Casamento ao ar livre: dicas para organizar e decorar a data especial

Saiba como iniciar o planejamento e organização de um casamento ao ar livre + 60 ideias de decoração

Por -

Os casamentos ao ar livre estão arrebatando o coração dos noivos. E não é para menos. Nos casamentos ao ar livre toda a exuberância da natureza entra em cena e se torna elemento indispensável da cerimônia e da festa. Os noivos podem escolher o por do sol, o mar ou as montanhas como testemunhas, promovendo momentos inesquecíveis e cenários cinematográficos.

Via de regra, o casamento ao ar livre esbanja descontração. Mas não se engane com o aparente aspecto informal desse tipo de casamento, isso não significa, de modo algum, que esse dia tão especial será programado de qualquer jeito.

Longe disso, se a celebração não for bem planejada todo o casamento pode ir por água abaixo. Veja nesse post como planejar, organizar e decorar um casamento ao ar livre para que ele seja tudo aquilo que você sempre sonhou. Confira as dicas:

Como planejar e organizar um casamento ao ar livre

Comece escolhendo a data

A primeira coisa a ser definida no casamento ao ar livre é a data. Os meses de verão e inverno não são muito aconselháveis pelo extremo das temperaturas, podendo gerar desconforto para os convidados. Além do mais, o verão brasileiro costuma ser chuvoso, o que também não combina em nada com uma festa ao ar livre.

Prefira marcar a data no outono ou na primavera, sendo os mais indicados os meses de abril, maio, setembro, outubro e novembro. Mesmo assim, para garantir, providencie no local da festa um espaço coberto, capaz de proteger a todos do sol intenso, da chuva ou de um frio fora de hora.

Defina o local

Casamento ao ar livre na praia

Após decidirem a data, escolham o local. Certamente, vocês já devem ter uma ideia se desejam casar na praia, no campo ou em uma fazenda. Mas, esse é o momento de dar nome e endereço para o casamento.

Para casamentos na praia é necessário contar com uma autorização da prefeitura, estejam preparados também para lidar com olhares curiosos. Caso prefiram fugir da burocracia e da falta de privacidade, os noivos podem optar por um hotel ou pousada para realização do casamento. Muitos destinos contam com estrutura apropriada para cerimônias desse porte. Outro detalhe importante a ser levado em consideração é a data. Feriados prolongados ou meses de alta temporada deixam o litoral movimentado, o que pode ser um transtorno especialmente para os convidados, já que precisarão enfrentar congestionamentos, hotéis lotados e preços mais altos.

Casamentos em chácaras, sítios ou fazendas também precisam ser preparados com antecedência. Contudo, diferentemente dos casamentos na praia, as celebrações no campo são menos burocráticas. O casal precisará alugar um espaço ou, se tiver a possibilidade, emprestar de algum familiar ou amigo. Quanto mais próximo da maioria dos convidados melhor, assim você garante maior comparecimento à festa.

Seja no campo ou no litoral, procure saber como é o clima no local. Algumas cidades são extremamente quentes mesmo nos meses de outono e primavera, especialmente as do interior. Já no litoral, o vento e a maré podem soprar contra o casamento. Procure saber como esses fenômenos se comportam ao longo do ano na praia escolhida.

Outro detalhe importante é verificar se o local escolhido possui toda a infraestrutura necessária para um evento desse porte. Nesse item incluem acessibilidade para pessoas com necessidades especiais, estacionamento amplo, área coberta, quantidade suficiente de sanitários e cozinha equipada. Um espaço para crianças também é bem vindo.

Almoço ou jantar?

Casamento ao ar livre a noite

Data e local definidos, agora é hora de escolher o melhor horário para o casamento ao ar livre. Nesse item também constam alguns cuidados importantes. Casamentos onde será servido almoço, o mais aconselhável é realizar a cerimonia até às dez horas da manhã. Sirva um café da manhã reforçado para os convidados quando chegarem, assim eles ficam mais a vontade até o momento da refeição principal.

Os casamentos matutinos tem uma aura leve, suave e muito romântica e, combinam especialmente com cerimônias mais intimistas, com poucos convidados. Contudo, estejam prevenidos para o calor próprio do horário, a dica é reservar guarda-sóis ou montar tendas de tecido leve para os convidados se acomodarem e se protegerem.

