Cha de bebê: dicas de como organizar e 65 fotos de decoração

Siba como fazer um chá de bebê simples: da organização até os detalhes finais

Por -

A chegada de um bebê é sempre um motivo para comemorar! Nesse misto de emoções e ansiedade da espera do grande dia, não é só a mamãe e o papai que ficam sentimentais, quem acompanha de perto a gestação de um bebê com certeza tem sentimentos muito parecidos!

E para celebrar a construção de um cantinho para o novo membro da família, é muito comum que os familiares e amigos se unam aos pais para a construção do enxoval. Por isso, as festas de chá de bebê são tão comuns e queridas entre os papais, especialmente os de primeira viagem!
No post de hoje, vamos falar sobre como organizar um chá de bebê, com suas variações, a época ideal para fazer e outras ideias de decoração e planejamento que vão deixar sua festa ainda mais agradáveis!

Os diferentes tipos de festinhas para celebrar o bebê

Atualmente ouvimos falar sobre diversos tipos de festinhas feitas durante a gestação feitas para celebrar o próximo passo da família que se formou e a espera pela chegada do bebê. Em muitos casos, os nomes das festas mudam mas o formato, uma reuniãozinha de familiares e amigos ao redor da futura mamãe, com muita troca de presentes, comidinhas e alegria. Vamos falar sobre os diferentes tipos de festa e as características que as distinguem.

Chá de bebê

Montar o enxoval do bebê pode ser uma tarefa não só trabalhosa mas muito custosa, uma vez que existe uma lista extensa de produtos essenciais. Entre berço, guarda-roupas ou cômoda, trocador, roupas de cama, roupas, produtos de higiene, fraldas, mamadeiras, chupeta… a lista parece não ter fim e ter uma ajuda para completá-la é essencial. Por isso, os pais costumam oferecer uma festa para seus familiares e amigos próximos em troca de uma ajuda nos itens de menor porte como fraldas, roupas e acessórios.

É uma festa extremamente tradicional no Brasil e geralmente é realizada nos últimos meses de gravidez, especialmente durante o 7º, após a 30º semana de gestação.

Chá de fralda

No mesmo molde do chá de bebê, este estilo de festa se concentra no item de maior uso entre os bebês: as fraldas. É uma outra forma de economizar na chegada do bebê, uma vez que os pacotes de fraldas costumam ser caros e, nos chás de fralda, é possível formar uma boa reserva.

Chá de revelação

O chá de revelação é uma festa que está ganhando cada vez mais destaque e importância e em muitos casos, acaba substituindo ou sendo fundida com o chá de bebê.
Geralmente ocorre após a 20ª semana de gestação, quando os médicos já conseguem afirmar com 90% de garantia o sexo do bebê. A festa, organizada para revelar se é um menino ou uma menina para os familiares e amigos costuma reunir diversas brincadeiras que deixam o mistério no ar e os convidados ainda mais ansiosos. Em alguns casos, o segredo é também escondido dos pais, que contam com um amigo próximo para fazer a grande revelação durante a festa.

Como organizar o seu chá de bebê

Na questão da organização, é importante os pais fazerem um planejamento do que precisa ser feito para não ter nenhuma correria de última hora. Os checklists são mais do que bem vindos nesse momento! Para te ajudar, vamos dar algumas dicas do que que fazer para organizar a festa desde o princípio:

Escolhendo a data: O ideal para um chá de bebês é entre o 7º e o 8º mês de gestação, que já mostra a gravidez avançada da mamãe com a proximidade da chegada do bebê. Além disso, nesse período, a grávida não possui tantos incômodos como inchaço e enjoos, permitindo a ela aproveitar a comemoração sem problemas.

O horário ideal: Como os chás de bebês têm essa carinha de festa infantil, é comum que elas sejam realizadas durante a tarde, junto com o almoço ou brunch e finalizar com um cafezinho da tarde, no início da noite.

