Decoração de casamento faça você mesmo: 60 ideias incríveis DIY

Dicas práticas e fáceis de fazer na decoração de casamento no estilo DIY

Por -

Uma tendência dos casamentos atuais é apostar no estilo “faça você mesmo”, conhecido também pela sigla americana DIY – Do It Yourself. A melhor parte de organizar um casamento desse tipo – além de economizar horrores – é a possibilidade de personalizá-lo ao máximo, deixando a cerimônia e a recepção com a cara dos noivos. Saiba mais sobre a decoração de casamento faça você mesmo:

Antes de iniciar a decoração de casamento “faça você mesmo” é importante recrutar alguns amigos e / ou parentes próximos. Você vai precisar de uma mãozinha para que tudo saia perfeitamente, especialmente nas horas que antecedem ao evento.

Anote tudo o que você vai precisar comprar para fazer a decoração e inicie os preparativos daquilo que pode ser armazenado, assim você tem tempo para fazer tudo com calma e sem atropelos.

Continue acompanhando esse post e confira as melhores ideias de decoração de casamento “faça você mesmo”:

1. Mesa do casamento

As mesas do casamento podem ser lindamente decoradas por você mesmo. E, acredite, gastando bem pouco. Se você deseja investir em um casamento de estilo rústico fica ainda mais fácil partir para esse tipo de decoração DIY, já que os materiais utilizados podem ser facilmente encontrados e muitos deles até mesmo reaproveitados. Potes e garrafas de vidro, latas e caixas de leites podem se transformar em lindos centros de mesa quando revestidos com juta ou algum outro tecido, para finalizar use renda ou fitas de cetim.

Outra ideia é criar os próprios anéis de guardanapo. Existem modelos facílimos de fazer, com materiais que possivelmente você tem aí na sua casa. Para completar, una os talheres com alguma fita ou ráfia, caso a proposta seja uma decoração rústica, ou algum tecido mais nobre para decorações mais requintadas, depois é só posicioná-los sobre os pratos.

2. Painel ou varal de fotos

As fotos contam a história e a trajetória dos noivos. Vale a pena investir em um painel ou um varal de fotos dos noivos, sem dúvida os convidados irão adorar a ideia. Sem contar que não tem segredo nenhum em fazer isso. Aí é só escolher um bom lugar na festa para expor os bons momentos do casal.

3. Plaquinhas divertidas

As plaquinhas com frases divertidas estão na moda e os convidados adoram posar com elas. Escolha as que mais combinam com o casal e com os convidados, imprima, recorte e cole-as em um suporte. Esse é mais um jeito de animar a festa de casamento gastando pouco.

4. Convites de casamento

O conceito “faça você mesmo” também pode ser aplicado aos convites do casamento. Na internet é possível encontrar diversos modelos prontos para editar com as informações do casamento, mas caso um dos noivos ou algum conhecido tiver habilidades em design, vale recorrer a um modelo original e criativo. Lembre-se apenas que o convite é uma prioridade na lista, então, pense nele antes de tudo.

5. Iluminação

Você pode garantir um toque a mais na decoração do seu casamento apostando em uma iluminação diferenciada. É possível conseguir esse efeito com velas espalhadas pela festa ou nos centros de mesa, varais de lâmpadas e letreiros de LED.

6. Arranjos de flores

Um dos itens que costuma abocanhar grande parte do orçamento do casamento são as flores. Não pelas flores em si, mas pela mão de obra que as envolve. Pensar em fazer você mesma os arranjos de flores, tanto da cerimônia religiosa, quanto da festa, pode garantir uma boa economia. Mas para essa parte da decoração possivelmente você irá precisar contar com a ajuda de algumas pessoas, já que as flores são muito perecíveis e os arranjos devem ser feitos horas antes do casamento e, possivelmente, você não estará presente para isso.

O buquê também pode ser feito ao estilo DIY. Escolha suas flores preferidas e vá treinando o melhor formato.

7. Lembrancinhas

As lembrancinhas estão no topo da lista quando o assunto é “faça você mesmo”. Mas atenção para esse item. As lembrancinhas devem ter alguma utilidade para os convidados, senão irão para o lixo na primeira oportunidade e todo o seu tempo e dinheiro investidos nelas terá sido em vão. Vale a pena pesquisar bastante e oferecer como lembrancinha algo que seja relevante e tenha significado para os noivos.