Agora se vocês preferem um casamento mais tarde, opte por realizar a cerimônia por volta das 16h30 ou 17h. Assim, vocês terão o privilegio de dizer o tão esperado “sim” sob a benção do pôr do sol. As fotos certamente ficarão lindas.

Outra vantagem do casamento nesse horário é que tanto os noivos quanto os convidados podem aproveitar a beleza natural do dia e da noite. Porém, esteja prevenido para o ar mais frio ao fim do dia, comum em ambientes naturais. Tenha um espaço coberto ou, se a previsão do tempo indicar quedas mais bruscas de temperatura, considere até mesmo distribuir mini cobertores ou cachecóis para os convidados.

Orçamento para ao casamento ao ar livre

Orçamento do casamento

Pode parecer mais caro um casamento ao ar livre, mas saiba que esse tipo de festa pode ser mais econômico do que uma celebração convencional. Isso porque como o estilo do casamento é mais descontraído e até mais rústico, vocês conseguem economizar com diversos itens e, pode inclusive, fazer por conta própria a decoração e as lembrancinhas da festa, por exemplo.

O ambiente natural também dispensa muitos gastos relativos à decoração, já que o próprio local já funciona como cenário para o casamento.

De qualquer forma, é importante que os noivos definam um valor a ser gasto para a realização do casamento. Isso irá impactar na escolha do local, na quantidade de convidados, na decoração da festa e na escolha do buffet.

Dicas para decoração de um casamento ao ar livre

Depois de analisar todas as questões acima, você pode relaxar um pouco e começar a pensar na parte mais gostosa da festa que é a decoração. Tome nota das dicas abaixo:

Estilo do casamento

Casamento ao ar livre rústico

Um dos estilos mais comuns em casamentos ao ar livre é o rústico. Mas ele não é uma regra, os noivos podem optar por diversos estilos de casamento. Há opções de decoração minimalista, romântico, provençal, simples e até clássica. Opte por aquela que combine mais com vocês e retrate melhor a personalidade dos noivos. Veja também como decorar um casamento na praia, rústico, com azul Tiffany, ideias baratas e tendências 2018.

Contudo, esse tipo de casamento não combina com excessos. Portanto, nada de ostentação. Deixe esse estilo para os casamentos na cidade.

Paleta de cores

Casamento ao ar livre colorido

Outra vantagem dos casamentos ar livre é a possibilidade de usar cores mais variadas e que fogem do comum. Os noivos podem escolher combinações mais vibrantes, como o laranja e o rosa, o azul e o amarelo ou o vermelho.

Caso a escolha for por tons mais fortes, use de fundo cores mais neutras como o branco ou o bege, apenas para não sobrecarregar demais a decoração.

Mas caso desejem um casamento mais clássico e tradicional, os tons Off White são a escolha certa.

Flores, folhas e frutos

Mesa posta de casamento com flores

Um casamento ao ar livre precisa de flores, folhas e até mesmo frutos. Provavelmente, a própria natureza do local já dará isso a vocês, mas não custa nada reforçar um pouquinho.

Os arranjos podem ser mais descontruídos e informais, com flores do campo ou folhagens, por exemplo.

Se quiser economizar um pouquinho nesse item, escolha por flores da estação. Elas são mais baratas e também estarão mais bonitas.

Iluminação

Iluminação de casamento

Caso a festa esteja marcada para acontecer entre o período da tarde e da noite, capriche na iluminação. Uma dica é usar varais de lâmpadas que estão em alta na decoração e combinam perfeitamente com a proposta ao ar livre.

Chame as árvores para participar da festa e as enfeite com lanternas ou lâmpadas. A iluminação indireta ajuda a realçar a beleza de canteiros de flores também. Na praia, lanternas na areia completam a decoração com muito charme.

Faça você mesmo

DIY para casamento

O “Faça você mesmo” popularizado na internet pela sigla em inglês DIY – Do It Yourself – pode ser aplicado com muito sucesso na decoração de casamentos ao ar livre.

Com alguns vídeos tutoriais você aprende a fazer centros de mesa, painéis, lembrancinhas e até os convites.

