Brincadeiras de chá de panela: confira 60 ideias para você experimentar

Por -

Descontrair, dar risada, brincar e, claro, pagar alguns micos. Essa é a essência de um legitimo chá de panela com brincadeiras.

Antigamente, quando a noiva não tinha dote, era comum reunir as amigas e a família para arrecadar presentes e recursos para o tão sonhado casamento. O tempo passou e o que antes era uma necessidade, hoje virou diversão.

Agora, o chá de panelas alcançou status importante dentro do planejamento do casamento e pensar em cada detalhe é fundamental para garantir um dia leve e agradável.

Por isso, selecionamos nesse post algumas dicas e 60 ideias de brincadeiras de chá de panela para você se inspirar, dá só uma olhada:

Brincadeiras chá de panela: dicas

  • Existem centenas de dezenas de brincadeiras diferentes que você pode planejar para o chá de panela, acontece que nem todas vão se encaixar com o seu perfil e o perfil das suas convidadas. Portanto, nossa primeira dica é avaliar as preferências das suas amigas e buscar brincadeiras que tenham a ver com elas, assim tudo fica mais divertido.
  • Mesmo que todos os convidados gostem de brincadeiras não é legal ocupar todo o evento com elas. Selecione entre 3 e 4 atividades diferentes e deixe o restante do tempo livre para o pessoal conversar, comer e se distrair.
  • Caso o chá de panelas seja do tipo misto, onde os homens também participam, tenha cuidado de não realizar brincadeiras que possam constranger os convidados, ok?
  • Estipule um tempo de duração total para o chá de panela e um outro tempo só para abertura dos presentes, dessa forma você garante que o evento não fique cansativo.
  • Cuidado com os micos ou castigos que irá planejar para as brincadeiras. Algumas pessoas simplesmente não suportam coisas do tipo e, nesse caso, é sempre bom ter uma ideia extra para não chatear ninguém.
  • Verifique com antecedência tudo o que será necessário para realizar as brincadeiras. Algumas ideias sugerem prendas como lembranças ou o uso de adereços. Tenha tudo em mãos para não passar sufoco na hora.
  • Chame uma ou duas amigas para te ajudar na organização do chá de panela, tanto nos dias que antecedem a data, quanto no dia do evento.

Confira agora 60 ideias de brincadeiras para um chá de panela memorável

Imagem 1 – Ring shots (copos em formato de anel)

Essa brincadeira pode ser usada junto com qualquer outra brincadeira e a ideia é bem simples: quem perder o desafio bebe o shot da bebida.

Imagem 2 – Verdade ou Desafio

A clássica brincadeira do verdade ou desafio pode ser levada para o chá de panelas, basta adaptar as perguntas para o contexto do evento.

Imagem 3 – Adivinhe como vai ser o vestido na noiva

A ideia aqui é pedir para as convidadas desenharem como vai ser o vestido da noiva. Quem chegar mais perto do modelo correto, ganha.

Imagem 4 – Adivinhar se as frases se referem ao noivo ou noiva

Faça uma lista com frases que tanto o noivo, quanto a noiva diriam ou dizem com frequência e peça para os convidados adivinharem a quem pertence.

Imagem 5 – Encontre as palavras e decore os cupcakes

Um simples caça palavras pode ajudar o deixar o chá de panelas mais divertido.

Imagem 6 – Jogo do emoji

Uma brincadeira simples e divertida, na qual as convidadas terão que associar os emojis a algum fato, história ou característica do casal. Quem acertar mais, ganha.

Imagem 7 – Love Bingo

No bingo do amor ao invés de serem sorteados números, as convidadas marcam na cartela os presentes que foram abertos pela noiva. Quem completar primeiro, ganha.

Imagem 8 – Quem é o noivo?

Essa é uma brincadeira super divertida para fazer com a noiva em um chá de panelas misto. Basta pedir para o noivo e os amigos formarem uma fila e a noiva, com os olhos vendados, terá que “achar” o noivo.