8. Mural ou livro de recados

O mural ou livro de recados é uma forma muito bacana dos convidados expressarem seus votos de felicidades ao novo casal. Elabore algo que seja durável e resistente para que vocês possam guardar e folhear sempre que quiserem recordar o dia tão especial.

3 tutoriais de decoração de casamento faça você mesmo

Confira agora alguns vídeos tutoriais com passo a passo para decoração de casamento “faça você mesmo”. Você vai se surpreender com as ideias:

Casamento DIY: 3 ideias de decoração “faça você mesmo”

Veja nesse vídeo como fazer uma “chuva de amor”, uma lembrancinha em formato de vela e uma caixa de recados especial. Tudo muito fácil de fazer, vale a pena conferir.

Centro de mesa de casamento rústico: faça você mesmo

Se a ideia é apostar em um casamento rústico, você precisa assistir esse DIY. Nele, você vai ver como é simples e fácil decorar a mesa dos convidados. Separe garrafas, renda e juta e mãos à obra para fazer um casamento rústico e barato.

Coração de balões com flores: decoração fácil e barata de casamento

Quem disse que balões não podem ser usados em festa de casamento? Pelo contrário, eles são baratos e decoram com muita graça. Nesse vídeo, você vai aprender a fazer um arco em formato de coração cheio de flores.

60 ideias de decoração de casamento faça você mesmo (diy)

Inspiração nunca é demais, não é mesmo? Especialmente quando o assunto é decoração de casamento. Por isso, selecionamos 60 imagens lindas de decoração de casamento DIY ou “faça você mesmo” para você se apaixonar e começar, hoje mesmo, a planejar o seu:

Imagem 1 – Decoração de casamento faça você mesmo: nesse casamento, as flores gigantes decoram o teto junto com o varal de lâmpadas.

Flores gigantes na decoração de casamento faça você mesmo

Imagem 2 – A sugestão aqui são os balões dourados cheio de gás hélio; as fitas amarradas na base de cada balão ajudam a criar movimento e dão mais charme à decoração.

decoração de casamento faça você mesmo: balões dourados cheios de hélio

Imagem 3 – Decoração de casamento faça você mesmo: flores de hortênsia branca, comuns nas casas antigas, decoram os pequenos vasinhos que, juntos, formam a palavra “love”

decoração de casamento faça você mesmo: flores de hortênsia

Imagem 4 – Hexágonos azuis em tamanhos variados formam um painel diferente para compor a festa.

Hexágonos azuis

Imagem 5 – Decoração de casamento faça você mesmo: versos bíblicos foram pintados nas plaquinhas de madeira que conduzem os noivos até o altar.

Plaquinhas com versos bíblicos no caminho da noiva

Imagem 6 – Vasinhos de alumínio, flores brancas, conhecidas como flor de noiva, e fitas brancas decoram o corredor da cerimônia onde vai acontecer o casamento.

Vasinhos de alumínio, flores brancas e fita

Imagem 7 – Para uma decoração mais colorida: cortina de flores de papel.

Cortina de flores de papel

Imagem 8 – Decoração de casamento faça você mesmo: tão delicadas que parecem de verdade, mas as flores desse vasinho são de papel, só as folhas que são naturais.

decoração de casamento faça você mesmo delicadas

Imagem 9 – Nesse outro modelo, as flores de papel colorido foram colocadas dentro de uma lata.

Flores de papel colorido na decoração de casamento faça você mesmo

Imagem 10 – Decoração de casamento faça você mesmo: a ideia desse DIY é distribuir sais de banho como lembrancinha.

Sais de banho como lembrancinha

Imagem 11 – Um buquê simples e bem colorido para a noiva, no melhor estilo “faça você mesmo”.

Buquê simples

Imagem 12 – Decoração de casamento faça você mesmo: mensagens distribuídas nas paredes da festa.

decoração de casamento faça você mesmo

Imagem 13 – Decoração de casamento faça você mesmo: menu da festa fechado por uma tira de ráfia e decorado com um galho de alecrim.

Tira de ráfia na decoração de casamento DIY

Imagem 14 – E que tal distribuir vasinhos de suculentas como lembrancinhas de casamento? Uma ideia fácil, muito econômica e que com certeza os convidados irão adorar.