O local: Para essas comemorações, é sempre importante lembrar de duas coisas: a) ela não possui muitos convidados e b) não é pensado para ser uma festa extremamente cara. Por isso, a ideia de uma festa em casa é ideal, podendo até mesmo ser na casa dos futuros avós, mas com cuidado para o espaço comportar bem todos os convidados confortavelmente.

Quem chamar para essa festinha?: Familiares e amigos próximos são fundamentais, afinal, são eles que vão compartilhar a alegria da chegada do bebê são os fundamentais. Não é uma regra e você pode sim chamar pessoas mais distantes, mas a ideia é manter uma intimidade nesse momento mais delicado.

Convites: você pode escolher diversos tipos de convites físicos, virtuais ou até mesmo (se a sua lista de convidados for pequena), fazer um convite por telefone. Para isso, faça uma listinha básica com as informações importantes: data, horário e local (com mapa, no caso dos convites impressos ou virtuais). Além disso, muitos convites já vem com uma listinha de presentes que o convidado pode levar ou o endereço do site ou loja física onde você montou uma lista de presentes.

Comidinhas: como as festas costumam ser feitas durante a tarde, você pode escolher por um almoço completo ou brunch com lanchinhos, mas os aperitivos e salgadinhos são essenciais, além de docinhos como cupcakes, biscoitinhos artesanais e, claro, um bolo para fechar a comemoração.

O estilo perfeito: Você pode escolher temas para utilizar no seu chá de bebê! Além da decoração tradicional inspirada na delicadeza dos bebês, com carrinhos, berços, chupetas e mamadeiras, existem diversos outros temas que podem ser utilizados na decoração da sua festinha, como o clima safari, bailarina, campestre, etc. Não se esqueça que, uma vez escolhido o tema, é interessante que todos os detalhes da festa, do convite até as comidinhas, sejam pensadas nesse tema.

Jogos e atividades para animar: Para trazer mais diversão para a festa, é comum trazer brincadeiras e diversas prendas para os convidados jogarem. Uma das atividades mais envolventes é pedir para todos os convidados trazerem fotos pessoais de quando eram bebês ou crianças e quem jogar deve adivinhar quem é quem, se errar, paga uma prenda!

Dê uma olhada na nossa galeria para mais ideias de decoração e organização para montar o seu chá de bebê!

Imagem 1 – Mesa de docinhos com balões metalizados especiais para a ocasião.

Chá de bebê: Mesa de docinhos com balões metalizados

Imagem 2 – Cavalete com mensagem e muitas folhas e flores para anunciar a festa na porta de entrada.

Cavalete com mensagem e muitas folhas e flores

Imagem 3 – Biscoitinhos amanteigados decorados especialmente para esse evento!

Biscoitinhos amanteigados decorados

Imagem 4 – Atividades para divertir ainda mais os convidados: jogos de adivinhação com fotos de amigos e familiares nos seus primeiros anos de vida.

Atividades para divertir ainda mais os convidados no chá de bebê

Imagem 5 – Mesa arrumada para chá de revelação!

Mesa arrumada para chá de revelação

Imagem 6 – Trono especial para a mamãe e o bebê para a hora de abrir os presentes.

 Trono especial para a mamãe e o bebê

Imagem 7 – Lembrancinha de chá de bebê em celebração à vida: plantinha para todos levarem para casa, cuidarem e ver crescer.

Lembrancinha de chá de bebê em celebração à vida

Imagem 8 – Decoração de bolo com pasta americana celebrando a chegada da cegonha com o tão esperado bebê.

Chá de bebe Decoração de bolo com pasta americana

Imagem 9 – Use as roupinhas mais fofas que você já comprou como decoração da sua festa!

Roupinha para cha de bebê

Imagem 10 – Mesa de docinhos da festa com decoração festiva em papel.

Mesa de docinhos para chá de bebê

Imagem 11 – Os círculos de papel e os garlands temáticos da festa são super simples e baratos, economizando tempo e dinheiro na preparação da festa.

