Como abrir garrafa de vinho sem saca rolhas: 6 truques eficientes para você seguir

Por - Atualizado em:

Toda pessoa amante de vinho já esteve na situação de querer abrir uma garrafa para saborear e, então, perceber que está sem saca-rolhas. Seja porque você não está em casa, porque o saca-rolhas quebrou ou está sumido, ninguém merece ficar sem vinho só por não saber como abrir a garrafa sem um abridor, certo? Por isso, separamos algumas dicas práticas e simples de como abrir garrafa de vinho. Siga a leitura e fique por dentro!

Há várias maneiras diferentes de abrir uma garrafa de vinho sem utilizar o bom e velho saca-rolhas. Trouxemos aqui alguns truques incríveis e muito eficazes para ter certeza de que você irá poder curtir o seu vinho em qualquer lugar! Quer aprender como abrir garrafa de vinho sem saca-rolhas? Não perca as dicas abaixo!

1. Como abrir garrafa de vinho empurrando a rolha

A forma mais simples de abrir um vinho sem um abridor é, sem dúvidas, empurrando a rolha para dentro da garrafa ao invés de tentar tirá-la. Esta técnica não compromete em nada a bebida e nem causa prejuízos no sabor do vinho, entretanto, pode ser que durante o processo de empurrar a rolha para dentro, alguns pequenos fragmentos dela caiam no líquido. Para resolver isso, basta passar o vinho por uma peneira ou decantador antes de servir que ele voltará a ser perfeito.

O passo a passo é muito simples, acompanhe:

  • Primeiro, retire o lacre do vinho usando uma faca para expor a rolha;
  • Depois, utilize um objeto cortante e pontiagudo para fazer um furo na rolha, pode ser uma faca ou um prego. A ideia aqui é fazer um furo profundo na rolha, para que o ar de dentro da garrafa saia e, assim, libere a pressão interna para facilitar na hora de empurrar a rolha para dentro;
  • Então, pegue um objeto cilíndrico menor do que o gargalo da garrafa e que tenha a base achatada para utilizar para empurrar a rolha para baixo.Caneta ou o cabo de talher são ideais para este passo!
  • Agora, basta empurrar a rolha para baixo! Tome cuidado para não quebrar a garrafa e para não espirrar vinho para fora durante o processo.

Simples, não é mesmo? Com esta dica, você não ficará sem apreciar o seu vinho!

2. Como abrir garrafa de vinho com isqueiro

Outra forma muito útil e prática de abrir vinho sem saca-rolhas é fazendo uso de um isqueiro ou maçarico. O calor da chama faz com que o ar presente no interior da garrafa de vinho se expanda e, assim, aumente a pressão do lado de dentro da garrafa. Com isso, a rolha é empurrada para cima e pode ser retirada com facilidade!

Siga o tutorial abaixo para abrir a sua garrafa de vinho com um isqueiro:

  • Comece retirando o lacre do vinho com o auxílio de uma faca. Para este truque, você precisará retirar o lacre por completo e não somente a parte de cima dele!
  • Após se livrar do lacre, use o isqueiro ou maçarico para aquecer o pescoço da garrafa de vinho. Mantenha a chama e vá girando a garrafa com cuidado para esquentar todos os lados, o processo leva cerca de 1 minuto.
  • Com o tempo, você perceberá que o aumento da pressão no interior da garrafa fará com que a rolha comece a subir. Mantenha a chama e siga aquecendo a garrafa até que a rolha saia por completo!

Parece mágica, mas é somente física! Com este truque, você ainda evita que fragmentos de rolha caiam dentro do vinho, legal, não é mesmo? No tutorial do vídeo a seguir, você confere esta e algumas outras dicas de como abrir garrafa de vinho sem saca-rolhas!

3. Como abrir garrafa de vinho com parafuso

Neste truque, o parafuso irá servir como um saca rolhas e, além dele, você precisará de uma chave de fenda e de um martelo, alicate, ou de um garfo para retirar a rolha. Caso você tenha uma caixa de ferramentas em casa, essa técnica é muito simples e funciona! Veja como abrir garrafa de vinho com parafuso:

  • Primeiro, use uma faca para retirar o lacre do vinho e expor a rolha;
  • Em seguida, pegue um parafuso comprido e use a chave de fenda para rosquear o parafuso no centro da rolha. Coloque bastante força para garantir que o parafuso fique bem fixo à rolha e não a quebre na hora da retirada;
  • Então, use a parte apropriada do martelo, um alicate ou um garfo, para encaixar no parafuso e puxá-lo para cima. Tenha calma e puxe com cuidado para evitar de quebrar a rolha;
  • Caso caiam pedacinhos de rolha no interior da garrafa, use uma peneira ou decantador para servir a bebida.

Simples, não é?

4. Como abrir garrafa de vinho com pregos

Se você não tem um parafuso em casa para abrir o seu vinho utilizando a técnica anterior, uma outra opção é usar pregos! O passo a passo é semelhante, mas você precisará de 4 pregos, um martelo e bastante cuidado. Confira a seguir:

  • Retire o lacre da garrafa com a ajuda de uma faca;
  • Martele 4 pregos enfileirados na rolha, mas tome muito cuidado para não quebrar a garrafa! Não se esqueça de deixar a ponta dos pregos com espaço suficiente para encaixar no martelo em seguida;
  • Então, encaixe o martelo em todos os pregos de uma vez para garantir que a rolha sairá por completo e faça força para cima até que a rolha saia.

Esta técnica exige um pouco mais de cautela, mas também é muito prática!

5. Como abrir garrafa de vinho com chave

Outra maneira de abrir o seu vinho com um utensílio que, sem dúvidas, você tem a seu alcance é usando uma chave! Essa técnica é prática e ideal para quem não tem muitos equipamentos à disposição. Combinou um piquenique romântico e esqueceu o saca-rolhas? Simples! Use as chaves de casa para abrir o vinho da seguinte forma:

  • Com o cantinho da chave, retire o lacre do vinho e exponha a rolha;
  • Em seguida, insira a chave na rolha fazendo um ângulo de 45 graus. Pressione bem para que a chave se encaixe na rolha, mas tome cuidado para não quebrar!
  • Então, pegue a chave e vá girando a garrafa no sentido que preferir, enquanto puxa a chave para cima. Com o tempo, você verá que a rolha sairá!

Nesse vídeo, você confere com detalhes esse truque incrível, aproveite!

6. Como abrir garrafa de vinho com tesoura

Outra maneira de abrir a sua garrafa de vinho sem a ajuda de um saca-rolhas é com tesoura! A técnica é muito simples:

  • Retire o lacre da garrafa para expor a rolha;
  • Encaixe uma das lâminas da tesoura na rolha, fazendo pressão para que a lâmina entre bastante na rolha. Quanto mais fundo, mais fácil de retirar!
  • Se a sua tesoura for muito pequena, utilize uma outra para melhorar a alavanca;
  • Então, puxe a tesoura para cima enquanto gira a rolha.

No vídeo abaixo você poderá ver o passo a passo desta e muitas outras técnicas de como abrir garrafa de vinho com utensílios que todo mundo tem em casa!

Gostou dos truques que separamos para você? Agora, você nunca mais ficará sem apreciar o seu vinho por não ter saca-rolhas à sua disposição. Teste cada um dos truques e escreva nos comentários qual foi o seu favorito!

Conhece mais técnicas de como abrir garrafa de vinho? Compartilhe conosco!