Imagem 9 – Casais famosos

Crie uma lista de duplas. Depois escreva cada um de seus nomes em pedaços de papel diferente. Coloque um cartão em cada assento e instrua os convidados a encontrar a outra metade.

Imagem 10 – Jogo do avental

Esse jogo é para quem é bom de memória! Cada pessoa deve receber um papel e uma caneta. Enquanto isso, a noiva sai com os utensílios domésticos pendurados no avental e caminha por 2 minutos em frente aos convidados. Após esse tempo, ela se retira e os jogadores devem anotar o máximo de utensílios de cozinha que lembrarem no período de 3 minutos.

Imagem 11 – Adivinhe quem é!

Peça aos convidados do chá que escrevam seus apelidos pouco conhecidos (românticos ou não) em tiras e, em seguida, pendure os papéis em um quadro bonito (como esta tela de coração). Leia em voz alta cada nome, pedindo que escrevam seus palpites sobre qual apelido corresponde a qual convidado.

Imagem 12 – Detalhes do casamento

Peça aos participantes para adivinhar os detalhes do casamento, desde o esquema de cores até as flores. Quem acertar mais vence!

Imagem 13 – Frisbee

O objetivo do jogo é derrubar a garrafa do oponente com o frisbee e acumular pontos.

Imagem 14 – Adivinhe o presente!

Nessa brincadeira os noivos recebem um presente e precisam adivinhar o que tem dentro do pacote. Caso eles acertem, a pessoa que deu deverá pagar um castigo escolhido pelos noivos. Caso errem, a pessoa quem presenteou pode escolher o castigo para eles pagarem.

Imagem 15 – Jogo de cartas

A ideia aqui é usar um jogo de cartas com “tarefas” e “castigos”. A medida que se vai cumprindo o que as cartas pedem, tanto a noiva, quanto os convidados ganham pontos.

Imagem 16 – Quem conhece melhor a noiva?

Monte uma lista, semelhante a referência acima, com itens contraditórios sobre as preferências da noiva. Exemplo: sopa ou salada, vinho ou cerveja, praia ou campo, ficar em casa ou sair e etc. Quem acertar mais, ganha um brinde da noiva!

Imagem 17 – Jogo de dados

O jogo de dados é um clássico que permite vários tipos de brincadeiras, além de ser a própria brincadeira. Use-os como quiser.

Imagem 18 – DIY com as convidadas

Chame as amigas para criarem peças únicas e criativas a partir de técnicas DIY. Você pode ainda estipular brindes ou castigos para quem cumprir as tarefas.

Imagem 19 – De olhos fechados

Coloque uma venda na noiva e a faça descobrir os presentes ou outros objetos. Se errar, paga mico.

Imagem 20 – Pictionary (imagem e ação)

Divida os convidados em duas equipes e defina o cronômetro por cerca de um minuto e deixe-os desenhar e adivinhar o máximo de palavras possível nesse período. A equipe com maior acerto no final vence! O legal é montar uma lista que tenha relação ao casamento: anel, presente, gravata, flores e etc.

Imagem 21 – Quem sou eu?

Escreva nome de pessoas, lugares ou coisas com significado para a noiva. Na hora de jogar, cole o papel nas costas e o grupo terá que adivinhar o que está escrito. A dificuldade está que as perguntas só devem ser respondidas em “sim” ou “não” e terão apenas 5 chances para acertar. Quem errar, já sabe, paga prenda.

Imagem 22 – Voltando a infância!

Quem não se lembra dessa brincadeira favorita da infância?  Crie esse origami e preencha com tarefas como “Faça um brinde” ou “Conte sua história de amor”.