Imagem 15 – Decoração de casamento faça você mesmo: garrafas decoradas com tecido voil.

Imagem 16 – Decoração de casamento faça você mesmo: folhas artificiais e cola quente para criar esse letreiro verde.

Imagem 17 – Faça você mesma essa decoração também: luminária de fitas metalizadas douradas e corações de purpurina.

Luminária de fitas para decoração de casamento DIY

Imagem 18 – Painel florido: em cada tubo de ensaio uma flor.

Painel florido na decoração de casamento DIY

Imagem 19 – Decore a parede da festa com caixas de papelão e flores coloridas.

Caixa de papelão e flores coloridas na decoração de casamento faça você mesmo

Imagem 20 – Decoração de casamento faça você mesmo: painel luminoso de flores traz as iniciais dos noivos.

Painel luminoso na decoração de casamento faça você mesmo

Imagem 21 – Decoração de casamento faça você mesmo: pinte garrafas de vidro e faça desenhos nelas com canetinhas adequadas, depois é só montar os arranjos com as flores.

Decoração de casamento faça você mesmo: pinte garrafas de vidro

Imagem 22 – Decoração de casamento faça você mesmo: potinhos de vidro, juta e renda: o arranjo mais rústico, sustentável e fácil de fazer para casamentos.

Decoração de casamento faça você mesmo: potinhos de vidro, juta e renda

Imagem 23 – Decoração de casamento faça você mesmo: centros de mesa com vasos de terrário.

Decoração de casamento faça você mesmo: centros de mesa com vasos de terrário

Imagem 24 – E para decorar as cadeiras, mini caixinhas de presentes.

E para decorar as cadeiras, mini caixinhas de presentes

Imagem 25 – Decoração de casamento faça você mesmo: escolha uma frase, faça um molde, espalhe purpurina e veja o resultado: uma decoração personalizada, de custo zero e cheia de estilo para o seu casamento.

Decoração de casamento faça você mesmo: escolha uma frase, faça um molde, espalhe purpurina e veja o resultado

Imagem 26 – Decoração de casamento faça você mesmo: um buquê de noiva feito com flores azuis de feltro.

Buquê de noiva com flores na decoração de casamento faça você mesmo

Imagem 27 – Faça você mesmo essa lembrancinha perfumada para o seu casamento.

Lembrancinha perfumada para casamento faça você mesmo

Imagem 28 – Decoração de casamento faça você mesmo: espelho no centro da mesa é uma opção para deixar o visual da festa mais elegante sem precisar gastar uma fortuna.

Espelho no centro de mesa da decoração de casamento DIY

Imagem 29 – Decoração de casamento faça você mesmo: escolha a melhor foto de vocês para montar o convite de casamento.

Decoração de casamento faça você mesmo: escolha a melhor foto de vocês para montar o convite de casamento

Imagem 30 – Arranjo de mesa rústico de casamento para você copiar e fazer igual.

Arranjo de mesa rústico de casamento para você copiar e fazer igual.

Imagem 31 – Decoração de casamento faça você mesmo: cones de papel formam flores gigantes para decorar o casamento.

Decoração de casamento faça você mesmo: cones de papel formam flores gigantes para decorar o casamento

Imagem 32 – Para animar a festa e distribuir para os convidados: pandeiros feitos com renda e bolinhas douradas.

Para animar a festa e distribuir para os convidados: pandeiros feitos com renda e bolinhas douradas

Imagem 33 – Decoração de casamento faça você mesmo: copos de vidro de tamanhos variados receberam diferentes tipos de pinturas e acabamentos.

Decoração de casamento faça você mesmo: copos de vidro de tamanhos variados receberam diferentes tipos de pinturas e acabamentos

Imagem 34 – Decoração de casamento faça você mesmo: velas, flores e uma parede com linhas coloridas atrás.

Decoração de casamento faça você mesmo: velas, flores e uma parede com linhas coloridas atrás

Imagem 35 – Decoração de casamento faça você mesmo: cadeiras da festa de casamento decoradas com voil e flores.

Decoração de casamento faça você mesmo: cadeiras da festa de casamento decoradas com voil e flores

Imagem 36 – Decoração de casamento faça você mesmo: vai fazer o bolo também? Olha essa ideia.