Decoração de chá de bebê simples e barato

Imagem 12 – Mesa de docinhos da festa: peça para os seus convidados completarem uma lista com os melhores desejos para o bebê.

Mesa de docinhos da festa

Imagem 13 – Decoração de chá de bebê com parede de bexigas coloridas: escolha diversos modelos e acabamentos numa mesma paleta.

Decoração de chá de bebê com parede de bexigas coloridas

Imagem 14 – Cupcakes decorados com pasta americana no tema bebês.

Cupcakes decorados com pasta americana no tema bebês

Imagem 15 – Canudos rosinhas para anunciar que “É uma menina!”

Canudos rosinhas para anunciar que “É uma menina!”

Imagem 16 – Decore seus presentes para as fotos com um toque da natureza em folhas e flores.

Decore seus presentes para as fotos com um toque da natureza em folhas e flores

Imagem 17 – Lembrancinha especial de chá de bebê: garrafinha de champagne para seus convidados celebrarem a chegada do bebê.

Lembrancinha especial de chá de bebê

Imagem 18 – Decoração de chá de bebê especial com coroa de flores para a cadeira da futura mamãe.

Decoração de chá de bebê especial com coroa de flores

Imagem 19 – Bolo decorado com pasta americana e um topper de carneirinho super fofo de biscuit.

Bolo decorado com pasta americana

Imagem 20 – Convite para chá de bebê em tons clarinhos e com um fecho super especial.

Convite para chá de bebê

Imagem 21 – Chá de fraldas diferente: ao invés de uma decoração inspirada no bebê, pense em decorar com o estilo da mamãe.

Chá de fraldas diferente

Imagem 22 – Cantinho das fotos! Pense em um mural especial ou em plaquinhas temáticas para os convidados entrarem no clima.

Cantinho das fotos

Imagem 23 – Menu do chá de bebê em uma apresentação impressa na decoração da mesa.

Menu do chá de bebê

Imagem 24 – Chá de fraldas de verão: sorvetinhos de frutas para refrescar o clima em formato de chupetas.

Chá de fraldas de verão

Imagem 25 – Decoração de chá de bebê inspirado na primavera:  ideia de nascimento por todos os símbolos.

Decoração de chá de bebê inspirado na primavera

Imagem 26 – Plaquinha com letras tipo de bar para você escrever mensagens para os convidados.

Imagem 27 – Pingentinho da abelha rainha que protege todos os seus filhotes: um mimo para as convidadas usarem sempre

Pingentinho da abelha rainha que protege todos os seus filhotes

Imagem 28 – Outra decór inspirada nos favoritos da mamãe.

Outra decór inspirada nos favoritos da mamãe

Imagem 29 – Decoração de chá de fraldas simples inspirada na natureza: arranjos de mesa e de parede com folhas de plantas tropicais para um toque de verde no ambiente.

Decoração de chá de fraldas simples inspirada na natureza

Imagem 30 – Pinhata cegonha – mais uma forma de se divertir com os convidados para retirar os doces de dentro da estrutura baseada no tema maternidade.

Imagem 31 – Mesa do bolo com painel tipo lousa para desenhar e escrever uma mensagem especial sobre este momento.

Mesa do bolo com painel tipo lousa

Imagem 32 – Bingo de chá de bebê! Outro tipo de jogo que você pode propor para jogar com seus convidados.

Bingo de chá de bebê

Imagem 33 – Mini carrinho de bebê como a lembrancinha mais querida e delicada dos chás de fralda.

Mini carrinho de bebê como a lembrancinha mais querida

Imagem 34 – Docinhos para se deliciar durante e depois da festa: biscoitinhos e cupcakes decorados com o tema bebê em rosa e azul.

Docinhos para se deliciar durante e depois da festa

Imagem 35 – Pesquise sobre drinks e bebidas não-alcoólicas para todo mundo poder se divertir na festa!

