Decoração do Dia dos Pais: 60 ideias criativas com passo a passo

Veja lindas dicas de decoração para o Dia dos Pais com balões, gravatas, caixas, mesas e muito mais.

Por -

O Dia dos Pais é comemorado no segundo domingo de agosto, uma data importante onde os familiares podem organizar uma festa surpreendente, quando planejada do início ao fim.

Um bom caminho para iniciar a decoração é deixa a criatividade fluir — reserve um tempo para buscar referências e criar uma composição bacana para o ambiente. O principal objetivo é reunir o que ele gosta e inserir na ambientação de maneira inteligente, em harmonia com o local. Por exemplo, se o seu pai é fã de bebidas, procure montar um cantinho com carrinho bar e utensílios completos para preparar drinks. Desse modo, você deixa os convidados à vontade para também se aventurarem na preparação.

As cores e os objetos são essenciais na decoração — pense portanto em personalizar alguns produtos, por exemplo: garrafas de cerveja com rótulos temáticos impressos, gravatas que decoram a mesa e docinhos decorados.

O almoço é uma das opções mais clássicas para celebrar esse dia. Por isso, ouse bastante nos enfeites e harmonize com um jogo americano que se adeque ao estilo dele. Caso a sua casa seja pequena, você pode montar um canto de doces caprichado no aparador. Na parede, painéis com fotos e frases podem ser montados, além de serem ideais para quem possui crianças em casa — desta forma elas podem participar e soltar a criatividade na hora de homenagear seus pais.

Para aqueles que querem fugir da proposta do almoço, capriche começando pelo café da manhã. Uma bandeja com um cardápio que ele goste e uma mensagem carinhosa podem deixar esse momento especial!

Invista na personalidade do seu pai e crie uma decoração inesquecível! Pensando nisto, separamos algumas dicas para montar a decoração do Dia dos Pais em casa com soluções que agradam a todos:

Imagem 1 – Monte a mesa principal no aparador de casa.


Essa é uma ideia para quem possui pouco espaço na sala ou pretende montar uma mesa dedicada aos doces. Harmonizar as cores dos enfeites é uma etapa importante para que o visual fique bonito e a cara do seu pai. Os balões de papel são perfeitos para decorar as paredes e essa cartela de cores — marrom claro, branco e azul marinho — são uma escolha clássica para quem não quer errar.

Imagem 2 – Personalize os doces com o tema da celebração.


Os amantes de cozinha podem arriscar seus dotes e a sua criatividade na montagem dos doces. Nessa etapa, chame as crianças para participar dessa preparação especial.

Imagem 3 – Faça você mesmo o jogo de mesa:


Essa montagem foi feita a base de recortes e colagem. Observe que para isso, você deve ter em mente as cores que pretende utilizar.

Imagem 4 – Monte um espaço aconchegante no lado externo da casa.


Se você possui um quintal em casa, esse é o momento perfeito para usufruir esse cantinho. Lembre-se de deixa-lo bem confortável para as pessoas sentarem e se divertirem tranquilamente em volta da mesa.

Imagem 5 – Deixe as guloseimas com o ar temático.


Essa ideia é para os pais que amam pesca! Utilize os palitos de chocolate como referência e prenda uma cordinha em alguma bolinha para remeter ao anzol.

Imagem 6 – Você pode montar uma mesa utilizando o azul como cor principal.


O azul ainda é o queridinho para a proposta do Dia dos Pais. Para diferenciar a decoração utilizando apenas uma cor, procure brincar com a diversidade de tonalidades, podendo ir do mais intenso ao mais claro.

Imagem 7 – O tema mustache é uma opção perfeita para essa data!


Esse tema é conhecido pelo famoso bigodinho e é uma tendência do momento. O bacana é que ele combina com todas as idades e pode ser feito de diversas maneiras. Na decoração acima, os bigodes foram cortados em formatos diferentes para decorar a estante que já ocupava um lugar na casa.

Imagem 8 – A mesa P&B é uma opção clássica e versátil para qualquer estilo.


A decoração P&B é uma das opções para quem não quer errar na escolha da cartela de cores. O interessante é que esses itens são mais fáceis de serem encontrados e podem até utilizar o que você já possui em casa.

Imagem 9 – Monte uma lanchonete especialmente para seu pai.


As festas temáticas são uma maneira divertida para deixar o dia divertido do início ao fim. Se o seu pai é fã de fast food, você pode se inspirar nessa ideia de um mural simulando um cardápio de lanchonete.

