Imagem 4 – Livros abrigados em caixote de feira na mesa de escrivaninha.

Livros abrigados em caixote de feira na mesa de escrivaninha

Imagem 5 – Estante pequena com livros organizados por cor.

Estante pequena com livros organizados por cor

Imagem 6 – A organização também vale para o quarto infantil.

A organização também vale para o quarto infantil

Imagem 7 – Residência com nichos em drywall: lugar perfeito para posicionar os livros.

Residência com nichos em drywall: lugar perfeito para posicionar os livros

Imagem 8 – Organização por cores na estante da sala.

Organização por cores na estante da sala

Imagem 9 – Na separação de ambientes em apartamentos do tipo studio.

Na separação de ambientes em apartamentos do tipo studio

Apartamentos pequenos do tipo studio nem sempre comportam a divisão de espaços com paredes de alvenaria. A estante com nicho é uma ideia para usar nesta separação, basta então preenche-la com objetos decorativos e seus livros prediletos.

Imagem 10 – Intercale blocos com livros separados por itens de decoração.

Intercale blocos com livros separados por itens de decoração

Imagem 11 – Organizador criativo e funcional.

Organizador criativo e funcional