Bebidas para chá de bebê

Imagem 36 – Lembrança trouxinha – uma ótima forma de embalar lembrancinhas pequenas, como na trouxinha da cegonha,

Imagem 37 – Topper para cupcakes e docinhos “Oh, Baby”.

Imagem 38 – Topper personalizado com bandeirinhas para celebrar a chegada do bebê.

Topper personalizado com bandeirinhas

Imagem 39 – Chá de fraldas simples com poucas convidadas: pense em um brunch ou almoço especial.

Chá de fraldas simples com poucas convidadas

Imagem 40 – “Em breve” – latinha com o tema do chá de bebê e um lembrete da aproximação do grande dia.

Imagem 41 – O comprimento da barriga da mamãe – outra ideia de brincadeira para fazer com as suas convidadas.

Imagem 42 – Mesa de doces com muitas cores para celebrar com alegria a chegada do bebê.

Imagem 43 – Carrinhos de bebê de arame com docinhos – uma lembrancinha perfeita para distribuir para os convidados.

Imagem 44 – Decoração de mesa cheia de fofura – ursinhos de pelúcia fazem um arranjo super especial para este tipo de celebração.

Imagem 45 – Mais uma decoração com roupinhas de bebê – Bodies no varal.

Imagem 46 – Biscoitinhos amanteigados confeitados de lembrancinha – nesses aqui, além da decoração de glacê, papel de arroz estampado com uma ilustração.

Imagem 47 – Um detalhe da decoração – escadinha com flores, roupinhas e mamadeira do bebê.

Imagem 48 – Mais uma inspiração floral – Arranjo na mesa do bolo e flores gigantes de papel para decorar a parede.

Imagem 49 – chá de bebê – decoração com balões completam a ambientação do espaço.

Imagem 50 – Chá de revelação – mantenha o mistério e a curiosidade dos convidados até o grande momento da revelação do sexo do bebê.

Imagem 51 – Nesse clima de mistério, colete os palpites dos convidados – menino ou menina?

Imagem 52 – Independente do sexo do bebê e da cor escolhida – balinhas em rosa e azul para manter o mistério.

Imagem 53 – Decoração de parede com guirlanda de flores – símbolo de sorte e proteção também combina com este momento.

Imagem 54 – Mesa posta com uma mensagem especial dos futuros papais para os seus convidados.

Imagem 55 – Para os chás de revelação – dadinhos de bebê para te ajudar na hora da tão esperada notícia.

Imagem 56 – Xícaras para as suas convidadas como lembrancinhas do seu chá!

Imagem 57 – Ilustração da família esperando o bebê – uma decoração que com certeza vai chamar a atenção de todo mundo e vai ficar para os álbuns de família.

Imagem 58 – Rosinha nas flores e nos docinha para um chá de bebê para uma menininha!

Rosinha nas flores e nos docinha para um chá de bebê para uma menininha!

Imagem 59 – Decoração com balões para a mesa principal de docinhos em um chá de bebê com muitos convidados

 Decoração com balões para a mesa

Imagem 60 – Se inspire nas mamães da natureza na hora de basear sua decoração e convites para o chá de bebê.

Se inspire nas mamães da natureza na hora de basear sua decoração e convites para o chá de bebê.

Imagem 61 – Um calendário especial para uma contagem regressiva até o dia do nascimento do bebê.

m calendário especial para uma contagem regressiva

Imagem 62 – Chá de bebê tropical: água de coco como uma bebida especial e refrescante.

 Chá de bebê tropical

Imagem 63 – Para mais praticidade, as lojas de artigos para festas têm seções especiais para chás de bebês com descartáveis e diversas decorações.

Itens decorativo de loja

Imagem 64 – Quiz com os seus convidados! Outra atividade super divertida com diversas situações engraçadas e criativas com a temática maternidade.

Quiz para os convidados

Imagem 65 – Mesa temática! A mesa principal de doces direto no carrinho do bebê

Mesa temática