Chuveiro pingando: o que pode ser? Veja dicas para arrumá-lo

Por - Atualizado em:

O banho acabou, mas o chuveiro continua lá… pingando água. Essa é uma cena muito comum e que felizmente pode ser resolvida de maneira simples.

Mas antes de colocar a mão na massa é importante entender o que está por trás desse chuveiro pingando, mesmo estando desligado, já que para cada causa existe uma solução diferente. Confira as dicas a seguir:

Chuveiro pingando: o que pode ser?

Além do incomodo do barulho das gotas de água batendo no chão, o chuveiro pingando ainda pode resultar em um aumento na conta de água, já que com o passar das horas e dos dias essas pequenas gotas podem resultar em até 50 litros de água escorrendo, literalmente, pelo ralo. Isso sem contar o problema ambiental, uma vez que a água é um recurso cada vez mais valioso.

Confira então quais os principais motivos do chuveiro pingando:

Chuveirinho

Quem diria, mas o problema do chuveiro pingando pode estar no chuveirinho. Isso é muito comum nos chuveiros elétricos e o motivo é simples: a água acumulada no chuveirinho faz pressão no equipamento fazendo com que ele acabando vazando e pingando.

A solução, porém, é rápida e fácil. Basta abrir o chuveirinho e aguardar até o escoamento total da água acumulada.

E lembre-se sempre de fechar o chuveirinho antes de fechar o registro de água para evitar que isso aconteça novamente.

Erro na montagem do chuveiro

O seu chuveiro passou recentemente por algum reparo ou manutenção? Então pode ser que o problema esteja na montagem do equipamento. Caso ele tenha sido mal encaixado, o pinga pinga pode estar vindo daí.

A solução aqui também é muito simples. Você precisa apenas abrir o chuveiro e fazer o encaixe correto das peças, aproveite também para escoar o excesso de água. Depois é só encaixá-lo novamente no lugar.

Anel de vedação

Outra causa do chuveiro pingando é o anel de vedação. Com o passar do tempo e a frequência de uso, esse anel sofre desgastes permitindo que a água passe pelo equipamento gerando o vazamento.

Para solucionar esse problema você deve apenas trocar o anel de vedação. Essa peça é facilmente encontrada em lojas de construção a preços bem acessíveis. Para não ter dúvida na hora de comprar a peça, a dica é remover o anel do chuveiro e levá-lo com você até a loja.

Registro

O registro do chuveiro pode ser outra causa por trás do pinga-pinga. Com o tempo de uso, a rosca de vedação do registro acaba ficando desgastada, impedindo que o chuveiro feche corretamente.

Por isso, vale a pena fazer essa verificação também. Caso confirme o problema, a solução é trocar a peça. Só isso!

Vazamento nos canos

Por fim, o chuveiro pingando pode ser consequência de um vazamento nos canos e tubulações. Essa, infelizmente, pode ser uma situação em que você precise contar com o auxilio de um encanador, especialmente se o problema estiver na tubulação interna, que corre por dentro das paredes.

Para confirmar essa possibilidade, investigue os outros motivos primeiro. Se nenhum deles indicar o problema, então muito provavelmente você terá que chamar um profissional.

Como arrumar chuveiro pingando

Como arrumar chuveiro pingando

Como você pode notar, não é difícil arrumar um chuveiro pingando. Mas é importante contar com algumas ferramentas básicas e tomar certos cuidados para garantir a sua segurança e uma manutenção adequada. Veja as dicas:

  • Feche o registro do chuveiro e o coloque na posição fria ou modo desligado. Em seguida, desligue a chave geral de energia para evitar choques e danos elétricos nos equipamentos.
  • Providencie as ferramentas necessárias para o reparo. De modo geral, é importante ter em mãos uma chave de fenda, uma chave de boca, uma faquinha com ponta para auxiliar na limpeza e um pano seco e macio.
  • Comece retirando o chuveiro da parede. Escoe o excesso de água e abra o aparelho. Verifique o anel de vedação. Se for necessário trocar, providencie uma peça nova, faça a substituição tomando cuidado para encaixá-la corretamente. Monte tudo e reinstale o chuveiro no lugar.
  • Enquanto estiver com o chuveiro aberto e desmontado aproveite para limpá-lo, especialmente os buraquinhos por onde passa a água. Com o uso é provável que esses buraquinhos acabem impregnando sujeira, dificultando a saída de água.
  • Mas se dentro do chuveiro estiver tudo ok, então você precisa examinar o registro. Para isso, retire-o da parede com a ajuda de uma chave de boca.
  • Observe o estado do anel de borracha que fica localizado na haste do registro. Se notar qualquer sinal de desgaste, faça a substituição da peça. Lembrando de levá-la com você para não haver dúvidas no tamanho e modelo.
  • Com o novo anel de vedação em mãos, você deve agora providenciar a troca apenas substituindo um pelo outro. Monte o registro novamente e veja se o problema foi solucionado.
  • Caso o chuveiro ainda esteja pingando, você pode verificar se o problema não está na rosca do registro. Essa peça também sofre desgastes com o tempo de uso. Se perceber que a peça está danificada, então a solução é trocar o registro inteiro.

Viu só? Consertar um chuveiro pingando não é nenhum bicho de sete cabeças. Agora é só ir lá e acabar com a pingadeira de uma vez por todas.