Brincadeiras de festa junina: conheça 30 opções variadas para animar o seu arraiá

Por -

Qual é a sua brincadeira de festa junina preferida? Pescaria, tomba lata, correio elegante? São tantas que fica até difícil escolher.

Simples, elas não exigem quase nada e podem ser feitas facilmente, sem a necessidade de materiais muito elaborados. Algumas, inclusive, podem ser preparadas com materiais recicláveis, dando um belo incentivo para sustentabilidade do planeta.

E, ao final, todo mundo pode participar e se divertir de montão.

Vamos lá então (re)descobrir 30 brincadeiras de festa junina para animar seu arraiá? Pode começar a separar as prendas.

30 brincadeiras de festa junina

1. Pescaria

A pescaria é aquela brincadeira clássica que não pode faltar em nenhuma festa junina. É simples e divertida.

Para montar uma pescaria você vai precisar de uma caixa grande de papelão ou algum outro recipiente grande que sirva para colocar os peixinhos.

Em seguida, recorte peixinhos de papelão (de preferência um papelão bem grosso que resista ao tempo da brincadeira).

Marque um número em cada peixinho (pode ser na parte de trás ou no rabinho). Os números servem para indicar a prenda que o jogador irá receber. Na boca de cada peixinho coloque uma argola.

Feito isso, distribua os peixinhos na caixa com areia. Faça varinhas de pescar e coloque na ponta de cada uma delas um fio de nylon com ganchinho.

O objetivo é “pescar” os peixinhos e conquistar a prenda desejada.

2. Tomba Lata

A brincadeira de tomba lata é outro clássico que não pode ficar de fora do arraiá. O objetivo dessa brincadeira é derrubar o maior número de latas possível ou todas elas.

Para montar a brincadeira você vai precisar de latas (refrigerante, milho, massa de tomate, achocolatado) que possam ser empilhadas. Quanto mais latas, mais desafiadora fica a brincadeira.

Depois é só formar uma pirâmide com elas, entregar uma bola na mão de cada jogador e esperar para ver quem derruba mais latas.

Você pode colocar areia, grãos de arroz ou feijão dentro das latas para deixá-las mais pesadas e aumentar o nível de dificuldade da brincadeira.

As prendas podem ser distribuídas de acordo com a quantidade de latas derrubadas.

3. Argolas

A brincadeira das argolas é muito tradicional também e todo mundo pode participar, testando habilidades de arremesso.

Para criar essa brincadeira você vai precisar de algumas garrafas e argolas, que podem ser de plástico ou feitas com garrafa pet revestida de jornal. As argolas só não podem ser muito leves, ok?

Depois é só fazer algumas fichas com números e colocar embaixo das garrafas para determinar os prêmios. Quanto mais argolas a pessoa conseguir acertar nas garrafas, mais prendas ela ganha.

4. Correio Elegante

O correio elegante é uma forma romântica e delicada de enviar recadinhos amorosos e apaixonados para aquela pessoa especial.

Para fazer o correio elegante, separe uma cesta bem bonita e faça cartãozinhos. Depois é só sair pela festa oferecendo o serviço de correio elegante. Lembre-se de levar uma caneta para que a pessoa possa escrever o recado.

Em seguida, basta entregar o cartão para a pessoa indicada no campo “para”.

5. Pau de Sebo

A brincadeira do Pau de Sebo é uma das mais desafiadoras e divertidas da festa junina. Muito popular no nordeste, essa brincadeira consiste em fincar um tronco alto no chão e untá-lo com sebo animal, deixando-o bem escorregadio.

No topo do pau de sebo deve ser colocado o prêmio, geralmente uma quantia em dinheiro. O objetivo é ver quem consegue chegar até o topo sem escorregar.

6. Corrida do Saco

A corrida do saco é aquela brincadeira que levanta o astral da festa. Para fazer é muito simples: basta providenciar sacos de estopa (vale pedir na padaria ou em outro comércio perto de casa) e distribuir para os participantes.

Depois é só pedir para os participantes “vestirem” os sacos e se posicionarem na linha de largada.

Ao final, distribua prendas para os que chegarem em primeiro, segundo e terceiro lugar.

7. Ovo na colher

A brincadeira do ovo na colher pode ser bem tensa, especialmente se o ovo em questão estiver cru.

A ideia é que os jogadores consigam atravessar uma distância pré-determinada equilibrando um ovo na colher. Mas com um detalhe: o cabo da colher deve estar na boca.

Ganha a brincadeira quem conseguir terminar o trajeto sem derrubar o ovo no chão. Se quiser evitar bagunça e sujeira, cozinhe o ovo antes. Outra possibilidade é usar bolinhas de ping pong no lugar do ovo.