Imagem 10 – Os itens básicos de decoração devem ser inseridos no ambiente.


Se quer deixar a sua casa com um visual diferente neste dia, faça algumas alterações como a troca de luminárias, um novo layout dos móveis, substitua os quadros antigos ou decore as paredes com arranjos.

Imagem 11 – Utilize cookies para montar medalhas personalizadas.


Com alguns itens de papelaria e imagens impressas você pode transformar o cookie em um item decorativo para a mesa.

Imagem 12 – Que tal iniciar o dia com o café da manhã na cama?


O café da manhã é uma ideia clássica que pode vir cheia de mimos e etiquetas personalizadas.

Imagem 13 – Utilize o papel pardo para forrar e personalizar a mesa.


Para quem procura uma ideia simples e econômica, aposte no papel pardo que pode receber uma composição junto aos itens dispostos na mesa.

Imagem 14 – O conjunto da mesa pode receber acabamentos como o couro e o xadrez.

Imagem 15 – Se procura algo simples e rápido, não deixe de fazer esses palitinhos em forma de bigode.

Imagem 16 – Utilize as melhores recordações para decorar a parede de casa.


As fotos são um item importante para relembrar os momentos com seu pai. Você pode montar através de um varal, coladas na parede ou em móbiles.

Imagem 17 – Mesa de café da manhã para o Dia dos Pais.

Imagem 18 – Marque o lugar dele com um troféu.

Imagem 19 – A coroa pode servir como suporte para as comidinhas.


A coroa pode ser feita com papel laminado e recortado do tamanho de cada suporte. Dessa forma você utiliza os utensílios que já possui e ainda decora a mesa de forma divertida.

Imagem 20 – Para algo mais requintado abuse do dourado.


O ideal é utilizar o dourado em detalhes específicos, inserindo-o de forma sutil na mesa. O branco e o preto são as opções corretas para a combinação com o dourado quando a proposta é uma festa masculina.

Imagem 21 – O quintal de casa pode se transformar em um espaço aconchegante para receber a família.

Imagem 22 – Jogo de mesa simples para o Dia dos Pais.

Imagem 23 – Utilize o azul como referência e vá brincando com as suas tonalidades.

Imagem 24 – Opte por uma comidinha que utilize a palavra “Pai”.

Imagem 25 – Outra opção é o jogo americano com acabamento jeans.


O jeans foi usado em pouquíssimos detalhes, mas nem por isso passou despercebido. Ele marcou presença no jogo americano, deixando tudo ainda mais rico com sua tonalidade bonita e textura diferenciada.

Imagem 26 – Monte um coffee bar caprichado logo pela manhã.

Imagem 27 – Os kits prontos de festa podem dar todo o charme para a decoração da sua mesa.


Comprar kits em lojas de decoração é uma ótima alternativa para quem possui pouco tempo para organizar o evento. Você pode encontrar kits prontos e montá-los em algum cantinho de sua casa! O bacana é investir em algum tema que lembre o seu pai, podendo até optar por um tema infantil como super-herói ou seu time preferido.

Imagem 28 – Personalize as garrafas de bebida para deixar o clima mais divertido.

Imagem 29 – Um simples cupcake pode receber essa plaquinha impressa feita por você mesma.

Imagem 30 – Se o seu pai gosta de bebidas, não deixe de montar um cantinho dos drinks!


O local do bar deve ser montado em algum espaço onde os convidados também tenham acesso. Deixe os acessórios e os ingredientes expostos para todos se sentirem livres para preparar um bom drink!

Imagem 31 – Utilize os utensílios de louça com uma mensagem especial para o seu pai.

Imagem 32 – Que tal uma degustação de cerveja para celebrar essa data?

Imagem 33 – O cupcake pode ser personalizado para decorar a mesa.

Imagem 34 – Faça etiquetas para colocar nas garrafas.

Imagem 35 – Monte um varal para decorar algum ambiente da sua casa.


O varal é uma forma simples e rápida de decorar. Para montar um lindo varal, pegue folhas de jornal e recorte-as em formato de bandeirinhas, depois, cole as letras sobre o papel. Você também pode alternar as bandeirinhas com fotos — para isso, use os grampos.

Imagem 36 – Mesa com tema construtor ou engenheiro para o Dia dos Pais.


Uma outra dica é utilizar a profissão que seu pai exerce para decorar a festa. Nesse exemplo, os filhos utilizaram trenas e ferramentas de construção para dar mais charme a mesa.