Aproveite e entre na onda verde, trazendo para o seu casamento o conceito da sustentabilidade. É possível transformar garrafas de vidro, pallets e caixotes de madeira em lindos objetos decorativos. Solte a imaginação e saia à procura de ideias.

60 ideias criativas de decoração de casamento ao ar livre

Aproveite as dicas e comece a planejar o seu casamento ao ar livre, lembre-se que antecedência é fundamental para que tudo saia conforme o esperado. Mas antes, que tal dar uma conferida na linda seleção de imagens abaixo de casamentos ao ar livre?

Imagem 1 – Casamento ao ar livre bem tropical, decorado com abacaxis, costelas de adão e samambaias.

Casamento ao ar livre bem tropical

Imagem 2 – Pendentes de luz sobre a mesa dos convidados.

Pendentes de luz sobre a mesa dos convidados

Imagem 3 – Lounge ao ar livre.

Lounge ao ar livre

Imagem 4 – Oca de palha para o momento do “sim”.

Oca de palha para o momento do “sim”

Imagem 5 – Flores brancas resgatam o estilo clássico dos casamentos.

Flores brancas resgatam o estilo clássico dos casamentos

Imagem 6 – Aproveite a paisagem e deixe que ela decore o seu casamento; nessa foto o altar foi montado de frente para o lago.

Altar montado de frente para o lago / represa

Imagem 7 – Casamento na praia simples, mas muito bonito.

Casamento na praia simples

Imagem 8 – Contrate bons profissionais de foto e vídeo para garantir o melhor registro do seu casamento.

Contrate bons profissionais de foto e vídeo para garantir o melhor registro do seu casamento

Imagem 9 – Varal de lâmpadas cruzando a festa.

Varal de lâmpadas cruzando a festa

Imagem 10 – Se o sol vier forte, proteja os convidados com guarda-sóis.

Se o sol vier forte, proteja os convidados com guarda-sóis

Imagem 11 – Árvores integram a decoração de modo especial.

Árvores integram a decoração de modo especial

Imagem 12 – Cuidado para não atrapalhar a conversa dos convidados com arranjos.

Arranjos para mesa de casamento ao ar livre

Imagem 13 – Ao invés de várias mesas, use uma mesa única para os convidados, é mais econômico.

Mesa única para convidados

Imagem 14 – Arranjos sustentáveis feitos com potes de vidro e retalhos de renda.

Arranjos sustentáveis feitos com potes de vidro e retalhos de renda

Imagem 15 – Gramado bem cuidado dispensa o uso de tapetes.

Gramado bem cuidado dispensa o uso de tapetes

Imagem 16 – Sob a sombra de uma árvore, o bar da festa.

Sob a sombra de uma árvore, o bar da festa

Imagem 17 – Caso o local onde será realizado o casamento não possua uma área coberta, crie uma tenda de tecido claro e leve.

Tenda de tecido clara e leve para casamento

Imagem 18 – Casamento ao ar livre com decoração preta e branca.

Casamento ao ar livre com decoração preta e branca

Imagem 19 – Cadeiras metálicas criam contraste com a paisagem litorânea.

Cadeiras metálicas criam contraste com a paisagem litorânea

Imagem 20 – Casamento ao ar livre e decoração rústica formam uma combinação perfeita.

Casamento ao ar livre e decoração rústica

Imagem 21 – Plaquinhas sinalizam cada espaço da festa para os convidados.

Plaquinhas sinalizam cada espaço da festa para os convidados

Imagem 22 – Coreto dessa chácara foi usado como altar para a cerimônia.

Coreto dessa chácara foi usado como altar para a cerimônia

Imagem 23 – Casamento ao ar livre simples.

Casamento ao ar livre com decoração simples.

Imagem 24 – Palmeiras centenárias criam um cenário incrível para o casamento ao ar livre.

Palmeiras centenárias no cenário de casamento

Imagem 25 – Casamento na praia, mas sem pé na areia.

Casamento na praia, mas sem pé na areia

Imagem 26 – Casamento ao ar livre: arco de costelas de adão.

Imagem 27 – Casamento ao ar livre: sobre a toalha de três cores, arranjos de flores montados de modo descontraído.