8. Dança das cadeiras

A dança das cadeiras é perfeita para tirar todo mundo do sofá. Para isso, libere espaço e distribua as cadeiras formando um circulo. Mas para que a brincadeira dê certo o número de cadeiras deve ser menor do que o número de participantes. Ou seja, se dez pessoas forem participar da brincadeira, você deve colocar apenas nove cadeiras no espaço.

Em seguida, coloque uma música bem dançante para tocar e peça para os jogadores andarem em torno das cadeiras com as mãos para trás. Na hora que a música parar eles devem se sentar. Quem não conseguir se sentar, sai da brincadeira e leva uma cadeira junto.

Ganha quem conseguir sentar na última cadeira.

9. Boca do palhaço

Outro grande clássico das brincadeiras de festa junina é a boca do palhaço. Para fazer essa brincadeira você vai precisar de uma superfície lisa e grande, como uma grande chapa compensada de madeira, papelão ou EVA. Depois é só desenhar um palhaço e no lugar da boca deixar um buraco.

O objetivo da brincadeira é acertar bolinhas dentro da boca do palhaço. Cada pessoa tem direito a cinco arremessos e se acertar algum, ganha uma prenda.

10. Pula Fogueira

Pular fogueira é uma das brincadeiras mais típicas da festa junina. Como o próprio nome sugere, essa brincadeira consiste em pular sobre a fogueira, sem pisar ou cair sobre ela.

Só que isso pode ser um tanto quanto perigoso. Por isso, a sugestão é fazer uma fogueira de mentirinha usando papel celofane.

Daí é só chamar todo mundo para pular por cima da fogueira.

11. Rabo no burro

Que tal agora brincar de colocar o rabo no burro? Essa brincadeira é bem simples, mas garante boas risadas.

O objetivo é conseguir colocar o rabo no burro de olhos vendados. Para isso, cole na parede o desenho de um burrinho sem o rabo e faça, à parte, um rabo de papel ou tecido. Na ponta desse rabinho, coloque uma tachinha, velcro ou adesivo. Depois é só vendar os participantes e ver quem consegue colocar o rabo no burro.

12. Bingo

Quem nunca brincou de bingo em quermesse de festa junina? Essa brincadeira super tradicional também é uma boa pedida para descontrair e divertir os amigos, além, é claro, de ser uma chance de conquistar algumas prendas.

Para fazer o bingo, tenha em mãos cartelas e bolinhas numeradas e um saco ou globo para misturar as bolinhas.

13. Cadeia

A cadeia é uma brincadeira muito legal para trolar os amigos. Para essa brincadeira você vai precisar de um espaço onde possa prender alguém (um cômodo vazio ou até mesmo uma grande caixa de papelão).

Escolha alguém da festa para ser o carcereiro e ficar responsável por prender e soltar as pessoas.

Mas atenção: para que a pessoa seja solta ela precisa pagar uma prenda ou uma quantia de dinheiro ou então esperar que outra pessoa pague por ela.

14. Quebra pote

A brincadeira do quebra pote consiste em um pote de barro recheado de doces e outras guloseimas que deve ser colocado a uma certa distância dos jogadores. Cada um recebe uma pedra para atirar no pote.

O objetivo é quebrar o pote e correr para ver quem consegue pegar mais doces. 

15. Corrida do saci

A corrida do saci é muito parecida com a corrida de saco, só que com uma diferença: deve ser feita em uma perna só.

Aqui você também tem a opção de usar ou não os sacos.

16. Cabo de guerra

Quer uma brincadeira para animar geral? Então a dica é apostar no cabo de guerra. Não existe limite de participantes, nem de idade. Todo mundo pode brincar junto.

Para fazer o cabo de guerra você vai precisar de apenas uma corda resistente. Depois é só dividir a galera toda em duas equipes e fazer uma linha no chão para determinar a área de cada uma.

O objetivo da brincadeira é ver quem consegue trazer a outra equipe para o campo adversário. 

17. Corrida de três pés

A corrida de três pés também é garantia de muita risada e descontração na festa junina. Para fazer a brincadeira você vai precisar dividir os participantes em duplas. Em seguida, amarre a perna direita de um dos participantes na perna esquerda do outro. Eles vão ficar unidos, como se realmente tivessem três pernas, e deverão correr juntos, sem cair.

Depois é só dar a largada. A dupla que conseguir chegar primeiro ganha. 

18. Dança da laranja

A dança da laranja é um clássico. Muito simples e fácil de fazer, essa brincadeira exige apenas laranjas e uma música bem animada aos fundos.