Imagem 23 – Declaração de amor

Essa brincadeira pode ser feita pela noiva ou pelas convidadas. Alguém que está à frente da organização sorteia objetos aleatórios e mostra a noiva ou a convidada (quem foi escolhida para fazer a declaração). O desafio está em se declarar tentando encaixar o nome do item escolhido em seus dizeres. Por exemplo: o objeto é pregador. Quem irá fazer a declaração deve usar a palavra pregador em algum momento.

Imagem 24 – Jenga Game

Construa uma torre de peças de madeira e peça para que cada pessoa retire uma e a devolva para o topo. Quem deixar cair,  perde a brincadeira e paga prenda.

Imagem 25 – Quiz do amor

Nessa brincadeira os noivos ficam sentados de costas para o outro. Alguém faz uma pergunta ao casal, que precisam escrever as respostas em uma lousa e ambos devem levantar a lousa juntos. Se um dos dois errar, deve pagar um castigo.

Imagem 26 – Mensagem no balão

Escreve uma mensagem para os noivos no balão para criar uma decoração divertida no Chá de Panela.

Imagem 27 – O tempero do amor

Em pratinhos coloque tipos diferentes de temperos como: salsinha, cebolinha, alho, orégano, entre outros. Depois a noiva, com os olhos vendados, terá que adivinhar qual é o tempero.

Imagem 28 – Descubra quem é o galã

O desafio é descobrir quem é a pessoa da fotografia através de dicas coladas na foto. Se a noiva descobrir, a convidada pega uma prenda, do contrário, é a noiva.

Imagem 29 – Pong drink

Encha vários copos com algum drink ou outra bebida e divida os convidados em dois grupos, onde cada um ficará com uma bolinha. O objetivo é acertar a bolinha em um dos copos. Quando o grupo erra, bebe, quando acerta e o grupo adversário quem bebe o que está no copo.

Imagem 30 – Jogo do anel

Cada convidado deve escolher aleatoriamente um tipo de anel para usar durante o Chá. Os anéis são referentes ao time dos convidados (noiva e noivo). No final da celebração, essa lista será revelada e o grupo que tiver utilizando mais anéis ganha!

Imagem 31 – Vestido de papel

Monte um grupo de 3 ou 5 pessoas (dependendo do número de convidadas), cada equipe irá escolher uma que será a modelo, e será produzido um vestido todo de papel higiênico. O tempo será de 5 minutos para cada equipe produzir e colocar toda sua criatividade nessa noiva múmia. Quando o tempo acabar, a equipe apresentará seu trabalho e a noiva oficial irá escolher o que mais gostou. As vencedoras ganham um presente especial!

Imagem 32 – Ele ou ela?

Faça uma lista de perguntas sobre os noivos e peça para os convidados acertarem a quem se refere.

Imagem 33 – Jogo do paladar

Peça ao casal que responda  separadamente um questionário. Depois, peça ao par que tente adivinhar as respostas um do outro na frente do grupo, com apenas algumas pistas.

Salgado:  Qual dos traços de personalidade do seu parceiro temperou o relacionamento?

Sour:  Ao resolver uma luta, quem tenta fazer as pazes primeiro e como?

Amargo:  Quais das travessuras de seu parceiro você já se apaixonou, mesmo que tenha começado como uma das suas irritações pessoais?

Doce:  Que presente ou ato de bondade criado por seu parceiro está no topo da lista, na sua opinião?

Savory:  Que piada, paródia ou ato empregado pelo seu futuro cônjuge provavelmente o fará rir nas próximas décadas?

Imagem 34 – Concurso de receitas

Os convidados escrevem suas melhores receitas para os futuros cônjuges fazerem juntos, o prato favorito deles vence.

Imagem 35 – Quebra cabeça dos noivos

Em vez de um livro de visitas, faça um quebra-cabeça personalizado com os nomes da noiva e do noivo. Coloque as peças em um pote junto com uma placa pedindo aos convidados que deixem uma mensagem em cada peça.