Decoração de casamento faça você mesmo: vai fazer o bolo também? Olha essa ideia

Imagem 37 – Decoração de casamento faça você mesmo: mala ganhou uma nova função e passou a exibir as fotos dos noivos.

Mala ganhou uma nova função e passou a exibir as fotos dos noivos

Imagem 38 – Decoração de casamento faça você mesmo: arcos floridos estão em alta na decoração de casamentos, aproveite essa ideia simples e faça você mesmo.

Arcos floridos estão em alta na decoração de casamentos

Imagem 39 – Decoração de casamento faça você mesmo: saquinhos de tecido guardam os convites; repare que cada um leva uma foto diferente dos noivos.

Decoração de casamento faça você mesmo: saquinhos de tecido guardam os convites

Imagem 40 – Decoração de casamento faça você mesmo: ideia para os convidados pendurarem seus recados e felicitações.

Decoração de casamento faça você mesmo: ideia para os convidados pendurarem seus recados e felicitações

Imagem 41 – Decoração de casamento faça você mesmo: casamento rústico ganhou vasos de barro suspensos no teto.

Casamento rústico com vasos de barro

Imagem 42 – Decoração de casamento faça você mesmo: bolo de casamento decorado com origamis.

Bolo de casamento decorado com origamis

Imagem 43 – Decore seu casamento com corações de papel machê.

Decore seu casamento com corações de papel machê

Imagem 44 – Decoração de casamento DIY: Flores de lótus com velas no centro.

Decoração de casamento DIY: Flores de lótus com velas no centro

Imagem 45 – Decoração de casamento faça você mesmo: tinta spray e galhos de árvores; o resultado disso é o que você vê na imagem.

Tinta spray e galhos de árvores; o resultado disso é o que você vê na imagem

Imagem 46 – Painel para festa de casamento feito com tiras de papel.

Painel para festa de casamento feito com tiras de papel

Imagem 47 – Decoração de casamento faça você mesmo: distribua para os convidados tubinhos com papéis picados e celebre a união dos noivos.

Distribua para os convidados tubinhos com papéis picados e celebre a união dos noivos

Imagem 48 – Cortina de barbante e flores: ideal para decoração de casamento rústico.

Cortina de barbante e flores

Imagem 49 – Decoração de casamento faça você mesmo: use a imaginação e faça painéis com flores.

Use a imaginação e faça painéis com flores

Imagem 50 – Decoração de casamento faça você mesmo: bem casados em uma caixinha simples, mas cheia de charme.

Decoração de casamento faça você mesmo: bem casados em uma caixinha simples, mas cheia de charme

Imagem 51 – Eles não poderiam ficar de fora de uma decoração de casamento “faça você mesmo”: os aqui, os pallets formam um lindo painel para acomodar as flores.

Painel de pallet na decoração de casamento faça você mesmo

Imagem 52 – Decoração de casamento com festão.

Decoração de casamento com festão

Imagem 53 – Decoração de casamento faça você mesmo: na lousa, as datas que marcaram a vida do casal.

Decoração de casamento faça você mesmo: na lousa, as datas que marcaram a vida do casal

Imagem 54 – DIY: Buquê de noiva amarrado com flores de cetim de tamanhos variados.

DIY: Buquê de noiva amarrado com flores de cetim de tamanhos variados

Imagem 55 – Decoração de casamento faça você mesmo: talheres unidos por uma tira de papel com o nome de cada convidado, uma forma de marcar o lugar de cada um nas mesas.

Decoração de casamento faça você mesmo: talheres unidos por uma tira de papel com o nome de cada convidado

Imagem 56 – Decoração de casamento faça você mesmo: tsuru, pássaro de origami, decora a região onde fica a mesa do bolo do casamento.

Tsuru, pássaro de origami, decora a região onde fica a mesa do bolo do casamento

Imagem 57 – Flores de feltro são baratas e fáceis de fazer: ideais para um casamento DIY.

Flores de feltro para decoração de casamento DIY

Imagem 58 – Decoração de casamento faça você mesmo: cordão de estrelas brancas e douradas

Decoração de casamento faça você mesmo: cordão de estrelas brancas e douradas

Imagem 59 – Anéis de guardanapo feitos de papel.

Imagem 60 – Decoração de casamento faça você mesmo: arranjo simples e rústico de flores para decorar as cadeiras da cerimônia do casamento.