Divida os participantes em duplas e peça para eles equilibrarem uma laranja entre a testa. Eles deverão dançar assim, sem deixar a laranja cair no chão.

19. Acerte o alvo

Acerte o alvo ou tiro ao alvo é uma brincadeira bem popular nas quermesses juninas. A ideia aqui também é simples: o jogador precisa acertar um alvo para ganhar a prenda.

Para isso, você pode disponibilizar arminhas de brinquedo ou bolinhas (vale até um estilingue). 

20. Corrida de sapatos

Uma brincadeira divertida e super legal é a corrida de sapatos. Você vai precisar apenas dos sapatos dos participantes para fazer essa brincadeira.

Ela funciona assim: todo mundo deve tirar os sapatos e colocá-los em um monte. Depois, deve-se formar duas filas que representam as duas equipes.

Em seguida, um participante de cada lado da fila deve correr para o monte, achar o próprio sapato e calcá-lo. A fileira que concluir a tarefa primeiro ganha.

21. Maça na água

Se tem festa junina, tem que ter a brincadeira da maça na água. Muito divertida e um tanto quanto desafiadora, essa brincadeira consiste em descobrir quem vai conseguir abocanhar a maçã primeiro.

Basta encher uma bacia grande com água e colocar algumas maçãs. Os participantes terão que pegar a maçã com a boca, sem usar as mãos. 

22. Corrida da bexiga

Outra brincadeira divertida para a festa junina é a corrida da bexiga. A ideia aqui é uma corrida de duplas onde a bexiga deve ser colocada na lateral do corpo dos participantes. Juntos, eles precisarão correr sem deixar a bexiga estourar ou cair no chão.

23. Passa chapéu

A brincadeira do passa chapéu é um misto entre passa anel e batata quente. Aqui, os participantes devem formar um circulo e, ao som da música, precisam ir passando o chapéu de mãos em mãos. O participante que estiver segurando o chapéu na hora que a música parar deve sair da brincadeira. 

24. Barraca do beijo

A barraca do beijo é uma atração muito popular nas quermesses juninas que tem objetivo de arrecadar dinheiro.

Para fazer uma você vai precisar de uma barraquinha e dois voluntários (geralmente um homem e uma mulher).

As pessoas da festa compram uma ficha e, assim, ganham o direito de dar um beijinho na pessoa que está na barraca.

25. Dança da vassoura

Outra brincadeira clássica para a lista: a dança das vassouras. Para organizar a brincadeira, pegue uma vassoura, coloque uma música para tocar e chame todo mundo para dançar. Uma pessoa deve ficar sem par e dançar com a vassoura. Quando a música parar, ela escolhe alguém para entregar a vassoura e, assim, fica com o parceiro ou parceira dessa pessoa.

26. Fotos divertidas

A festa junina pode e deve acompanhar os tempos modernos. Por isso, não deixe de animar a festa com plaquinhas e um painel divertido, onde os convidados podem fazer fotos engraçadas para as redes sociais. 

27. Cara na farinha

Que tal agora chamar todo mundo para brincar com a cara na farinha? Essa brincadeira é bem descontraída, mas faz uma certa bagunça. Por isso, é bom organizá-la em uma área externa.

Pegue pratos e encha com farinha de trigo. Depois coloque anéis (ou outro objeto pequeno) em cada um dos pratos. Com as mãos para trás, os participantes devem tentar encontrar o anel com a boca. Quem achar primeiro, vence a brincadeira. 

28. Corrida de carrinho de mão

A corrida de carrinho de mão, ao contrário do que você pode pensar, não é feita com aqueles carrinhos de pedreiro, apenas com pessoas. Como? Basta formar duplas. Uma das pessoas fica em pé e segura a outra pelos pés. Essa pessoa que estiver sendo segurada pelos pés deve caminhar com as palmas das mãos, como se fosse, de fato, um carrinho. Quem chegar primeiro, ganha.

29. Roleta

A roleta é uma brincadeira muito divertida, especialmente para quem gosta de combinar bebida alcoólica com jogos. Você vai precisar de uma roleta e prendas (pode ser doses de bebidas também). Cada jogador escolhe um número. Se a bolinha cair no número certo ou aproximado, a pessoa ganha. Caso contrário, ela deve beber uma dose.

30. Prenda no chapéu

A brincadeira da prenda no chapéu é bem simples e fácil. Tenha em mãos vários chapéus, uns dez mais ou menos, e dentro de cada um deles coloque uma prenda.

Na parte superior do chapéu marque um número. Peça para o participante sortear um número dentro de um pote ou saquinho. A pessoa receberá a prenda indicada pelo número sorteado.

E, então, qual dessas 30 brincadeiras você vai escolher para sua festa junina?