Imagem 36 – Competição de coquetéis

Monte uma bancada com ingredientes para drinks e peça para as convidadas fazerem uma bebida exclusiva. O drink vencedor pode conter no cardápio do casamento, se não, todas se divertem fazendo e bebendo!

Imagem 37 – Aula de culinária

Essa ideia é especialmente adequada se você estiver organizando um chá com tema de culinária ou cozinha. Contrate um chef profissional para dar aos convidados uma aula de culinária simples, com base nos alimentos favoritos da noiva. Depois, todos se sentam e desfrutam da maravilhosa refeição que ajudaram a preparar.

Imagem 38 – Abra os presentes!

Aproveite o momento da abertura dos presentes para deixar o chá mais divertido. Vale incorporar alguma brincadeira nesse momento.

Imagem 39 – Arremesso de anel

Faça uma brincadeira de arremesso com anéis e teste a mira das convidadas.

Imagem 40 – Caixinha de receitas

Deixe uma caixinha na mesa para que cada convidado escreva alguma receita para o casal

Imagem 41 – Quantos chocolate Kisses tem no pote?

Peça para os convidados deixarem o palpite em uma lista. Ao final, faça a contagem e presenteie quem chegar mais perto do resultado.

Imagem 42 – Quantos anos a noiva tem?

Monte uma dúzia de fotografias da noiva, mostrando-a em diferentes idades. Mostre as imagens em algum lugar onde todos possam ver e peça aos participantes que digam qual a idade da noiva em cada foto.

Imagem 43 – Adivinhe as peças no bolo

Para jogar, você criará um bolo cheio de toalhas e utensílios de cozinha. Deixe os convidados darem uma olhada no bolo e remova-o da sala. Distribua essas cartas e peça aos convidados que lembrem o que estava no bolo para anotar. Traga o bolo de volta e veja quem se lembra mais das coisas.

Imagem 44 – Sessão da tarde

Reúna uma lista de filmes românticos (pode ser os preferidos da noiva!) e monte uma brincadeira divertida. Através de dicas as convidadas devem acertar qual filme se refere. Quem acertar mais, pode ganhar um par de ingressos para o cinema ou alguma lembrancinha que a noiva preparou.

Imagem 45 – Wed libs

Este jogo inspirado no Mad Libs é muito divertido e fácil de jogar. Tudo o que você precisa fazer é criar um modelo relacionado ao casamento para preencher os espaços em branco.

Imagem 46 – Adivinhe o presente

Quando a convidada chegar ao chá de panela, ela escreve em um papel as principais características do presente. A brincadeira inicia quando a noiva for abrir os presentes, de acordo com as pistas que estão no papel. Se a noiva não acertar, ela recebe um castigo, mas se acertar o castigo vai para a convidada.

Imagem 47 – Jogo da bolsa

Divida as convidadas em duplas ou grupos. O time recebe pontos por cada item que tem em suas bolsas, o que fizer a menor pontuação paga uma prenda.

Imagem 48 – Desafio do telefone

Este é um jogo divertido de jogar no início da noite, porque afrouxa todos e os faz falar e rir! Antes da festa, imprima uma cópia da lista de desafios do telefone para a anfitriã. Em seguida, imprima e recorte uma etiqueta de prêmio para cada garota que estiver jogando. Encha um recipiente de balas para cada menina. Quando chegar a hora de brincar, as meninas esvaziarão o doce sobre a mesa na frente delas. A anfitriã lerá os itens, um de cada vez, na lista de desafios do telefone. Se as meninas tiverem esse item em seu telefone, elas adicionarão o número de balas em seu contêiner que coordena com o valor do prêmio na lista de desafios. Quem tiver mais balas no recipiente no final do desafio vence, mas na verdade todo mundo ganha porque fica com os doces!

Imagem 49 – Ela pode citar três?