Arranjos de flores para casamento ao ar livre

Imagem 28 – Piscina ganhou uma iluminação especial com as lanternas.

Iluminação especial com lanternas na piscina

Imagem 29 – E para os noivos, um par de cadeiras de madeira com a frase do casal.

Par de cadeiras para os noivos no casamento ao ar livre

Imagem 30 – Tenda romântica para receber os convidados.

Tenda romântica para receber convidados

Imagem 31 – Deck de madeira conduz os noivos até o altar na beira da praia.

Deck de madeira no casamento ao ar livre

Imagem 32 – Decoração clássica e sofisticada para esse casamento ao ar livre.

Decoração clássica e sofisticada para o casamento ao ar livre

Imagem 33 – Use tecidos rústicos e simples para a decoração como o algodão cru e a juta.

Tecidos rústicos para decorar o casamento ao ar livre

Imagem 34 – Uma cabine de fotos em meio às árvores.

Cabine de fotos no casamento ao ar livre

Imagem 35 – Um casamento ao ar livre monumental.

Casamento ao ar livre monumental

Imagem 36 – Sobre cada prato um vasinho de suculentas.

Vasinho de suculentas no casamento ao ar livre

Imagem 37 – Um caminho para o altar perfumado: vasos de lavanda, sálvia e manjericão.

Caminho para o altar perfumado

Imagem 38 – Para casamentos ao ar livre, aposte em uma decoração descontraída.

Decoração descontraída para casamento ao ar livre

Imagem 39 – A beleza mora nos detalhes (e na simplicidade).

Beleza dos detalhes no casamento ao ar livre

Imagem 40 – Decoração dessa cerimônia é o paredão verde.

Decoração dessa cerimônia é o paredão verde

Imagem 41 – Casamento ao ar livre rústico e aconchegante.

Casamento ao ar livre rústico e aconchegante

Imagem 42 – Lustre feito em formato de barco deixa à vista a temática da festa.

Lustre feito em formato de barco deixa à vista a temática da festa

Imagem 43 – Caminho feito de flores, literalmente!

Caminho com flores para casamento ao ar livre

Imagem 44 – Poucos convidados garantem um clima mais intimista para a festa.

Casamento ao ar livre com poucos convidados

Imagem 45 – Toda magia do entardecer.

Magia do entardecer na decoração de casamento ao ar livre

Imagem 46 – Com uma recepção dessas, os convidados podem não ir embora.

Recepção para os convidados

Imagem 47 – Recepção fica por conta da plaquinha na entrada da cerimônia.

Plaquinha na entrada da cerimônia de casamento ao ar livre

Imagem 48 – As singelas e delicadas flores do campo.

Flores do campo no casamento ao ar livre

Imagem 49 – Coração preenchido pela paisagem do local.

Coração preenchido pela paisagem no local da festa

Imagem 50 – Cerimônia com vista panorâmica.

Cerimônia com vista panorâmica

Imagem 51 – Espiral de mesas em casamento ao ar livre.

Espiral de mesas no casamento ao ar livre

Imagem 52 – Barzinho em um local tranquilo da festa de casamento ao ar livre.

Barzinho no local da festa

Imagem 53 – E o que acha de decorar com varais de toalhinhas de crochê?

Varais de toalhinhas de crochê

Imagem 54 – Casamento ao ar livre: drinques refrescantes para um casamento durante o dia.

drinques refrescantes para um casamento durante o dia

Imagem 55 – Casamento ao ar livre: menu de bebidas na madeira.

Menu em madeira para bebidas

Imagem 56 – As pedras formam o cenário dessa cerimônia ao ar livre.

cerimônia ao ar livre com pedras

Imagem 57 – Casamento ao ar livre tribal.

Casamento ao ar livre tribal

Imagem 58 – Casamento ao ar livre: altar de frente às cascatas de água.

Altar de frente às cascatas de água

Imagem 59 – Casamento ao ar livre: para refrescar, picolés de frutas e flores.

Para refrescar, picolés de frutas e flores.

Imagem 60 – Um bar feito com escada e mesa de tábuas.

Bar com escada e mesa de tábuas