Imagem 37 – Para os pais que gostam de gastronomia, você pode personalizar os utensílios de cozinha.


O bacana é que você pode presentear seu pai com esses acessórios e ainda deixá-lo no comando na preparação do churrasco.

Imagem 38 – Faça uma composição harmônica com os itens que for utilizar nesse dia.

Imagem 39 – Porta-retratos podem ganhar uma mensagem temática.

Imagem 40 – Nessa ideia, o guardanapo foi transformado em formato de gravata.

Imagem 41 – Os bolos decorados também são bem-vindos!


O bolo é uma das formas de deixar a mesa mais atrativa. Utilizar temas como cerveja, time de futebol e profissão é uma das alternativas de escolher o bolo ideal. Outro exemplo, é um optar por um bolo simples e enfeitá-lo com topping e plaquinhas que destaquem a presença dele na mesa.

Imagem 42 – Para um ar mais rústico, utilize as estampas quadriculadas para decorar.

Imagem 43 – Mesa de almoço decorada para o Dia dos Pais.


Para os pais elegantes, os itens devem ser mais neutros, com poucas cores vibrantes e acessórios formais. Essa plaquinha feita em madeira é um item decorativo que pode ser colocado na mesa e deixar o local mais divertido.

Imagem 44 – As lousas com moldura decoram e ainda servem para deixar uma mensagem.

Imagem 45 – Opte por um painel inteiro e abuse de um desenho divertido!


Se o seu pai for extrovertido e ama uma festa, abuse de cores fortes e frases divertidas.

Imagem 46 – As plaquinhas podem decorar e ainda presentear o seu pai.


Os quadrinhos podem ajudar na ambientação nesse dia, depois disso, seu pai pode utilizar para decorar o criado-mudo ou o escritório.

Imagem 47 – Se você é um artista, procure você mesmo fazer uma imagem da família para presentear.

Imagem 48 – As paredes devem receber algum item decorativo.

Imagem 49 – Se for um almoço informal, opte por itens mais clássicos.


O almoço simples também deve ser montado com muito estilo. Nesse exemplo, temos o sousplat de palha e o prato de plástico, o resultado foi uma combinação agradável para um almoço em família.

Imagem 50 – Decoração para festa de Dia dos Pais.

Imagem 51 – Decoração para churrasco no Dia dos Pais com balões.


Para decorar o almoço do Dia dos Pais, coloque um arranjo de bexigas junto com os balões metalizados com a palavra “Pai”. Essa é uma forma simples, para quem não quer investir em um jogo de mesa com estampas, sousplat, guardanapos e toalhas.

Imagem 52 – Para os pais jovens, elabore uma decoração bem divertida!


Na organização da decoração da mesa é preciso acrescentar estilo, como por exemplo: arrumar os itens em forma de camisas, gravatas, cintos e outros objetos.

Imagem 53 – Para uma festa temática: procure inserir imagens de gravatas.

Imagem 54 – Realce as cores na montagem da mesa.

Imagem 55 – Faça uma festa temática neste dia.

Imagem 56 – Monte plaquinhas com ajuda do papel, tesoura e palitos altos.


Esses enfeites são fáceis e decoram seu bolo para deixá-lo com a cara desta data especial.

Imagem 57 – Mesa decorada com a frase “Melhor pai do mundo”.

Imagem 58 – Que tal organizar um piquenique para seu pai?


Tudo deve ser motivo para deixar o dia mais alegre. Você pode organizar um piquenique no quintal de casa ou em um parque próximo onde moram. Não esqueça dos detalhes básicos como uma toalha, almofadas, comidinhas de mão e um cooler para manter as bebidas geladas.

Imagem 59 – Os copos podem receber os suportes temáticos.

Imagem 60 – Seja criativo e monte uma mesa divertida!


Veja que bacana essa composição que deixa a mesa mais elegante. Além de diferente, ela pode ser montada apenas para demarcar o lugar do seu pai na mesa.

Ideias de decoração do Dia dos Pais passo a passo

Agora que você ja viu todas as referências, que tal começar hoje mesmo a fazer em casa um pequeno presente para esta data especial? Nos videos tutoriais abaixo você encontra o passo a passo com instruções práticas:

1. Faça você mesmo uma embalagem de presente com grava

2. Como fazer uma caixa surpresa para o Dia dos Pais

3. Ideias de presentes baratos para fazer no Dia dos Pais

4. Presente barato para fazer com chocolate

 

error: Dê um PIN nas imagens para compartilhar!