Neste jogo, você tem apenas alguns segundos para pensar! Antes da festa imprima e corte os cartões de jogo. Empilhe-os com o texto voltado para baixo no centro da mesa, junto com uma garrafa de sua bebida favorita. Dê a cada garota um colar de shot. Se revezam ao desenhar cartas e tentando nomear três coisas nessa categoria dentro de um determinado período de tempo. Se você não pode citar três coisas antes do tempo acabar, coloque esse colar de shot para trabalhar! O período de tempo pode ser o que você quiser, com base na rapidez com que as meninas respondem. Comece com 15 segundos e aumente ou diminua conforme necessário. Isso pode ser reproduzido durante toda a noite, e não de uma só vez, se você quiser beber um pouco mais.

Imagem 50 – Mais provável que…

É divertido e garante muitas risadas! Antes da festa, imprima e corte os cartões de jogo. Coloque-os virados para baixo no centro da mesa. Dê a cada jogador um quadro de giz e uma toalha de papel para apagar. Se revezam ao desenhar cartões e lê-los em voz alta para o grupo. Todos escrevem o nome da pessoa que acham mais provável que faça o que está indicado no cartão, e todos mostram seus quadros ao mesmo tempo. Esteja pronto para muitas risadas!

Imagem 51 – Ele disse, ela disse!

Você conhece bem o casal? Antes da festa, baixe e imprima uma cópia da folha de jogo e os rótulos “ela disse” e “ele disse” para cada jogador. Recorte os rótulos e cole um em cada palito de madeira. Será assim que os jogadores votarão. Faça à noiva e ao noivo as perguntas e circule qual delas respondeu a cada uma. Na hora do jogo, ofereça as placas a cada jogador e leia as perguntas em voz alta, uma de cada vez. Os jogadores seguram suas placas para fazer sua oferta sobre quem eles acham que disse o quê. Para adoçar o jogo, dê a cada jogador um coração de chocolate embrulhado no papel alumínio cada vez que adivinhar corretamente.

Imagem 52 – Proíba os convidados de falar algumas palavras durante o evento, quem falar paga uma prenda

Imagem 53 – Pinhata

Coloque uma venda na noiva e faça-a acertar a pinhata.

Imagem 54 – Fotos do celular

Separe em equipes e quem bater o maior número de fotos de acordo com os requisitos da lista ganha! Exemplo: tire uma selfie com o garçom, bata uma foto com um estranho etc.

Imagem 55 – Pool party

Se você planeja fazer a festa no verão e que tenha acesso a uma piscina, essa é a dica perfeita! Compre boias divertidas, jogue jogos na água e tenha um dia inesquecível com suas amigas!

Imagem 56 – Caça ao tesouro

Ajude a noiva a se preparar para o seu grande dia enviando as damas em busca de alguns tesouros bem escolhidos, escondidos no local da festa. Monte charadas e seja criativo para incluir objetos especiais para ela.

Imagem 57 – Jogo do anel

Faça com que a noiva complete os cartões ‘Wifey’s Life’, enquanto o time da noiva completa os cartões ‘Diamond Dare’. Em seguida, revele-o para ‘arremessar o anel’ para descobrir se você tem que responder uma pergunta sobre ‘Wifey’s Lifey’ ou tentar um ‘Diamond Dare’. Se responder errado, a pessoa tem que tomar uma bebida!

Imagem 58 – Roleta de bebidas

A roleta de bebidas pode ser usada em qualquer brincadeira para determinar o “castigo” de cada jogador.

Imagem 59 – Monte o buquê

Neste jogo, as mulheres tentam fazer o melhor buquê ou arranjo central, utilizando o método DIY. O arranjo vencedor pode ser o buquê oficial no grande dia ou elas podem levar suas belas criações para a casa.

Imagem 60 – Verdadeiro ou Falso

Escolha um amigo ou familiar do noivo e um da noiva. Eles terão que contar uma história, que ninguém conhece, o parceiro terá que dizer se é verdade ou mentira.